8 passeios em Campos do Jordão: reserve os melhores

8 passeios em Campos do Jordão: reserve os melhores

Os passeios em Campos do Jordão com certeza vão fazer toda a diferença na sua viagem pela “Suíça brasileira”, ensinando uma grande parte da história do Vale do Paraíba e como essa turística cidade em São Paulo se consagrou no turismo nacional.

Para isso é importante conhecer o perfil de cada viajante, já que a cidade reúne religião, museus centenários, esculturas confeccionadas pela primeira mulher a trabalhar com Brecheret, picos, montanhas e muitas atividades voltadas para o ecoturismo.

Estes tours guiados em Campos do Jordão são cuidadosamente elaborados, envolvendo locais com estrutura para receber pessoas de todas as idades e tornar uma simples visita algo inesquecível, além de toda a comodidade e segurança para a sua família.

Neste artigo, trago um guia completo com todos os passeios em Campos do Jordão e que são feitos sob medida para quem vai ficar 2, 3 ou quatro dias na cidade preferia dos paulistas no inverno; ou até mesmo quem tem apenas 1 dia para conhecer o máximo da cultura e gastronomia.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Campos do Jordão

Seguro viagem Brasil »

 

Quais são os melhores passeios em Campos do Jordão?

  1. Visite o Borboletário Flores que voam e o Horto Florestal
  2. Caminhe até a Pedra do Baú
  3. Veja o Vale do Paraíba no Pico do Itapeva
  4. Conheça cada detalhe da cidade em um City tour em Campos do Jordão
  5. Deslumbre as paisagens do Alto da Boa Vista
  6. Apaixone-se pelo Amantikir Garden
  7. Saiba mais sobre a cidade em um tour cultural por Campos do Jordão
  8. Conheça a Basílica de Aparecida do Norte e seus milagres.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

Borboletário Flores que voam e o Horto Florestal

o que fazer em campos do jordão com a famívla
Horto Florestal em Campos do Jordão | Foto: Joao Batista Shimoto, via Wikimedia Commons.

Abro a lista com dois dos mais famosos passeios turísticos de Campos do Jordão, reverenciados pela popularização do ecoturismo na região.

Ao adquirir este passeio no Horto Florestal em Campos do Jordão, você terá direito a van executiva para ida e volta e guia acompanhando todo o trajeto e contando a história e algumas curiosidades desses locais.

Por isso recomendo que agende sua visita ao Borboletário e ao Horto Florestal  para garantir toda a comodidade e segurança, já que com este pacote a equipe busca cada turista em seu respectivo hotel e depois os leva de volta.

O trajeto de 4 horas começa pelo Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como Horto, fundado em 1993, abrangendo uma área de 503 hectares, cerca de 40% do município; responsável também pela preservação de árvores típicas da Mata Atlântica.

No local, você pode escolher entre várias atividades para passar seu dia, como arborismo, tirolesas, alugar bikes e fazer trilhas.

No Borboletário Flores que Voam, você verá de perto mais de 30 espécies do insetos e sua variedade de tamanhos e cores, que como o nome do local já sugere, parecem flores voando.

Aqui é possível ver e tirar fotos dos jardins e de todo o processo de metamorfose da borboleta, sendo válido para toda a família; é uma atividade didática para crianças, romântica para os casais e muito interessante (rendendo belas fotos) para quem vai sozinho.

Recomendo que vá com roupas confortáveis, sapatos apropriados, protetor solar e um casaco leve (caso esfrie). O Horto Florestal funciona das 8h30 às 17h e o Borboletário das 10h às 15h, porém este horário pode ser sofrer alterações de acordo com a temporada.

 

Caminhe até a Pedra do Baú

pedra do baú onde fica
Pedra do Baú fica a 24 km do centro | Foto: GPestalozzi, via Wikimedia Commons.

Ainda falando de atividades voltadas para o ecoturismo no Brasil, a Pedra o Baú é sem sombra de dúvidas uma das paisagens mais famosas da região, podendo ser vista do Museu de Esculturas Felícia Leirner.

Diante de tamanha beleza, muitos turistas se desbravam em trilhas até chegar ao cume, ou seja, a 1.890m de altitude.

Essa formação rochosa na verdade está situada no município de São bento do Sapucaí, mas ao adquirir esta trilha para a Pedra do Baú em Campos do Jordão você garante o translado desde sua hospedagem até a cidade vizinha; tudo isso com guias e monitores para te ajudar a chegar no ponto mais alto e poder deslumbrar uma vista panorâmica da Mantiqueira.

Neste local é possível agendar atividades radicais, como mountain-bike, asa-delta, voo de paraglider e escaladas.

Para esse tour, vá com roupas e sapatos adequadas para caminhadas em trilhas, repelente, protetor solar, uma garrafinha de água e um casaco esportivo fino.

A Fundação Pedra do Baú abre geralmente das 8h às 17h, mas recomenda-se que o acesso ao topo seja feito até às 14h.

 

Vale do Paraíba no Pico do Itapeva

principais montanhas em são paulo
Visual do Pico do Itapeva a 2020 metro de altitude | Foto: Rodrigo Soldon, via Wikimedia Commons.

O Pico do Itapeva é outro cartão postal de Campos do Jordão e por isso gera um certo frisson nos turistas, que muitas vezes vão sem o acompanhamento de instrutores que conhecem bem a região e acabam se perdendo ou sofrendo algum acidente.

Para isso não acontecer você, adquirir o passeio ao Pico do Itapeva em Campos do Jordão é o mais recomendado, já inclui várias vantagens para os passageiros.

A primeira é a presença de guias credenciados para a trilha até o cume a 2.020m de altitude, de onde verá 15 cidades do Vale do Paraíba: Tremembé, Guaratinguetá, Aparecida, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira, Caçapava, Potim, Cruzeiro, Lorena, Piquete, Moreira Cesar, São José dos Campos, Eugênio de Melo e Cachoeira Paulista.

Esse pacote ainda inclui um pequeno tour pelos pontos turísticos de Campo do Jordão, passando pelo Morro do Elefante, a Vila Holandesa, Alto Capivari, Lago do Itapeva, Ducha de Prata e loja de chocolates artesanais.

morro do elefante campos do jordão
Do Morro do Elefante você verá Campos do Jordão do alto | Foto: Tomás R M, via Wikimedia Commons.

O Morro do Elefante é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, tendo como um dos meios de subida a teleférico de Campos do Jordão, o primeiro a ser construído no Brasil, o nome da montanha foi dado por seu contorno lembra a tromba de um elefante; , a montanha está a 1.800m de altitude e possui uma linda vista panorâmica da cidade.

A Vila Holandesa é um condomínio residencial que se destaca principalmente pela arquitetura das casas, que seguem à risca as características holandesas incluindo um cata-vento logo na entrada.

Durante o passeio pelo Alto do Capivari, você vai poder ver de perto as mansões de diversos apresentadores, artistas, políticos e empresários famosos que possuem residência de inverno na cidade.

Já o Lago do Itapeva é conhecido por estar localizado a quase 2 mil metros acima do nível do mar e ser considerado o mais alto do país.

A próxima parada é em um dos meus lugares preferidos da cidade, a Ducha de Prata, um conjunto de diversas quedas d’água construídas as pelas mãos dos homens, para que seus visitantes pudessem se banhar em suas águas.

Esse é um dos mais tradicionais pontos da cidade e conta ainda com uma feirinha de malhas, lojas de couro, restaurantes, artesanato e souvenirs. Ainda perto da Ducha, o passeio termina em uma das lojas de chocolates artesanais de Campos.

Para este tour, vá com roupas e calçados confortáveis, para aproveitar ao máximo as belas paisagens e ter várias recordações boas da “Suíça brasileira”. Lembrando que este pacote tem duração de aproximadamente 3 horas e precisa de um número mínimo de 10 participantes.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   
   

City tour em Campos do Jordão

city tour campos do jordão
Portal de acesso de Campos do Jordão | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Ideal para quem vai ficar poucos dias ou até mesmo vai em viagem de bate-volta, adquirir o city tour em Campos do Jordão te leva a três dos mais tradicionais pontos turísticos: o Amantikir Garden, a Vista Chinesa e o Portal da cidade.

Com este pacote, você seguirá do seu hotel com um guia para a primeira parada. O Amantikir Garden é famoso por cultivar mais de 20 jardins que foram inspirados em diversos países da Europa, como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México, Canadá.

Ao todo, são mais de 800 espécies de plantas em uma área de 60 mil m²; trata-se de um dos locais mais visitados da região por turistas de todas as idades e também pode ser facilmente incluído em um roteiro de lua de mel em Campos do Jordão, com seus labirintos e lendas de amor que contam a história do local.

Já a Vista Chinesa, também chamada pela população jordanense por Mirante Belvedere, possui vista panorâmica do Vale do Lageado e a mata nativa preservada que o cerca.

Ponto de parada para qualquer turista, o Portal de Acesso de Campos do Jordão (entrada da cidade) é o último ponto turístico desde roteiro, sendo um dos mais tradicionais a ponto de ter também um bondinho que sai da Estação Emílio Ribas e vai direto para ele; ponto de encontro dos amantes de selfies e fotos em família.

 

Paisagens do Alto da Boa Vista

pontos turísticos de campos do jordão
Palácio Boa Vista é muito visitado pelos turistas | Foto: Tomás R M, via Wikimedia Commons.

Conhecido por ser o segundo bairro mais popular de Campos do Jordão, perdendo apenas para a Vila Capivari, o Alto da Boa Vista reúne em uma pequena área várias belezas naturais, museus e cafeterias.

Ao adquirir a excursão para o Alto da Boa Vista em Campos do Jordão você será guiado até o Mosteiro São João, que abriga monjas beneditinas que recitam todos os dias – pontualmente às 17h45 – com canto gregoriano.

Além da história de construção do local e seus belos jardins, o Mosteiro conta com uma loja, já que de acordo com a tradição monástica os monges devem viver do dinheiro de seu próprio trabalho.

Na loja é possível adquirir artesanatos feitos em pirogravura, pintura de quadros, colagem, artesanato com flores desidratadas, cartões e terços, além de biscoitos, pães, mel, compotas de geleias e bolos produzidos pelas monjas.

O segundo destino deste passeio é o Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador de São Paulo e que abre alguns cômodos como museu, expondo obras de arte de artistas renomados, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Victor Brecheret, Alfredo Volpi, Ismael Nery e Vicente do Rego Monteiro.

Na capela do Palácio é possível ver obras e imagens sacras do período colonial no Brasil.

Por sua vez, o Auditório Cláudio Santoro é outro ponto a ser visitado, por ser um dos palcos do Festival de Inverno de Campos do Jordão, que tem ainda como “jardim/quintal” o Museu Felícia Leirner, que expõe a céu aberto mais de 80 esculturas da artista plástica polonesa que dá nome ao local; tendo se destacado por ser a primeira mulher a ser aprendiz de Victor Brecheret.

Esse percurso dura em média 3h30 e pode ser aproveitado para um piquenique em meio ao jardim, que já conta com tal estrutura para receber seus visitantes.

 

Amantikir Garden

jardim europeu campos do jordão
Jardim austríaco no Amantikir Garden | Foto: Bentojr, via Wikimedia Commons.

O Amantikir Garden é uma opção para quem deseja conhecer melhor não só de Campos do Jordão, mas também um pouco da história de toda a região, já que a Serra da Mantiqueira cerca a maior parte das cidades e é responsável por abrigar diversas nascentes e rios, que abastecem três grandes estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ao adquirir esse tour guiado pelo Parque Amantikir em Campos do Jordão, você terá mais tempo para aprender exclusivamente sobre a Serra da Mantiqueira e qual a relação e a importância dela no abastecimento de água.

Além de poder ver calmamente os Jardim de Patamares, Jardim de Coníferas, Jardim de Capins, Jardim Árido, Jardim de Raízes, Jardim Inglês, Jardim de Pedras, Jardim Alemão, o Labirinto Clássico, Tapete Verde, Lago das Pontes, Bosque Outonal, Paredes de Toras, Espelho d’Água, Pequeno Jardim Francês e os Jardins de Salzburg, as Ruínas e a Lareira ao Ar Livre.

Aproveite para ir no final da tarde e ver o pôr-do-sol mais bonito de Campos do Jordão; vá com roupas confortáveis e não se esqueça do protetor solar (mesmo se não tiver tanto sol, a radiação prejudica a pele) e um casaco ou uma blusa quebra-vento.

 

Tour cultural por Campos do Jordão

mosteiro em campos do jordão
Conheça um pouco sobre os monjes na cidade | Foto: Mosteiro de São João.

A melhor parte para o viajante que pode ter tiver uma estadia maior em Campos do Jordão é poder visitar com tranquilidade os principais pontos turísticos e desbravar cada cantinho destes locais.

Para estes viajantes, o tour cultural por Campos do Jordão é muito recomendado. Além de ser guiado, tem como paradas o Palácio da Boa Vista, construído entre os anos de 1938 à 1964, que se destaca pela arquitetura ao lembrar um castelo medieval e o também chamado de Palácio do Governo, que possui 105 cômodos e serve como museu desde 1970.

Este cento cultural está aberto ao público de quarta-feira à domingo das 10h às 12h e das 14h às 17h, permitindo que as pessoas possam contemplar as mais de 2 mil peças de mobiliário dos séculos 17 ao 20, esculturas barrocas e obras de artistas consagrados mundialmente.

A próxima parada é a Comunidade Monástica do Mosteiro de São João, onde residem as monjas beneditinas, que fazem parte da ordem religiosa do ocidente.

O Mosteiro tem como lema “Ora et Labora”, ou seja, Reza e Trabalha, por conta disso a tradição de viver do seu trabalho; o que explica o engajamento com a produção e a venda de artesanato, bolos e compotas de doces.

   
   

Nele é possível conhecer também a Casa Santa Scholástica, um local que recebe padres, bispos, religiosos e até mesmo leigos para retiros, estudo e com a intenção de se dedicar com empenho ao serviço de Deus enquanto estão hospedados ali.

 

Basílica de Aparecida do Norte e seus milagres

tour aparecida do norte
Famosos Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo.

Por último, mas não menos importante, este passeio religioso para Aparecida do Norte é uma ótima opção para uma viagem de bate-volta e será um plus no seu roteiro.

A cidade faz parte da Rota da Fé, composta ainda por Guaratinguetá (cidade de Frei Galvão) e Cachoeira Paulista (Sede da Comunidade Canção Nova), sendo Aparecida a principal atração e uma oportunidade única para quem já está hospedado em Campos do Jordão e tão próximo de conhecer o município localizado a menos de 1h da “Suíça brasileira” e comprar a visita para a Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Com a visita do Papa João Paulo II em 1980 consagrando a igreja como basílica e Santuário Nacional, trata-se do templo dedicado à Maria em todo o mundo, fazendo com que a cidade receba em média de 14 milhões de pessoas todos os anos.

O auge do espaço é no dia 12 de Outubro, em que é celebrado o feriado em homenagem a padroeira do Brasil; nesta data, é  rotineiro ver romeiros de todo o país vindo de excursão, bicicleta e até mesmo a pé para fazer um pedido ou agradecer uma graça recebida.

Segundo a lenda, em 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para presentear o Conde de Assumar com um banquete; após muitas tentativas e sem conseguir um sequer, os homens já se encontravam em desânimo e com a sensação de derrota.

Até que um deles, chamado João Alves, puxou a rede e viu que tinha a imagem de Nossa Senhora sem a cabeça e ao lançar a rede mais uma vez viu que havia encontrado a cabeça e ao unir as duas partes, envolveu-as em um manto.

Em seguida suas redes, que até então estavam vazias, se encheram com tantos peixes que os pescadores se viram forçados a retornar ao porto, uma vez que o volume da pesca já estava ameaçando afundar as embarcações.

santuário de aparecida por dentro
Sala das Promessas no santuário de Aparecida | Foto: Friduxa, via Wikimedia Commons.

Anos depois do achado, foi construída a primeira capela dedicada à santa e que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação e em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem, tornando-a através das décadas um templo conhecido em todo o mundo.

Os atrativos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida são:

  • Nicho de Nossa Senhora: é revestido em ouro branco e recebeu detalhes simbólicos da ‘pesca milagrosa’ contada na lenda.
  • Sala das Promessas: também chamada de ‘Sala dos Milagres’, trata-se o segundo lugar mais visitado por receber de pessoas de todo o mundo. Há cerca de 70 mil fotografias em exposição, além de uma ala esportiva, que tem um joelho de cera deixado pelo atacante Ronaldo Fenômeno, após a Copa de 2002, uma sapatilha do piloto Felipe Massa e o capacete de Ayrton Senna, deixado em 1991, quando ele se consagrou tricampeão.
  • Capela das Velas: com decoração que remete à passagem bíblica da Sarça Ardente e o roteiro termina no Campanário, que conta com 13 sinos; doze deles são dedicados aos apóstolos e o outro é em homenageiam aos bispos e religiosos que marcaram a história da Santa Padroeira.

Aproveite esta visita para conhecer um pouco mais da ligação de fé que todo o Vale do Paraíba tem e todas as histórias de conquistas e milagres na vida de milhares de pessoas, dando assim uma lição de incentivo e esperança para quem passa pelo Santuário.

 

Passeios incríveis em Campos do Jordão e arredores

Como você pode ver, mesmo se tratando que cidades pequenas do interior de São Paulo, Campos do Jordão e os municípios ao redor são repletos de belezas naturais e um grande repertório histórico e religioso.

Todos os passeios que indiquei vão te levar para conhecer a “Suíça brasileira” melhor que muita gente que vive ali, pois além de ir até os pontos turísticos, há sempre um guia para contar as curiosidades sobre cada monumento e isso sim faz toda a diferença entre “ir a um local” e “conhecê-lo”.

Recomendo também o artigo inverno em Campos do Jordão, com dicas do que fazer na cidade durante a época mais fria do ano; afinal trata-se do destino mais procurado de São Paulo nesta estação.

É sem dúvida alguma um ótimo investimento cultural e você também não vai precisar se preocupar com pontos de encontro, já que a empresa responsável pelos pacotes irá de buscar na porta do hotel; mordomia maior que essa, se tiver eu desconheço!

E você, quais destes passeios em Campos do Jordão gostaria de fazer? Já esteve na cidade e tem mais algum para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *