Clima do Piauí: temperatura, características e quando ir

Clima do Piauí: temperatura, características e quando ir

Quando eu falo sobre o clima do Piauí, costumo brincar que só existe uma estação do ano, o verão, porque as temperaturas dificilmente caem para menos de 28 ºC. Frio no Piauí? Nunca nem vi!

Mas brincadeiras a parte, no estado existem 2 estações: a chuvosa e a seca, sendo que os únicos fatores que diferenciam o clima durante essas duas estações são que, de dezembro a maio tem mais chuvas e de junho a novembro é época de seca, mas as altas temperaturas permanecem.

Mesmo com o clima quente o ano todo, ainda assim, dá pra escolher a época de menos calor se você for do time daqueles que preferem um clima mais ameno.

Pense que o auge do verão acontece nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro e as temperaturas do Piauí chegam a 38 ºC neste período, que é mais conhecido como B-R-O BRÓ: termo formado pelas últimas sílabas dos meses (bro). Então, o ideal é não ir nessa época.

Neste artigo, te conto tudo o que precisa saber sobre o clima do Piauí, além de te trazer dicas importantes para viajar e aproveitar o meu estado favorito do Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Piauí

Seguro viagem para o Brasil »

 

Qual é o clima do Piauí?

cidades mais quentes do Brasil
Cidades mais quentes do Brasil ficam no Piauí.

O clima do Piauí é considerado tropical quente. As temperaturas em todo o estado são elevadas, mas existem alguns lugares estratégicos que são mais quentes e outros menos quentes.

Olhem essa curiosidade: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, as cidades mais quentes do Brasil ficam no Piauí. Bom Jesus, que fica a 632 km de Teresina e já registou 39,6 ºC e Oeiras, que fica a 313 km da capital já marcou 39,7 ºC.

E ainda existem mais 6 cidades do Piauí que estão na lista dos lugares mais quentes do país. São eles: Campo Maior, Alvorada da Gurgéia, Floriano, Castelo do Piauí, Piripiri e Picos.

Mas fique tranquilo, que apenas duas dessas cidades são bem turísticas: Campo Maior, que é famosa pelos seus festejos de Santo Antônio e também tem o Açude Grande, que é ótimo pra se refrescar do calor em passeios de Jet-Ski, Lanchas e Canoas; além da cidade de Floriano, que é considerada uma das mais bonitas e é conhecida por Princesa do Sul.

Para quem deseja fugir das temperaturas mais elevadas, saiba que uma das cidades mais turísticas do estado é considerada a Suíça Piauiense: Pedro II. Isso porque tem um clima serrano e as temperaturas são mais baixas, comparadas ao restante do estado.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato no Piauí »

 

Clima no Norte do Piauí

praias do piauí
Praias do Piauí podem ser visitada o ano todo.

O clima das cidades do Norte do Piauí é mais úmido. Isso acontece porque os índices pluviométricos são mais elevados, ou seja, chove mais.

As cidades mais turísticas dessa região são: Parnaíba e Luís Correia, litoral piauiense. Para saber mais o que fazer em cada uma delas, leia o artigo roteiro no Piauí.

Aproveite => Pacotes de viagem para o Piauí

 

Clima no Sudoeste do Piauí

estação chuvosa piaui
Serra da Capivara no Piauí | Foto: Reinaldo Teixeira, via Wikimedia Commons.

O clima das cidades do Sudoeste do Piauí é semiárido. Não chove tanto e existem regiões que algumas vezes nem chove, provocando uma seca prolongada.

As cidades mais turísticas que compreendem a região Sudoeste do estado são: Floriano e São Raimundo Nonato,  cidade onde fica a famosa Serra da Capivara.

Essa, aliás, impressiona na estação seca, pois a caatinga fica toda branca; porém na época de chuva a vegetação toda verde também fica linda.

Melhores => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

Melhor época para viajar para o Piauí

cachoeiras no Piauí
Cachoeira do Salto Liso em Pedro II | Foto: Willame carvalho e silva, via Wikimedia Commons.

Isso vai depender muito dos seus objetivos no destino. Como disse acima, tem gente que não gosta de altas temperaturas, mas tem gente que ama. Eu sou do time que quanto mais sol melhor, principalmente se eu estiver na praia.

Se você quer ir para o litoral piauiense curtir as Praias do Piauí e pegar um bronze, o ideal é ir no período B-R-O-BRÓ. Mas, claro, com muito protetor solar; saiu do mar, passa o protetor de novo.

   

E se você, por exemplo, quer curtir as cachoeiras, é melhor ir em dezembro ou no finalzinho de maio, pois não chove tanto, mas as cachoeiras provavelmente estarão cheias de água e com as quedas d’água do jeito que a gente gosta: com aquele véu maravilhoso.

Engana-se quem pensa que o Piauí não tem lugar pra curtir o friozinho, ou uma temperatura mais baixa, melhor dizendo. Em julho, você pode aproveitar a região serrana piauiense que também tem muitos encantos e um clima bem ameno.

As serras próximas de Teresina são Serras de Ibiapaba, Serra dos Matões, Serra da Meruoca, Serra da Capivara Chapada do Araripe e Serra das Almas. Confira quais deles estão localizadas nos arredores de Teresina.

Na Serra da Capivara, por exemplo, que é um dos principais pontos turísticos do Piauí, em julho as temperaturas na parte da manhã, chegam a 17 ºC, então, quem quer fugir do calor, pode aproveitar pra explorar o parque nacional neste mês. Mas não pense que estará aquele frio de Campos do Jordão pra levar cachecol e tudo mais.

 

Dicas para visitar o Piauí

Roupas para viajar para o Piauí

que roupa levar para o Piauí
Viaje com roupas leves ao Piauí | Foto: Py4nf, via Wikimedia Commons.

Roupas leves, sem dúvidas. O clima quente pede regata, bermuda, chinelo, vestidos leves e todas as suas roupas de verão do guarda-roupas.

Existem várias trilhas, principalmente na Serra da Capivara; se for visitar este destino, não deixe de levar além das roupas leves, um chapéu ou boné e se preferir, uma bota de trekking, Caso falte algo na sua mala, saiba onde fazer compras em Teresina.

É importante também ter uma mochila disponível para levar nas trilhas com repelente e protetor solar. Se achar necessário, leve também uma camiseta UV, já que o sol do Piauí não é fraco não.

Em relação a roupa de frio, não precisa ser nada muito pesado, afinal, as temperaturas não caem tanto no Piauí. Mas se for pra região serrana, sugiro levar algum casaco e calça para não passar frio a noite ou na parte da manhã, se você for viajar no inverno.

Outra dica importante é andar sempre com uma garrafa de água para se hidratar bastante, além de óculos de sol com proteção UV; usar chapéu também é válido para se proteger. Ah, e não exagere muito nas comidas típicas do Piauí muito pesadas se você não tem costume de comer.

Principais => Restaurantes em Teresina

 

Onde me hospedar para fugir do calor?

hoteis no piaui
Hotéis no piaí contam com ar-condicionado | Foto Booking.

Pode ficar tranquilo porque praticamente todos os hotéis do Piauí dispõem de ar-condicionado, até os mais simples.

As vezes nos hospedamos em pousadas ou hostels que não tem ar-condicionado em certos destinos, mas no Piauí, este equipamento não é luxo, é necessidade. Caso pretenda se hospedar na capital, confira minhas dicas de onde ficar em Teresina.

Então, seja qual for a cidade que você vai visitar, não se preocupe em não conseguir dormir a noite ou descansar por conta do calor. Ligue o ar e relaxe!

Adquira => Circuito na Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

 

   

Saber quando visitar Teresina

temperatura em Teresina
Em Julho o clima é mais ameno em Teresina | Foto: Nando1462, via Wikimedia Commons.

Na capital do Piauí, assim como na maior parte do território estadual, o clima é tropical quente. Mas se você quer aproveitar ao máximo o seu roteiro, a melhor época para visita-la é nos meses de junho, julho e agosto, que é quando as temperaturas não são tão baixas e não chove tanto.

Então, dá pra passear à vontade durante o dia sem o sol escaldante e sem chuva, já que a maioria dos lugares são a céu aberto. Para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, leia o artigo que escrevi sobre os 8 principais pontos turísticos de Teresina.

Confira => Roteiro em Teresina

 

Entenda clima do Piauí

Em qualquer época do ano vai ter alguma atração interessante em alguma cidade do Piauí. No começo do ano, o clima está propenso para ir à praia ou Delta do Parnaíba, que faz parte do roteiro na Rota das Emoções, que também passar por Jericoacoara e pelos Lençóis Maranhenses.

No finalzinho de maio, você pode aproveitar que as chuvas deram uma trégua e conhecer alguma cachoeira, como a Cachoeira do Tingidor, que já foi considerada em sites nacionais, uma das mais bonitas do Nordeste e perfeita para ecoturismo no Brasil. Como a queda d’água só se dá em períodos mais chuvosos, você pode ir no final de maio, que é o período que chove, mas nem tanto.

Nos meses de junho, julho e agosto, você pode conhecer a região serrana, citei aqui no artigo as cidades que ficam na serra do Piauí. É um ótimo momento pra curtir o “friozinho” a dois! E a época perfeita pra você conhecer um dos maiores tesouros brasileiros: o Parque Nacional Serra da Capivara.

E mesmo que você queira ir em outra época do ano, de repente, para aproveitar alguma promoção de passagem ou hotel, não se preocupe tanto com o calor.

Muito se fala no clima mega quente do Piauí e eu também falei aqui no artigo, mas não é um calor insuportável. O bom é que venta bastante no Nordeste, diferente de alguns estados do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, que no verão não tem um ventinho pra refrescar.

Se você está acostumado com o clima tropical das outras regiões do Brasil e suporta o frio da Europa, você consegue encarar o calor e dar uma chance para o nosso país conhecendo um lugar cheio de coisas lindas.

Para finalizar, recomendo o artigo pontos turísticos do Piauí, onde te conto tudo sobre os atrativos imperdíveis espalhados pelo estado.

E você, te agrada o clima do Piauí? Deseja visitar o estado em qual época do ano? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *