7 praias do Piauí: dicas das Praias do Coqueiro, Atalaia etc

por Evelline Costa
5/5 - (5 votes)

7 praias do Piauí: dicas das Praias do Coqueiro, Atalaia etc

A expressão o “menos é mais” define as praias do Piauí, afinal elas são poucas, mas são incríveis. O litoral piauiense está dividido em 3 cidades: Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Trata-se da menor faixa litorânea do Brasil, mas são 66 km de extensão muito bem representados por natureza preservada, dunas, mangues e lagoas; não à toa as praias do Piauí estão entre as mais belas do país.

E não é pra menos: as águas são cristalinas, a areia branquinha e muitas outras belezas naturais compõem cenários de cinema. Eu sei que outras cidades litorâneas são mais badaladas, mas eu amo passar férias neste pedaço do Nordeste.

Esse paraíso é considerado o melhor lugar do Brasil para a prática de esportes aquáticos, porque alguns pontos têm ondas e vento perfeitos.

Você vai encontrar nas praias do Piauí muitos surfistas praticando kitesurf ou surf e muitos locais oferecendo passeios de barco, excursões de lancha, caiaque, canoagem, stand-up paddle e aulas de surf, windsurf e kitesurf.

Mas se você não curte altas ondas, fique tranquilo, tem praia pra todos os gostos no Piauí. Se você busca calmaria, vai encontrar lugares em que o mar é praticamente uma piscina.

Neste artigo, te conto quais são as praias mais turísticas do piauí, como Praia do Coqueiro, Praia do Atalaia, Praia do Cajueiro e tudo o que precisa saber sobre elas para ter uma viagem fantástica.

Planeje sua viagem => Hotéis que valem a pena no Piauí 

Seguro viagem para explorar o Brasil »

 

Quais são as melhores Praias do Piauí?

  1. Praia da Pedra do Sal
  2. Praia de Macapá
  3. Praia de Barra Grande
  4. Carnaubinhas
  5. Praia do Coqueiro
  6. Praia do Itaqui
  7. Praia do Atalaia

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

Praias mais bonitas do Piauí

1. Praia da Pedra do Sal

pedra do sal piauí
Lado de águas calmas atraí muitos banhistas | Foto: Robertooaraujo, via Wikimedia Commons.

É a única praia da cidade de Parnaíba, a 338 km de Teresina. Ela está situada exatamente na Ilha Grande de Santa Isabel, que é a principal ilha do Delta do Parnaíba.

A praia recebe esse nome porque é formada por dois rochedos, um que fica perto da costa e outro que fica perto do largo; entre eles, passa um canal onde é depositado muito sal. E assim, nasce a Pedra do Sal.

O interessante dessa praia é que essas rochas acabam separando o mar, deixando um lado dele com fortes ondas, atraindo esportistas; do outro, a água calminha, atraindo o turista que quer apenas relaxar e contemplar a natureza tão incrível.

Na Pedra do Sal também acontecem vários festivais de surf que reúnem esportistas do Brasil e do mundo todo.

Fora que essas rochas também dão aquele charme especial a praia, que se torna ainda mais bela, porque é rodeada de diversas dunas e águas azuis e quentes.

E tem mais: o pôr-do-sol da Praia da Pedra do Sal é considerado um dos mais belos do Piauí. Já pensou subir em cima de uma pedra e assistir a todo esse espetáculo da natureza? Um sonho, né?

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Piauí. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

2. Praia de Macapá

praia do macapa piauí
Praia de Macapá | Foto: Mayra Pavanello Munerato, via Wikimedia Commons.

Essa é outra praia do Piauí que atrai muitos esportistas pelas condições das águas e do vento. E assim como a Praia da Pedra do Sal, a de Macapá também atrai turistas que querem apenas relaxar quando a maré está baixa.

Quando isso acontece, os bancos de areia parecem dunas ligadas pela água, e é neste momento, que a praia também atrai pescadores para a pesca esportiva. Entenda melhor o clima do Piauí.

Além disso, essa ação do vento também deixa a praia uma verdadeira obra de arte. E o que ainda complementa essa beleza é a natureza linda bem preservada e os cavalos-marinhos.  Um prato cheio para os amantes de ecologia também.

As águas são cristalinas e a paisagem sensacional. Com certeza, você irá se encantar com essa praia do Piauí que fica no município de Luís Correia, a 372,4 km de distância da capital.

 

3. Praia de Barra Grande

barra grande piauí
Praia de Barra Grande e sua beleza peculiar | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Essa praia do Piauí reúne preservação e conforto. Isso porque o acesso até ela não é tão fácil, deixando-a bem protegida. Os praticantes de kitesurf transformaram o local em uma pequena cidade cheia de charme, com pousadas e restaurantes mega sofisticados.

A estrutura de Barra Grande não é fraca não. Não é à toa que recebe turistas do Brasil e do mundo todo pra apreciar não só a beleza de uma das mais belas praias do Nordeste, mas também o requinte e conforto oferecido pela rede hoteleira.

 
Procurando uma agência de turismo confiável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é utlizar os serviços de empresas conhecidas para evitar dores de cabeça ao organizar sua viagem.

Por isso, faça um orçamento sem compromisso com a Koa Viagens, que oferece atendimento diferenciado e personalizado para seu perfil de viajante. Algumas vantagens de viajar com a Koa Viagens:

  • Pagamento em até 12x sem juros;
  • Grupos exclusivos a partir de 2 pessoas;
  • Atendimento 100% online;
  • Suporte total antes e durante a viagem.
 
   

Esta praia é tão linda, que é muito comparada com a famosa Jericoacoara. E há quem ainda diga que ela é uma Jeri sofisticada, porque foi totalmente planejada. Esse Piauí tá chique demais, né?

Tenho certeza que você vai querer conhecer esse paraíso que fica na cidade de Cajueiro da Praia, a 400 km de Teresina.

 

4. Carnaubinhas

praias no piaui
Praia é cercada pela natureza | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Mais um paraíso praticamente intocado no litoral piauiense. A Praia de Carnaubinhas também está na lista das praias do Piauí ambientalmente preservadas.

O que chama atenção dos turistas que amam fazer ecoturismo. Isso acontece porque o acesso até ela também é um pouco difícil, sendo possível percorrê-la apenas com carros 4×4. Mas olha, vale muito a pena o esforço, pois o cenário é incrível.

Também chama atenção dos turistas que amam encontrar a paz que vem das águas calmas de Carnaubinhas, por conta do vento, que deixa o mar parecendo uma piscina na maré baixa.

A paisagem é selvagem e cheia de carnaúbas, arvore típica do litoral do Piauí, e fica localizada na cidade de Luís Correia, a 368,2 km da capital.

 

5. Praia do Coqueiro

praia do coqueiro piaui
Praia do coqueiro é destino de férias dos piauenses | Foto: Mayra Pavanello Munerato, via Wikimedia Commons.

Essa praia já é mais frequentada do que as outras que mencionei acima. É porque ela é mais acessível, localizada a 10 km do centro Luís Correia e conta com mais infraestrutura com bares, restaurantes e pousadas pé na areia, podendo apreciar a natureza saboreando os pratos típicos do Piauí.

O que chama atenção dos turistas nessa praia é a barreira de corais, que ficam visíveis quando a maré está baixa e formam piscinas naturais de águas cristalinas que é coisa mais linda!

Por ser a praia mais bem localizada do Piauí, acaba atraindo muitos teresinenses nos feriados, principalmente, no carnaval e no ano novo, onde tem uma linda queima de fogos.

Então, quem for passar o réveillon nas praias do Piauí, já sabe onde comemorar a festa da virada. Ela está a 349,2 km de Teresina.

 

6. Praia do Itaqui

praia do itaqui piaui
Praia é um tesouro pouco desbravado pelos turistas | Foto: Vila Itaqui.

Que charme que é essa praia. Com areia grossa e dourada, aliadas as ondas cristalinas um pouco agitadas, os praticantes de surf e kitesurf fazem a festa.

E a gente que é turista também, afinal, trata-se de uma das praias do Piauí que são mais exóticas. Ela é repleta de bangalôs rústicos, que servem petiscos típicos piauienses.

A praia também é um pouco escondida, por isso, sua natureza é bem preservada. E que natureza! São diversas dunas, vegetação rasteira, falésias e piscinas naturais, que compõe o paraíso chamado Itaqui. Conheça também os principais lugares para passar a lua de mel no Brasil.

Além disso, existe um farol sobre uma falésia, que deixa a praia ainda mais bonita e é perfeito pra se apreciar o pôr-do-sol.

Essa praia fica localizada a 360,5 km da capital do Piauí e também faz parte do município de Luís Correia.

 

   

7. Praia do Atalaia

praia do atalaia piaui
Praia é a mais famosa do piauí | Foto: Trip Advisor.

Ela não é uma das praias mais bonitas do Piauí, na minha opinião, mas é a principal do litoral do estado. Isso porque é a mais conhecida, com ótima infraestrutura e muito bem localizada também.

O turista encontra na praia do Atalaia uma grande variedade de hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Por falar em custo, veja quanto custa viajar para Teresina.

Mas fique sabendo que ela não deixa de ser bela não, é que acho que existem outras mais bonitas. E como o objetivo do artigo também é te indicar as melhores praias para turismo, a do Atalaia não pode faltar, já que é a mais estruturada.

Esta praia conta possuí área enorme de areia plana, suas ondas são tranquilas e agora conta com um calçadão à beira-mar, banheiros e dois espaços para eventos. Então, pra quem procura uma praia mais badalada, já sabe pra onde ir.

Ela também fica localizada no município de Luís Correia e a 350,0 km da capital do Piauí.

 

Conheça as melhores praias do Piauí

Deu pra entender por que as praias do Piauí são consideradas entre as praias mais bonitas do país? Porque são tesouros escondidos e muito bem protegidos e preservados.

São repletas de belezas naturais, que as diferenciam de qualquer outra praia que você já viu. Não é o tradicional: é o diferente, o exótico, é o inusitado, é o único.

E mesmo sendo um litoral pequeno, sempre é possível encontrar uma praia que te agrade. Seja para praticar esportes aquáticos ou apenas para curtir a brisa do mar e o sol, você vai apreciar esse paraíso ecológico do Piauí, seja qual for o seu perfil de turista.

O bom de visitar as praias do Nordeste é que você pode ir em qualquer época do ano, porque sempre vai estar calor. Mesmo nos meses mais chuvosos é possível aproveitar também, até porque a chuva costuma cair nos fins de tarde.

É como eu sempre digo: a riqueza do Piauí está nas coisas mais simples. Seja nas belezas naturais das praias, nas histórias curiosas de cada lugar que os piauienses contam, na cultura espalhada por todos os cantos e por aí vai.

Tenho certeza que depois de ler este artigo, você vai encaixar as praias do Piauí na sua lista de viagens, né? Elas são realmente apaixonantes.

Para finalizar, leia o meu artigo roteiro no Piauí, para te ajudar a explorar o estado, com dicas de quais cidades e atrativos visitar na viagem.

E você, quais destas praias do Piauí gostaria de conhecer? Já esteve no estado e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *