7 cidades do Piauí: as mais bonitas para seu roteiro

7 cidades do Piauí: as mais bonitas para seu roteiro

Você sabe quais são as cidades do Piauí que são mais bonitas e que possuem atrativos turísticos fascinantes? Provavelmente não.

Embora seja um estado do Nordeste que está bem do ladinho do Maranhão e do Ceará, destinos bem requisitados, o Piauí, ainda não é tão desejado pelos viajantes. Eu disse ainda, quem sabe depois deste artigo você não sinta vontade de explorar esse lugar que tanto me encanta?

Eu mesma não tinha o destino como prioridade na minha lista de viagens. A primeira vez que fui, não foi com o intuito de visitar o estado em si, mas sim a família.

Acontece que acabei descobrindo um lugar riquíssimo em belezas naturais, cultura, festejos, histórias. O estado me surpreendeu tanto que das últimas vezes que fui, não foi só para visitar meus parentes, mas sim para explorar as lindas atrações turísticas que você encontra tanto nas mais ricas e maiores cidades em extensão do Piauí como nos destinos próximos à capital.

Vale a pena dar uma chance para o Piauí! Mostro neste artigo as fotos e nomes das cidades mais bonitas desse estado gracioso do nosso Nordeste. Tenho certeza que você vai se identificar com algum roteiro!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Piauí

Seguro viagem para o Brasil »

 

Cidades imperdíveis do Piauí

  1. Teresina
  2. Parnaíba
  3. Luís Correia
  4. Pedro II
  5. São Raimundo Nonato
  6. Floriano
  7. Campo Maior

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

1. Teresina

o que fazer em teresina
Teresina é a primeira capital planejada do Brasil | Foto: Nando1462, via Wikimedia Commons.

A capital do Piauí é considerada a cidade mais desenvolvida, com a melhor qualidade de vida do Nordeste e a mais rica deste estado do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

E não é pra menos, uma cidade cheia de cores, encantos, natureza, cultura, lazer e muitas histórias. Para se ter uma ideia do que encontrar em Teresina, basta conhecer os apelidos da cidade que são um resumo dela: Mesopotâmia Brasileira, Cidade Verde ou Cidade dos Sabores.

A capital do Piauí é banhada pelos Rios Parnaíba e Poti, que quando se encontram exibem um lindo e interessante visual pela diferença das cores. Tanto que virou um dos pontos turísticos de Teresina se transformando no Parque Ambiental Encontro dos Rios.

Esta cidade é toda arborizada e repleta de parques. Alguns deles que recomendo você conhecer em um roteiro em Teresina: Parque da Cidade, Parque Floresta Fóssil, Parque Potycabana, Parque da Cidadania, Jardim Botânico e outros.

Teresina também é muito rica em cultura em histórias. No centro da cidade é possível encontrar diversas obras e belas arquiteturas com referências europeias, museus, teatros e igrejas.

Descubra => Quanto custa viajar para Teresina

 

2. Parnaíba

rota das emoções
Delta do Parnaíba faz parte da Rota da Emoções | Foto: Gabriel P Silva, via Wikimedia Commons.

É uma das maiores cidades do Piauí em extensão e é lá que encontramos uma das paisagens mais lindas do Brasil e do mundo.

Delta do Parnaíba, faz parte do projeto Rota das Emoções, um roteiro criado pelo Sebrae, que percorre as mais belas praias, ilhas e dunas do Piauí, Maranhão (Lençóis Maranhenses) e Ceará (Jericoacoara). É realmente emocionante.

Olha só o que fazer em Delta do Parnaíba: todos os dias um passeio bem tradicional muito procurado por turistas. Ele acontece das 9 às 15 horas e sai do Porto dos Tatus; o barco faz duas paradas para banho, uma na Ilha dos Poldros e outra no Morro Branco, onde tem água doce.

Em Delta do Parnaíba, você também encontra o Porto das Barcas, onde encontra-se diversos tipos de comércio, como restaurantes, bares, pousadas, muito artesanato regional e tudo mais.

O legal deste ponto turístico é que existem muitas ruínas, que carregam lindas histórias do Piauí, ruas estreitas e obras históricas.

Se você é o tipo de turista que gosta de natureza, lindas paisagens, sol, mar, dunas, mangues e esportes, coloque no seu roteiro a cidade de Parnaíba.

Além do Delta do Parnaíba, você também encontra a linda Praia Pedra do Sal, ótima porque atende a dois tipos de gostos: os que buscam apenas paz na praia e os esportistas que buscam ondas mais fortes. Isso porque tem uma pedra que separa a praia em dois lados.

Existem duas formas de chegar em Parnaíba. Tem aeroporto na cidade, mas os voos não atendem todas as regiões do Brasil, é preciso verificar. E também tem como ir até o aeroporto de Teresina e dele pegar um ônibus, alugar um carro ou ir com alguma agência de viagens

  • Distância para Teresina: 335,4 km.

Imperdível => Circuito Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

 

3. Luís Correia

melhores praias do piauí
Luis Correia conta com as mais belas praias do Piauí.

Esta é outra ótima opção entre as cidades do Piauí, pois fica ao ladinho de Parnaíba e nela encontram-se belíssimas praias, são elas: praia Macapá, Maramar, Carnaubinhas, praia do Arrombado, Itaqui, praia do Coqueiro e Atalaia.

A mais badalada das  Praias do Piauí é a do Atalaia; isso porque fica em um lugar mais central, possui melhor infraestrutura para receber turistas e também porque é uma graça. A praia Coqueiro é conhecida pela prática do kitesurf, sendo que nela acontecem diversos campeonatos nacionais e mundiais.

   

E se você procura calmaria, recomendo ir para a praia Carnaubinhas ou praia Itaqui. Deu pra perceber que as praias do Piauí atendem a todos os tipos de turista, né?

Os amantes de praia já podem colocar essa cidade do Piauí em seu roteiro de viagem. O litoral do estado conta com apenas 66 km de extensão, mas sabe aquele ditado: é nos menores frascos que encontramos os melhores perfumes? Combina direitinho!

  • Distância para Teresina: 346,1 km.

 

4. Pedro II

pedro II piauí
Vista espetacular do Mirante do Gritador | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia commons.

Se você é daqueles que prefere fugir do calor e curtir a região serrana do Piauí, este é o lugar certo. Para chegar, o ideal é ir de avião até Teresina e pegar um ônibus ou alugar um carro no aeroporto.

A cidade conta com turismo para todos os gostos e é muito conhecida pelo Festival de Inverno de Pedro II, evento que reúne todo ano diversas atrações musicais.

Para quem curte história e cultura, pode conhecer o Museu da Roça, que tem em seu acervo objetos antigos que contam a história dos antepassados da região, espécies botânicas e uma vista linda da Serra dos Matões.

E também tem o Passeio Rural, um carro antigo que leva os turistas pelas ruas do centro histórico da cidade e finaliza o passeio no Mirante do Gritador, que é outro ponto turístico da cidade.

Para os mais aventureiros e amantes da natureza, em Pedro II, também encontram-se as trilhas dos mirantes. Tem o Mirante do Gritador que você pode explorar melhor a pé, em uma trilha de 2km e tem o Mirante da Arara. Descubra onde fazer ecoturismo no Brasil.

Ah, e ainda tem a Cachoeira do Salto Liso, que tem um véu de água cristalina de cerca de 30 metros. Porque a gente sabe que o calor do Piauí não é fraco não e se refrescar é preciso.

  • Distância para Teresina: 202,8 km.

Adquira => Pacotes de viagem para o Piauí

 

5. São Raimundo Nonato

serra da capivara onde fica
Pedra Furada na Serra da Capivara | Foto: Artur Warchavchik, via Wikimedia Commons.

Este é um lugar que nunca pode faltar na minha lista de cidades mais bonitas do Piaui. Claro, porque é nela que encontramos o meu, o seu, o nosso tesouro: a Serra da Capivara.

Pra chegar em São Raimundo Nonato, o ideal é ir de avião até o aeroporto de Teresina e alugar um carro. O local oferece total estrutura aos turistas; afinal, esse Patrimônio Cultural da Humanidade já foi até palco da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

No Parque Nacional Serra da Capivara, administrado pela FUMDHAM, encontramos o maior museu a céu aberto de sítios arqueológicos e pinturas rupestres do mundo, com registros que datam de até 110 mil anos. Então, os amantes de arqueologia, natureza e história, com certeza vão amar essa cidade do Piauí.

São Raimundo Nonato também possuí sua zona urbana. Fique tranquilo que essa cidade piauiense do sertão conta com diversos tipos de comércio, bares, hotéis, pousadas e restaurantes.

  • Distância para Teresina: 530,5 km.

Melhores => Pontos turísticos do Piauí

 

6. Floriano

floriano piaui
Nascer do sol é encantador na cidade | Foto: Prefeitura de Floriano.

Uma das cidades do sul do Piauí, Floriano é considerada uma das mais bonitas do estado.

Não é a toa que recebe o apelido de Princesa do Sul. O seu principal ponto turístico é um cais, na beira do Rio Parnaíba, com um restaurante flutuante para provar as comidas típicas do Piauí e vários bares.

E tem mais: para os viajantes que gostam de cultura, a cidade possui um dos maiores teatros a céu aberto do país, museus e diversos eventos culturais.

   

O carnaval de Floriano é considerado um dos melhores do estado, fora os outros festejos que atraem muitos turistas e os eventos náuticos, como a Regata de Canoas a vela e o Festival de Pesca Amadora.

Essa cidade do Piauí possui uma grande rede hoteleira e diversos restaurantes para atender turistas. A gastronomia árabe é muito presente em Floriano por conta dos imigrantes que nela se instalaram em 1889.

  • Distância para Teresina: 256,2 km.

Principais => Festas juninas do Nordeste

 

7. Campo Maior

Açude Grande Piauí
Faça um passeio romântico no Açude Grande | Foto: Moacir Ximenes, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista, esta uma das cidades que mais gosto nos arredores de Teresina, que fica perto da capital. O que chama a atenção em Campo Maior são os festejos de Santo Antônio e o festival Sabor Maior, considerado um dos maiores do Nordeste.

O que também atrai muitos visitantes na cidade é o Açude Grande; nela é possível fazer passeios de Jet-Ski, Lanchas e Canoas.

Você também encontrará em Campo Maio pontos turísticos como a Serra de Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, o Monumento aos heróis de Jenipapo, o Museu do Zé Didor e a Catedral de Santo Antônio.

  • Distância para Teresina: 81 km.

Programe-se => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

Conheça as cidades do Piauí

Todos os roteiros que mencionei acima têm atrações para todos os estilos de turistas. Mas sempre existe aquela cidade que nos atrai mais.

Há quem não goste de praia, então já descarta o litoral e parte pra um destino com outras atividades. Se não gosta tanto de natureza, vai buscar um lugar mais urbano.

O fato é, no Piauí, sempre vai ter uma cidade com suas peculiaridades e belezas esperando por você. As cidades que listei acima são, na minha opinião, as mais belas do estado e as que mais oferecem estrutura, lazer e turismo. Então, partiu Piauí?

Para te ajudar a conhecer melhor todas elas, leia o artigo roteiro no Piauí, com dicas de quais cidades e pontos turísticos visitar durante a viagem.

E você, quais destas cidades do Piauí gostaria de conhecer? Já esteve no estado e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *