Quem não gosta de sabores fortes, melhor nem ler essa matéria, ou melhor, leia sim! Pois você ficará intrigado com as comidas típicas do Nordeste, no Brasil, e seus sabores mais arretados.
Num único prato é possível servir os legumes mais inocentes, as iguarias mais exóticas e as pimentas mais picantes! Assim são as comidas nordestinas.
Se você ama aproveitar a culinária regional e todas as combinações que as comidas nordestinas podem oferecer, acompanhe o post e veja como cada uma delas é preparada!
Você se surpreenderá com cada receita e ingredientes desta lista de comidas nordestinas doces e salgadas irresistíveis para você incrementar ainda mais a sua viagem por essa região que amamos.
Planeje sua viagem => Receba novidades por email
Cupom de desconto para seguro viagem »
Comidas típicas do Nordeste
- Vatapá e Acarajé
- Moqueca
- Buchada de bode
- Sarapatel
- Feijoada
Veja a lista acima de comidas nordestinas doces e salgadas irresistíveis! E saiba as opções quando for escolher seu destino entre os pacotes para viajar no Nordeste. E, na viagem, experimente todas durante seu roteiro para conhecer as melhores praias nordestinas.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
- Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
- É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
- Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
- Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
- Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
O que comer o Nordeste do Brasil
O vídeo abaixo produzido pelo Ministério do Turismo do Brasil mostra as delícias do Nordeste! Dá só uma olhada, antes de conferir cada item da minha lista!
1. Vatapá e Acarajé
Começo o post das comidas típicas do Nordeste com duas iguarias muito famosas na Bahia, especialmente em Salvador, que é o acarajé e o vatapá, que são primos entre si.
O acarajé nada mais é do que um pão feito com massa de feijão fradinho recheado com o vatapá, um creme feito à base de pão, leite, cebola, alho, camarão seco defumado, amendoim torrado, gengibre, leite de coco, azeite de dendê e sal.
Outra iguaria muito apreciada, uma inovação da moderna cozinha baiana, é o bolinho de Iemanjá, que nada mais é do que um bolinho de massa consistente feita de farinha de trigo, manteiga e leite de coco, recheados com o vatapá e cozidos em óleo quente.
Por ser uma comida muito quente, é ideal para comer em dias mais frios! Geralmente, os baianos comem todos os dias, faça frio ou calor, com muita pimenta, é claro!
Você pode experimentá-los em um passeio na Bahia à noite com jantar ou mesmo quando for conhecer as praias do sul da Bahia.
Aproveite => Pacotes de viagem para Bahia
2. Moqueca
Moqueca é um termo indígena para cozido de peixes, com muito azeite de dendê, leite de coco, cebola, alho, coentro, tomate, pimentão, salsa, cebolinha, pimenta de cheiro e camarões secos defumados.
Conhecida e apreciada em diversas regiões brasileiras, podemos dizer que suas origens estão na Bahia, quando os índios utilizavam um moquém (grelha de varas para assar peixes em folhas de bananeira, com urucum, tomates e coentro).
As demais misturas foram trazidas pelos colonizadores e africanos, e seu preparo em panelas de barro, mexidas com colher de pau. O prato tomou força e ganhou o país afora – a versão mais curiosa desse prato, é certamente, a moqueca de siri, muito famosa no Rio Grande do Norte.
Embora seja preparada com siri, que é um crustáceo encontrado no mar e nos estuários, não fica devendo nada as moquecas de peixes, seguindo o mesmo preparo.
O resultado? Uma explosão de sabores! Quer saber mais sobre o estado, conheça as principais praias de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Imperdível => Pacote para Natal e Pipa
3. Buchada de bode
Até então os pratos estavam “light”, mas no quesito hardcore de comidas típicas do Nordeste trago agora a exótica buchada de bode – variada em diversas versões na região, especialmente no Piauí. Os estômagos mais frágeis poderão se retorcer: o prato consiste em um guisado de vísceras de cabrito.
O preparo: o bucho (barriga do cabrito) é aberta e limpa, formando um saquinho. Aberto o saquinho, coloca-se a carne de língua cortada em pedacinhos, bem temperados com pimentas, cominho, coentro (todo tipo de condimento que der cheiro forte à comida) tomates, cebola, sal, vinagre, limão e alho.
Costura-se o saquinho do bucho recheado (com agulha e linha mesmo de costura), e coloca-se para cozinhar numa panela com água, mocotó e mais algumas vísceras que tenham sobrado.
Em promoção => Pacotes para o Piauí
4. Sarapatel
O sarapatel merece ainda mais o termo de comida típica do Nordeste arretada! Muito comum em Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, o prato não é uma invenção ‘brazuca’.
Originário do Alto-Alentejo, em Portugal, e adaptado por povos colonizados pelos portugueses como Goa, Damão e Diu, na Índia, o Sarapatel é um cozido de tripas e vísceras de porco, toucinho, além do sangue coalhado, cortado em pedaços.
Para dar o sabor, são temperadas com pimentas de cheiro das grandes, açafrão e hortelã – Uma comida forte com alto teor de gordura. Há variações do prato no Sudeste, onde acrescenta-se ao preparo o agrião.
No Piauí, onde o preparo é chamado de fressura, o mesmo é elaborado a partir da traqueia, fígado e rins de bode ou carneiro. Já no Ceará e em Alagoas, a receita segue o preparo original, mas a hortelã é substituída pelo louro.
Se você é corajoso o bastante para encarar, vá em frente! Conheça mais a região nos artigos sobre as praias mais bonitas de Pernambuco, e ainda a Rota das Emoções, que passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão.
Lindas praias => Pacotes baratos para Maceió
5. Feijoada
Eis aí um prato delicioso e bem famoso em todo o Brasil, não apenas como uma das comidas típicas do Nordeste!
Mas a feijoada tradicional não é nem um pouco gourmet, como se apresenta hoje nos restaurantes e bares da moda (inclusive na versão glamour do saboroso bolinho de feijoada).
Unânime convidada das mesas de todas as regiões, a sensação foi desenvolvida pelos africanos escravizados no Brasil e em outras colônias.
Alguns historiadores contam que a iguaria já era servida há milênios e era consagrada para reis e príncipes.
Sua versão atual consiste em feijão preto cozido com carnes diversas, acompanhados por arroz branco, couve refogada e umas laranjas seletas para combinar.
Mas o que pouca gente sabe é que, além das linguiças, carne seca dessalgada e folhinhas de louro, a versão original revela miúdos, orelha e rabo de porco, partes de boi como mocotó e língua.
Sim, para o meu paladar, prefiro continuar com a versão light da receita. E você?
Aproveite as comidas típicas do Nordeste!
A culinária de qualquer lugar reflete traços da cultura de cada povo e suas colonizações. Brincadeiras à parte, devemos respeitar a historicidade e vivência de cada povo, reflexo de tempos difíceis, quando o acesso à alimentação era limitado (até mesmo negado), sobretudo aos povos colonizados e escravizados.
Nesses tempos remotos, as pessoas precisavam de muitos nutrientes para suprir as calorias diárias gastas nas lavouras em meio ao trabalho braçal ao qual esses povos eram submetidos.
Por isso, as comidas eram preparadas de forma a concentrar a maior parte de gorduras e calorias possíveis para que as pessoas tivessem energia e força para o trabalho.
Não deixe de conhecer cada uma das maravilhosas cidades nordestinas e suas paisagens – certamente, depois de tanta comida ‘arretada’, você terá muita energia para gastar nos passeios!
Conheça mais pacotes para o Nordeste e viva mais histórias! E claro, ao viajar para a região não deixe de provar uma das deliciosas comidas típicas essa região.
Gostou das informações e dicas? Então, deixe um comentário e compartilhe as suas dúvidas e experiências!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *