Roteiro em Teresina, Piauí: o que fazer em 3 dias de viagem

por Evelline Costa

Roteiro em Teresina, Piauí: o que fazer em 3 dias de viagem

Neste artigo, te ajudo a montar um roteiro em Teresina para você aproveitar os principais pontos turísticos da cidade em poucos dias. A capital do Piauí nos proporciona muitos encantos, mas não é difícil conhecer os mais atrativos deles em apenas 3 dias, já que, territorialmente, ela não é tão grande. 

Alguns dos pontos turísticos de Teresina mais requisitados ficam localizados no Centro (Sul) da cidade. Então, em 1 dia é possível conhecer boa parte dos atrativos. Como boa filha de piauiense que sou, já conheci (e adoro) todos estes lugares que lhe recomendarei a seguir.

E eu tenho uma boa notícia pra você: quase todas as atrações são gratuitas e, as que são pagas, não custam caro. Aliás, o custo de vida em Teresina é super baixo, sobretudo se compararmos com outras capitais do Brasil.

Além disso, tem lazer para todos os gostos e idades; se estiver com a família, todos vão poder aproveitar a cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Teresina

Seguro viagem para aproveitar destinos nacionais »

 

Como montar um roteiro em Teresina?

ponte estaiada teresina
Um dos cartões-postais de Teresina | Foto: Thompson Sa, via Wikimedia Commons.

O ideal antes de fazer qualquer viagem pelo Estado do Piauí, é pesquisar bem todos os atrativos de Teresina e selecionar os que mais te agradam.

Depois, é importante analisar também quais locais estão mais próximos de onde você está hospedado.

Apesar que, em Teresina, tudo é muito perto. Por isso confira os melhores hotéis em Teresina que indico neste artigo.

É possível conhecer em um dia boa parte dos destaques da cidade, no centro (Sul), a pé. É importante lembrar que Teresina fica no Nordeste, logo, a cidade é bem quente.

Você precisa ir preparado para explorar a cidade o dia todo vestido adequadamente ; o ideal é ir com roupas leves e bem fresquinhas.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

Roteiro de 1 dia em Teresina

  • Museu do Piauí
  • Mercado Central
  • Palácio da Cultura
  • Igreja Nossa Senhora do Amparo
  • Shopping da Cidade
  • Theatro 4 de Setembro
  • Palácio de Karnak
  • Igreja de São Benedito
  • Catedral Nossa Senhora das Dores
  • Casa da Cultura de Teresina
  • Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório
  • Igreja da Nossa Senhora de Lourdes
rio poti piauí
Rio Poti visto a partir da Ponte Estaiada | Foto: Joao alberto viana paz neto, via Wikimedia Commons.

Os perfis de turistas que visitam Teresina se resumem a: trabalho ou família. Ou a pessoa viaja para trabalhar ou para visitar parentes e familiares.

A cidade não é vista como um local para lazer, mas estou aqui para quebrar este tabu, pois existem, sim, pontos turísticos bem interessantes, cheios de cultura e história.

Então, se você faz parte desses viajantes que está trabalhando e não vai ter tempo para “turistar” pela cidade, ou tem tanto parente pra visitar – como eu – e também não terá tempo pra conhecer todos os lugares, siga essas dicas para um dia em Teresina.

Como disse acima, o ideal é ficar pelo Centro (Sul), onde é possível visitar muitos pontos turísticos de Teresina a pé. E esses são só alguns, pois andando pelo centro você vai acabar encontrando outros atrativos.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Piauí. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Passeios culturais

pontos turisticos de teresina imagens
Casa da Cultura de Teresina e seu lindo prédio | Foto: Moacir Ximenes, via Wikimedia Commons.

Você pode começar pelo Museu do Piauí, porque fazer um roteiro em Teresina sem cultura é impossível. Sempre vai ter algum museu, praças com muitas histórias e centros culturais.

Além de ser uma graça com seus traços neoclássicos e ser um ótimo cenário para lindas fotos, o museu carrega por dentro toda a memória do estado do Piauí. São sete mil peças preservadas, dentre elas: peixes e troncos fossilizados, louças, porcelanas inglesas, móveis e quadros.

Depois disso, caminhe até o Mercado Central: outro ponto turístico de Teresina cheio de cultura. Trata-se do mais antigo centro comercial da cidade.

Pensa em quanta história e tradição você vai encontrar; se você gosta de artesanato, vale muito a pena a visita. Tem muita coisa fofa e com preço justo.

Andando mais um pouco, você encontra a Igreja Nossa Senhora do Amparo, que é uma das construções mais antigas da cidade.

São duas torres belas e imponentes. Dentro dela, você encontra algumas imagens de arte sacra; a mais famosa é a Nossa Senhora do Amparo, trazida diretamente de Portugal, em 1.850.

Na mesma rua, aproveite para conhecer a Casa da Cultura de Teresina, que é considerada um dos prédios mais bonitos da arquitetura eclética do Piauí.

Dentro do espaço, você encontra a Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco e a Biblioteca de Artes Wall Ferraz e também um museu com muitas, mas muitas coisas em seu acervo: coleções fotográficas, galeria de artes, auditório, salas de artes plásticas, cênicas e de vídeos com documentários, filmes e clipes.

Em 5 minutos andando, você chega no Shopping da Cidade, que é praticamente um ponto turístico de Teresina.

Nele tem de tudo: roupas, calçados, acessórios, as famosas castanhas, produtos eletrônicos e até sexy shop e manicure. Se for fazer muitas compras, pode deixá-lo pra visitar no final.

   

Em seguida, vá até o Theatro 4 se Setembro, que não pode faltar no roteiro em Teresina. É a maior casa de espetáculos do Piauí e sua arquitetura é inspirada em elementos europeus.

Já passaram artistas como Danielle Winits, André Gonçalves, Whinderson Nunes, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Milton Nascimento e muitos outros.

Do ladinho do Theatro, está o Palácio de Karnak, em que a arquitetura é inspirada em construções históricas de Grécia e Roma. Belas fotos podem ser feitas em frente ao palácio.

Melhores => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

Igrejas de Teresina

Igrejas em Teresina
Igreja de São Benedito | Foto: Moacir Ximenes, via Wikimedia Commons.

A Igreja de São Benedito foi construída pelas mãos do povo. Lindo, né? Eu acho essa história de uma força, pois esse é o povo nordestino: foco, fé e força sempre.

E ao lado tem a mais charmosa arquitetura no centro da cidade: a Catedral Nossa Senhora das Dores.

A fachada da igreja rende lindas imagens. Pra quem gosta de religião, história e cultura, esse roteiro em Teresina é um prato cheio.

Independente da religião, aproveite para dar um pulinho também no Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório.

No local você encontra objetos e peças com grande valor cultural e histórico; o acervo é composto por 2.000 peças: uma mais linda que a outra.

Outra igreja que acho uma graça é a Nossa Senhora de Lourdes. Uma arquitetura bem diferente das outras. Parece um desenho, acho que é uma das igrejas mais diferentes que já vi.

Vale dar uma passadinha nela também em seguida para se encantar com tamanha simplicidade e representatividade.

 

Roteiro de 2 dias em Teresina

  • Encontro dos Rios Poti e Parnaíba
  • Complexo Turístico da Ponte Estaiada
  • Favorito Comidas Típicas
encontro dos rios maranhão piauí
Vista de Teresina do alto do Mirante do Complexo da Ponte Estaiada | Foto: Porto Neto, via Wikimedia Commons.

Tem um dia a mais em Teresina? Depois de conhecer todos os pontos turísticos do centro da cidade no primeiro dia, no dia seguinte, vá até o Encontro dos Rios Poti e Parnaíba. É um dos lugares que mais gosto em Teresina.

Já falei aqui também que amo todo lugar que tenha água e natureza. Se você é que nem eu, vai amar contemplar este divino parque ambiental.

Além de apreciar o encontro nítido entre os rios que separam o Maranhão do Piauí pelas cores que são diferentes, você também pode fazer comprinhas lindas nas barracas com artes feitas a mão, descobrir a história do cabeça de cuia e almoçar no restaurante flutuante.

Se você pegar um Uber ou 99 Táxi, em 15 minutos você chega no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Você vai se surpreender com a vista lá de cima.

Suba de elevador, faça um passeio de bike, veja a cidade em 360 graus e aprecie o por do sol no fim da tarde. É incrível!

Depois de conhecer a Ponte Estaiada, vá para a zona leste – que é caminho – e faça sua refeição no Favorito, um dos melhores restaurantes em Teresina.

Nele você encontra praticamente todas as comidas típicas do Piauí, preparadas das mais diferentes formas. Não deixe comer o arroz Maria Isabel e tomar uma Cajuína.

   

 

Roteiro de 3 dias em Teresina

  • Cachoeira Campestre (Alto Longá)

Como você pode ver, no roteiro em Teresina acima, é possível conhecer praticamente todos os pontos turísticos em 2 dias.

Se você tem um dia a mais, sugiro conhecer alguma cachoeira nos arredores de Teresina, já que o calor do Piauí não é fraco. Um banho para refrescar cai bem, né?

A cidade onde fica localizada a Cachoeira Campestre se chama Alto Longá e fica a 77 km de Teresina (1 hora e 20 minutos de viagem).

Por isso, dá pra fazer um bate-volta, tranquilamente. O ideal é ir de carro e compensa muito alugar um.

Cachoeiras no Piauí
Conhecer a cachoeira é um ótimo jeito de relaxar depois de tanto bater perna.

Mas, se estiver com um grupo, compensa também pegar um Uber ou 99 Táxi. Se todos dividirem, o valor não sai tão caro pra cada um. 

Existe também a possibilidade de ir de ônibus, porém, chegando na cidade de Alto Longá, você precisará contratar um moto táxi na área urbana da cidade para te deixar na cachoeira. O ônibus é o 86-3218-2036 e passa na rodoviária de Teresina.

Eu acho que é um passeio que vale muito a pena incluir em seu roteiro em Teresina. Além de dar uma bela refrescada, estar em contato com a natureza renova as energias, né?

Adquira => Pacotes de viagem para o Piauí

 

Curta seu roteiro em Teresina

Este roteiro em Teresina vai te ajudar a ter um norte do que fazer na cidade em poucos dias e a se organizar melhor na viagem.

Outra coisa, o roteiro não precisa ser seguido à risca. Tem gente que acha que a viagem quando é muito planejada, fica limitada. Mas você pode muito bem editá-lo, se quiser.

Como eu disse, o roteiro é para te dar um norte e evitar que você caia em cilada ou gaste mais que o necessário. Falando nisso, saiba quanto custa uma viagem para Teresina e ainda confira um artigo incrível sobre algumas curiosidades sobre o Piauí.

E você, fará um roteiro em Teresina de quantos dias? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *