Tudo sobre o que fazer em Campos do Jordão, SP

Tudo sobre o que fazer em Campos do Jordão, SP

Planejamento na viagem é imprescindível, por isso fiz este artigo com tudo o fazer em Campos do Jordão. Muitas pessoas já visitaram ou ouviram falar dessa famosa cidade no interior de São Paulo, situada no Vale do Paraíba.

Afinal, entre os meses de maio e setembro ela vira ponto de encontro de músicos, artistas e celebridades, que vão para prestigiar o Festival de Inverno e aproveitam para montar roteiros com o que fazer em Campos do Jordão sozinho.

Também conhecida como “Suíça brasileira”, vem ganhando cada vez mais notoriedade no cenário nacional por conta dos diversos atrativos naturais, pontos turísticos, clima ameno o ano todo e também por conta do grande polo gastronômico, com restaurantes premiados e chefes renomados.

Por tudo isso, recebem turistas de todo o Brasil. Toda essa estrutura dava antigamente a Campos a fama de “cidade da elite”, fato que com o tempo tudo foi mudando, pois cada vez mais estudantes e pessoas da região começaram a frequentar mais o Capivari e tornou-a mais democrática.

Além disso, o romantismo da serra também agrada os apaixonados, que já garantem pacotes de lua de mel em Campos do Jordão. Neste artigo, você confere tudo o que precisa saber antes de viajar para Campos do Jordão, com dicas de pontos turísticos, passeios, hotéis, restaurantes, clima, compras e quanto custa viajar para a cidade.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Campos do Jordão

Seguro viagem Brasil »

 

Pontos turísticos em Campos do Jordão

morro do elefante campos do jordão
Vista da cidade no Morro do Elefante | Foto: Leandro Neumann, via Wikimedia Commons.

Ao saber como chegar em Campos do Jordão, que fica a 180 km da capital paulista, sua localização é privilegiada, já que a região já foi conhecida anteriormente como “esquina do Brasil” por estar exatamente no meio dos principais centros econômicos do país: São Paulo (capital), Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tal localização faz com que a cada ano mais e mais turistas venham até a cidade para conhecer os principais pontos turísticos de Campos do Jordão.

Seus atrativos que são ecléticos e valem para pessoas de todas as faixas etárias. A “Suíça brasileira” foi uma das pioneiras na inclusão do ecoturismo como atividade de lazer.

E a ideia tem sido muito bem recebida pelos visitantes, que adotam esta atração de arvorismo e contato com a natureza no roteiro de Campos do Jordão com crianças, podendo investir em um local seguro e com a certeza de que seus filhos estão acompanhados a todo momento por monitores preparados.

Cidades turisticas de São Paulo
Portal de entrada de Campos do Jordão.

A arquitetura com estilo europeu e uma culinária de se provar “de joelhos” de tão boa fazem parte das atrações. Em relação às cidades próximas a Campos do Jordão, posso citar Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí e até Aparecida e seu Santuário Nacional, o maior destinado à Maria em todo o mundo.

O santuário já recebeu os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, além de milhões de fiéis anualmente; os romeiros, como são chamados, vem de diversos estados de ônibus ou a pé.

Isso tudo para agradecer uma graça alcançada ou como simples gesto de devoção à santa que foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul.

Para quem vai para a cidade com poucos dias de hospedagem ou apenas uma viagem de boate-volta, a melhor opção é garantir seu passeios em Campos do Jordão, pois além de te levarem até os principais cartões postais e lojas de souvenirs, estes tours guiados contam a história da região.

Entre contos de incêndios e amores proibidos, várias lendas vão tomando conta das origens da “Suíça brasileira” que também é destino certo de viagens de lua de mel em Campos do Jordão, já que investe muito em natureza, jardins com representação de vários países e o clima que o friozinho proporciona.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Campos do Jordão »

 

Onde ficar em Campos do Jordão

capivari campos do jordão
Vila Capavari é dos bairros mais procurados | Foto: Majtec, via Wikimedia Commons.

Outra questão muito citada pelos turistas é quais são os melhores hotéis em Campos do Jordão e pousadas em Campos do Jordão, sendo que todos eles estão localizados nos bairros Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari, que são ou mais tradicionais e concorridos.

A Vila Capivari é a grande referência do turismo e palco do Festival de Inverno de Campos do Jordão, sendo um bairro muito disputado por reunir a maior parte dos bares e restaurantes.

Os outros bairros são vizinhos e também com forte comércio, segurança e se destacam por geralmente cobrar valores mais baixos nas diárias.

Mas isso você pode conferir em detalhes no artigo onde ficar em Campos do Jordão, que também traz dicas de hotéis baratos, hospedagens charmosas e chalés alpinos para quem vai em um grupo maior de pessoas.

Informe-se => Transfer de São Paulo para Campos do Jordão (ida e volta)

 

Onde comer em Campos do Jordão

o que comer em Campos do Jordão
Não deixe de provar um belo Fondue em Campos do Jordão.

Conhecida por cultivar o estilo europeu em suas casas e prédios, saiba que esta cultura não se restringiu apenas à arquitetura, dando espaço também aos menus de grande parte dos bares da Vila Capivari, especializados na culinária alemã, italiana e um pequeno toque suíço.

Ao ler o artigo restaurantes em Campos de Jordão, você encontrará uma lista com diversos locais, que seguem estilos diferentes (e até temáticos) com pratos super sofisticados e que cabem no bolso de todo mundo; tendo também uma média de valores que, claro, podem variar de acordo com a temporada e ano da sua viagem.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

Entre joelho de porco com salsichas alemãs, massas, trutas, risotos, petiscos de boteco e o famigerado fondue estão citados; incluindo algumas opções baratinhas.

Tenho também um post completo sobre a noite em Campos do Jordão, com bares, pubs e vida noturna para você poder já ter ideia de onde ir, o que pedir e quanto vai gastar.

Afinal, ao entardecer o frio fica ainda mais forte e todos os estabelecimentos ligam pequenas lareiras  para esquentar os clientes e para que eles possam comer e ver o movimento da Praça Capivari.

Entre tantas opções poderia sugerir algumas já de antemão, que são os meus preferidos: o Iceland Bar e o Pastelão do Pastelão do Maluf.

Este segundo é super tradicional com seus pasteis de 32 centímetros de puro recheio! No artigo você pode encontrar também alguns restaurantes que são preparados para receber crianças, assim os pais podem desfrutar com mais tranquilidade a agitação da cidade.

Passeio => City tour em Campos do Jordão

 

Quando ir e clima em Campos do Jordão

o que fazer em campos do jordão no verão
Ecoturismo é praticado o ano todo em Campos do Jordão.

Ao contrário do que muitos pensam, a cidade não é apenas “de temporada” e o inverno não é a única estação a reinar por aqui, já que por ser estar na serra, as temperaturas são mais baixas durante o ano todo e não apenas na época do famoso Festival de Inverno.

Mesmo em meses como janeiro e fevereiro, os termômetros não passam dos 25ºC, para a alegria de turistas, que preferem este momento para ver Campos do Jordão no verão, o que vestir e o que fazer com dicas de atrações ecológicas como trilhas, passeio de balão, bóia cross e muitas outras.

Durante os períodos mais “quentes”, os parques se enchem de crianças e adultos para desfrutarem juntos várias atividades que envolvem água e tirolesas radicais.

Alguns locais são especializados nisso, como o Parque Tarundu, um dos mais conhecidos e que sempre recebe artistas e apresentadores de televisão.

Como a vida não é feita apenas de dias ensolarados, é muito importante saber mais sobre chuva em Campos do Jordão.

Trata-se de um lugar preparado para receber a todos e em qualquer situação climática, incluindo o frio; eles investem e muito em festivais, festas, apresentações musicais e teatrais.

passeios em São Paulo
Palácio Boa Vista |  Foto: Tomás R M de Paula, via Wikimedia Commons.

Ao ler o artigo Campos do Jordão no inverno, você vai poder ter uma ideia melhor do que esperar da sua viagem entre os meses de maio a agosto, em que os hotéis se lotam e as ruas parecem verdadeiras passarelas de moda, com belos casacos, chapéus, botas e ponchos.

Tudo para aguentar as temperaturas, que podem chegar a -1ºC durante a noite com todo o aconchego e estilo suficiente para fotos perfeitas.

No artigo roteiro em Campos do Jordão, você vai ter algumas sugestões de passeios que podem ser feitos para quem vai se hospedar na cidade por até três dias.

Além de ter ideias de combos com os pontos turísticos obrigatórios para quem, infelizmente, não vai ter tanto tempo; ou optou por fazer uma viagem de bate-volta, que é muito comum entre pessoas da região no começo do ano para aproveitar a queda dos preços.

Dica => Tour ao Pico do Itapeva

 

   

Dicas de Campos do Jordão

o que comprar em campos do jordão?
Não deixe de comprar deliciosos chocolates em Campos do Jordão.

Citei em alguns artigos que nasci e voltei a morar no Vale do Paraíba; por conta disso acabo conhecendo/sabendo de informações que geralmente não são ditas aos turistas, algumas delas presentes no artigo com dicas de compras em Campos do Jordão.

O comércio é muito voltado ao couro, malhas e chocolates, que você não pode ficar sem levar na sua mala de volta para a casa.

As principais lojas estão basicamente concentradas no Capivari ou na Vila Abernéssia; elas seguem à risca todas as tendências da moda internacional, tendo a cada estação novidades em modelos, cores e tecidos.

Recomendo também o artigo quanto custa viajar para Campos do Jordão, com dicas para fazer uma viagem barata para a cidade. Sim, isso é totalmente possível!

Muitos anos atrás quem vivia nos municípios próximos tinha até receio de planejar um passeio pelo Capivari, já que a fama de “apenas para ricos e famosos” era muito forte.

Mas, com o tempo isso foi mudando e hotéis, restaurantes, bares e até mesmo as bilheterias incluíram opções mais acessíveis, como pratos sofisticados a um preço justo e museus com preços promocionais para estudantes e idosos; por isso trago também dicas para fazer uma viagem barata para Campos do Jordão.

 

Saiba o que fazer em Campos do Jordão

Espero que tenha gostado de todas essas dicas de turismo em Campos do Jordão, eu tentei dar o máximo de informações possíveis e imagináveis para otimizar o seu tempo de planejamento de dias, quais pontos turísticos ir, onde comer e ficar.

Campos do Jordão tem a magia de qualquer cidade da Europa, mas com a recepção calorosa e gentil de interior.

A cada monumento, olhe sempre para o lado e contemple os mirantes, igrejas, as araucárias e o coloridos os guarda-chuvas perto da Cervejaria Baden Baden.

A cada esquina você vai ver algo diferente e que ajuda a contar não só a história do Vale, mas também de todas as outras culturas que deram origem a ela.

Perceba o quanto a natureza é presente também no caminho para a “Suíça brasileira”, antes mesmo de chegar no Portal você vai se surpreender com a paisagem.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o que fazer em Campos do Jordão? Já esteve na cidade e mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *