Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP: todas as dicas

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP: todas as dicas

Milhões de pessoas passam pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP anualmente e se você ainda não foi e pretende ir um dia, aqui vai um guia completo sobre o maior complexo mariano do mundo.

É no santuário que está também aquela que é considerada a segunda maior basílica da Terra, perdendo apenas para o Vaticano, na Itália.

A história sobre o santuário remete ao período em que três pescadores, em 1717, ao jogar suas redes no Rio Paraíba do Sul com objetivo de conseguir peixes para um banquete que seria oferecido ao Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, encontraram as duas partes da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Ao juntá-las, as redes se encheram de peixes, dando origem ao primeiro milagre da santa. Para você que quer planejar a sua viagem para a cidade e conhecer melhor o Complexo do Santuário e seus pontos turísticos.

Trago este guia completíssimo sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida com todas as informações de locais, missas, horários e curiosidades.

Planeje sua viagem => Roteiro religioso pelo interior de SP

Seguro viagem para o Brasil »

 

Santuário de N. Sra Aparecida em SP

A cidade de Aparecida do Norte é o principal destino religioso do Brasil, recebendo todos os anos mais de 12 milhões de fiéis e turistas.

Sua localização também colabora com a exploração turística da região, o Vale do Paraíba, situado entre as principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inclusive, veja preços para o aluguel de carro em São Paulo.

Como citei no início, é no Santuário de Nossa Senhora Aparecida que está também aquela que é considerada a segunda maior basílica da Terra, perdendo apenas para o Vaticano, na Itália.

Para te ajudar a entender como funciona o local e ainda o que fazer no Santuário de Aparecida, falo neste artigo sobre os seguintes temas:

  • Mapa do Santuário de Aparecida
  • Passeios para o Santuário de Aparecida
  • Dicas do Santuário de Aparecida

Antes das dicas, veja o vídeo produzido pelo Ministério do Turismo do Brasil que mostra um pouco da cidade de Aparecida. Dá uma olhada!

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Aparecida »

 

Mapa do Santuário em Aparecida do Norte

1. Basílica Nova

santuário nacional de nossa senhora aparecida próximos eventos
Basílica Nova | Foto: Valter Campanato/ABr, via Wikimedia Commons.

Tendo como ponto de referência a Rodovia Presidente-Dutra, estrada de acesso, principalmente para quem vem da capital paulista, você terá chega à entrada Sul, tendo à sua direita a Capela do Batismo, à esquerda a Capela da Ressurreição e à sua frente o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida começou a ser erguida ainda na década de 1950, com a assinatura e supervisão do arquiteto Benedito Calixto Neto e tendo as obras finalizadas em 1980, ano em que o Papa João Paulo II esteve na região para conhecer o Santuário.

Ela foi construída já que a Basílica Velha não tinha mais condições de receber tantas pessoas e a Igreja precisava de um local com mais espaço para receber os romeiros. As (concorridas) missas são celebradas na nave central.

São vários horários: de segunda a sexta-feira às 7, 9, 10h30, 12, 16 ou 18 horas; aos sábados, às 6h30, 9, 10h30, 12, 16, 18 horas; e aos domingos (dia com maior público) a primeira missa é logo às 5h30, seguida às 8, 10, 12, 14, 16 e 18 horas.

aparecida do norte pontos turisticos
Imagem de Aparecida | Foto: Neospo, via Wikimedia Commons.

Neste mesmo local, no térreo do complexo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, está o Nicho da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora, revestido em ouro branco e desenhos que simbolizam a “pesca milagrosa”.

A imagem da Mãe de Jesus é a original e sua coroa de ouro 24 quilates, foi doada pela Princesa Isabel em 1868.

Todo o retábulo do nicho tem mais de 35 metros de altura, a rampa de acesso contém desenhos de peixes subindo e descendo, simbolizando e homenageando os milhões de fiéis que realizam romarias até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O local, que conta ainda com dois painéis feitos de azulejo: um representa a “pesca milagrosa” e o outro painel representa os milagres mais conhecidos que foram realizados por Ela, é aberto ao público, gratuitamente, todos os dias das 5 às 22 horas.

 

2. Subsolo do Santuário

Por dentro do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Basílica | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

A Cúpula Central está localizada no principal Altar, onde é possível ver a “cruz do nada”, uma cruz feita em aço com a silhueta de Jesus crucificado vazada, indicando que Ele está presente apenas em espírito no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP.

À direita do altar está a Capela do Santíssimo, revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro e nos mosaicos representando os apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João, os quatro evangelistas.

Do outro lado está a Capela de São José, com um painel central escrito em latim “DOMINVS MOMVM JOSEPH CONCREDIDIT” (o Senhor confiou a José a Sua casa), representando o sonho em que o Anjo Gabriel apareceu para o pai adotivo de Jesus e disse para não temer Maria como sua esposa.

Todo o local é repleto de simbolismos que chamam a atenção dos visitantes com imagens que começam nos pisos cheios de lírios simbolizando a pureza; corredores com estrelas simbolizando Davi, indicando que José é descendente do Rei Davi; além de detalhes em tons de ouro.

 

3. Complexo memorial em Aparecida

Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Foto: Ben Tavener, via Wikimedia Commons.
  • Memorial da Devoção: Está aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas; aos sábados, das 8 às 19 horas; e aos domingos, das 7 às 18 horas. É a instalação mais nova do Complexo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, inaugurado em 2016, e conta com duas atrações: uma é o Museu de Cera, com mais de 60 estátuas feitas em tamanho real por artesãos especializados, com imagens de santos, papas, bispos, presidentes, religiosos e celebridades vestidas e paramentadas com riqueza de detalhes.
  • Memorial dos Devotos: É nele onde está localizado o Presépio, com mais de 50 esculturas feitas em tamanho real que contam de maneira didática a vida de Jesus até o dia da “pesca milagrosa”. É ótimo também para tirar fotos, já que tem grutas, logo, cascatas e uma visão direta para o Santuário.
  • Cine Padroeira: Uma sala de cinema 3D com tamanha tecnologia que, é possível assistir ao filme que conta a história do momento do encontro da imagem da santa às margens do Rio Paraíba do Sul até os dias atuais (incluindo até imagens da obra de construção do Santuário e seus anexos). O curioso é que o cinema funciona sem a utilização de óculos de conversão. Essa tecnologia foi utilizada também em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
  • Espaço Devotos Mirins: Onde as crianças são recebidas por uma imagem infantil de Nossa Senhora Aparecida. Os pequenos podem aproveitar também para tirar várias fotos com o ônibus da Turminha, o Cantinho da Mãezinha Aparecida com orações, quebra-cabeça e, gratuitamente, um teatrinho sobre a “pesca milagrosa” e os milagres da Mãe de Jesus. Os horários de funcionamento são: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; e aos sábados, domingos e feriados, as apresentações vão das 9 às 13 horas.
  • Sala dos Milagres: Também chamada de Sala das promessas, é o segundo local mais visitado de todo o complexo, o teto é revestido com mais de 70 mil fotos 3×4 de fiéis que alcançaram uma graça. Há também objetos que simbolizam a cura de um câncer, a aprovação em um concurso público, o sonho da casa própria etc. É o local mais inusitado de todo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, já que para cada fiel o milagre pode ser materializado de várias formas.
  • Ala destinada ao esporte: há camisetas autografadas de diversos jogadores de todos os times do Brasil e alguns da Europa, incluindo uma camisa 9 da Seleção Brasileira assinada por Ronaldo Fenômeno, junto de um joelho de cera, representando o cura da lesão que sofreu na Copa do Mundo em 2012. Nesse mesmo local, o capacete e as luvas do piloto Ayrton Senna.

Se você quiser agradecer alguma conquista por meio da interseção de Nossa Senhora, basta levar algo que represente isso para você (pode ser até mesmo uma carta e uma foto) e entregar no balcão.

  • Casa do Pão: Esta é a padaria mais famosa, ótima opção de onde comer no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Une delícias de fabricação própria, com preços justos, e ainda tem o projeto social que ajuda na formação de jovens da cidade na área da confeitaria e panificação artesanal. O local está aberto ao público de segunda a sexta, das 7 às 18 horas; e aos sábados e domingos, das 6 às 18 horas. Para se ter uma noção dos preços, os pães artesanais grandes custam entre 8 e 10 reais, já os salgados por volta de 5 reais e os pães de queijo saem por 3 reais.

 

4. Bondinhos Aéreos, Morro do Cruzeiro e Torre Mirante

Morro do Cruzeiro, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Morro do Cruzeiro | Foto: CORRETOR-CARVALHO, via Wikimedia Commons.

Ao sair das salas no subsolo, você irá encontrar a Estação do Romeiro, onde vai poder comprar seus ingressos para o teleférico, que liga o Santuário ao Morro do Cruzeiro até a Torre Mirante. Estas duas paradas são pagas de maneira separada.

O Morro do Cruzeiro um dos principais pontos turísticos da cidade, principalmente no período da Quaresma, quando saem as vias-sacras, reunindo mais de 6 mil pessoas apenas na Sexta-feira da Paixão.

No total, o Morro tem 900 metros de extensão, uma caminhada puxada para sedentários, mas leve para quem tem fé e vai devagar. O percurso, como foi mencionado, pode ser feito tanto a pé quanto pelo teleférico de domingo a domingo das 6 às 18 horas.

Nele dá para apreciar os 15 painéis de madeira feitas por Adélio Sarro, representando a Paixão de Cristo. A Torre Brasília, fica a cerca de 30 metros acima do Morro do Cruzeiro e tem no 16º andar um mirante com paredes de vidro, capaz de ter uma vista panorâmica de várias cidades da região.

Já no 1º e 2º andares está o Museu Nossa Senhora Aparecida, com pinturas, gravuras e imagens ligadas a santa (é proibido filmar ou tirar fotos). Os bondinhos estão em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 7 às 17h30.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

 

5. Área externa do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Monumentos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Campanário | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

Começo falando do Campanário, assinado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. A obra conta com 13 sinos de tamanhos variados, 12 deles representam os apóstolos de Jesus, e o 13º e maior deles, em homenagem a José e a Virgem Aparecida.

Ao lado dele, está a Passarela da Fé, que leva os fiéis da Basílica Velha ao Santuário (e vice-versa), tem 392 metros de extensão e principalmente no mês de outubro, época de celebração do aniversário de Nossa Senhora, é muito comum ver milhares de pessoas percorrendo o trajeto de joelhos, em agradecimento. Ambos os monumentos são gratuitos.

Também localizada ao lado do Campanário, ao lado esquerdo da Porta Santa, a Capela das Velas é um capítulo à parte.

Ela conta com suportes para que os fiéis depositem suas velas, que podem ser compradas por um preço justo em um guichê em frente a capela e tem de diversas formas e tamanhos, incluindo velas de 2 metros de altura.

O Porto Itaguaçu é o último, mas não menos importante local fora do Santuário, é o marco onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos três pescadores. Lá é possível também fazer um passeio de balsa, todos os dias da semana das 8 às 17 horas.

Os ingressos custam em média 12 reais para adultos, e 8 reais para crianças e idosos. O passeio dura 20 minutos e tem acompanhamento de um guia, contando as histórias e curiosidades do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP.

 

Passeios para o Santuário de Aparecida

1. Tour Santuário Aparecida

Tours no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Santuário | Foto: RStaparo, via Wikimedia Commons.

O Tour Santuário Aparecida é ideal para quem vai ficar poucos dias ou para quem adora saber todas as informações possíveis sobre o local a ser visitado. O guia percorrerá o Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP com você e sua família por aproximadamente duas horas.

Te levará até o Nicho de Nossa Senhora, que é onde hoje fica a imagem original resgatada no Rio Paraíba do Sul. Ela é confeccionada em ouro branco e detalhes que simbolizam a “pesca milagrosa”. A coroa que está junto foi doada, em 1868, pela Princesa Isabel, tendo 300 gramas de ouro 24 quilates e 40 diamantes: 24 grandes e 16 pequenos.

A Sala das Promessas ou Sala dos Milagres, é o segundo lugar mais visitado dentro do Complexo do Santuário de Aparecida, situada em seu subsolo desde 1974. É conhecida por conter em seu interior mais de 70 mil fotos e artigos de fiéis do mundo inteiro que levaram até lá algo que representasse uma bênção recebida.

Muitos ex-fumantes deixam isqueiros para agradecer o fim do vício; pessoas que sofreram acidentes de carro levam ataduras, laudos médicos e até mesmo a roupa que estavam usando no momento. Essa sala é a mais peculiar e ao mesmo tempo a que gera esperança ao ver tantas pessoas que conseguiram seus objetivos.

Os milagres são simbolizados ali pelos mais diferentes objetos como diplomas, fardas, testes de gravidez e a ala dos famosos: sim, as celebridades também fazem promessas à Mãe e ao receber a graça, vão até o Santuário deixar algo em agradecimento.

Viagem para Aparecida
Aparecida | Foto: Sofia Prado, via Wikimedia Commons.

A atriz Klara Castanho, por exemplo, ofereceu à Nossa Senhora um vestido em agradecimento ao papel de Paulinha, na novela Amor à Vida; o cantor Daniel deixou uma cópia do filme “O Menino da Porteira”; já o lutador Cigano entregou uma camisa autografada em forma de agradecimento.

O jogador de futebol Ronaldo Fenômeno também tem seu espaço na Sala das Promessas, com camisa autografada e um joelho de cera, representando o sucesso em seu tratamento físico após a Copa do Mundo de 2012. Outro famoso que também marca presença é Ayrton Senna. Seu capacete e luvas são os objetos mais procurados e fotografados do local.

A Capela das Velas foi construída em 1970 e sua decoração simboliza a passagem do livro Êxodo, a sarça ardente, em que Moisés ao tomar conta do rebanho, é levado até o topo do Monte Sinai e a sarça (um tipo de arbusto) começou a pegar fogo, porém as chamas não consumiam seus galhos e folhas.

Ao ir ver isso mais de perto, Moisés foi surpreendido por Deus, que lhe ordenou retornar ao Egito e libertar os Hebreus. Já a Campanário é um capítulo à parte dentro de toda essa estrutura, sustentando 13 sinos, 12 deles em homenagem aos apóstolos de Jesus, e o maior de todos, o 13º, a José e a Ave Maria.

 

2. Excursão Santuário e Basílica Velha

Igrejas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Basílica Velha | Foto: Cristiane1972, via Wikimedia Commons.

O passeio Santuário e Basílica Velha tem acompanhamento de guia de turismo pelas salas do Santuário de Aparecida e, como plus, também tem como ponto de parada a Matriz Basílica Velha de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também chamada por muitos apenas de Basílica Velha.

Foi o primeiro local a receber a imagem original da Mãe Aparecida. O local recebeu o título de Episcopal Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em 1893, e em 1908 recebeu a sagração solene de Basílica Velha, concedida pelo Papa Pio X.

Em 1982 foi tombada oficialmente pelo Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. É um passeio interessante para quem vai ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP.

 

3. Santuário e Museu de Cera

Tour para família no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Santuário conta com museu | Foto: Sofia Prado, via Wikimedia Commons.

O tour pelo Santuário e Museu de Cera é ideal para quem vai com toda a família ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP, tendo em um único dia um momento de fé e reflexão, seguido de descontração. Esse passeio conta com um guia e abrange não somente as salas e capelas do Santuário de Aparecida.

Mas, também ao Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, incluindo ingressos para o Museu de Cera e o Cine Padroeira. Inaugurado em 2016, o Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida é um complexo anexo ao Santuário Nacional.

Conta ainda com Cantinho dos Devotos mirins, espaço especial para evangelização e recriação com as crianças. Além disso, conta com loja de artigos religiosos que comercializa camisetas e lembrancinhas da cidade. Já o Cine Padroeira é um espaço que une história e tecnologia de ponta.

   

O local exibe um vídeo de aproximadamente 15 minutos contando com riqueza de detalhes toda a trajetória da imagem da santa, a partir do momento em que foi encontrada as margens do Rio Paraíba do Sul até os dias de hoje, mostrando até a construção do Santuário e as diversas reformas.

roteiro religioso no brasil
Missa em Aparecida | Foto: Agência Brasil Fotografias, via Wikimedia Commons.

O filme é exibido em 3D por meio da mesma tecnologia usada nos Jogos Olímpicos de 2016, em que o espectador não precisa usar os óculos conversores (aqueles em que as lentes são de cores diferentes e muito usados em cinemas convencionais).

E por fim, tem o Museu de Cera de Aparecida do Norte. Este é o primeiro do segmento em todo o mundo, sendo dedicado à Nossa Senhora, conta com acervo de 60 estátuas confeccionadas em tamanho real.

Eles retratam os principais acontecimentos relacionados com a “pesca milagrosa” e também de toda a igreja, com imagens realistas de santos, autoridades católicas e políticas além de celebridades. Todas as estátuas estão vestidas com réplicas exatas de roupas utilizadas por aqueles a quem cada uma delas simboliza.

 

4. Bondinho e Torre Mirante

Vista panorâmica de Aparecida
Teleférico | Foto: Tomás R M de Paula, via Wikimedia Commons

O Bondinho é a maneira ideal de garantir seus bilhetes para o teleférico, como também é chamado, e poder fazer um “check” na sua lista de principais pontos turísticos em Aparecida do Norte durante a visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP.

Ao todo são 47 cabines, cada uma com capacidade para até 6 pessoas. O bondinho leva até o Morro do Cruzeiro (outra parada obrigatória) em um trajeto de 1.170 metros. Esse passeio te dá direito a ingressos de ida e volta nos bondinhos aéreos, com tecnologia importada da Alemanha.

O passeio Bondinho com Torre Mirante é a maneira mais rápida e prática de comprar seu ingresso de ida e volta de Bondinho aéreo, e incluindo nesse pacote a entrada para a Torre do Mirante. A Torre do Mirante fica a aproximadamente 30 metros acima da primeira parada do teleférico, o Morro do Cruzeiro.

Ali você encontrará a Torre Brasília, uma edificação com mais de 300 metros quadrados e que no seu 16º andar possui uma sala, tida como Mirante, com paredes de vidro que possibilitam uma vista 360º de grande parte das cidades do Vale do Paraíba, assim como da Rodovia Presidente Dutra, principal estrada de acesso até Aparecida do Norte.

 

Dicas do Santuário de Aparecida

passeios em São Paulo
Dicas do Santuário | Foto: Tania Parejo, via Wikimedia Commons.

Talvez o principal de tudo, vá com roupas confortáveis e que sejam compatíveis com o ambiente religioso! Aposte em calçados apropriados para longas caminhadas e tenha sempre com você, se não quiser gastar muito dinheiro, lanches e garrafas de água.

Ainda assim, todo o complexo conta com bebedouros, principalmente na praça de alimentação e no subsolo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP. Não economize no protetor solar, no Vale do Paraíba são poucas as cidades com clima ameno, todas as outras tem sol intenso a maior parte do ano.

Os melhores meses para ir, sem aglomerações e com hotéis pela metade do preço, são janeiro e fevereiro. Nesta época você pode considerar que tem o Santuário de Nossa Senhora Aparecida ‘todinho para você’, já que o número grande de fiéis é concentrado mais durante a Quaresma e em outubro.

O Complexo tem segurança ostensiva e também cadeiras de rodas para deficientes físicos ou idosos que necessitem para percorrer todas as instalações.

Portanto não se preocupe com o deslocamento no interior do santuário de pessoas com dificuldade de locomoção. E por fim, quanto ao valor a se gastar em Aparecida do Norte: o estacionamento tem capacidade para 2 mil ônibus e 3 mil veículos, e as diárias vão de 18 reais (automóveis) a 58 reais (ônibus).

Já as lojinhas vendem de tudo um pouco e com preços variados, como terços banhados a ouro por 25 reais e imagens de Nossa Senhora por 45 reais.

 

Mais do Santuário de N. Sra Aparecida em SP

Espero ter ajudado a se orientar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em SP e é bom lembrar que os valores descritos aqui são referentes ao ano de 2019. Aproveite e depois não deixe de ler com mais detalhes sobre tudo o que fazer na cidade de Aparecida do Norte

E não se preocupe se você não encontrar facilmente algum monumento seguindo este guia, o Santuário tem diversas placas de sinalização e Pontos de Informação ao Romeiro espelhados por toda a área deste que é um dos destinos que não podem faltar no seu roteiro em São Paulo.

Já conhece o Santuário de Nossa Senhora Aparecida? Conte como foi a sua viagem e indique a outros leitores. Participe!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *