COMPARTILHE

O turismo em Salvador é sinônimo de praia e muito axé music. O que é até verdade e atrai milhares de viajantes todos os anos para a cidade, mas a capital da Bahia é muito mais que seu famoso Carnaval de Rua e suas praias.

Salvador faz parte da história do Brasil e muito dos primeiros anos de descoberta do nosso país você pode conhecer pelas ruas da cidade que foi a primeira capital do Brasil  e uma das primeiras cidades planejadas do país.

Isso sem contar a cultura baiana, com destaque para os maravilhosos escritores nascidos aqui como Ruy Barbosa, Gregório de Matos e outros que viveram lá, como Jorge Amado, Zélia Gattai. Fora a culinária única e cheia de personalidade da cidade.

Resumindo, há muito o que ver em Salvador. E, se você quer saber mais sobre o turismo em Salvador? Veja neste artigo os links para todos os posts sobre Salvador com as curiosidades da cidade, seus principais pontos turísticos, clima e tudo para montar seu roteiro pela Bahia.

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados em Salvador

Melhor seguro viagem para conhecer o Nordeste »

 

Turismo em Salvador: Mapa da cidade

  • País: Brasil
  • Unidade federativa: Bahia
  • Área total: 692,818 km²
  • População total: 2 886 698 hab.
  • Clima: Tropical atlântico

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salvador »

 

O que não se pode deixar de fazer em Salvador?

o que fazer em salvador
Salvador foi a primeira capital do Brasil.

Salvador é a capital e uma das cidades mais populosas da Bahia e do Nordeste, com mais de 2,8 milhões de habitantes.

É ainda a 3ª maior cidade do Brasil, em termos de população, e está entre as 9 maiores cidades da América Latina, lista que conta com São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Rio de Janeiro, entre outras.

A capital baiana é uma das cidades mais antigas da América, além de ser a 1ª cidade planejada do Brasil.

Fica localizada na Zona da Mata, na região Nordeste, e tem como grandes destaques sua gastronomia, música, além de ser o centro da cultura afro-brasileira.

Completo => City Tour em Salvador

 

Mais da história de Salvador

Melhor época para conhecer Salvador?
Pelourinho

Assim como outras cidades do Nordeste, por volta do ano 1.000 a região de Salvador era habitada somente por índios, no caso os tapuias.

Eles foram expulsos pelos tupis que saíram da Amazônia e vieram para o Nordeste, ocupando a região até a chegada dos colonizadores portugueses.

Embora a Bahia seja o primeiro local de chegada dos portugueses, eles desembarcaram em Salvador por volta de 1510. Entre os exploradores, o mais famoso era Diogo Álvares, conhecido como Caramuru, que estava em um navio de bandeira francesa.

Salvador foi fundada em 1536 como uma vila, sendo novamente fundada, agora como cidade em 1549 pelo governador do Brasil, Thomé de Sousa.

Sua urbanização foi planejada para que a cidade fosse a capital do Brasil, posto que ocupou até 1763, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.

Nos séculos 17 e 18 era uma das maiores e mais importantes cidades da América, sobretudo devido a grande atividade portuária, tanto que ganhou o 1º farol da América do Sul e se tornou uma das cidades mas protegidas, por conta dos vários fortes, do continente. Inclusive chegou a ser a primeira sede da coroa portuguesa no Brasil, em 1808.

Imperdível => Show e jantar em Salvador

 

Qual a melhor época para viajar para Salvador?

Roteiro de viagem em Salvador, na Bahia

Salvador tem clima de floresta tropical, muito calor e umidade. A temperatura média ao longo do ano é de 25°C, sendo que não há períodos mais secos em Salvador e sim chuvas espalhadas ao longo do ano. O código telefônico de Salvador é 71.

O fuso horário de Salvador é o mesmo que Brasília, mudando apenas no horário de verão, quando não participa e fica -1 hora que a capital brasileira.

Incrível => Excursão grátis pelo Pelourinho em Salvador

 

O que tem pra fazer hoje em Salvador?

Em Salvador você encontrará um pouco de tudo: programas mais tranquilos e animados, para curtir a sós, com o namorado, em família ou com os amigos. Lugares para passear são o que não faltam!

Saiba mais sobre a capital do estado brasileiro da Bahia, vendo o vídeo do site oficial do turismo do Brasil:

 

 

Pontos turísticos e passeios

dicas de viagem salvador
Elevador Lacerda

Já citei no início do artigo o turismo em Salvador tem muitos atrativos e opções interessantes de passeios, além do Carnaval de Rua.

Isso não quer dizer que não goste da folia, pelo contrário, o Carnaval de Salvador é uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil e uma experiência que precisa ser vivenciada por todos que gostam de festa.

Mas, é que pulando o Carnaval você acaba deixando de lado a beleza e a história da cidade. Por isso, vou focar aqui nos outros pontos turísticos da capital da Bahia que podem ser visitados em qualquer época do ano. Um dos principais e mais interessantes é o Centro Histórico de Salvador.

Nessa parte da cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, há muito da história do Brasil.

Por isso, conheça o Pelourinho, com suas construções barrocas, as igrejas e museus do centro, vá ao Mercado Modelo e passe da cidade baixa para a cidade alta pelo Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade.

melhores atrações de salvador
Mercado Modelo | Foto: Antônio Júnior, via Wikimedia Commons.

A cidade que foi construída pelos escravos, transmite uma admirável harmonia entre as religiões. E além de ser um patrimônio da histórica do Brasil, Salvador encanta pela sua diversidade cultural.

Então leia o artigo com os atrativos de Salvador, fiz um guia com imagens e informações das principais atrações que a capital baiana reserva.

Como o Farol da Barra que foi construído para ser um local de vigia da chegada dos navios do comércio local da época, em 1839.  No interior no monumento, funciona o Museu Náutico da Bahia.

No museu é possível conhecer um pouco mais da história dos navios que chegavam e saíam da cidade. Além disso, é possível subir até o pico da torre do farol, que tem 22 metros de altura e ver a incrível paisagem do mar lá de cima.

melhores praias de salvador
Praia do Farol da Barra | Foto: Fabio Pozzebom/ABr, via Wikimedia Commons.

Vale muito a pena a visita, já que esta atração é mais um cartão postal da cidade. E saindo do Farol da Barra, você pode aproveitar para curtir a praia do Porto da Barra, que é uma das minhas praias preferidas em Salvador.

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim que foi construída em 1745, em homenagem ao padroeiro da Bahia. Além disso, é nessa igreja que acontece a festa popular da escadaria do Bonfim.

Essa é uma parada obrigatória, outro ponto turístico de Salvador que merece ser registrado pelos seus cliques! Ao chegar, mesmo que de longe, você verá a grade que cerca o santuário repleto de cores.

São milhares de fitinhas do Bonfim, tradição na Bahia, que as pessoas passam no local prendem, deixando com as fitas, também, suas orações e desejos.

Você encontra a fitinhas em todo lugar. Quando chegar próximo da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, amarre a sua fitinha na grade, fazendo três pedidos com 3 nozinhos. Aproveite e confira também as belezas no interior da igreja.

Recomendo => Visita guiada em Salvador

para onde ir em salvador
Igreja Senhor do Bonfim, Foto: Turismo bahia, via Wikimedia Commons

No artigo Melhores praias de Salvador mostro quais são as melhores e arredores para para banho ou para simplesmente passar uma tarde relaxando e tomando uma água de coco.

A praia de Itapuã (famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho), fica no leste de Salvador, perto da cidade de Lauro de Freitas. Ao redor do Farol branco e vermelho, o mar verde mescla com as pedras esculturais e dão um visual incrível.

Os coqueiros e a areia branca dão o toque especial a este paraíso, formando piscinas naturais perfeitas para toda a família.

Aproveite para experimentar o famoso acarajé da Cira, é mesmo dos deuses. A orla ao lado é propícia para caminhada ou andar de bike e há também um parque para as crianças.

praia de ondina salvador
Praia de Ondina, Foto: Sidiney90, via Wikimedia Commons

A praia de Ondina é ideal para banho, pois também se formam piscinas naturais na maré baixa. Já na maré alta, as ondas ficam agitadas e boas para a prática de surf, exigindo mais cuidado na hora do banho, por conta da profundidade e das pedras.

Há várias barracas e quiosques e aos finais de semana a areia fica lotada, mas ainda sobra espaço nas areias para brincar, correr, caminhar e até fazer castelos.

Ao redor tem muitas pedras e corais, por isso, nem toda área é boa para tomar banho, mas o visual das ondas que quebram ali, vale a pena. Ao redor há muitos hotéis de luxo,  restaurantes e barzinhos para depois da praia.

Se você pretende ir para Salvador para conhecer o Carnaval de Rua, vá preparado já que a festa é extremamente animada e dura muitos dias, além de ser realizada em meio a paisagens lindíssimas. Fiz um artigo com diversas dicas para aproveitar o carnaval de Salvador e evitar qualquer tipo de problema durante a viagem.

Para finalizar, confira uma seleção de 25 fotos de Salvador, imagens das praias, pontos turísticos, fotos da cidade antigas e atuais de dia e à noite.

Interessante => Tour pelas praias de Salvador

 

Tudo sobre o turismo em Salvador

O turismo em Salvador faz da cidade um paraíso cheio de lugares bacanas e históricos para se conhecer, praias bonitas, gastronomia deliciosa e única e ainda um povo simpático e super receptivo.

Acredito que seja essa mistura que faz com que a cidade seja uma das mais famosas do Brasil e procurada por muitos viajantes de todo o mundo.

Se quiser outras informações sobre Salvador, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice da Bahia. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Já conhece Salvador ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais