10 pontos turísticos de Campos do Jordão para programação

por Elisabeth Almeida
3/5 - (2 votes)

10 pontos turísticos de Campos do Jordão para programação

Os principais pontos turísticos de Campos do Jordão são famosos por unir de maneira agradável a natureza e o estilo europeu de suas construções, além de um clima friozinho de serra que atrai muita gente.

A cidade localizada no interior do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, é conhecida como a Suíça brasileira, inclusive por ter fábricas de chocolate. Na época do inverno recebe mais de 250 mil pessoas por semana.

A Estância Climática de Campos do Jordão se destaca das demais cidades serranas, visto que é a mais alta do Brasil. Ela fica a 1.628 metros acima do nível do mar.

O frio e a alta gastronomia tornaram Campos do Jordão famosa não apenas no Estado. Sua alta temporada começa no feriado de Corpus Christi e termina no final de agosto, sendo julho seu auge por conta das férias escolares e do Festival de Inverno local.

Neste post falo sobre os principais pontos turísticos de Campos do Jordão, como a Vila Capivari e o Amantikir, destacando também aquelas que são gratuitas. Quer saber mais sobre o que fazer em Campos do Jordão? Então, continue acompanhando!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Campos do Jordão

Seguro viagem para conhecer o Brasil »

 

Pontos turísticos de Campos do Jordão

  1. Vila Capivari
  2. Teleférico/Morro do Elefante
  3. Bondinho
  4. Palácio Boa Vista
  5. Museu Felícia Leiner
  6. Baden Baden
  7. Ducha de Prata
  8. Amantikir
  9. Tarandu
  10. Horto Florestal

Mesmo com a grande procura na alta temporada os principais pontos turísticos de Campos do Jordão, em São Paulo, ao contrário do que muitos pensam, possuem preços acessíveis e podem ser aproveitados em outras épocas do ano. Apesar de muito charmosa no frio, esta cidade turística do Brasil é linda sempre.

E agrada não só pelo charme de sua arquitetura ou pela gastronomia, mas também pelos museus, parques e cachoeiras. São tantas atrações que Campos do Jordão está na lista de lugares do mundo para comer chocolate e de hotéis únicos no mundo para postar no Instagram.

Confira abaixo uma lista sobre os principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Sugiro que não deixe de colocar estas opções no seu roteiro de um e até dois dias na cidade.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

Atrativos turísticos de Campos do Jordão

Vila Capivari

Roteiro em São Paulo
Capivari é coração do turismo de Campos | Foto: Carolina B., via Wikimedia Commons.

Dentre todos os pontos turísticos de Campos do Jordão, o mais conhecido é a Vila Capivari, o grande centro gastronômico da cidade.

É possível conhecer shoppings, lojas de malhas e lãs, além das chocolaterias e bares em meio às construções com estilo europeu.

A Vila é conhecida como coração do turismo na cidade. É onde tudo acontece na alta temporada e o Festival de Inverno com os espetáculos e apresentações culturais na concha acústica da praça principal.

Além disso, a partir dela é possível chegar na maior parte dos pontos turísticos da cidade. Sem dúvida, isso facilita a vida do turista que pode fazer parte do roteiro a pé, apreciando as paisagens do caminho.

Conforto => Transfer do Aeroporto de Guarulhos direto para Campos do Jordão

 

Teleférico/Morro do Elefante de Campos do Jordão

Dicas de Campos do Jordão
Parque do Elefante | Foto: Facebook/Divulgação.

Partindo da Vila Capivari, o teleférico é outra atração obrigatória em Campos do Jordão.

Famoso por ser o primeiro teleférico construído no país, em 1970, leva seus passageiros até o Morro do Elefante. A montanha está situada bem próxima ao centro da cidade que recebeu esse nome por ter formato que  lembra os contornos do animal.

O teleférico de Campos do Jordão é o mais alto do Brasil e possui duas grandes atrações. Uma é o mirante de 1.800 metros de altitude onde é possível ver grande parte das montanhas da Serra da Mantiqueira, além da Vila Capivari e Alto Capivari, por exemplo.

A outra atração, muito procurada pelas crianças, é o Parque dos Elefantes. Nele estão expostas diversas esculturas de elefantes em tamanho real, que contam a história do animal desde a pré-história. Existem duas maneiras de chegar ao Morro do Elefante, uma delas é pelo teleférico.

Ele está localizado à Avenida Emílio Ribas, na Vila Capivari, e é aberto ao público de quarta à segunda-feira, das 10 às 17 horas. Os bilhetes tem o valor único (ida e volta) de 17 reais. Eles devem ser adquiridos apenas no dia de uso, não é possível comprá-los antecipadamente.

A segunda opção é ir de carro. Dessa forma, tais atrações podem sair de graça ou quase.

Digo isso, pois na entrada do parque os turistas são abordados para tirar uma foto, que no final do passeio será vendida em forma de chaveiro pelo valor aproximado de 10 reais.

Fácil => Van do Aeroporto de Congonhas para Campos do Jordão direto

 

Bondinho

roteiro campos do jordão 2 dias
Bondinho dá ainda mais charme à cidade | Foto: BêS, via Wikimedia Commons.

Ainda na Vila Capivari, o tradicional bondinho é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão. Lá os turistas podem conhecer alguns bairros da cidade em um vagão de 1910 (inalterado), o que dá ainda mais charme ao passeio.

Dois roteiros estão disponíveis partindo da Estação Emílio Ribas, bem próximo à praça principal do Capivari, um deles tem como destino a Estação de Abernéssia, um dos bairros mais tradicionais da cidade. Esse percurso tem o tempo estimado de 30 minutos e funciona aos sábados, domingos e feriados com saídas às 16 e 17 horas.

O bilhete pode ser comprado na própria estação Emílio Ribas pelo valor de 11 reais por pessoa, ida e volta. A segunda opção de trajeto leva os passageiros até o Portal da cidade, grande ponto turístico de Campos do Jordão, além de ser responsável por inúmeras selfies!

Este passeio tem em média 50 minutos de duração e funciona diariamente das 10 às 17 horas. O valor do bilhete (ida e volta) é de 15 reais por pessoa, entretanto crianças de até 5 anos não pagam se forem no colo.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Prático => Traslado de São Paulo para Campos do Jordão

 

Palácio Boa Vista

Campos do Jordão pontos turisticos gratuitos
Palácio é um centro cultural | Foto: Tomás R M de Paula, via Wikimedia Commons.

Construído entre 1938 e 1964, o Palácio da Boa Vista é uma das residências oficiais do governador de São Paulo. Parte de sua estrutura conta com 3 mil m² divididos em 105 cômodos. Destacando-se pela arquitetura medieval, o Boa Vista ou Palácio do governador se tornou um centro cultural em 1970.

Ele abriga um acervo de duas mil peças de mobiliário dos séculos 17 ao 20, que certamente vai surpreender você. Além disso, também possui esculturas barrocas, imagens sacras e obras de artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

O Palácio da Boa Vista está localizado à Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001, no bairro Alto da Boa Vista.

O museu está aberto ao público com visitas guiadas e gratuitas de quarta-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Opções => Tour em Campos do Jordão

 

Museu Felícia Leirner

Programação Campos do Jordão
Pôr do sol no museu | Foto: Daniel Gravina Gomes Santiago, via Wikimedia Commons.

Outra opção acessível entre os pontos turísticos em Campos do Jordão é o Museu Felícia Leirner. Ele conta com 85 esculturas feitas em bronze, cimento branco e granito, expostos a céu aberto.

As obras, criadas pela escultora polonesa que dá nome ao museu foram doadas ao estado de São Paulo em 1978.

O acervo conta com esculturas zoomórficas e humanas, divididas em alamedas floridas que tem como fundo a vista para a Pedra do Baú. Assim, só a vista já é uma atração a parte.

Com programação cultural disponível o ano todo, o museu está localizado à Avenida Luís Arrobas Martins, 1880, no Alto da Boa Vista. A entrada ao público vai de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Sábado é cobrado o valor de 10 reais, já aos domingos a visitação é gratuita, então fica a dica!

 

Baden Baden

Circuito cervejeiro Campos do Jordão
Um lugar para conhecer o processo de produção da cerveja.

Fundada em 1999, a Baden Baden é a principal cervejaria artesanal da região, parada obrigatória em Campos do Jordão. O espaço certamente agrada os amantes de cervejas artesanais, mas também pode encantar os turistas curiosos com o passeio pela produção na própria Fábrica da Baden Baden.

Localizada na Vila Capivari, a Fábrica está aberta ao público diariamente, com visitas das 10 às 17 horas, com bilhete no valor de 30 reais.

Aliás, o agendamento para a visita pode ser feito por telefone (12) 3663-3610 ou na recepção do Baden Tour.

 

Ducha de Prata

Cidades de São Paulo
Ducha de Prata fica na Vila Inglesa | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Localizada na Vila Inglesa, a Ducha de Prata é um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão, pois é uma região que conta com lojas de artesanato, malhas, restaurantes e chocolaterias.

Conta ainda com a Ducha, que é um conjunto de duchas que, vista de baixo, surpreendentemente, parece uma cachoeira natural.

Na Ducha de Prata é possível fazer travessias com tirolesa e tirar fotos que posteriormente serão vendidas com molduras que já servem como souvenir. É, assim, outro passeio com entrada gratuita e que está aberto ao público diariamente.

 

Amantikir

Onde comer em Campos do Jordão
Amantikir | Foto: Drfrancomartins, via Wikimedia Commons.

Fundado em 2007, o Parque Amantikir Garden conta com mais de 700 espécies de plantas, postas em 28 jardins, que representam 14 países diferentes, como Canadá e Japão, espalhados 60 mil m². Faça um passeio no Amantikir Garden.

   

Além dos jardins inspirados em diferentes culturas, outra atração do parque é o labirinto feito de grama com paredes que superam os dois metros de altura que termina com uma charmosa casa na árvore.

O nome Amantikir se refere à Serra da Mantiqueira, onde está localizado. Trata-se de um termo tupi-guarani que significa “Serra que chora”, evidenciando a abundância de água no Vale do Paraíba.

O Parque Amantikir Garden está situado à Rodovia Campos do Jordão/ Eugenio Lefreve, bairro Gavião Gonzaga, 215. As visitas ocorrem das 8 às 17 horas e o ingresso inteiro para o Parque custa 40 reais. A meia entrada é vendida para estudantes e maiores de 65 anos. Você vai adorar, com toda a certeza!

 

Tarundu

O Parque Tarundu é outra opção de ecoturismo em Campos do Jordão, com mais de 33 atividades de lazer. Em uma área de 500 mil m², o Tarandu tem boia cross, um escorregador gigante com 110 metros de comprimento, pista de patinação, tirolesa e paintball.

Além disso, o parque também tem restaurantes e bares abertos todos os dias. Está localizado à José Antonio Manso, 1515 e é aberto todos os dias do ano, das 9h30 às 18 horas.

O valor da entrada é 15 reais por pessoa. Crianças de até 10 anos e maiores de 65 anos de idade pagam apenas 7 reais. Este valor dá direito a estacionamento, wi-fi, seguro pessoal e sanitários.

 

Horto Florestal

Roteiro turístico em São Paulo
Horto Florestal | Foto: BêS, via Wikimedia Commons.

Por fim, o Parque Estadual do Horto Florestal também é uma ótima opção para amantes da natureza. É, com toda a certeza, rota obrigatória em sua visita a Campos do Jordão. O Horto, que ocupa cerca de 40% do município, conta com 8,3 hectares de área preservada.

No parque você encontra araucárias (símbolo da cidade) centenárias, trilhas para caminhadas, bosques, lagos e viveiro de plantas. Situado à Avenida Pedro Paulo, o Parque está aberto diariamente das 9 às 16 horas.

O valor da entrada é de 15 reais, sendo que estudantes que apresentarem a carteirinha pagam metade do valor. Idosos e crianças menores de 12 anos de idade estão isentos de pagamentos. Assim, esse é mais um dos pontos turísticos de Campos do Jordão que vale a visita.

 

Dicas de Campos do Jordão

Todos os pontos turísticos de Campos do Jordão listados mostram que a cidade é, sem dúvida, muito mais que uma temporada de inverno.

O charme da arquitetura das casas da cidade, os bares e o ecoturismo estão disponíveis o ano todo.

Isso prova que é possível, sim, conhecer a cidade com pouco dinheiro. Ademais, Campos do Jordão tem opções que podem servir para toda a família, diferentes tribos, gostos e bolsos. Dessa forma, não deixe de conhecer essa que é uma das cidades mais interessantes de São Paulo.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo com um sugestão de roteiro em Campos do Jordão, com dicas do que fazer na cidade em até 3 dias de viagem.

E você, quais destes pontos turísticos de Campos do Jordão gostaria de conhecer? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *