Campos do Jordão no inverno: temperatura, clima e o que fazer

por Elisabeth Almeida

Campos do Jordão no inverno: temperatura, clima e o que fazer

Pretende ir para Campos do Jordão no inverno? A estação é mesmo a mais famosa da região por ser uma cidade envolta pela Serra da Mantiqueira e ter, mesmo no verão, temperaturas amenas.

Você deve estar se perguntando por que Campos é tão disputada e conhecida nacionalmente pelos turistas?

Desde já posso adiantar que a estância climática investe pesado a cada ano para inovar em diversos segmentos: hoteleiro, gastronômico, ecoturismo, cervejarias artesanais e malharias.

Tudo isso para agradar os mais 300 mil turistas que passam na cidade a cada final de semana para curtir a temperatura baixa e todo o charme da “Suíça brasileira”.

Ao contrário de muitos destinos em que o inverno é baixa temporada, Campos do Jordão, em São Paulo, é perfeita nessa estação do ano. Sem dúvida há muito o que fazer por lá.

Na cidade começa a esfriar já em abril, quando já é outono, mas os meses mais frios são junho e julho. Assim, uma das grandes vantagens de se visitar Campos do Jordão no inverno é ter o misto entre Brasil e Europa.

Mesmo que o frio lembre muito os países nórdicos, os dias são ensolarados e chamam a atenção o nascer e o pôr do sol. São diversas vistas panorâmicas e jardins espalhados por toda a cidade para curtir esses momentos do dia. E são inúmeras as atrações, como, por exemplo, o Festival de Inverno da região.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Campos do Jordão por bairros

Seguro viagem para destinos no Brasil »

 

Inverno em Campos do Jordão: clima

Campos do Jordão inverno
Temperatura pode chegar aos 2°C em Campos.

Como o Brasil é um país tropical e com a predominância do calor o ano todo, uma cidade que alcance 2ºC vira um prato cheio para quem vive em São Paulo e em estados próximos.

Os olhares se voltam para a cidade ainda no outono, no mês de abril, quando acaba a época de chuvas e os termômetros começam a cair.

Além dos atrativos de Campos do Jordão, aproveitei para dar opções tradicionais de qualquer roteiro de inverno, mas também lugares não tão conhecidos pelos turistas.

Procurei apresentar locais frequentados pelos moradores da região #dicadeouro e também ambientes para levar os pequenos. Então pegue seu chocolate quente e vamos à lista!

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

O que fazer em Campos do Jordão no inverno

Festivais de Campos do Jordão
Inverno de Campos tem festivais e passeios.
  • Vila Capivari
  • Festival do Pinhão
  • Cervejaria Baden Baden
  • Festival das malhas
  • Museu Casa da Xilogravura
  • Passeio de balão
  • Festival de Inverno de Campos do Jordão
  • Aventura no Rancho
  • Festival das Cerejeiras

 

Passeios no inverno em Campos do Jordão

Vila Capivari

Vila Capivari, Campos do Jordão
Vila Capivari | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

Maior sinônimo de Campos do Jordão no inverno, a Vila Capivari é com toda a certeza onde tudo acontece! Tanto de dia quanto à noite os turistas disputam por cada m² do bairro.

Em poucas ruas e de maneira muito democrática é possível encontrar um enorme pólo gastronômico e cultural.

E quando eu digo que a Vila é para todos não é mentira. Apesar da fama de cara e de ser cercada pelos ricos e famosos, também tem muitas opções para quem não está podendo gastar tanto.

O local por si só já é o ápice turístico da cidade e começa a receber os turistas ainda no outono. É nessa época que começam os festivais e a pré-temporada, servindo de termômetro para os comerciantes e o setor hoteleiro.

Por isso, fiz uma lista completíssima de todas as atrações para você se planejar e não perder nada.

 

Festival do Pinhão

O que comer em Campos?
Festa do Pinhão acontece em abril.

Pinhão, frio e Campos do Jordão é a deliciosa combinação que dá start nas festas da cidade.

Mesmo que ainda no outono, recebe centenas de pessoas de todas as partes do Brasil. A Festa do Pinhão de Campos do Jordão ocorre na Praça São Benedito, na Vila Capivari, em abril.

Une gastronomia, atrações teatrais, dança e musicais e também workshops de culinária. O Festival reúne barracas com pratos doces e salgados em que o pinhão é o ingrediente principal.

Ele é preparado de tudo quanto é jeito, misturado com massas, peixes ou carnes.

 

Fábrica de Cerveja Baden Baden

Campos do Jordão em março
Cervejaria foi fundada na década de 1990.

Competindo acirradamente com o chocolate quente no inverno em Campos do Jordão, está a Cervejaria Baden Baden.

Ela foi fundada no final dos anos 1990, oferecendo a produção artesanal, ainda novidade, tornando-se assim uma referência da região.

Além dos drinks, diversos tipos de cerveja e pratos com petiscos deliciosos, os turistas podem fazer um tour pela Fábrica. Ela recebe mais de 1 milhão de pessoas por ano. Lá você poderá conhecer todas as fases do processo de fabricação da bebida.

Além disso, os visitantes tem direito a degustação dos chopes Bock e Cristal e recebem dicas de harmonização.

O Baden Baden Tour pode ser agendado pelo site

As visitas são realizadas todos os dias das 10 às 17 horas, mas a empresa pede para que os interessados pelo tour cheguem com 20 minutos de antecedência, pois quem atrasar será automaticamente substituído por outra pessoa da fila de espera. A Fábrica fica na Avenida Matheus da Costa Pinto, 1653, Vila Santa Cruz.

 

Festival das Malhas

Compras em Campos, SP
Festival de Malhas acontece na Galeria Villa Capivari.

O inverno em Campos do Jordão é tempo também de comprar roupas a um preço acessível no Festival de malhas na Galeria Villa Capivari. Eu disse que o Capivari é onde tudo acontece, lembra?

Com início em maio, o local reúne mais de cem lojas, dos comerciantes da antiga Feira do Pico do Itapeva, com tudo para te aquecer nas baixas temperaturas.

Malhas, jeans, casacos de couro e moletom, além de roupas de lã, luvas e cachecóis, por exemplo, estão entre os itens encontrados por lá.

A Galeria que recebe a Feira de Malhas de Campos do Jordão tem como ponto de referência a Estrada de Ferro da cidade.

Está aberta de segunda à sexta-feira das 9 às 18 horas; aos sábados das 9 às 20 horas; e aos domingos das 9 às 17 horas.

 

Museu Casa da Xilogravura

Museu da xilogravura, Campos do Jordão
Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão.

Fundado em 1987, o Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão é um dos únicos especializados em xilogravura no país.

O local, que também é sede da Editora Mantiqueira, conta com acervo de mais de 6 mil obras de 400 xilógrafos do mundo todo, como Itália, China, do Japão, da França, do Sudão, da Espanha e da Tailândia.

Entre os artistas brasileiros está, por exemplo, Tarsila do Amaral. A xilogravura nada mais é que a impressão de um desenho a partir de um molde de madeira.

É como se a madeira talhada fosse um carimbo. O museu, além das obras, conta a história da arte e sua evolução até chegar os dias de hoje.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

O Museu Casa da Xilogravura está aberto ao público de quinta à segunda-feira das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

 

Passeio de balão

Passeio de balão em Campos do Jordão
Voo de balão custa 90 reais.

Entre tantas atividades para se fazer no inverno em Campos do Jordão, o passeio de balão sem dúvida é um dos destaques! Os céus da cidade ganham cores como o da Capadócia, na Turquia. São duas opções de voos.

O voo cativo onde os balões decolam e pousam no mesmo lugar, presos por enormes cordas de segurança. Este passeio custa 90 reais por pessoa.

Já o voo livre sai todos os dias ao amanhecer e ao entardecer do Parque Tarundu.

Eles são monitorados e acompanhados por profissionais durante 1 hora de percurso a mais de 800 metros de altura. A rota do voo livre é basicamente definida pelo vento.

Dessa forma, os passageiros ficam em êxtase ao ver as belas paisagens da Serra da Mantiqueira de um ângulo bem diferente e de uma forma inusitada. O valor por pessoa é de 750 reais com pagamento à vista ou 900 reais em até 6 vezes.

 

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Festival de inverno de Campos do Jordão
Festival de Inverno | Foto: Governo do Estado de São Paulo, via Wikimedia Commons.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins teve início em 1970. É até hoje a principal atração cultural erudita da cidade.

Renomado mundialmente, faz parte das atividades de inverno de Campos, reunindo em quase trinta dias de festival mais de 3 mil artistas.

Eles se apresentam na Praça do Capivari, na Igreja de Santa Terezinha, no Palácio Boa Vista e no Espaço Cultural.

Há concertos gratuitos e no Auditório Cláudio Santoro, ao lado do Museu de Esculturas Felícia Leirner, espetáculos mediante a pagamento do ingresso.

Os bilhetes podem ser adquiridos pela internet ou nas bilheterias do Auditório e da Praça do Capivari.

Os preços variam entre 50 e 100 reais. Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada mediante a apresentação de documento.

 

Aventura no Rancho

Melhores roteiros em Campos do Jordão
Rancho Santo Antônio é uma ótima opção para crianças.

O Rancho Santo Antônio é uma ótima opção de programa para as crianças em Campos do Jordão, com atividades também para os adultos como Arvorismo, trilhas diurnas e noturnas para a Pedra do Baú, caminhada pelo leito do rio, Paintball e Tirolesa com mais de 100 metros de altura e uma minifazenda.

Lembrando que todas as atividades oferecidas contam com profissionais especializados. A segurança dos participantes é garantida. Os preços variam de acordo com o que cada participante vai escolher como prática.

O acesso ao Rancho pode ser feito pela estrada do Horto Florestal de Campos do Jordão, seguindo por uma pequena estrada de terra, na Avenida Pedro Paulo, 7997.

 

Festival das Cerejeiras

Festival das cerejeiras, Campos
Parque das Cerejeiras | Foto: Juliana Rabello Costa, via Wikimedia Commons.

A comunidade japonesa também ressalta sua cultura no inverno de Campos do Jordão, com o Festival das Cerejeiras.

A festa acontece duas vezes por ano, entre julho e agosto. É essa a época em que a árvore está plenamente florida e pronta para receber as centenas de pessoas que vão prestigiar o evento.

Além, é claro, de conhecer mais sobre a cultura e se deliciar com pratos típicos da culinária oriental. Além disso, os visitantes vão se deparar também com um jardim oriental com cascatas, pontes, lago com carpas e uma enorme estátua de Buda.

O festival conta ainda com uma enorme praça de alimentação com pratos tradicionais como sushi e yakissoba e outros não tão conhecidos assim como o udon, uma sopa muito tradicional no Japão. E também o okonomiyak, chamado no Brasil de pizza ou panqueca japonesa.

O cardápio da festa inclui comidas típicas da região. Pinhão assado, truta grelhada ou até mesmo espetinhos diversos e o bom e velho hambúrguer são alguns exemplos.

De sobremesa o destaque é o bolinho feito de arroz com recheio de doce de feijão, o mochi.

A entrada custa em média 20 reais por pessoa e 10 reais para idosos e estudantes mediante a apresentação do documento. O estacionamento custa 10 reais para carros, motos e vans de excursões.

O Parque das Cerejeiras fica na Av. Capitão Tassaburo Yamaguchi, 2173, Vila Albertina. Fica aberto de quarta à segunda-feira, das 9 às 16 horas.

 

Dicas de Campos do Jordão no inverno

Inverno em São Paulo
Leve roupas quentes para Campos do Jordão.

Uma dúvida que sempre paira pelo ar é: que roupa usar para enfrentar o frio? E será que lá as temperaturas são tão baixas? A resposta é sim.

Moro no Vale do Paraíba e posso dizer que o clima em Campos é com toda a certeza bem mais ameno que nas demais cidades da região, mesmo as situadas ao pé da Serra da Mantiqueira.

   

Quem nunca tomou um chocolate quente no Capivari, não sabe que os turistas fazem das ruas de Campos do Jordão um verdadeiro desfile de moda.

Há referências parisienses, romanas e do leste europeu. Há casacos dos mais diferentes estilos, gorros, aquecedores de ouvido, luvas com pérolas e pedrarias e botas de todos os tipos.

Com isso fica mais fácil planejar seu look, mas pense sempre no conforto para desbravar todos os pontos turísticos e roupas bem quentinhas.

E não se esqueça de ter sempre um cachecol, pois (minha opinião) o pior da cidade não é o frio em si, mas o vento.

Dentre todas as estações do ano, o inverno é sem dúvida o preferido de quem passa por Campos do Jordão. As férias escolares e todos os festivais que citei também contribuem e muito para tanta procura.

Mas, lembre-se, a alta procura culmina na superlotação de hotéis, mercados, bancos e restaurantes e tudo fica mais caro.

 

Dicas para economizar no inverno

Viagem barata Campos do Jordão
Ir com amigos é a melhor opção sempre.

Quem nunca foi para uma cidade famosa por ser cara, com dinheiro contado na carteira? Eu já!

Por isso, me sinto qualificada para dar dicas de como gastar pouco em Campos do Jordão sem deixar de curtir a vibe da elite. Digo que ir com amigos é a melhor opção sempre.

Além de dividir a maior parte das despesas da viagem e dos deslocamentos entre os pontos turísticos, o fato de estar com quem se gosta já garante boas risadas e histórias para contar. Combine com eles um piquenique no Museu Felícia Leirner ou no Parque das Cerejeiras.

Esses locais já possuem um espaço próprio para isso. Praças e parques charmosos não faltam na cidade. Desse modo, é só organizar o que cada membro do grupo vai levar.

Aliás, não se esqueça de marcar o blog nas suas fotos! Outra dica bem legal é procurar na Praça do Capivari estandes de degustação de cafés e chocolate quente.

É muito fácil, basta fazer uma busca prévia pela internet de quais marcas estão divulgando em Campos do Jordão na alta temporada. Vá lá e experimente!

Empresas como a Melitta e até mesmo a Naldecom (você não leu errado) sempre estão entre as marcas que oferecem degustação de chás e cafés.

Por fim, mesmo com toda a pompa, o Centro do Capivari é uma região bem democrática.

Se você e seus amigos não estiverem dispostos a gastar muito com alimentação, o Restaurante e Pizzaria ao Quadrado é garantia de preço bom e tem ótima localização – fica ao lado do Pastelão do Maluf.

Importante => Transfer de São Paulo para Campos do Jordão

 

Tudo sobre Campos do Jordão no inverno

Boa comida, gente bonita e bem vestida, arquitetura europeia e dezenas de pontos turísticos.

Assim sendo, só com isso Campos do Jordão já vale um lugar de destaque na sua lista de desejos. Mas as atrações oferecidas também são de qualidade e, portanto, recebem cada vez melhor os turistas.

Independentemente do seu roteiro, uma coisa é certa: passar o inverno em Campos do Jordão é algo apaixonante.

O local é rico em cultura e beleza e há muitas opções de lazer e diversão para adultos e crianças. É um charme ver as flores coloridas nas janelas das casas, a animação das pessoas e a simpatia do povo.

Viajar para Campos é se surpreender ao descobrir a cada esquina um mirante diferente com vista para a serra; é comer bem sem peso na consciência. E certamente é o tipo de cidade que da dó de ir embora.

Já decidiu quais os melhores passeios para você fazer no inverno de Campos do Jordão? Deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#03
Icone
Lua de Mel

Todas as dicas para você planejar a lua de mel dos sonhos

#04
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#07
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#08
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *