Salvador

O turismo em Salvador é sinônimo de praia e muito axé music. O que é até verdade e atrai milhares de viajantes todos os anos para a cidade, mas a capital da Bahia é muito mais que seu famoso Carnaval de Rua e suas praias.

Salvador faz parte da história do Brasil e muito dos primeiros anos de descoberta do nosso país você pode conhecer pelas ruas da cidade que foi a primeira capital do Brasil  e uma das primeiras cidades planejadas do país.

Isso sem contar a cultura baiana, com destaque para os maravilhosos escritores nascidos aqui como Ruy Barbosa, Gregório de Matos e outros que viveram lá, como Jorge Amado, Zélia Gattai. Fora a culinária única e cheia de personalidade da cidade.

Resumindo, há muito o que ver em Salvador. E, se você quer saber mais sobre o turismo em Salvador? Veja neste artigo as curiosidades da cidade, seus principais pontos turísticos, clima e tudo para montar seu roteiro pela Bahia.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis de Salvador

Melhor seguro viagem para o Brasil »

 

Turismo em Salvador: Mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salvador »

 

Tudo sobre Salvador

Turismo em Salvador
Salvador foi a primeira capital do Brasil.

Salvador é a capital e uma das cidades mais populosas da Bahia e do Nordeste, com mais de 2,8 milhões de habitantes.

É ainda a 3ª maior cidade do Brasil, em termos de população, e está entre as 9 maiores cidades da América Latina, lista que conta com São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Rio de Janeiro, entre outras.

A capital baiana é uma das cidades mais antigas da América, além de ser a 1ª cidade planejada do Brasil.

Fica localizada na Zona da Mata, na região Nordeste, e tem como grandes destaques sua gastronomia, música, além de ser o centro da cultura afro-brasileira.

Completo => City Tour em Salvador

 

Mais da história de Salvador

Dicas de turismo em Salvador
Pelourinho.

Assim como outras cidades do Nordeste, por volta do ano 1.000 a região de Salvador era habitada somente por índios, no caso os tapuias.

Eles foram expulsos pelos tupis que saíram da Amazônia e vieram para o Nordeste, ocupando a região até a chegada dos colonizadores portugueses.

Embora a Bahia seja o primeiro local de chegada dos portugueses, eles desembarcaram em Salvador por volta de 1510. Entre os exploradores, o mais famoso era Diogo Álvares, conhecido como Caramuru, que estava em um navio de bandeira francesa.

Salvador foi fundada em 1536 como uma vila, sendo novamente fundada, agora como cidade em 1549 pelo governador do Brasil, Thomé de Sousa.

Sua urbanização foi planejada para que a cidade fosse a capital do Brasil, posto que ocupou até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.

Nos séculos 17 e 18 era uma das maiores e mais importantes cidades da América, sobretudo devido a grande atividade portuária, tanto que ganhou o 1º farol da América e se tornou uma das cidades mas protegidas, por conta dos vários fortes, do continente. Inclusive chegou a ser a primeira sede da coroa portuguesa no Brasil, em 1808.

Imperdível => Excursão a pé em Salvador com acarajé

 

Outras informações de Salvador

Roteiro de viagem em Salvador, na Bahia
Porto de Salvador.

Salvador tem clima de floresta tropical, muito calor e umidade. A temperatura média ao longo do ano é de 25°C, sendo que não há períodos mais secos em Salvador e sim chuvas espalhadas ao longo do ano. O código telefônico de Salvador é 71.

O fuso horário de Salvador é o mesmo que Brasília, mudando apenas no horário de verão, quando não participa e fica -1 hora que a capital brasileira.

Incrível => Excursão noturna pelo Pelourinho em Salvador

 

O que fazer em Salvador

Pontos turísticos e passeios

Roteiro de 7 dias em Salvador
Elevador Lacerda liga as cidades Baixa e Alta.

Já citei no início do artigo o turismo em Salvador tem muitos atrativos e opções interessantes de passeios, além do Carnaval de Rua.

Isso não quer dizer que não goste da folia, pelo contrário, o Carnaval de Salvador é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil e uma experiência que precisa ser vivenciada por todos que gostam de festa.

Mas, é que pulando o Carnaval você acaba deixando de lado a beleza e a história da cidade. Por isso, vou focar aqui nos outros pontos turísticos da capital da Bahia que podem ser visitados em qualquer época do ano. Um dos principais e mais interessantes é o Centro Histórico de Salvador.

Nessa parte da cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, há muito da história do Brasil.

Por isso, conheça o Pelourinho, com suas construções barrocas, as igrejas e museus do centro, vá ao Mercado Modelo e passe da cidade baixa para a cidade alta pelo Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade.

Roteiro de 5 dias em Salvador
Mercado Modelo | Foto: Antônio Júnior, via Wikimedia Commons.

Outros pontos turísticos de Salvador são o Farol da Barra e a Praia da Barra,  a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, e as praias Itapuã (famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho), Stella Maris, Rio Vermelho e Flamengo, a Praia do Buraquinho, entre outras.

Tente ver o pôr do sol em algumas das praias, vale muito a pena. Além de aproveitar os bares no agitado bairro do Rio Vermelho e conhecer mais da culinária baiana.

Recomendo => Tour Herança Africana em Salvador

 

Dicas para montar seu roteiro

Se você pretende ir para Salvador para conhecer o Carnaval de Rua, vá preparado já que a festa é extremamente animada e dura muitos dias, além de ser realizada em meio a paisagens lindíssimas. Fiz um artigo com diversas dicas para aproveitar o carnaval de Salvador e evitar qualquer tipo de problema durante a viagem.

Independente da época que você vai, é importante conhecer os bairros para escolher onde se hospedar em Salvador. Fiz um artigo com os 10 melhores hotéis em Salvador para sua visita valer a pena.

Interessante => Passeio nos arredores de Salvador

 

Tudo sobre o turismo em Salvador

O turismo em Salvador faz da cidade um paraíso cheio de lugares bacanas e históricos para se conhecer, praias bonitas, gastronomia deliciosa e única e ainda um povo simpático e super receptivo.

Acredito que seja essa mistura que faz com que a cidade seja uma das mais famosas do Brasil e procurada por muitos viajantes de todo o mundo.

Se quiser outras informações sobre Salvador, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice da Bahia. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece Salvador ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

Background Tickets
Salvador

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Salvador

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Salvador

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *