Roteiro em Campos do Jordão: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Campos do Jordão: o que fazer em 3 dias de viagem

Planejar um roteiro em Campos do Jordão parece ser muito difícil, principalmente em poucos dias de viagem, mas fique tranquilo que vou lhe ajudar com muitas opções.

Darei dicas também para um maior número de dias e para todos os orçamentos possíveis para quem quer conhecer a “Suíça brasileira”.

Campos do Jordão é famosa principalmente no inverno, porém se engana quem pensa que os turistas vão apenas nessa época do ano.

Por se tratar de uma cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, perto de Minas Gerais e Rio de Janeiro e a menos de 2 horas da capital paulista, é destino certo para turistas do Brasil, e de vários lugares do mundo.

Aliás, a beleza da região é tamanha que muitos casais optam por passar a lua de mel na cidade. Certamente tantos turistas exigem da cidade programas e atividades culturais e recreativas o ano todo, em todas as estações.

Vem comigo saber o que fazer com essa sugestão de roteiro em Campos do Jordão.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Campos do Jordão

Seguro viagem Brasil »

 

Roteiro em Campos do Jordão: como montar

Roteiro Lua de Mel Campos do Jordão
Campos do Jordão | Foto: Governo de São Paulo, via Wikimedia Commons.

Para começar a montar seu roteiro em Campos do Jordão é preciso pesquisar e escolher itens que mais lhe agradam entre os pontos turísticos de Campos do Jordão. Também leve em consideração se vai para Campos do Jordão no inverno ou para Campos do Jordão no verão.

Adianto que os passeios mais disputados ficam na região da Vila Capivari.

Por isso montei sugestões de roteiros de 1, 2 e 3 dias com dicas de Campos do Jordão tendo o bairro como ponto de partida. Além de atrações em outras partes da cidade, pagas e gratuitas, para curtir durante a semana ou no fim de semana e para todas as faixas etárias.

  • Roteiro de 1 dia em Campos do Jordão
  • Roteiro de 2 dias em Campos do Jordão
  • Roteiro de 3 dias em Campos do Jordão

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

Dicas de roteiros em Campos do Jordão

Férias em Campos
Portal Campos do Jordão | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil, com 1.700 metros de altitude. Ficou conhecida nacionalmente no século XIX por conta do clima ameno e dos “benefícios terapêuticos” no tratamento de doenças como a tuberculose. Com o passar das décadas, as baixas temperaturas deram a Campos o título de Estância Climática.

Apenas quinze municípios do São Paulo possuem essa classificação. Assim, para conhecer mais sobre a história e todos os pontos turísticos da cidade, é preciso pesquisar. Campos tem em seus arredores cidades com opções para diferentes gostos, públicos e orçamentos. Elas podem ser aproveitadas o ano todo.

A maior parte das paradas obrigatórias fica na Vila Capivari, lugar mais requisitado da cidade. Lá você encontrará os melhores restaurantes de Campos do Jordão, bares, centros comerciais, cervejarias e lojas de malhas e tricot.

São atividades para todas as idades e para fazer tanto de dia quanto à noite. Aliás, a noite em Campos do Jordão também pode ser muito interessante. A partir do Capivari é possível conhecer grande parte dos atrativos da cidade a pé.

Trata-se de uma cidade pequena e de fácil locomoção. Portanto pesquise as atrações mais próximas de você. Caso queira visitar lugares mais distantes, os transportes públicos abrangem grande parte dos roteiros turísticos pela cidade.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Por ser uma Estância Climática, é importante estar atento à previsão do tempo, visto que as temperaturas podem chegar a graus negativos no inverno e 30ºC no verão. Pense com antecedência nas roupas que vai levar.

Informe-se => Transfer de São Paulo para Campos do Jordão (ida e volta)

 

Roteiro de 1 dia em Campos do Jordão

Dicas Campos do Jordão
Mirante do Belvedere | Foto: Kurtiago, via Wikimedia Commons.

Se estiver indo de carro, uma boa dica já fica antes mesmo de chegar à cidade, a Vista Chinesa ou Mirante do Belvedere. Fica na beira da estrada, bem perto do Portal de entrada, ao lado esquerdo da rodovia. Sem dúvida, é uma ótima opção para quem quer descansar após horas dirigindo.

É interessante até mesmo para quem quer simplesmente comer algo e tomar um caldo de cana enquanto contempla o Vale do Lajeado. O local possui estacionamento e a entrada é gratuita. Para quem não tem muitos tempo para ficar mais dias em Campos do Jordão, sugiro priorizar os pontos turísticos mais famosos.

Dessa forma, comece pela Vila Capivari, para se deslumbrar com a arquitetura com estilo europeu. Delicie-se também com chocolates e cervejas artesanais, verdadeiros clássicos da região. Este roteiro “bate e volta” geralmente é feito por quem vive no Vale do Paraíba, tem pouco tempo e não quer gastar muito.

O Capivari também é ideal para comprar compotas e geleias, malhas, queijos e souvenirs. Os bares e restaurantes são um capítulo à parte na Vila com opções tanto para o dia quanto para a noite, dependendo da sua hora de ir embora. Há quem prefira agendar um city tour em Campos do Jordão para não perder nada.

Agende => Tirolesas do Sapucaí no Horto Florestal – Campos do Jordão

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mais passeios para 1 dia em Campos

Hotéis e regiões em Campos do Jordão
Teleférico Campos do Jordão | Foto: Tom Carvalho, via Wikimedia Commons.

Após conhecer o coração da cidade, ver os diferentes bares, fazer três pedidos na Paróquia São Benedito (uma superstição conhecida no interior quando se vai à uma igreja pela primeira vez), o próximo ponto turístico é o Morro do Elefante.

O lugar está situado a poucos metros do Capivari, com seus 1.800 metros de altitude. Lá você encontrará o pequeno Parque dos Elefantes, com réplicas do animal que ensinam de maneira didática para as crianças tudo sobre a evolução do mamífero desde a pré-história.

Para chegar neste parque, existem duas maneiras: de carro (que torna a atração gratuita) ou pelo teleférico de Campos do Jordão, o primeiro construído no Brasil. Já quem não gosta de altura pode aproveitar o passeio também no lago com pedalinhos em forma de cisnes.

Voltando para a Praça do Capivari é possível fechar o dia com ‘chave de ouro’. Conheça a Estação Emílio Ribas e compre ingressos para o Bondinho Turístico que corta a Estrada de Ferro de Campos do Jordão e leva seus passageiros em um vagão retrô com assentos de madeira até o portal da cidade.

O trajeto é feito em aproximadamente 30 minutos e passa pelos principais bairros de Campos. Além disso, na mesma estação, é possível embarcar no Trem do Mirante, que liga a estância climática até Pindamonhangaba, atravessando outras cidades como Santo Antônio do Pinhal.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

Roteiro de 2 dias em Campos do Jordão

Roteiro 2 dias Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner | Foto: Daniel Gravina Gomes Santiago, via Wikimedia Commons.

Se o seu roteiro em Campos do Jordão é de dois dias, após conhecer a região central e os principais pontos turísticos que tal focar em um roteiro cultural e gastronômico? Sugiro começar seu passeio no bairro Alto da Boa Vista para conhecer o Museu Felícia Leirner.

O lugar tem esculturas a céu aberto, entrada gratuita e espaço para piquenique, com vista para a Pedra do Baú. No mesmo local fica o Auditório Claudio Santoro, que sedia todos os anos o principal festival de música erudita da América Latina.

Se a fome bater, no próprio auditório tem um Bistrô. Ou se preferir, parta para o próximo ponto turístico de Campos do Jordão, o Palácio Boa Vista. Trata-se da residência oficial de inverno do governador de São Paulo. Ela conta com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Di Cavalcanti e Portinari.

Por fim, ao sair você vai de deparar com uma cafeteria muito charmosa com vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira. Vale a pena parar para um café e uma bela foto das montanhas.

Programe-se => Aluguel de bicicletas no Horto Florestal – Campos do Jordão

 

Mais atividades para roteiro de 2 dias

Lua de mel em Campos
Campos | Foto: Pedro Henrique Ponchio, via Wikimedia Commons.

Ainda no bairro Alto da Boa Vista, vá até o Mosteiro São João, residência das monjas “beneditinas”. Assista ao recital de canto gregoriano que acontece todos os dias às 17h45. O local chama atenção pelo enorme jardim, a Capela de São João Batista e uma área de venda de artesanato, pães, biscoitos, bolos, doces e geleias.

Esses produtos são produzidos e vendidos pelas monjas para seu sustento, visto que a ordem a que pertencem preza que elas vivam do próprio trabalho. Depois de visitar tantos lugares e aprender mais sobre cultura nesse roteiro, é hora de relaxar em um verdadeiro ícone gastronômico da cidade: a Fábrica da Baden Baden.

Durante a visita guiada pela cervejaria você vai conhecer todo o processo de produção da cerveja. Pode até degustar chopes das versões Bock e Cristal, referência na região. Para arrematar o dia, que tal visitar o Restaurante Krokodilo? Experimente o mais famoso fondue da cidade ou as opções com massas e carnes exóticas.

Dica => Tour ao Pico do Itapeva

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Roteiro de 3 dias em Campos do Jordão

Campos do Jordão a pé
Amantikir Garden | Foto: Alexandre Valerio Mussio, via Wikimedia Commons.

No terceiro dia de viagem, sugiro que conheça outra vertente de Campos, o ecoturismo. Que tal começar no Parque Amantikir Garden? Um dos cartões postais mais procurados por reunir em seus 60 mil m² mais de 20 jardins temáticos.

Utiliza mais de 700 espécies de plantas para representar 14 países. Além da inspiração em diferentes partes do mundo, o jardim do Amantikir tem um labirinto. Ele é feito de grama, com paredes com mais de dois metros de altura. E ainda uma charmosa casa na árvore que é disputadíssima por crianças e adultos.

Faça um passeio no Amantikir Garden. Seguindo as dicas ecológicas, o Parque Estadual de Campos de Jordão, conhecido como Horto Florestal, que fica a menos de 15 km do centro turístico da cidade.

O parque é rodeado de árvores nativas da Serra da Mantiqueira e possui cinco trilhas com vários níveis de dificuldade em seus 8 mil hectares.

Dica => Arborismo no Horto Florestal

 

Mais passeios para 3 dias em Campos

teleferico Campos
Borboletário agrada a todos.

Para os viajantes mais corajosos, o Horto tem também o Zoo Aventura. Lá você encontra atividades como tirolesa e arvorismo. Além disso, tem também um trem que passeia por todo o Parque Estadual. São atividades para curtir com toda a família.

Ainda nas redondezas do Horto, para aproveitar bem o dia, com toda a certeza, vale a pena conhecer o Borboletário Flores que voam. É um passeio que reúne em uma estufa mais de 35 espécies de borboletas. Elas voam livremente entre as flores. Este é um dos poucos borboletários no Brasil com acesso público.

Só com essas sugestões já dá para preencher o roteiro de um dia todo. Mas sempre podemos arrumar espaço para mais uma atração, não é mesmo? Então conheça uma que agrada pessoas de todas as idades, inclusive crianças: o Parque Tarundu.

O parque tem mais de 33 atividades para todas as faixas etárias. Além disso, o passeio pode ser encerrado com um voo de balão. Falo mais sobre o que fazer neste parque no artigo sobre Campos do Jordão com crianças.

De São Paulo => Excursão para Campos do Jordão

 

Planeje seu roteiro em Campos do Jordão

Trilhas em Campos
Três dias são ideais para conhecer a cidade.

Estas sugestões de roteiro em Campos do Jordão servem apenas como um guia. Com elas você pode se planejar melhor, pesquisar sobre transportes públicos, valores, tempo de visita nos museus e, principalmente, economizar tempo.

Com as dicas de Campos do Jordão, você pode organizar seu próprio cronograma de viagem. Pode incluir, por exemplo, cidades próximas e diferentes restaurantes, já que o polo gastronômico da cidade é grande e diversificado. Por isso, eu indico um roteiro de três dias.

Assim, você poderá conhecer com tranquilidade todas as riquezas da estância climática, mas é possível até mesmo um “bate e volta”. Campos do Jordão é uma cidade charmosa pela arquitetura; aconchegante pela boa comida seguida de um chocolate quente; e interessante. Independentemente da duração do seu roteiro, Campos do Jordão sempre vale a pena.

Já sabe o que não pode ficar de fora do seu roteiro em Campos do Jordão? Então deixe seu comentário!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *