Roteiro no Piauí: dicas para viagens de até 7 dias

por Evelline Costa

Roteiro no Piauí: dicas para viagens de até 7 dias

Você precisa de um bom roteiro no Piauí pra poder aproveitar tudo de melhor que esse estado oferece. Afinal, pontos turísticos é o que não faltam para conhecer. Mesmo sendo o estado com o menor litoral do Brasil, as poucas praias que têm no Piauí são bonitas e os outros atrativos são tão surpreendentes que você vai entender porque amo tanto viajar para este destino sempre que posso.

São diversos parques com paisagens deslumbrantes, dunas, cachoeiras, rios, muita natureza, muita cultura, muitas histórias e também a parte urbana em Teresina, pra quem não abre mão de uma metrópole.

E pra te ajudar a se organizar e curtir os melhores lugares sem perder tempo e sem gastos desnecessários, montei um roteiro de viagem no Piauí para 1, 3, 5 e 7 dias. Vamos nessa?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Piauí

Seguro viagem para segurança no Brasil »

 

Roteiro de até 7 dias pelo Piauí

  • Roteiro de 1 dia: Teresina: Ponte Estaiada de Teresina, Parque Ambiental Encontro dos Rios, Palácio de Karnak, Igreja São Benedito, Theatro 4 de Setembro, Parque da Cidadania, Museu do Piauí.
  • Roteiro de 3 dias: Pedro II: Morro do Gritador, Cachoeira do Salto Liso, Festival de Inverno, Museu da Roça, Cachoeira do Urubu Rei.
  • Roteiro de 5 dias: Luis Correia e Delta do Parnaíba
  • Roteiro de 7 dias: Serra da Capivara
delta do parnaíba
Delta do Parnaíba é uma dica | Foto: Danielle Pereira, via Wikimedia Commons.

Muita gente se pergunta sobre o que fazer no Piauí? E eu respondo: se você soubesse o tanto de coisa que tem pra fazer, ficaria até mais que 7 dias…

Por isso a importância de um roteiro. São tantos lugares que é bom nos organizarmos para aproveitar bem a viagem e não ter problemas com a ida e a volta.

O bom é que hoje em dia as cidades do Piauí que têm atrações turísticas estão preparadas para receber turistas com estadia, gastronomia e comércio. Então, não pense que será necessário se hospedar na capital.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato no Piauí »

 

Roteiro de 1 dia pelo Piauí

O que fazer em Teresina
Ponte metálica em Teresina | Foto: Cientistalima, via Wikimedia Commons.

Acredito que se você tem apenas um dia de turismo no Piauí, provavelmente vai a trabalho ou pra visitar a família e terá apenas esse tempo para “turistar” por lá.

A capital piauiense recebe muitos viajantes corporativos e como o aeroporto de Teresina, o Senador Petrônio Portela, é o maior do Piauí e atende o território nacional e regional, o ideal é ficar em nesta cidade para não ter problema com o voo na volta para casa.

Caso o turista seja estrangeiro, é possível fazer conexão no aeroporto de Fortaleza. As outras cidades até têm aeroporto, mas eles não atendem todo o território nacional ou internacional.

As principais linhas aéreas que disponibilizam passagens em Teresina são: Latam, Azul e Gol.

Em 1 dia, é possível conhecer todos os principais pontos turísticos de Teresina se você for rápido e tiver disposição e vontade de conhecer os principais atrativos da cidade.

Uma vez que tudo na capital piauiense fica muito próximo e a maioria das atrações se encontram no centro.

 

Encontro dos rios em Teresina

Rio Poti Teresina
Rio Poti divide os estados Piauí e MA | Foto: Joao alberto viana paz neto, via Wikimedia Commons.

O que eu recomendo é você começar pelo Parque Ambiental Encontro dos Rios, logo pela manhã.

Nele, você encontra a obra do Cabeça de Cuia (personagem de uma lenda bem conhecida na cidade), barracas com produtos artesanais feito por artistas locais e, claro, admirar a beleza peculiar do encontro dos rios que separam o Maranhão do Piauí, o Parnaíba e o Poti.

A natureza em volta é belíssima e a calmaria dos rios enche o nosso coração de paz.

Já pensou almoçar flutuando sobre os rios Poty e Parnaíba? Com uma vista incrível, ambiente agradável, pratos saborosos de frutos do mar com preços acessíveis, o Restaurante Flutuante é parada obrigatória pra quem visita o encontro dos rios.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Piauí. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aliás, se você for ficar alguns dias na cidade, não pode deixar de conhecer os melhores restaurantes em Teresina.

Depois, vá para o centro da cidade e conheça as obras históricas, com arquitetura inspirada em construções europeias e greco-romanas. Do Encontro dos Rios até o centro dá uns 20 minutos de carro.

 

Pontos turísticos no Centro

palácio do governo do piaui
Palácio de Karnak | Foto: Ana Raquel S. Hernandes, via Wikimedia Commons.

O Palácio de Karnak é encantador, tanto na parte interna como na vista exterior, que é embelezada pelo jardim.

Outro lugar incrível é a Igreja de São Benedito, que possuí tem uma história bem bonita, pois ela foi construída pelo próprio povo.

Já o Theatro 4 de Setembro também apresenta uma arquitetura com requinte e nele acontecem os maiores eventos artísticos e culturais da cidade.

O Parque da Cidadania possuí atrações para a família toda: é bom pra quem quer contemplar a natureza, claro, mas também pra quem curte esportes e história, porque o loca ltem um anfiteatro com apresentações e uma galeria de arte com 60 obras.

Conheça também o Museu do Piauí, que conta a história desde os primórdios do estado até os dias de hoje. É possível conhecer todos esses pontos turísticos caminhando e rapidinho você visita todos eles.

E para finalizar o seu roteiro de viagem em Teresina, siga para a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França. A partir do Centro, dá uns 10 minutinhos.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Do topo do mirante é possível apreciar uma linda vista 360 graus da cidade e um belíssimo pôr-do-sol. Pronto! Com este roteiro de 1 dia no Piauí, você consegue aproveitar bem a sua estadia na capital.

 

Roteiro de 3 dias pelo Piauí

pedro II Piauí
Centro Histórico de Pedro II | Foto: Almanaque Lusofonista, via Wikimedia Commons.

Após conhecer todos os atrativos da capital, te indico conhecer Pedro II, uma cidade do Piauí que fica a 207 km de distância de Teresina.

O ideal é ir de avião até a capital e de lá pegar um ônibus para Pedro II ou alugar um carro no aeroporto.

Pedro II é conhecida pelo seu Festival de Inverno, evento que reúne diversas atrações musicais.

No ano passado o festival contou com a participação da Adriana Calcanhoto, Tony Garrido, Zeca Baleiro, Melim, Biquini Cavadão e Paulo Ricardo.

Quando chegar na cidade durante o seu roteiro no Piauí, você pode conhecer lugares mais tranquilos, já que deverá estar cansado da viagem.

Por exemplo, o Museu da Roça, que tem em seu acervo objetos antigos que contam a história dos antepassados da região, espécies botânicas e uma vista linda da Serra dos Matões.

E também tem o Passeio de Rural. O carro, que é um modelo antigo, leva os turistas pelas ruas do centro histórico da cidade e finaliza o passeio no Mirante do Gritador, que é outro ponto turístico da cidade.

Você pode fazer as trilhas dos mirantes, muito famosa em Pedro II. Tem o Mirante do Gritador, que você pode explorar melhor a pé, em uma trilha de 2 km; além do Mirante da Arara, lugar que também tem vista panorâmica de Arara, Mangabeira, um pouco de Piripipi e Pedro II.

Se for ficar mais de 1 dias nesta cidade, você pode visitar a linda Cachoeira do Salto Liso, que tem um véu de água cristalina de cerca de 30 metros. Dá pra aproveitar bem este roteiro de 3 dias no Piauí, né

 

Roteiro de 5 dias pelo Piauí

litoral piauiense
Rio Parnaíba rumo a Ilha dos Poldros | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Para muitas pessoas, ir ao Nordeste e não ir à praia, não tem graça. Por isso, montei um roteiro turístico do litoral piauiense para os amantes do mar.

O Delta do Parnaíba, por exemplo, é um lugar que tem uma das mais belas paisagens do mundo.

Não é à toa que entrou para a Rota das Emoções, um roteiro fabuloso que atravessa o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão, que incluí paradas em Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

No quarto dia do seu roteiro no Piauí, sugiro fazer o passeio tradicional pelo Delta do Parnaíba. Ele acontece das 9h às 15h e sai do Porto dos Tatus; o barco faz duas paradas para banho, uma na Ilha dos Poldros e outra no Morro Branco, onde tem água doce.

Você também pode conhecer o Porto das Barcas, que é considerado a porta de entrada do Delta do Parnaíba.

Nele encontramos diversos tipos de comércio, como restaurantes, bares, pousadas e muito artesanato regional.

O legal deste ponto turístico é que tem muitas ruínas que carregam lindas histórias do Piauí, ruas estreitas e obras históricas.

 

Ilha do Caju e litoral piauiense

ilha do cajú piaui
Surpreendentes dunas da Ilha do Caju | Foto: Lessa.danilo, via Wikimedia Commons.

No quinto dia, você pode visitar a Ilha do Caju, que fica localizada a 50 km de Parnaíba. A paisagem é formada por dunas, mangues e ilhas fluviais. Os ecossistemas são formados por mangues, matas, campos de água salgada e dunas.

É um verdadeiro paraíso que deve ser incluído em seu roteiro no Piauí. E sabe o que mais tem na Ilha do Caju?

Animais silvestres, como tatus, cotias, jacarés de papos-amarelos, gatos maracajás e muitos outros.

Sugiro conhecer ainda as praias de Luis Correia, que ficam bem pertinho de Parnaíba. São elas: Praia do Atalaia, Praia do Coqueiro, Praia de Macapá, Praia do Arrombado, Praia de Maramar, Praia do Farol Velho, Carnaubinha e Praia Peito de Moça. É só escolher e se jogar no lindo litoral piauiense!

   

 

Roteiro de 7 dias pelo Piauí

serra da capivara
Parque Nacional da Serra da Capivara  | Foto: LeonardoRamos, via Wikimedia Commons.

Depois do Delta do Parnaíba, que tem umas das paisagens mais lindas do mundo, no Piauí também ostenta a Serra da Capivara, que tem cenários considerados tão surreais como os do Deserto do Atacama e as Pirâmide do Egito.

Sem dúvida alguma, é um ponto turístico que não pode faltar no roteiro no Piauí. Localizada a 406 km de Teresina, ela oferece total estrutura aos turistas.

Afinal, esse Patrimônio Cultural da Humanidade, já foi até palco da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No Parque Nacional Serra da Capivara, encontramos o maior museu a céu aberto de sítios arqueológicos e pinturas rupestres do mundo. Então, os amantes de arqueologia, natureza e história, com certeza vão se encantar neste roteiro no Piauí.

Para entrar no parque, você paga 15 reais se for brasileiro ou 30 reais caso seja estrangeiro. Existem vários tipos de trilhas, das mais fáceis as mais difíceis.

Por isso, em primeiro lugar, você precisa contratar um guia pra te ajudar a explorá-las.

É muito fácil encontrar um profissional pra te acompanhar. Os hotéis têm contatos de guias e taxistas credenciados e você também os encontra no site ICMbio.

Confira o que conhecer na Serra da Capivara:

  • Desfiladeiro da Capivara: lá você encontra sítios importantes, como a Toca da Entrada do Pajaú, Toca do Pajaú, Toca do Inferno e Toca do Barro. A beleza natural desses lugares que retratam a vida dos povos que moraram lá é impressionante.
  • Serra das Confusões: é o lugar que abriga a maior caatinga do Brasil. Os indígenas esculpiram toda a história da região nas rochas. Além disso, para chegar até esse parque, é preciso fazer uma trilha; nela, encontramos um visual incrível, repleto de árvores, arbustos, um riacho, cactos e muitos outros elementos da caatinga.
  • Serra Branca: lugar que abriga pinturas que retratam os humanos com suas vestes e até colares e cocares usados na época. Nesse circuito, também tem várias tocas; uma mais surpreendente que a outra; é possível acompanhar a rotina de todos que viveram por lá há muitos e muitos anos atrás. Inclusive, as brigas, cenas sexuais e muitas outras histórias. Curioso, né?
  • Baixão das Andorinhas: lugar onde acontece o famoso voo das andorinhas e tem uma vista incrível.
  • Circuito da Pedra Furada: é o cartão-postal da Serra da Capivara e o lugar onde foram encontrados vestígios de uma fogueira de 50 mil anos atrás. Essa trilha também te leva a diversos sítios arqueológicos e a vista panorâmica do alto da pedra furada.
  • Museu do Homem Americano e Fábrica de Cerâmica: nem só de história dos antepassados vive a Serra da Capivara. No Museu do Homem Americano, você encontra muita tecnologia: mesas de luz, hologramas, projeções, etc. Já a Fábrica de Cerâmica produz peças em tempo real. Sim! Você pode acompanhar o processo do artesão fazendo as peças na hora; além das obras já prontas.

Você pode finalizar sua viagem apreciando as vistas panorâmicas da Serra Vermelha, que é incrível, e descansar um pouco, já que as trilhas são um pouco puxadas, né?

 

Prepare o seu roteiro no Piauí

Essas são só algumas opções de roteiros no Piauí, pois são diversas as atrações no estado. Esses roteiros que montei são ideais para passar até 7 dias de viagem.

Mas se for ficar mais, lugares interessantes é que não faltam pra você visitar. Já contei aqui sobre as lindas cachoeiras do Piauí e tem turismo para todos os gostos e idades.

Vale a pena explorar esses tesouros brasileiros que não são só bonitos, mas carregam histórias muito importantes do nosso Brasil.

Depois de conhecer as dicas de roteiro, aproveite para conferir quais as principais comidas típicas do Piauí, para você já ir escolhendo com o que vais se deliciar em cada parada ao longo do roteiro.

E você, pretende fazer um roteiro no Piauí de quantos dias? Já esteve no estado e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *