Aeroporto de Teresina, PI: como sair e se locomover na cidade

Aeroporto de Teresina, PI: como sair e se locomover na cidade

O aeroporto de Teresina é o principal do Piauí. Ele fica localizado na região Nordeste do Brasil, entre os Rios Parnaíba e Poty, pertinho do centro da cidade, a aproximadamente 4 km. Conhecido como THE (sigla utilizada) aeroporto Senador Petrônio Portela atende o território nacional, como Fortaleza, Guarulhos, Congonhas, Campinas, Rio De Janeiro, Brasília e outros.

Mais de 1,1 milhão de passageiros, passam pelo aeroporto da capital do Piauí a cada ano. As principais linhas aéreas que disponibilizam passagens em Teresina são: Latam, Azul e Gol.

Na primeira vez que fui para Teresina, há muitos e muitos anos atrás, tudo era mato, literalmente. E muita gente ainda acha que é assim, mas não é, pois a cidade se desenvolveu exponencialmente em aspectos importantes, como infraestrutura, qualidade de vida e mobilidade; tanto é que o THE conta com o aparelho de VOR, que faz com que às chegadas de voo e decolagens tenham mais precisão.

Isso diminui as restrições operacionais e contribui com a construção civil da cidade. Ou seja, Teresina pode continuar construindo grandes edifícios ao redor do Aeroporto. Estrutura é o que não falta para você ter uma ótima experiência na cidade assim que sair do avião.

Neste artigo, te conto como se locomover a partir do aeroporto de Teresina até o centro ou para o hotel em que se hospedará; além te mostrar como funciona o transporte público na cidade. Vamos nessa?

Encontre => Hotéis bons e baratos em Teresina

Seguro viagem para o Brasil »

 

Como ir do aeroporto para o centro de Teresina

aeroporto teresina
Aeroporto de Teresina | Foto: Alexandro Dias, via Wikimedia Commons.

Para falar a verdade, aeroporto de Teresina fica próximo de tudo, já que a cidade não é muito grande. Em menos de 15 minutos você chega ao centro e até em menos tempo a alguns hotéis.

São várias as opções de hotéis perto do Senador Petrônio Portela. Tem hotel a menos de 3 Km de distância do aeroporto.

Para chegar aos hotéis e ao centro a partir do THE, você pode ir de ônibus, táxi, Uber, 99 táxi ou alugar um carro em alguma empresa especializada que fica dentro do aeroporto; tem balcões da Localiza, Movida, Unidas e Avis.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

Ônibus

Transporte em teresina
Sistema de ônibus em Teresina tem muitas linhas e funciona bem | Foto: Hiagoomorais, via Wikimedia Commons.

Saindo do aeroporto, logo em frente, você encontra a Avenida Centenário. Uma avenida bastante movimentada e com diversas opções de ônibus que vão para o centro da cidade e para outros bairros também.

Inclusive, tem o ônibus da linha 206 – Aeroporto/Buenos Aires, que passa por algumas avenidas do centro da cidade: Avenida Frei Serafim, Duque de Caxias e Praça da Bandeira.

Outras linhas que também passam pelas proximidades do aeroporto e seguem até o centro: 170, 327, 360 e 617.

A estação Frei Serafim/Parque da Cidadania fica ao lado do Parque Cidadania, do Parque Potycabana e do Shopping Rio Poty, por exemplo, que são pontos turísticos de Teresina. Dá para ir a pé, tranquilamente.

Uber

uber teresina
Uber possuí ótima cobertura em Teresina.

O Uber funciona muito bem na cidade e é muito utilizado, sendo que é possível chamar um carro pelo aplicativo lá dentro e os motoristas entram no aeroporto facilmente.

Uma viagem de Uber até a Praça da Bandeira, que fica no centro de Teresina, por exemplo, costuma dar aproximadamente 10 reais. Pra você ver como tudo é muito perto na cidade.

O 99 Táxi também é bastante utilizado em Teresina. Sempre há carros disponíveis nos principais pontos turísticos da cidade. Falo por que já usei o aplicativo algumas vezes e não tive nenhum problema.

Táxi

táxi aeroporto teresina
Você vai encontrar táxis facilmente no aeroporto de Teresina.

Os táxis são facilmente encontrados no aeroporto de Teresina e, assim como em São Paulo, os carros são brancos. Uma viagem de táxi do Senador Petrônio Portella até a Avenida Frei Serafim, que fica no centro, por exemplo, custa em média 14 reais, sendo calculado pelo taxímetro.

  • Dica: se algum motorista quiser cobrar um valor fechado até o seu destino, recuse. Uma viagem até o centro da cidade não deve custar mais que 20 reais; exija o uso do taxímetro.

 

Aluguel de carro

aluguel de carro em Teresina
Carro alugado pode te ajudar a se locomover com mais conforto | Foto: Jorge Andrade, via Wikimedia Commons.

Uma boa opção para se locomover do aeroporto de Teresina até o centro da cidade ou até o seu hotel, é alugar um carro no próprio THE. É possível encontrar balcões das empresas Localiza, Movida, Unidas e Avis. A diária de um carro custa em média 56,87 reais.

   

Não esqueça que para alugar um carro é preciso ter mais de 21 anos, ser habilitado e estar com a CNH em dia. Para simular os valores da locação, você pode fazer sua pesquisa no site da RentCars, onde você pode compara preços e veículos oferecidos pelas locadoras na cidade.

 

Como se locomover Teresina?

Metrô

metro em teresina
Uma das 11 estações de metrô de Teresina | Foto: Claudio Martins, via Wikimedia Commons.

A linha do metrô de Teresina conta com 11 estações. O trajeto vai da Praça da Bandeira (centro) até a estação Itararé (região sudeste).

Se você estiver pelo centro da cidade, poderá conhecer vários pontos turísticos importantes como:

  • Shopping Rio Poty
  • Parque da Cidadania
  • Parque Potycabana
  • Palácio Karnak
  • Museu do Piauí
  • Theatro 4 de Setembro
  • Igreja São Benedito

Todos esses lugares ficam próximos da estações Praça da Bandeira, Matinha e Frei Serafim/Parque da Cidadania. Ou seja, se estiver hospedado pela região sudeste, que também é contemplada pelo metrô, vale a pena usar esse meio de transporte.

Por apenas 1 real, você compra uma passagem de metrô em Teresina. Os trens operam de segunda a sexta das 6h27 às 18h40 e sábado das 7h48 às 13h15; aos domingos o metrô não funciona.

 

Ônibus

ônibus em teresina
Ponte Estaiada é por onde passam as principais linhas de ônibus de Teresina | Foto: Thompson Sa, via Wikimedia Commons.

A cidade conta com uma grande frota de ônibus. Nas proximidades de todos os pontos turísticos têm algum ponto de ônibus.

Confira as linhas que passam perto de cada ponto turístico importante da cidade:

  • Ponte Estaiada: Ônibus – 360, 403 e 563
  • Encontro dos Rios Poty e Parnaíba: Ônibus – 170, 360 e 403
  • Palácio Karnal: Ônibus – 18-0718-70, 563 e 617
  • Parque da Cidadania: Ônibus – 18-0718-70, 403 e 563
  • Igreja de São Benedito: Ônibus – 18-0718-70, 301 e 605
  • Theatro 4 de Setembro: Ônibus – 105, 108, 401, 506, 510, 518 e 522

 

Táxi e Aplicativos

Táxi em teresina
O serviço de táxi é tabelado e a dica é não combinar o preço das corridas com os motoristas, mas exigir o taxímetro.

Eles estão por toda parte da cidade. É muito fácil encontrar um táxi em qualquer lugar de Teresina, principalmente, nos pontos turísticos.

Vamos supor que esteja hospedado em um hotel próximo do aeroporto e quer ir até a Ponte Estaiada; se pegar um táxi, vai pagar aproximadamente 18 reais.

Se estiver hospedado no centro da cidade e quiser ir até o Teresina Shopping, irá pagar em média 15 reais de táxi.

Já o Uber é um serviço muito utilizado na cidade e abrange praticamente todos os lugares. Se você estiver hospedado próximo do aeroporto de Teresina e quiser ir até a Ponte Estaiada, vai gastar aproximadamente 8 reais; caso esteja em algum hotel no centro e for até o Teresina Shopping, irá pagar ao 11 reais.

Por sua vez, o 99 táxi foi um dos aplicativos que mais usei em Teresina; como tudo é perto, não costumava gastar mais que 15 reais nas minhas corridas. Aprenda como planejar uma viagem mais barata.

Do aeroporto de Teresina até o Parque Ambiental Encontro dos Rios, dá em média 9,10 reais. Do centro da cidade até o Teresina Shopping, aproximadamente 9,50 reais.

   

 

Dicas de como se locomover em Teresina

transporte no piauí
Até a Serra da Capivara o ideal é alugar um carro | Foto: Claudia Regina, via Wikimedia Commons.

Deu pra perceber que a mobilidade em Teresina é bem tranquila, né? É muito fácil chegar em todos os pontos turísticos da cidade. Não leva muito tempo e o valor de qualquer transporte não é tão caro.

Na maioria das vezes que fui, andei de carro com meus familiares, mas quando precisei andar sozinha, optei pelos aplicativos e nunca gastei muito. Por falar nisso, descubra quanto custa uma viagem para Teresina.

Acredito que a melhor opção para quem não tiver ninguém em Teresina seja aderir aos aplicativos de transporte, já que a cidade é pequena e os pontos turísticos são bem próximos do aeroporto.

Nesse caso, não compensa alugar um carro, uma vez que, você vai pagar a diária e combustível. E se quiser sair a noite pra tomar uma cerveja gelada ou um drinque com álcool, nem vai poder dirigir.

Agora, se você quiser ir para os arredores de Teresina, como o Parque Nacional Serra da Capivara, um dos lugares mais cobiçados atualmente no Piauí, ou, aproveitar para ir ao litoral, recomendo alugar um carro, já que a diária não é tão cara.

 

Dúvidas sobre o aeroporto de Teresina

Teresina é realmente surpreendente. Pra quem ainda não conhece o potencial da cidade e a riqueza do turismo, precisa colocar na lista de viagens, essa cidade. Desde o aeroporto já dá pra perceber o quanto a capital do Piauí vem se desenvolvendo.

O Senador Petrônio Portela conta com ótima estrutura: restaurantes, fast food, caixas eletrônicos, lojas de artesanato e também atende muito bem a viajantes com deficiência física.

As aeronaves disponibilizam um elevador portátil que se acoplado às cadeiras de roda, facilitam o embarque e desembarque dos passageiros com limitações físicas.

Já foi pra Teresina e tem outra dica de transporte bacana? Deixe nos comentários e compartilhe com a gente sua experiência!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *