Cidades do interior de SP: 8 destinos charmosos para visitar

por Elisabeth Almeida

Cidades do interior de SP: 8 destinos charmosos para visitar

As cidades do interior de SP vêm atraindo os olhares dos turistas a cada dia, principalmente de quem mora na capital e quer fazer uma viagem curtinha para fugir da correria e a poluição do dia-a-dia.

Situadas a poucos quilômetros da grande São Paulo, cidades voltadas para o ecoturismo e construções centenárias, com muitas histórias que permeiam momentos marcantes do desenvolvimento do Brasil.

Estes municípios estão, em sua maioria, a menos de 3 horas de viagem e são muito requisitadas para passeios de final de semana e feriados prolongados.

Montanhas, serra, cachoeiras, praias, igrejas, rota do vinho, cavernas, balonismo, flores e construções tombadas pelo patrimônio histórico nacional: estes são alguns dos atrativos que trazem tantas pessoas para as cidades charmosas perto de São Paulo.

Além de unir a natureza com museus capazes de decifrar grande parte da cultura regional, principalmente a da era do café e mosaicos feitos ainda na época dos primeiros índios a viver ali.

Abaixo trago uma sugestão de lista/mapa com algumas das melhores e mais charmosas cidades do interior de SP para conhecer em seu próximo roteiro de turismo. Confira!

Planeje sua viagem => Resort no interior de São Paulo

Quanto custa o seguro viagem Brasil »

Cidades do interior de SP: imperdíveis

Para te ajudar a saber mais sobre as atrações e agenda cultural de cada lugar, fiz uma lista das cidades do interior de São Paulo que com certeza devem fazer parte da sua programação de fim de semana ou até mesmo feriado prolongado e férias em família.

Cada município mencionado indicará a distância até a capital paulistana, os pontos turísticos, festas e algumas comemorações especiais.

Se você não mora na capital, veja como sair dos aeroportos de São Paulo:

  1. Holambra
  2. Águas de Lindóia
  3. Botucatu
  4. Socorro
  5. São Roque
  6. Eldorado
  7. Pedra Bela
  8. Atibaia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

O que fazer nas cidades do interior de SP

Holambra

Lista de cidades do interior de SP
Holambra | Foto: Fabricio de Souza Menegildo, via Wikimedia Commons.

Localizada próxima a Campinas, a menos de 130 quilômetros da capital paulista, Holambra abre a lista de cidades do interior de SP.

É conhecida, principalmente, pela influência holandesa e por ser o maior centro de produção de flores da América Latina.

É um ótimo exemplo de cidades charmosas perto de São Paulo com uma agenda cultural repleta de eventos e festas, como a ExpoFlora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais do Brasil e que atrai anualmente mais de 300 mil turistas.

O Carnaflores, Dia do Rei e o Noeland também são datas especiais no calendário de Holambra, que também é chamada de Cidade das flores, atraindo turistas de todo o país mas em sua maioria, da capital, por conta da curta distância.

Além das festas típicas, Holambra é um verdadeiro refúgio em meio a natureza, cultivando ao mesmo tempo a cultura dos Países Baixos como cartões postais.

O Moinho dos Povos Unidos é um bom exemplo disso. Inaugurado em 2008, para a festa em homenagem aos 60 anos de imigração holandesa em Holambra.

 cidades do interior de sp mapa
Holambra | Foto: Msadp06, via Wikimedia Commons.

O moinho é uma obra que levou mais de um ano e meio para ser terminada e teve a supervisão direta do arquiteto holandês Jan Heijdra, um dos poucos especialistas na construção de moinhos em todo o mundo. Outra opção de passeio é o Parque Van Gogh, instalado na Orla dos Chalés.

O parque foi inaugurado em 2018 e conta com réplicas de quadros do pintor holandês Vincent Willem van Gogh.

Entre as obras, impressas em canvas e tratadas para resistir ao tempo e clima, estão “Retrato do Dr. Gachet” e “Os Comedores de Batatas”.

Outra atração que prova que a Cidade das Flores é sim uma ótima opção de turismo no interior de São Paulo barata, é que Holambra tem em sua maioria pontos turísticos gratuitos, como o Deck do Amor, inspirado na tradição parisiense e localizado entre a Alameda Maurício de Nassau e o Lago Vitória Régia.

Diz-se que os casais que por ele passarem e escreverem seus nomes em um cadeado e o prendem ao deck, ficaram juntos para sempre, desde que joguem a chave no lago (para ninguém mais encontrá-la).

Águas de Lindoia

Cidades do interior de SP
Águas de Lindoia | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Situada a aproximadamente 160 quilômetros da capital paulista, Águas de Lindoia é uma das 11 cidades paulistas com o status de Estâncias Hidrominerais e é famosa por fazer parte do Circuito das Águas. Assim, não ia ficar fora da lista de cidades do interior de SP.

O município recebe mais de 50 mil pessoas anualmente, com preferência na época do verão, que vão em busca de tranquilidade, belezas naturais e se refrescar nos parques, rios e lagos.

O Balneário Municipal é o principal ponto turístico nos dias de calor, conta com mais de 30 tipos de atividades na água como banhos de imersão, ducha escocesa, piscinas de água mineral e banho de argila.

Centro de Águas de Lindoia | Foto: Carlos Lopes, via Wikimedia Commons.

Outro cartão postal da cidade é a Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx com o objetivo de unir a abundância hídrica com belos jardins e uma grande área verde, onde habitantes e turistas vão aproveitar os dias mais quentes para andar de pedalinho no lago, andar de um pequeno trem rústico.

Além de aproveitar a Feira de Artes e Artesanato. Durante à noite o lago chama a atenção para sua fonte luminosa e sonora, que cria um ambiente romântico para os adultos e recreativo para as crianças.

Já a Capela Nossa Senhora das Graças ou também chamada de Matriz Velha é um monumento tombada pelo patrimônio histórico, é perfeita para quem quer conhecer mais sobre a região e sua conexão com a fé.

Construída no alto de uma ladeira, a capela feita em devoção a N. Senhora das Graças, padroeira de Águas de Lindoia, conta também com uma vista panorâmica para a cidade e também para o Balneário Municipal.

Botucatu

Importantes cidades do interior de SP
Botucatu | Foto: Prefeitura de Botucatu, via Wikimedia Commons.

Localizada a cerca de 200 quilômetros da capital paulistana, Botucatu é conhecida nacionalmente como uma das grandes cidades do interior de SP com cachoeiras e grande investimento no ecoturismo regional.

Além disso, faz de conta de manter tradições centenárias, como a Catedral Metropolitana Basílica Menor de Sant’Ana começou a ser construída com intuito de reformar a antiga Catedral, de 1.893, por conta do mau estado de conservação da mesma.

Chama a atenção pelos belos vitrais, portas de madeira talhadas com símbolos sacros e uma imagem da santa com mais de 2 metros de altura.

Ao visitar a Catedral, não deixe de ir na cripta onde estão sepultados os Bispos de Botucatu, é uma atração à parte e que vale muito a pena.

cidades do interior de sp com cachoeiras
Cidade é voltada ao ecoturismo | Foto: @psykpta, via Wikimedia Commons.

Começando a falar das cachoeiras da cidade, a mais famosa é a Véu da Noiva, por estar localizada próxima ao centro da cidade e ser de fácil acesso, sem que os visitantes tenham que fazer longas trilhas para chegar, o que agrada quem vai com crianças e idosos.

Além da posição estratégica para os turistas, que ficam fascinados ao ver a cascata do Véu da Noiva, com uma queda d’água de 6 metros de altura, e desfrutar da infraestrutura do local, que conta com quiosques, banheiros, fraldários, churrasqueiras e o Tobogã Aquático com 50 metros de altura.

Cachoeira da Marta, da Pavuna, da Pedreira, da Indiana, da Demétria, Boa Esperança, da Canela e a do Rio Hortelã são só algumas sugestões de cascatas em Botucatu que devem ser incluídas no seu roteiro pelas cidades do interior de São Paulo.

Socorro

Cidades do interior de SP para ir com a família
Socorro | Foto: Eduardo Shiroma , via Wikimedia Commons.

A menos de 138 quilômetros da capital, Socorro é a cidade mais procurada por oferecer atrações ecléticas, agradando quem deseja descansar, praticar esportes radicais e fazer compras. Perfeita para todo estilo de viajante em busca das cidades do interior de SP.

Para quem vai a procura de tranquilidade, o Parque Monjolinho é a melhor opção, já que conta com 40 mil metros de área verde, orquídeas e bromélias espalhadas por todo o seu espaço e tem como plano de fundo a vista para o Rio do Peixe.

O parque oferece atividades como trilhas, tirolesa e rapel, que podem ser contratadas no quiosque dentro da propriedade.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Outra sugestão que serve para toda a família é o Parque dos Sonhos, no hotel fazenda de mesmo nome e abre para visitantes que pagam pelo ‘day use’, quando se pode desfrutar das instalações durante um dia.

Entre as atividades estão seis cachoeiras, tirolesa com 1 km de extensão e outra menor, com apenas 200 metros.

Para quem prefere relaxar, várias espreguiçadeiras estão espalhadas por toda a área, além de restaurante e sanitários à disposição.

Cidades do interior de SP calmas
Socorro | Foto: Vicente Eugenio, via Wikimedia Commons.

Já a Pedra da Bela Vista é a melhor opção para quem gosta de esportes radicais, é o ponto mais alto da cidade e local famoso também por pedidos de casamento.

O espaço conta ainda com restaurantes, pizzaria e o maior rapel de Socorro, com 98 metros de altura.

Muitos turistas vão até lá para esperar o pôr do sol e quem sabe, passar a noite em um dos chalés disponíveis para casais e família.

Saindo um pouco do ecoturismo, Socorro também é referência na venda roupas, com a Feira Permanente de Malhas, que reúne lojas direto do fabricante que vendem tanto no varejo quanto no atacado, com malhas, tricô, jaquetas, cachecóis, meias, luvas, conjuntos e malhas em geral.

São Roque

dicas do brasil
São Roque | Foto: Prefeitura de São Roque.

A lista de cidades do interior de SP continua com essa opção, situada a pouco mais de 60 quilômetros da região metropolitana de São Paulo, São Roque é conhecida principalmente pelas diversas vinícolas e o roteiro exclusivo destinado à bebida.

Começando por este seguimento, o Roteiro do Vinho conta com mais de 30 bares e restaurantes ao longo de uma estrada com cerca de 10 quilômetros de extensão.

Nessa a Vinícola Góes, fundada em 1938, é a mais famosa e conhecida por cultivar com uvas cabernet sauvignon.

Aos sábados e domingos a vinícola abre as portas ao público para uma visita guiada com cerca de 1h30 para conhecer todas as etapas da fabricação da bebida e uma tarde de degustação.

Já a Vila Don Patto é uma opção perfeita para adultos e crianças, conta com uma área de 40 mil metros quadrados e oferece estrutura com restaurante português, empório, adega, cafeteria playground para as crianças além de uma fazendinha.

Nos fins de semana a Vila recebe encontro de clubes de carros antigos e de motocicletas para uma volta na sua pista off-road.

esportes de neve em são roque
São Roque | Foto: Fernando Druziani, via Wikimedia Commons.

Outro sucesso entre os pequenos (e adultos também) é o Ski Mountain Park situado entre as montanhas, a mais de 1.200 metros de altitude, o parque oferece diversas atividades que podem ser desfrutadas por pessoas de todas as faixas etárias, todos envolvem o “gelo” e podem ser praticadas em qualquer estação do ano.

Entre as atrações se destacam: pista de patinação, arvorismo, arvorismo voltado para crianças, pista de snowboard, pista de esqui, passeio à cavalo, paintball, arco e flecha, trilha ecológica, teleférico, tobogã e uma torre de alpinismo.

Impossível falar sobre a cidade sem mencionar a Expo São Roque, festa que brinda a cultivação de vinhos e alcachofra, recebe anualmente, entre outubro e novembro, com objetivo de promover o potencial turístico e cultural do município.

Na Expo os visitantes vão poder participar da Pisa da Uva, maneira como os vinhos eram feitos rusticamente no passado; assistir aos workshops sobre a bebida e degustá-las.

Saindo um pouco das festas do vinho e parques de diversão temáticos, a Igreja Matriz de São Roque deve entrar na sua lista cultural pela cidade, sendo a primeira a ser erguida, ainda no século XVII.

Eldorado

Cidades do interior de SP naturais
Eldorado | Foto: Bjørn Christian Tørrissen, via Wikimedia Commons.

Localizado a aproximadamente 140 quilômetros da capital paulista, Eldorado é o paraíso pra os amantes da natureza e atividades radicais.

Ela é a quarta maior cidade do estado em questão de território e começou a atrair os olhares ainda na época do Brasil colônia por conta da procura pelo outro e outros metais preciosos.

O maior atrativo da região é o Parque Estadual Intervales criado em 1995, com uma área de 41.700 hectares e abrange as cidades de Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras.

Já o Parque Estadual da Caverna do Diabo é um dos mais importantes e disputados parques do Estado, famoso pela Caverna do Diabo e a Gruta da Tapagem.

A Caverna do Diabo foi descoberta há mais de 100 anos e foi matéria de estudos para muitos pesquisadores pelo fato de ter sido utilizada há séculos por quilombolas e tribos indígenas sendo rodeada de lendas sobre essas culturas.

Apesar de ter mais de 6,237 metros de extensão, apenas 600 metros está disponível para visitação.

Lembrando que as visitas são agendadas e devem ser acompanhadas por um guia e seguir as regras de segurança estipulados pelo parque.

ecoturismo em eldorado
Caverna do Diabo | Foto: Fotografia Guto, via Wikimedia Commons.

Outra opção de ecoturismo pelas melhores cidades do interior de São Paulo, a Cachoeira Queda do Meu Deus, que tem uma queda d’água de 53 metros e sua origem está numa nascente em área fechada, que atravessa quatro quilômetros no interior da Caverna do Diabo.

Já o Parque Salto da Usina abrigou, entre a década de 20 e meados doa anos 50, as primeiras hidrelétricas do Estado de São Paulo, gerando energia elétrica para toda a antiga comunidade de Xiririca, hoje chamada de Eldorado.

   

O Circuito Quilombola de Eldorado é um dos mais tradicionais entre as cidades do interior paulista, abrangendo até hoje as comunidades: Nhunguara, Ivaporunduva, Galvão, São Pedro, André Lopes e Poça. Durante seu passeio pelo Circuito, você vai ver como é feita a organização dessas comunidades.

Além de visitar cachoeiras, participar de trilhas ecológicas, acompanhar o preparo de comidas típicas e aprender a ler e interpretar o patrimônio histórico-cultural atual com os contadores de história, podendo viver ativamente as raízes africanas que existem dentro da cultura brasileira.

Pedra Bela

cachoeiras em pedra bela
Pedra Bela | Foto: joao batista Shimoto, via Wikimedia Commons.

Situada a menos de 120 quilômetros da capital paulista, Pedra Bela é referência no ecoturismo e parada obrigatória na sua viagem pelo interior do estado de SP, além de ser procurada para passeios de final de semana.

Da lista de cidades do interior de SP, Pedra Bela é um município une “o melhor dos dois mundos”, já que está localizada próxima a cidade grande e ao mesmo tempo mantém o estilo de vida que só se encontra no interior.

A grande atração para os turistas é a Mega Tirolesa de 1.900 metros de extensão ligando o topo de uma montanha à cidade, dando assim o título de maior tirolesa do Brasil. Para quem quer relaxar, a melhor opção é o Templo Taikanji situado em uma área de proteção ambiental.

O templo foi fundado em 2004 e recebe dezenas de pessoas para participar dos retiros espirituais, aprendem preceitos budistas e realizam serviços religiosos como: cerimônias para proteção de bebês, animais de estimação e bens materiais, além da celebração do casamento diante do altar de Buda.

Atibaia

Cidades do interior de SP grandes
Atibaia | Foto: Lampiao3, via Wikimedia Commons.

Localizada a apenas 70 quilômetros da grande São Paulo, Atibaia é famosa pelos esportes radicais.

O Lago do Major é a grande referência da cidade, por ser uma área verde preservada que oferece trilhas, parque infantil e quadras de areia.

Ainda seguindo os roteiros mais leves para ir com a família, a Paróquia São João Batista vale a visita por suas histórias, já que foi construída em 1719, essas curiosidades são ditas também pelos habitantes, que se reúnem na porta da antiga Igreja Matriz para conversar (atitude comum em cidades pequenas).

O Parque Edmundo Zanoni é o antigo Clube de Campo de do município e hoje sedia a maior parte das festas de Atibaia, além de ter um pavilhão de exposições, parque infantil, jardins, bosques e um lago com gansos.

O local abriga também o Museu de História Natural, que possui em seu acervo mais de mil vertebrados taxidermizados, dando origem a uma exclusiva coleção de espécimes de todas as regiões do país, incluindo os animais: quati, bugio, sauá, tucano de bico verde, gavião, carancho, pavó, guira-juba, tesourinha.

esportes radicais em atibaia
Esportes em Atibaia | Foto: S.Moraes Jurema Oliveira, via Wikimedia Commons.

Além disso, estão a disposição do público, mais de 400 mostras de rochas e material indígena.

Já o Museu Ferroviário Dinâmico, fundado em 1988, mostra com réplicas perfeitas como funcionava a Maria Fumaça, principal meio de locomoção no início do século.

Para quem vai conhecer a cidade a procura de compras de artesanato regional, a Tapeçaria Arraiolos que comercializa produtos feitos com a técnica criada em Portugal a mais de 300 anos.

Além dessas atrações o turismo na cidade também pode ser dividido entre quatro roteiros que abrangem a maior parte dos cartões postais de Atibaia desse município que fecha a lista de cidades do interior de SP.

  • Lago Major: além de conhecer o parque em si, é possível passear de teleférico, inaugurado em 2008 e liga o lago à parte mais alta da cidade.
  • Reserva do Vuna: Passeio conta com diversas trilhas que podem ser feitas a pé e de bicicletas até o topo de uma montanha com um mirante de vista panorâmica.
  • Fazenda Paraíso: Inaugurada 1860, reúne grande acervo histórico época do café, em que a região era famosa e grande produtora do grão.
  • Pedra Grande: Perfeito para os amantes de esportes radicais com voo de asa delta, parapente, rapel e escalada.

Guia => Excursão particular por São Paulo

Curta as cidades do interior de SP

Como você acabou de ver, além dos atrativos turísticos da capital de São Paulo as cidades do interior do estado são verdadeiras preciosidades para o turismo e a cultura da região.

Essas cidades estão a menos de 3 horas da capital paulista e podem servir de refúgio aos fins de semana e feriados.

Estas cidades também são procuradas durante as férias escolares, já que a maioria delas tem um acervo histórico muito grande e bem conservado. Por conta da localização ser cercada de montanhas e serras, a valorização do ecoturismo é outro detalhe que chama a atenção dos visitantes nessas cidades.

Com esta lista, veja quais locais mais te chamaram a atenção ou quais são as melhores opções para você ir com sua família ou curtir com os amigos, todas elas podem ser facilmente desbravadas em apenas 2 ou 3 dias, tornando assim um roteiro de turismo barato pelo interior de SP.

A viagem pode render, além de muitas fotos, uma nova visão para com a região como um todo, que um dia já foi uma das mais ricas do Brasil, por conta do ciclo do Café, principalmente nas fazendas do Vale do Paraíba.

Já conhece algum desses lugares citados? Quais deles? Conte como foi a sua viagem e indique a outros leitores. Participe!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados