Inverno em São Paulo: clima e o que fazer nos dias frios

por Marcela De Mingo

Inverno em São Paulo: clima e o que fazer nos dias frios

Você acha que não existem programas para aproveitar o inverno em São Paulo? Pois, pense de novo! A capital paulista é um prato cheio para quem quer aproveitar as baixas temperaturas, mesmo em um país tão conhecido pelo verão, como o Brasil.

Com uma rotina sempre tão agitada, com destaque para a gastronomia impecável, é impossível imaginar que não existam lugares para aproveitar o frio em São Paulo, enfrentando sem medo os dias com cara de Europa: céu azul, totalmente sem nuvens e termômetros marcando menos de 20ºC. Ou, também naqueles dias mais cinzentos com o vento cortando em cada esquina!

Se você é do #timeinverno, então, fique atento às dicas abaixo. Você, com certeza, vai querer explorar cada uma delas. E eu garanto que valem a pena!

Planeje sua viagem => Onde ficar em São Paulo

Seguro viagem no Brasil »

Tudo sobre o inverno em São Paulo

A boa notícia para quem é fã de carteirinha do inverno é que os meses de frio em São Paulo são bem delimitados. O inverno começa oficialmente no final do mês do junho (normalmente, no dia 21, quando é celebrado o solstício de inverno) e vai até o final de setembro (entre os dias 21 e 23).

Um ponto de atenção é que, na capital paulista, o inverno é caracterizado por um clima muito seco, o que significa que se você tem problemas respiratórios, a falta de chuva somada às baixas temperaturas pode causar desconfortos.

Esse também é um momento em que a poluição do ar fica mais em evidência, complicando ainda mais a situação de quem sofre de questões ligadas ao sistema respiratório.

Ao contrário, porém, são nesses meses que você encontra alguns dos dias mais bonitos na cidade, com céu azul e sem nuvens, temperaturas abaixo de 20ºC, mas um sol que esquenta o suficiente para deixar o seu passeio mais agradável.

Falando nos termômetros, a temperatura costuma ficar entre 23ºC e 13ºC, podendo variar para mais ou para menos, dependendo do dia. Alguns dos dias mais frios na capital registraram 6ºC durante a madrugada!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

Atrações de São Paulo no inverno

Com isso em mente, o que fazer no frio em São Paulo? Separei algumas atividades muito interessantes, daquelas mais quentinhas e aconchegantes a outras que exploram bastante os dias ensolarados e gelados, para você curtir muito a capital paulista na estação.

O ideal é usar roupas confortáveis para fazer os passeios, ainda mais que fará muitas caminhadas para explorar os pontos turísticos. Por isso, recomendo as roupas da Columbia, por causa da tecnologia para dispersão de evaporação do suor.

Visitar seus parques

Qual mês é frio em SP
Parque do Ibirapuera | Foto: Diego Torres Silvestre, via Wikimedia Commons

Sim, é isso mesmo. Porque não aproveitar os meses de frio para fazer um belo passeio em um dos parques de São Paulo?

As temperaturas mais amenas tornam o passeio mais prazeroso e você pode fazer um piquenique à tarde, sem se preocupar com o calor em excesso.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em São Paulo. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quer uma dica? Leve uma tábua de queijos e vinhos para passar a tarde deitado na grama, aproveitando o calor do sol invernal.

Ah, e tem mais: muitos parques montam uma programação específica para essa época do ano, com shows e festivais gratuitos. Vale a pena conferir!

Se esquentar no Sesc Pompeia

Histórico temperatura SP
Show no Sesc Pompeia | Foto: Cássio Abreu, via Wikimedia Commons

O Sesc Pompeia é um desses lugares incríveis para visitar em São Paulo. Além de ter uma programação cultural maravilhosa, durante o inverno, monta shows e apresentações imperdíveis.

E como se isso não fosse o suficiente, conta com áreas comuns com uma lareira incrível para você se esquentar no frio. O melhor de tudo é que a entrada, além da própria programação, é gratuita. Saiba tudo sobre as melhores baladas de São Paulo.

Comer lámen na Liberdade

Estações do ano em São Paulo
Bairro da Liberdade | Foto: AKQJ10Please, via Wikimedia Commons

Quer esquentar? Então, você precisa passar pelo bairro da Liberdade para comer um delicioso lámen.

O tradicional prato oriental, muito querido entre japoneses, coreanos e chineses, é servido em abundância em restaurantes típicos, como o Lámen Kazu e o Aska, que merecem uma visita nos dias frios. Para saber mais, leia o post com dicas de lugares para comer em São Paulo.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Passar o fim de semana em Campos do Jordão

Tour de inverno em SP
Campos do Jordão | Foto: Majtec, via Wikimedia Commons

Quer aproveitar o inverno, mas sair um pouco da capital? Que tal passar um fim de semana em Campos do Jordão? Essa é uma das mais conhecidas cidades para curtir o frio em São Paulo. Ela é garantia de temperaturas baixas, restaurantes deliciosos e muito burburinho à noite. Veja tudo sobre os lugares turísticos de Campos do Jordão.

Aliás, como a cidade é o destino de muitos, ela monta uma série de eventos públicos e gratuitos para incentivar o turismo na cidade. Os shows de jazz são um espetáculo à parte. 

Ver um filme no Cinesala

Frio em SP passeios
Cinesala | Foto: Ajmcbarreto, via Wikimedia Commons

Que tal deixar os shoppings da cidade um pouco de lado para fazer um programa diferente? Aconchegante e uma raridade por aqui, o Cinesala, localizado no bairro de Pinheiros, é um dos poucos cinemas de rua que seguem na ativa.

As poltronas são bem confortáveis (você pode até deitar!), a pipoca com manteiga é uma delícia e o ambiente é super acolhedor. Perfeito para quem busca uma alternativa ao combo sofá + Netflix.

Veja também lugares para viajar a dois em SP.

Jantar no NICO Pasta & Basta

NICO Pasta & Basta
O restaurante do Ipiranga precisa estar no seu roteiro. | Foto: NICO Pasta & Basta

Outra coisa que os paulistanos amam fazer no inverno é comer bem. E opções, com certeza, não faltam. Mas uma que precisa estar no seu roteiro é o NICO Pasta & Basta, no Ipiranga.

O motivo é simples: eles servem um prato que virou sensação dos nativos e é uma iguaria para os dias frios: um macarrão flambado dentro de uma peça de queijo Grana Padano. Deu água na boca, certo?

Comer fondue no Chalezinho

Fondue em São Paulo
O ambiente conta com duas lareiras e um visual muito aconchegante. | Foto: Chalezinho

Inverno é sinônimo de fondue e, em São Paulo, não seria diferente. O local preferido para comer o delicioso prato com queijo derretido ou chocolate é o Chalezinho, que fica no Morumbi.

Além dos pratos tipicamente invernais, o ambiente conta com duas lareiras e um visual muito aconchegante e extremamente prorício para um jantar a dois! 

Sem dúvidas, este é um dos restaurantes mais românticos de São Paulo.

Curtir um show no Jazz nos Fundos

Jazz nos Fundos SP
Este é um bar localizado em uma antiga fábrica de sapatos em Pinheiros. | Foto: Jazz nos Fundos

Muitos festivais de música nessa época do ano exploram um estilo musical específico: o jazz. Para quem se interessar, o destaque fica para o Jazz nos Fundos, um bar localizado em uma antiga fábrica de sapatos em Pinheiros.

Shows incríveis, ambiente descolado e muita apreciação pela música é o que você encontrará de sobra. Perfeito para uma noite fria durante a semana, para um happy hour cultural ou para um programa diferente no sábado.

Deliciar-se em um festival de sopa

Que tal uma bela sopa para terminar o dia com chave de ouro? Pois bem, aqui na capital você encontra muitos festivais para apreciar as mais diferentes sopas e caldos numa noite fria.

O destaque, claro, fica para o mais tradicional de todos: o Festival de Sopas do Ceagesp. Uma dica: a sopa de cebola é divina!

Tomar uma boa taça de vinho

Se é vinho que você quer, é vinho que você vai ter! A bebida, que combina muito bem com a estação mais fria do ano, pode ser encontrada em muitos bares exclusivos por São Paulo, que fazem degustações ou apresentam uma carta variada para os apreciadores da bebida.

   

A Adega Santiago, por exemplo, é perfeita para quem busca opções ibéricas (vindos da Espanha e, principalmente, Portugal), com mais de 250 rótulos disponíveis.

Dicas para aproveitar SP no inverno

Bom, já deu para perceber que é possível, sim, aproveitar muito a capital paulista no inverno. Se você não sabe o que fazer, confira mais dicas para um roteiro por São Paulo.

Mesmo que você more por aqui, sair do comum e explorar as oportunidades que a cidade oferece para ter um fim de semana diferente e com a cara da estação é sempre uma boa ideia.

Agora, não esqueça de sair de casa bem agasalhado! Como o inverno é bastante seco, a sensação térmica costuma ser mais gelada do que a temperatura indica, e o vento não ajuda muito. Ter à mão uma blusa térmica para colocar por baixo dos casacos e levar na bolsa um cachecol é importante para se manter aquecido.

Troque os tênis por botas confortáveis e use meias grossas para evitar pés gelados, principalmente durante a noite. Se você precisa de um reforço, colocar uma calça de lã ou uma meia calça mais grossa por baixo da roupa também vale a pena.

Alimentação é um prato cheio (com o perdão da brincadeira!). Mas vale o lembrete que comer bem e manter uma garrafa de água por perto é essencial para passar as semanas de frio bem confortável, contornando a secura do clima.

Outro ponto importante para quem ama fazer compras em São Paulo: esse é um momento com muitas liquidações e promoções, vale a pena dar uma olhada nas principais lojas para conferir as ofertas do momento.

No mais, vá além e busque programas que fujam daquilo que você conhece para curtir a estação de uma forma diferente. A capital tem uma vida noturna incrível e muitas opções para quem quer se manter aquecido e sair de casa.

Bares que oferecem shows de jazz e degustações de vinhos são sempre uma boa ideia para curtir a noite com os amigos. Já quem prefere um momento a dois pode se deliciar com os restaurantes especializados em fondue e os cinemas de rua, que oferecem uma experiência única, além de fugir dos shoppings centers.

Não esqueça de dar uma chance para os espaços abertos, os parques e centros culturais costumam oferecer programações especiais para a estação, incluindo shows gratuitos.

Se você puder, saia um pouco da capital para explorar as cidades próximas, como Campos do Jordão, que fazem sucesso nessa época do ano, tanto por oferecerem temperaturas ainda mais baixas, quanto por incentivarem uma programação de inverno especial para quem ama música e gastronomia.

Quer conhecer São Paulo no inverno? Qual programa você mais ficou com vontade de fazer? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#09
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *