Roteiro em Teresina, Piauí: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Teresina, Piauí: o que fazer em 3 dias de viagem

Neste artigo, te ajudo a montar um roteiro em Teresina para você aproveitar os principais pontos turísticos da cidade em poucos dias. A capital do Piauí nos proporciona muitos encantos, mas não é difícil conhecer os mais atrativos deles em apenas 3 dias, já que, territorialmente, ela não é tão grande. 

Alguns dos pontos turísticos de Teresina mais requisitados ficam localizados no Centro (Sul) da cidade. Então, em 1 dia é possível conhecer boa parte dos atrativos. Como boa filha de piauiense que sou, já conheci (e adoro) todos estes lugares que lhe recomendarei a seguir.

E eu tenho uma boa notícia pra você: quase todas as atrações são gratuitas e, as que são pagas, não custam caro. Aliás, o custo de vida em Teresina é super baixo, sobretudo se compararmos com outras capitais do Brasil.

Além disso, tem lazer para todos os gostos e idades; se estiver com a família, todos vão poder aproveitar a cidade.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Teresina

Seguro viagem para aproveitar destinos nacionais »

 

Como montar um roteiro em Teresina?

ponte estaiada teresina
Um dos cartões-postais de Teresina | Foto: Thompson Sa, via Wikimedia Commons.

O ideal antes de fazer qualquer viagem pelo Brasil é pesquisar bem todos os atrativos do lugar e selecionar os que mais te agradam.

Depois, é importante analisar também quais locais estão mais próximos de onde você está hospedado.

Apesar que, em Teresina, tudo é muito perto. Por isso confira os melhores hotéis em Teresina que indico neste artigo.

É possível conhecer em um dia boa parte dos destaques da cidade, no centro (Sul), a pé. É importante lembrar que Teresina fica no Nordeste, logo, a cidade é bem quente.

Você precisa ir preparado para explorar a cidade o dia todo vestido adequadamente ; o ideal é ir com roupas leves e bem fresquinhas.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

Roteiro de 1 dia em Teresina

  • Museu do Piauí
  • Mercado Central
  • Palácio da Cultura
  • Igreja Nossa Senhora do Amparo
  • Shopping da Cidade
  • Theatro 4 de Setembro
  • Palácio de Karnak
  • Igreja de São Benedito
  • Catedral Nossa Senhora das Dores
  • Casa da Cultura de Teresina
  • Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório
  • Igreja da Nossa Senhora de Lourdes
rio poti piauí
Rio Poti visto a partir da Ponte Estaiada | Foto: Joao alberto viana paz neto, via Wikimedia Commons.

Os perfis de turistas que visitam Teresina se resumem a: trabalho ou família. Ou a pessoa viaja para trabalhar ou para visitar parentes e familiares.

A cidade não é vista como um local para lazer, mas estou aqui para quebrar este tabu, pois existem, sim, pontos turísticos bem interessantes, cheios de cultura e história.

Então, se você faz parte desses viajantes que está trabalhando e não vai ter tempo para “turistar” pela cidade, ou tem tanto parente pra visitar – como eu – e também não terá tempo pra conhecer todos os lugares, siga essas dicas para um dia em Teresina.

Como disse acima, o ideal é ficar pelo Centro (Sul), onde é possível visitar muitos pontos turísticos de Teresina a pé. E esses são só alguns, pois andando pelo centro você vai acabar encontrando outros atrativos.

 

Passeios culturais

pontos turisticos de teresina imagens
Casa da Cultura de Teresina e seu lindo prédio | Foto: Moacir Ximenes, via Wikimedia Commons.

Você pode começar pelo Museu do Piauí, porque fazer um roteiro em Teresina sem cultura é impossível. Sempre vai ter algum museu, praças com muitas histórias e centros culturais.

Além de ser uma graça com seus traços neoclássicos e ser um ótimo cenário para lindas fotos, o museu carrega por dentro toda a memória do estado do Piauí. São sete mil peças preservadas, dentre elas: peixes e troncos fossilizados, louças, porcelanas inglesas, móveis e quadros.

Depois disso, caminhe até o Mercado Central: outro ponto turístico de Teresina cheio de cultura. Trata-se do mais antigo centro comercial da cidade.

Pensa em quanta história e tradição você vai encontrar; se você gosta de artesanato, vale muito a pena a visita. Tem muita coisa fofa e com preço justo.

Andando mais um pouco, você encontra a Igreja Nossa Senhora do Amparo, que é uma das construções mais antigas da cidade.

São duas torres belas e imponentes. Dentro dela, você encontra algumas imagens de arte sacra; a mais famosa é a Nossa Senhora do Amparo, trazida diretamente de Portugal, em 1.850.

Na mesma rua, aproveite para conhecer a Casa da Cultura de Teresina, que é considerada um dos prédios mais bonitos da arquitetura eclética do Piauí.

Dentro do espaço, você encontra a Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco e a Biblioteca de Artes Wall Ferraz e também um museu com muitas, mas muitas coisas em seu acervo: coleções fotográficas, galeria de artes, auditório, salas de artes plásticas, cênicas e de vídeos com documentários, filmes e clipes.

Em 5 minutos andando, você chega no Shopping da Cidade, que é praticamente um ponto turístico de Teresina.

Nele tem de tudo: roupas, calçados, acessórios, as famosas castanhas, produtos eletrônicos e até sexy shop e manicure. Se for fazer muitas compras, pode deixá-lo pra visitar no final.

Em seguida, vá até o Theatro 4 se Setembro, que não pode faltar no roteiro em Teresina. É a maior casa de espetáculos do Piauí e sua arquitetura é inspirada em elementos europeus.

   

Já passaram artistas como Danielle Winits, André Gonçalves, Whinderson Nunes, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Milton Nascimento e muitos outros.

Do ladinho do Theatro, está o Palácio de Karnak, em que a arquitetura é inspirada em construções históricas de Grécia e Roma. Belas fotos podem ser feitas em frente ao palácio.

Melhores => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

Igrejas de Teresina

Igrejas em Teresina
Igreja de São Benedito | Foto: Moacir Ximenes, via Wikimedia Commons.

A Igreja de São Benedito foi construída pelas mãos do povo. Lindo, né? Eu acho essa história de uma força, pois esse é o povo nordestino: foco, fé e força sempre.

E ao lado tem a mais charmosa arquitetura no centro da cidade: a Catedral Nossa Senhora das Dores.

A fachada da igreja rende lindas imagens. Pra quem gosta de religião, história e cultura, esse roteiro em Teresina é um prato cheio.

Independente da religião, aproveite para dar um pulinho também no Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório.

No local você encontra objetos e peças com grande valor cultural e histórico; o acervo é composto por 2.000 peças: uma mais linda que a outra.

Outra igreja que acho uma graça é a Nossa Senhora de Lourdes. Uma arquitetura bem diferente das outras. Parece um desenho, acho que é uma das igrejas mais diferentes que já vi.

Vale dar uma passadinha nela também em seguida para se encantar com tamanha simplicidade e representatividade.

 

Roteiro de 2 dias em Teresina

  • Encontro dos Rios Poti e Parnaíba
  • Complexo Turístico da Ponte Estaiada
  • Favorito Comidas Típicas
encontro dos rios maranhão piauí
Vista de Teresina do alto do Mirante do Complexo da Ponte Estaiada | Foto: Porto Neto, via Wikimedia Commons.

Tem um dia a mais em Teresina? Depois de conhecer todos os pontos turísticos do centro da cidade no primeiro dia, no dia seguinte, vá até o Encontro dos Rios Poti e Parnaíba. É um dos lugares que mais gosto em Teresina.

Já falei aqui também que amo todo lugar que tenha água e natureza. Se você é que nem eu, vai amar contemplar este divino parque ambiental.

Além de apreciar o encontro nítido entre os rios que separam o Maranhão do Piauí pelas cores que são diferentes, você também pode fazer comprinhas lindas nas barracas com artes feitas a mão, descobrir a história do cabeça de cuia e almoçar no restaurante flutuante.

Se você pegar um Uber ou 99 Táxi, em 15 minutos você chega no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. Você vai se surpreender com a vista lá de cima.

Suba de elevador, faça um passeio de bike, veja a cidade em 360 graus e aprecie o por do sol no fim da tarde. É incrível!

Depois de conhecer a Ponte Estaiada, vá para a zona leste – que é caminho – e faça sua refeição no Favorito, um dos melhores restaurantes em Teresina.

Nele você encontra praticamente todas as comidas típicas do Piauí, preparadas das mais diferentes formas. Não deixe comer o arroz Maria Isabel e tomar uma Cajuína.

   

 

Roteiro de 3 dias em Teresina

  • Cachoeira Campestre (Alto Longá)

Como você pode ver, no roteiro em Teresina acima, é possível conhecer praticamente todos os pontos turísticos em 2 dias.

Se você tem um dia a mais, sugiro conhecer alguma cachoeira nos arredores de Teresina, já que o calor do Piauí não é fraco. Um banho para refrescar cai bem, né?

A cidade onde fica localizada a Cachoeira Campestre se chama Alto Longá e fica a 77 km de Teresina (1 hora e 20 minutos de viagem).

Por isso, dá pra fazer um bate-volta, tranquilamente. O ideal é ir de carro e compensa muito alugar um.

Cachoeiras no Piauí
Conhecer a cachoeira é um ótimo jeito de relaxar depois de tanto bater perna.

Mas, se estiver com um grupo, compensa também pegar um Uber ou 99 Táxi. Se todos dividirem, o valor não sai tão caro pra cada um. 

Existe também a possibilidade de ir de ônibus, porém, chegando na cidade de Alto Longá, você precisará contratar um moto táxi na área urbana da cidade para te deixar na cachoeira. O ônibus é o 86-3218-2036 e passa na rodoviária de Teresina.

Eu acho que é um passeio que vale muito a pena incluir em seu roteiro em Teresina. Além de dar uma bela refrescada, estar em contato com a natureza renova as energias, né?

Adquira => Pacotes de viagem para o Piauí

 

Curta seu roteiro em Teresina

Este roteiro em Teresina vai te ajudar a ter um norte do que fazer na cidade em poucos dias e a se organizar melhor na viagem.

Outra coisa, o roteiro não precisa ser seguido à risca. Tem gente que acha que a viagem quando é muito planejada, fica limitada. Mas você pode muito bem editá-lo, se quiser.

Como eu disse, o roteiro é para te dar um norte e evitar que você caia em cilada ou gaste mais que o necessário. Falando nisso, saiba quanto custa viajar para a capital do Piauí e ainda confira um artigo incrível sobre curiosidades do estado.

E você, fará um roteiro em Teresina de quantos dias? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *