18 principais pontos turísticos do Piauí

por Evelline Costa

18 principais pontos turísticos do Piauí

São tantos pontos turísticos do Piauí, que até eu, que sou filha de piauiense, ainda me surpreendo. Esse estado do Nordeste ainda não está na wishlist dos viajantes porque não é tão conhecido, mas eu tenho certeza que depois de ler este artigo você vai ficar com vontade de explorar este lugar.

Acredito que o turismo no Piauí ainda não se disseminou tanto quanto em outros estados do Brasil, pois ele começou a se desenvolver em termos de infraestrutura de uns anos pra cá.

E por falta de informação, as pessoas não sabem da riquezas naturais e culturais do estado. Mas eu estou aqui pra desmistificar esse pensamento de que não existe turismo no Piauí.

Neste artigo, você irá saberá como fazer um roteiro turístico no litoral piauiense, conhecerá quais os principais atrativos de Teresina e tudo mais de interessante que o Piauí tem para oferecer aos turistas. vamos nessa?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Piauí

Vantagens de contratar um seguro viagem para o Brasil »

 

Pontos turísticos do Piauí

  1. Delta do Parnaíba
  2. Parque Nacional Serra da Capivara
  3. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu
  4. Praia de Barra Grande
  5. Parque Nacional de Sete Cidades
  6. Praia da Pedra do Sal
  7. Lagoa do Portinho
  8. Praia do Coqueiro
  9. Parque Ambiental Encontro dos Rios
  10. Parque Nacional da Serra das Confusões
  11. Parque Floresta Fóssil
  12. Lira Eco Parque
  13. Mirante do Gritador
  14. Cachoeira do Salto Liso
  15. Caldeirão dos Rodrigues
  16. Cachoeira do Engenho Velho
  17. Parque Natural Municipal Pedra do Castelo
  18. Cachoeira do Tingidor

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

1. Delta do Parnaíba

pontos turísticos do Piauí delta do parnaíba
Delta do Parnaíba é passeio imperdível | Foto: Gabriel P. Silva, via Wikimedia Commons.

Prepare-se para viver grades emoções no sentido literal da palavra neste primeiro da lista dos pontos turísticos do Piauí. Digo isso porque existe um roteiro conhecido como Rota das Emoções no Ceará, Piauí e Maranhão, que é contemplada com os lugares mais incríveis do Brasil.

Quem criou a Rota das Emoções foi o Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo. Fazem parte do programa: Delta do Parnaíba, no Piauí, Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará e Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Já se imaginou como é lindo, né?

Mas vamos falar do Delta do Parnaíba, que fica no norte do Piauí, a 335,4 km de Teresina, capital do estado.

Um arquipélago formado por cinco saídas para o mar, também chamadas de barras: Barra de Igaraçu, Barra das Canárias, Barra do Caju, Barra da Melancieira, Barra do Tutóia.

Além das barras, encontramos no Delta, algumas espécies de animais que estão em extinção, como o macaco prego, jacaré do papo amarelo, peixes de quatro olhos e outros.

E olha que interessante: por causa desses animais, foi criada até uma Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba e a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. Aposto que você já está com vontade de ir voando para o Delta, no Piauí.

Alguns lugares que fazem parte do roteiro turístico do litoral piauiense: Ilhas das Canárias, Caju e dos Poldros, Dunas do Morro Branco e Baía do Feijão Bravo.

 

2. Parque Nacional Serra da Capivara

pontos turísticos do Piauí parque da serra da capivara
Pinturas rupestres na Serra da Capivara | Foto: Unknown author, via Wikimedia Commons.

É no sul do estado que encontramos esse verdadeiro tesouro brasileiro e um dos principais pontos turísticos do Piauí. Quem gosta de história vai se encantar com os desenhos surreais feitos pelos nossos antepassados no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Para se encanta em admirar com belos cenários, vale a pena a visita na Serra da Capivara também, pelas paisagens áridas que não ficam atrás das mais lindas do mundo; para se ter uma ideia, podemos comparar, sem exagero, ao Deserto do Atacama ou às Pirâmides do Egito.

E quem gosta de cultura vai se encantar com o Museu da Natureza. A começar pela arquitetura do prédio: é o primeiro do Brasil em formato circular e em espiral com estrutura metálica.

Dentro do edifício, é possível vivenciar e interagir com todas as eras existentes, desde o surgimento do universo até a contemporaneidade.

Nesse parque, é guardada a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo. São mais de 30 mil pinturas rupestres a céu aberto que revelam como era a vida dos nossos antepassados.

Um verdadeiro tesouro, né? Por esse valor histórico e cultural, foi declarado pela Unesco e é um dos lugares brasileiros tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Adquira => Pacotes de viagem para o Piauí

 

3. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

roteiro entre os pontos turísticos do Piauí
Cachoeira do Urubu  | Foto: Joao alberto viana paz neto, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos do Piauí é essa cachoeira exuberante. Esse paraíso fica situado no norte do estado e a 180 km de Teresina.

A queda d’água é rápida e as formações rochosas realmente impressionam. Mas o que mais impressiona é quando acontece o fenômeno chamado de Piracema, momento em que os peixes procuram nascentes do rio para desovar. Para fugir da forte correnteza, eles saltam sobre os blocos de pedras formando um lindo espetáculo.

O melhor período pra visitar a cachoeira é de janeiro a julho, devido ao volume de água ser maior.

 

4. Praia de Barra Grande

atrativos Piauí
Foto: Mayra Pavanello Munerato, via Creative Commons.

Os adeptos do kitesurf amam essa praia. É que Barra Grande oferece boas condições para a prática desse esporte: vento forte, areia branca, mar liso e águas rasas. Um dos mais buscados pontos turísticos do Piauí.

Os rios que correm para o mar contam com barreiras de areia que formam grandes lagoas planas o que permite até que os visitantes velejem em águas quentes e rasas. Delícia, né?

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Piauí. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E tem mais, na vila de Barra Grande, você encontra uma vida noturna agitada com bares, restaurantes, pizzarias e comércio. É realmente um vilarejo encantador.

 

5. Parque Nacional de Sete Cidades

Parques sete cidades piauí
Natureza do Parque Nacional de Sete Cidades | Foto: deltafrut, via Wikimedia Commons.

O Parque Nacional das Sete Cidades que fica entre a caatinga e o cerrado (a 181 km da capital), recebe este nome porque reúne sete grupos de rochas.

Seus monumentos são totalmente esculpidos pela natureza: os ventos, chuvas, o calor e a flora formaram símbolos, animais e figuras humanas surpreendentes.

Para ver todas as atrações do parque é bom contratar um dos guias que ficam por lá. O valor cobrado depende do roteiro que você escolher.

Entre as atrações desta opção entre os pontos turísticos do Piauí, encontramos pinturas rupestres, o mirante, uma cachoeira e um olho d’água onde é permitido tomar banho.

 

6. Praia da Pedra do Sal

pedra do sal Piauí
Praia da Pedra do Sal | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Existe uma praia que atende dois perfis de turista?

Essa é a Praia da Pedra do Sal, pois um morro de pedras divide-a em dois lados: uma parte com ondas fortes, que atrai os surfistas e uma parte com o mar mais manso, que atrai o turista que deseja relaxar, pescar e ver o pôr-do-sol.

 

7. Lagoa do Portinho

lagoa do portinho Piauí
Lagoa tem uma história interessante | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Um dos principais pontos turísticos do Piauí tem uma história bem curiosa. Reza a lenda que essa lagoa brotou das lágrimas de uma indígena apaixonada; dizem que ela chorava pela morte do seu amado. Romântico, né?

E acho que você também vai acabar caindo de amores por esse lugar. As águas são escuras e a areia muito clara; um contraste que impressiona!

Além de atrair pela beleza exótica, a praia também atrai esportistas para a prática de windsurf e kitesurf e turistas para passeios de barco e jet ski.

 

   

8. Praia do Coqueiro

melhore praias do Piauí
Praia do Coqueiro e sua paisagem estonteante.

Ao contrário da Lagoa do Portinho, a água do mar da Praia do Coqueiro é bem cristalina.

Eu acho ela bem especial porque, além de bonita, os recifes acabam formando belíssimas piscinas naturais quando o mar não está tão bravo.

E tem mais, essa praia não é só bonita não, ela tem conteúdo e cultura. A Praia do Coqueiro conta com museus e outras atrações turísticas históricas e imperdíveis.

 

9. Parque Ambiental Encontro dos Rios

Encontro dos Rios Teresina
Ver o encontro dos rios é um passeio obrigatório na capital | Foto: Prefeitura de Teresina.

O lindo encontro das águas do Piauí e Maranhão, paisagens muito bonitas, arte, história e gastronomia; tudo isso é encontrado no Parque Ambiental Encontro dos Rios um dos principais atrativos da capital, Teresina.

Chegando no parque, você irá se deparar com a obra que retrata a história do “Cabeça de Cuia”. Trata-se de uma lenda de um menino que matou a própria mãe só porque não gostava da sua comida.

Mas a mãe, ao ser ameaçada pelo filho de morte, rogou uma “praga” a ele, dizendo que ficaria com a cabeça em formato de cuia e vagando pelo rio Parnaíba, até conseguir matar sete Marias virgens.

O menino, desesperado, correu para o Rio e acabou se afogando. Dizem que quem é virgem não entra no Rio Parnaíba por nada.

Em frente ao cabeça de cuia, você encontra quiosques repletos de artes e mais histórias sobre Teresina. As peças são de uma delicadeza e cada uma carrega uma história.

Mas o que mais chama a atenção no parque é o Encontro dos Rios. É lá, que os rios Poti e Parnaíba formam um lindo encontro e ao mesmo tempo separam o Piauí do Maranhão; a diferença das cores de cada rio é nítida.

E para finalizar, vale a pena degustar as comidas típicas do Piauí em um dos restaurantes em Teresina que é flutuante e fica sobre os rios, que são pontos turísticos do Piauí também.

A especialidade da casa é o peixe, sendo que o carro-chefe é a Manjubinha acompanhada da Cajuína, claro, bebida típica do Piauí.

 

10. Parque Nacional da Serra das Confusões

serra das confusoes Piauí
Paisagem inesquecível da Serra das Confusões | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

O Piauí não cansa de me surpreender, pois não é só o Parque Nacional Serra da Capivara que encanta. O estado possui também a maior reserva de caatinga do Brasil.

Este local é mais conhecido como Parque Nacional da Serra das Confusões, que recebe este nome porque as serras podem alternar as cores entre vermelho e branco dependendo da luz, causando confusão nas pessoas. Interessante, né?

Os sítios arqueológicos carregam muitas histórias. Os indígenas que moraram nas cavernas e grutas esculpiram toda a história da região nas rochas. Além disso, para chegar até esse parque, é preciso fazer uma trilha.

Nessa trilha, encontramos um visual incrível, repleto de árvores, arbustos, um riacho, cactos e muitos outros elementos da caatinga. Esse ponto turístico do Piauí vai render fotos realmente incríveis.

O parque fica na região sudoeste do estado, em Gilbués, a 639 km de Teresina. Para conhecer, é necessário estar com um guia.

 

11. Parque Floresta Fóssil

Parques em Teresina
Parque fica próximo do centro de Teresina | Foto: Juan Carlos Cisneros, via Wikimedia Commons.

É raro encontrar uma floresta fóssil no mundo! Mas no Brasil, entre os pontos turísticos do Piauí, nós temos, mais precisamente em Teresina. Já deu pra perceber a importância desse ponto turístico?

Esse sítio paleontológico fica localizado às margens do Rio Poti e abriga um museu a céu aberto com troncos petrificados do gênero psaronius.

Esses troncos fossilizados são de uma floresta que existia a mais de 250 milhões de anos, ou seja, antes mesmo dos dinossauros.

Dá pra imaginar também quanta história tem no Parque Floresta Fóssil? Histórias sobre as vidas passadas, sobre a evolução ecológica, como era o clima há mais de 250 milhões de anos e muitas outras informações.

 

12. Lira Eco Parque

roteiro piauí
Parque é um dos ligares mais bonitos do Piauí | Foto: Lira Eco Parque.

Pra quem procura diversão ou paz, o Lira Eco Parque em Amarante, no sul do Piauí (169 km de Teresina), atende a todos os gostos.

Nele você pode se conectar com a natureza, mas também se aventurar nas atividades que o parque oferece.

No parque tem arvorismo, atividade esportiva onde o visitante tem a oportunidade de percorrer o parque todo suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores; tirolesa, stand up paddle, passeio de caiaque, parede de escalada, arco e flecha e trilha a pé e de bicicleta.

 

13. Mirante do Gritador

pontos turísticos do Piauí mirante do gritador
Vista do Mirante do Gritador | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Mais uma paisagem deslumbrante pra você apreciar entre os pontos turísticos do Piauí. Esse atrativo fica em Pedro II – 203 km de Teresina – e tem vista panorâmica de 720 metros de altura. Do alto, é possível ver a linda vegetação nativa e grandes paredes rochosas.

Esse nome do mirante se dá por conta do eco que o lugar produz; os moradores dos arredores do gritador, dizem que antigamente quem estava em cima e embaixo do morro se comunicavam através de gritos.

O legal deste mirante é que os turistas também podem desfrutar do Festival de Inverno que acontece na cidade com diferentes atrações musicais.

 

   

14. Cachoeira do Salto Liso

pontos turísticos do Piauí Cachoeiras
Visual incrível da Cachoeira do Salto Liso | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Também em Pedro II, a cachoeira com queda d’água de 35 metros encanta os visitantes.

Eu costumo dizer que toda trilha difícil é recompensada por um lindo resultado, e é o que acontece com a Cachoeira do Salto Liso. Mesmo com o difícil acesso, quando você chega nela, esquece a dificuldade da trilha com tanta beleza.

O local também é propício para a prática do rapel. Também são 35 metros de altura pra se aventurar.

Os praticantes do esporte enlouquecem! É importante lembrar que pra praticar o rapel, é necessário estar acompanhado de instrutor e bons equipamentos.

 

15. Caldeirão dos Rodrigues

Pontos turísticos do Piauí
Pinturas rupestres do Caldeirão dos Rodrigues | Foto: Py4nf, via Wikimedia Commons.

Que lugar lindo! O Caldeirão dos Rodrigues fica na Serra da Capivara também. Essa trilha dá acesso a diversos sítios arqueológicos e depois de escalar e caminhar, você encontra a paisagem encantadora da chapada.

Os turistas que passam pelo local, dizem que se sentem no Jurassic Park. É aventura e beleza ao mesmo tempo; ainda tem dúvidas de quanta coisa incrível você encontra na Serra da Capivara, no Piauí?

 

16. Cachoeira do Engenho Velho

Pra quem gosta de emoção e natureza deslumbrante, recomendo muito a Cachoeira do Engenho Velho entre os pontos turísticos do Piauí.

Para chegar, também é necessário passar por uma trilha difícil e cheia de emoções pelo percurso. Mas nada paga o encantamento causado por ela.

São quase 50 metros de queda d’água que forma belíssimas cascatas; a água desce em formato de lago e quando se mistura com as pedras, dá um charme todo especial no local. Saiba como se locomover a partir do aeroporto de Teresina.

 

17. Parque Natural Municipal Pedra do Castelo

Mais um lugar incrível e histórico para a lista e que é uma das incríveis curiosidades do Piauí, pois são diversas imagens pré-históricas, lendas, mistérios e muitos outros encantos.

Esse castelo recebe esse nome porque não é uma simples pedra, é “a” pedra; uma enorme formação rochosa que parece um castelo medieval. Coisa mais linda!

Nas paredes internas da pedra, encontramos pinturas rupestres deixadas pelos nossos antepassados. Além disso, dentro dela, tem um acesso que nos leva ao topo da pedra, no alto de seus 18 metros de altura. De cima, é possível ver uma vista incrível. Ver o pôr-do-sol no local é simplesmente épico.

E quer saber o que mais que esse parque oferece? O Mirante das Arraias e a Cachoeira das Arraias. Um dos mais incríveis pontos turísticos do Piauí, que fica em Castelo do Piauí.

 

18. Cachoeira do Tingidor

Eu não poderia deixar de falar de um dos pontos turísticos do Piauí que já foi eleito em alguns sites nacionais como uma das 10 cachoeiras mais lindas do Nordeste. E não é pra menos!

A cachoeira mais badalada do Piauí tem a água com uma cor peculiar, um pouco azulada e que também forma uma piscina natural. O ideal é ir em períodos chuvosos para apreciar a belíssima queda d’água.

 

Curta os pontos turísticos do Piauí

Quem ainda dúvida que o Piauí é um estado cheio de encantos? Além desses lugares incríveis, o turismo piauiense ainda conta com muitos outros; são inúmeras as belezas naturais oferecida aos turistas.

Mesmo não tendo tantas praias como os outros estados do Nordeste, as que existem são lindas. E as belíssimas paisagens, cachoeiras, formações rochosas, rios e outros atrativos, compensam a falta de um litoral maior.

Certamente, vale a pena você incluir o Piauí em sua lista de viagens e se encantar como pelo estado e troná-lo um destino para sua férias, assim como é para mim.

Para finalizar, não deixe de conferir um roteiro no Piauí que preparei para te ajudar a explorar o estado em até 7 dias de viagem.

E você, quais destes pontos turísticos do Piauí gostaria de conhecer? Já esteve no estado e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *