14 comidas típicas do Piauí: tudo sobre a culinária

14 comidas típicas do Piauí: tudo sobre a culinária

A comida nordestina já tem um tempero especial e as comidas típicas do Piauí não poderiam ser diferentes. Embora a gastronomia de todos os estados do Nordeste seja bem peculiar por seu sabor marcante, o tempero piauiense é único. Eu digo isso porque a presença constante de algumas especiarias frescas, como a pimenta-de-cheiro, a cebolinha e a utilização frequente da farinha de mandioca tornam os pratos típicos do Piauí diferenciados.

A carne de sol é a queridinha dessa região do Brasil. Ela está presente em diversos pratos: no arroz Maria Isabel, na paçoca, no escondidinho, junto com mandioca, com abóbora, enfim de todos os jeitos.

Mas a galinha d’angola, mais conhecida no estado como capote, também não fica para trás. Vários pratos típicos da culinária do Piauí também levam a galinha, como o arroz com capote, a galinhada, o creme de galinha e vários outros. Sempre visito o estado me delicio com tudo isso.

Apesar da carne de sol e a galinha protagonizarem os pratos típicos, a história da culinária piauiense tem muitas curiosidades que mostram que o estado também tem diversidade.

A começar pela influência trazida pelos árabes que quando se instalaram no Piauí, inseriram o alface e outras folhas nos pratos do estado. Já os italianos trataram de introduzir a cebola, o alho, manjericão e, claro, as massas.

Não podemos esquecer da importância da cultura indígena na culinária do Piauí. Muitas técnicas utilizadas nos preparos tem origem na cultura desse povo.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Teresina

Seguro viagem para o Brasil »

 

Quais são os pratos típicos do Piauí?

  1. Maria Isabel
  2. Carne de sol
  3. Arroz com capote
  4. Bolo de Goma
  5. Panelada Piauiense
  6. Paçoca
  7. Bode assado
  8. Carneiro
  9. Baião de dois
  10. Cajuína
  11. Galinha Caipira
  12. Beiju de goma
  13. Sarapatel
  14. Compotas de doce de caju, doce de buriti e doce de leite

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

O que comer no Piauí?

1. Maria Isabel

maria isabel piauí
Arroz é a base da culinária do Piauí.

Quem diria que um prato que foi criado despretensiosamente iria se tornar uma das principais comidas típicas do Piauí.

Não tem como ir a este estado do Brasil e não comer Maria Isabel, tanto que em quase todos os restaurantes em Teresina possuem a iguaria no cardápio.

Uma história triste se tornou uma felicidade diária na mesa dos piauienses; digo assim porque diz a lenda que Maria Isabel surgiu entre as famílias pobres do interior do Piauí, onde o alimento era mais escasso.

Dizem que, antigamente, as mulheres não comiam carne, apenas os homens; então, uma cozinheira anônima resolveu pegar a carne do marido, cortar em cubinhos e misturar com o arroz pra que ela e as filhas Maria e Isabel também pudessem comer carne. E eis que surge o prato Maria Isabel.

O prato é simples, consiste apenas em um picadinho de carne de sol com arroz temperado. Mas como o brasileiro é muito criativo, foi incrementando a receita com outros ingredientes, como o toucinho de porco, pimentão, folha de louro e outros.

 

2. Carne de sol

carne de sol
Carne de sol é um patrimônio piauiense.

A carne de sol é a mais encontrada nos pratos dos piauienses e dos nordestinos. Ela é consumida de todos os jeitos e faz parte de vários outros pratos, como o Maria Isabel.

Com abóbora, no baião de dois, no escondidinho, com mandioca, no jerimum, na manteiga, na tapioca com cebola ou ela sozinha, não importa, o que vale é ter carne de sol a qualquer hora do dia.

Sabia que tem gente no Piauí que come até no café da manhã? Pois é, a carne de sol é praticamente um patrimônio piauiense. Descubra quais as  mais famosas comidas tradicionais do Nordeste.

E ao contrário do que muitos pensam, apesar do nome, ela não é secada no sol. A carne seca sim é possuí esse processo, mas a carne de sol é desidratada em local fresco e ventilado.

Quando você for ao Piauí, também não terá escapatória e experimentará a carne de sol; afinal ela também se encontra em praticamente todos os restaurantes do estado.

 

3. Arroz com capote

pratos típicos do piauí
Arroz com capote nada mais é do que arroz com galinha.

Mesmo Teresina sendo a terra do meu pai, até um tempo atrás eu não entendia direito o que era o tal capote.

Só descobri quando ele me disse que sua mãe criava capote, ou seja, galinha d’angola. Conheça as principais atrações turísticas de Teresina.

A carne de capote também é muito consumida no estado do Piauí, principalmente com o arroz. A receita é simples: capote desfiada com arroz e cheiro-verde.

 

4. Bolo de Goma

bolo de goma Piaui
Bolo de Goma é ideal com cafezinho | Foto: Riba28-maps, via Wikimedia Commons.

Aaah, como eu amo esse bolo! Cresci em São Paulo comendo bolo de goma.

Essa farinha também é encontrada em Mercado Municipal da capital paulista, mas nada se compara a goma do Piauí. Quando viajo para Teresina compro ou se algum parente vai, tem que trazer a goma pra mim.

O Bolo de Goma é salgadinho e uma delícia acompanhado com café. Ele lembra um pão de queijo, sabe? Porque é massudo.

Se for ao Piauí, não deixe de tomar um cafezinho com bolo de goma. Você encontra em qualquer padaria, pois é como o pão na chapa aqui pra gente de São Paulo.

 

5. Panelada piauiense

panelada comida
Panelada é servida com acompanhamentos | Foto: Brnmendez, via Wikimedia Commons.

A panelada é um prato feito com o bucho e as tripas do boi, tudo muito bem temperado com cebola, pimenta do reino e tudo mais. É conhecido no Piauí como um prato que dá energia e disposição.

Então, muitos restaurantes e bares que funcionam durante a madrugada, costumam servir essa comida típica do Piauí, para os jovens que saem das baladas, principalmente na vida noturna de Teresina.

 

   

6. Paçoca

Mais um legado deixado pelos indígenas no Piauí.

Não é a tradicional paçoca de amendoim que você conhece, é uma comida à base de farinha de mandioca e carne de sol.

Assim como a paçoca de amendoim, a de carne também é triturada ou socada. Por isso o nome: do tupi Pa’soka, uma junção das palavras paba com soka.

 

7. Bode assado

pratos com carne de bode
Carne de bode é bastante apreciada no Nordeste.

Uma outra carne que faz parte dos pratos dos piauienses é o bode. Muita gente, principalmente, na região de Picos, costuma fazer churrasco com ela. É encontrado também em churrascarias, eventos e em restaurantes.

Normalmente ele é acompanhado de farofa, baião de dois ou queijo coalho.

 

8. Carneiro

carne de cordeiro
Para os piauienses a carne de carneiro também é uma comida típica.

A carne de carneiro também é considerada uma comida típica do Piauí, principalmente, o prato Carneiro Guisado.

Ele é preparado ao molho de coco e acompanhado de arroz branco e uma farofinha; os piauienses gostam muito dessa carne porque ela é muito macia e saborosa.

 

9. Baião de dois

Baião de dois
Baião de dois | Foto: Zé Carlos Barretta, via Wikimedia Commons.

Você já deve ter experimentado ou ouvido falar no baião de dois. É um prato muito consumido no Nordeste do Brasil, já que é originário da região; mas também está presente no Sudeste do país.

O baião de dois básico é preparado com feijão-verde cozido, carne de sol, pimenta de cheiro e queijo coalho, tudo junto e misturado.

Eu, particularmente, adoro essa que é uma das mais saborosas comidas típicas do Piauí. Está de viagem marcada para o estado? Então saiba como ir do aeroporto de Teresina para o centro.

É como se fosse um prato comum de arroz e feijão, mas com o toque especial nordestino.

 

10. Cajuína

cajuína Piauí
Cajuína é a bebida do Piauí | Foto: Olavo M M Moura , via Wikimedia Commons.

Já dizia Caetano Veloso: “apenas a matéria vida era tão fina/ e éramos olharmo-nos intacta retina/ a cajuína cristalina em Teresina.”

Música linda feita por Caetano em homenagem ao seu falecido amigo de Teresina. Não tem como ir ao Piauí e não encontrar com a Cajuína, principalmente, em um roteiro em Teresina.

Trata-se de uma bebida feita a partir do suco de caju, preparada artesanalmente ou de forma industrializada. Ela é docinha e refrescante.

A cajuína geladinha é ótima pra amenizar o calorzão do Piauí. Ah, e olha que bacana, a bebida tem tanta importância que é considerada patrimônio cultural piauiense.

 

11. Galinha Caipira

O que se come em Teresina
Galinha caipira é muito apreciada | Foto: Romerito Pontes, via Wikimedia Commons.

Outra das mais famosas comidas típicas do Piauí é a galinha caipira, presente em diversos pratos também. Com ela, é feito creme de galinha, arroz com galinha caipira, pirão e muito mais.

 

12. Beiju de goma

Beiju tapioca
Beiju é conhecido no Brasil como tapioca | Foto: Riba28-maps, via Wikimedia Commons.

Mais conhecida nos outros estados como tapioca, no Piauí a chamamos de beiju.

Em terras piauienses, não é consumido com os mais variados recheios como no Sudeste, mas sim saboreado geralmente no café da manhã, com manteiga ou margarina.

   

 

13. Sarapatel

tipos de sarapatel
Sarapatel é muito consumido em todo o Nordeste | Foto: Adriao, via Wikimedia Commons.

O sarapatel é um prato muito consumido no Nordeste todo, mas no Piauí geralmente é acompanhado de arroz ou churrasco.

Trata-se de um cozido de miúdos de bode ou porco com vários tipos de temperos, como pimenta do reino, cheiro verde e pimentão.

A maioria das comidas típicas do Piauí é assim: alguma carne exótica muito bem temperada, sempre acompanhada de arroz. Os piauienses costumam misturar tudo com arroz, já deu pra perceber, né?

 

14. Compotas de doce de caju, doce de buriti e doce de leite

Doce de Caju Piauí
Além da cajuína, o caju é a base para doces em compota no Piauí.

Achou que não ia ter sobremesa entre as comidas típicas do Piauí? As compotas de doces artesanais de frutas estão sempre presentes na vida do piauiense; é muito comum as donas de casa fazerem essas compotas.

E essa é outra delícia típica que eu amo, pois sou apaixonada por doces. Uma compota, que não tem nada de gourmet, é de uma simplicidade e de um sabor tão especial, que a torna uma das minhas sobremesas favoritas.

As mais consumidos são a de doce de caju e a de Buriti (fruta típica do Nordeste).

Mas são vários os sabores feitos de forma simples: pedaços de frutas cozidos com açúcar e água ou o suco da fruta; depois que se torna uma calda, é colocada em um pote e armazenado na geladeira.

 

Deguste as comidas típicas do Piauí

A culinária piauiense é realmente peculiar, porque até nos pratos tem muita cultura por trás, né? Todos eles contam um pouco sobre a história do estado desde os seus primórdios.

As influências indígenas nos temperos de cada prato, o preparo em panelas de barro ou ainda a criação de algumas iguarias através da necessidade de um povo sem recursos.

Eu posso dizer com conhecimento de causa que o tempero das comidas do Piauí é realmente especial. E o que é interessante é que em todos os cantos do estado o tempero é diferenciado.

Eu tenho muitos parentes piauienses e parece que todas as famílias levam a tradição para a mesa, assim como os restaurantes. 

O legal também é que tudo é muito simples e preparado artesanalmente. Para quem acha que o menos é mais, vai amar a gastronomia piauiense.

Depois de conhecer as delícias da culinária local, confira um incrível roteiro no Piauí, com tudo o que fazer no estado em até 7 dias de viagem.

E você, quais destas comidas típicas do Piauí gostaria de experimentar? Esteve no estado e tem mais alguma para indicar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ana Cristina

    Boa noite! Quero lhe parabenizar pela matéria falando da culinária piauiense, mas como piauiense que sou gostaria de fazer uma pequena observação. No prato número 6 a foto está errada, pois ali não se trata de paçoca de carne e sim um guisado com macaxeira. A paçoca é feita com carne de sol e farinha pisada no pilão. Não estou criticando é só uma observação

  2. Polly Batista

    Oi, Ana Cristina. Imagina! Agradeço pela sua observação e contribuição com um conteúdo autêntico e correto.