Praias de Salvador: mapa dos 10 melhores lugares

por Caroliny Anache

Praias de Salvador: mapa dos 10 melhores lugares

Chegou a hora de você conhecer as melhores praias de Salvador, mas com um diferencial: será pelos olhos de uma sul mato-grossense que tem essa cidades como segunda terra.

Morei por quatro anos na Bahia, essa terrinha maravilhosa e de uma energia fantástica. Sem contar na incrível natureza que ela abriga.

Vou te mostrar quais são as melhores praias de Salvador e arredores para para banho ou para simplesmente passar uma tarde relaxando e tomando uma água de coco.

Algumas dessas praias ficam na Baía de todos os Santos e, dessa forma são praias urbanas. Já outras ficam um pouco mais distantes do Centro. Há aquelas mais lotadinhas, dependendo do dia, e aquelas mais desertas.

Em resumo, há praias em Salvador para todo os gostos. Por isso, neste artigo montei um mapa das praias de Salvador para você escolher qual pretende conhecer. Mas, saiba que o importante é conhecer cada canto que você puder dessa terra tão abençoada, no nordeste do Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis bem localizados em Salvador

Seguro viagem para descobrir mais o Brasil »

 

Mapa das melhores praias de Salvador

  1. Praia do Farol da Barra
  2. Praia do Porto da Barra
  3. Praia do Flamengo
  4. Praia de Stella Maris
  5. Praia de Ondina
  6. Praia de Piatã
  7. Praia de Itapuã
  8. Praia de Amaralina
  9. Praia da Boa Viagem
  10. Praia do Buraquinho

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salvador »

 

O que fazer nas praias de Salvador

Praia do Farol da Barra

Turismo na Bahia
Praia do Farol da Barra | Foto: Roberto Sabino, via Wikimedia Commons.

Localizada em um dos cartões postais mais amados, a praia do Farol da Barra é maravilhosa para toda a família.

Na maré alta, a água fica propícia para um banho relaxante, com algumas ondas e profundidade mediana. Na maré baixa, formam piscinas naturais para as crianças se divertirem.

Só tome cuidado com as pedras em alguns pontos, mas isso não prejudica o banho, se você ficar em pontos estratégicos. A praia fica entre o Farol do Forte de Santo Antônio e o Cristo no alto de uma montanha. Nesses locais muita gente se reúne para conversar e assistir ao pôr do sol.

Depois de tirar aquelas preciosas fotinhas em frente ao Farol, é possível também pagar um ingresso para conhecer o Museu Náutico da Bahia e das alturas poder visualizar a baía de todos os santos.

Na frente da praia há uma grande orla onde os passantes caminham, tomam água de coco, conversam nos barzinhos e restaurantes, andam de bicicleta e  patins e sentem a brisa do mar ao lado. A energia desse lugar, é indescritível.

 

Praia do Porto da Barra

Praias de Salvador próprias para banho
Praia do Porto da Barra | Foto: Fabi Mendonça, via Wikimedia Commons

Essa é uma das minhas praias de Salvador preferidas, onde é possível fazer mergulhos com cilindro em Salvador. A praia do Porto da Barra fica próxima a praia do Farol da Barra, mas o diferencial é que as águas são mais tranquilas, parece uma piscina, sem onda, em tom verde claro e límpida.

Assim como a praia do Farol, ela está localizada na chamada Baía de todos os Santos. Na maré alta, a praia fica funda, dá pé somente no início da areia e logo em seguida fica mais funda.

Na maré baixa, a criançada pode brincar à vontade, pois fica mais rasa. Ao lado da Praia fica o Forte de São Diego e uma faixa de pedras sai dele em direção ao mar. As pessoas costumam pular de cima, quando a maré está alta e as águas profundas.

A faixa de areia é curta e, nos finais de semana, lota de cadeiras e guarda-sóis. Por isso, é bom ficar atento se a maré subir, pois pode te alcançar sem você notar. Há apenas uma barraca que atende a praia com comidas e bebidas.

Você pode também comer um acarajé com as baianas ou um queijo assado com melaço, que é uma delícia. A qualquer momento passa um vendedor ambulante.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Salvador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Praia do Flamengo

Praia do Flamengo Salvador
Praia do Flamengo | Foto: Rafael Defavari, via Wikimedia Commons

A praia do Flamengo tem um visual mais clean, possui uma grande faixa de areia e um mar mais agitado com ondas. A água é bem verdinha com tons de azul também. Ao redor, muitos coqueiros, mar, areia e o céu, o visual é lindo.

Ela fica mais afastada do Centro, ao norte de Salvador, quase chegando na divisa com a cidade de Lauro de Freitas. Há dois restaurantes (chamados de barracas) para atendimento e passam poucos ambulantes, é uma praia mais deserta e bem tranquila.

As barracas são bem completas com petiscos, pratos deliciosos e bebidas. Tem até massagem, espaço infantil, espreguiçadeiras, sofás e duchas. Vale a pena ficar em um dos restaurantes.

É uma praia onde as pessoas costumam praticar esportes aquáticos, como o kitesurf e o surf, e os esportes de areia, como frescobol e vôlei, e soltar pipa. Para quem prefere, pode curtir a calmaria embaixo do guarda-sol e dar um belo mergulho, a água é deliciosa.

 

Praia de Stella Maris

mapa das praias de salvador
Praia Stella Maris | Foto:Marvin Kennedy, via Wikimedia Commons.

A praia de Stella Maris é vizinha da praia do Flamengo e, por isso, possui também inúmeros coqueiros, mar agitado com muitas ondas e uma grande faixa de areia.

Mas, o diferencial é que amplia o número de barracas e nos finais de semana fica muito animada e lotada, para quem gosta de música e se divertir. Se preferir ir em um dia mais calmo, escolha os dias de semana.

Na maré baixa dá para relaxar nas piscinas naturais ao redor das pedras grandes. Também é possível andar de jet-ski, praticar bodyboard e surf.

As barracas são bem completas e oferecem comida boa, petiscos deliciosos, cerveja geladinha, parque para as crianças e funcionam à noite também, pra você que quer estender e ficar para o luau. Só vai, que vale muito a pena.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Imperdível => Passeios pelas praias de Salvador

 

Praia de Amaralina

Esta praia fica distante 9 km do Centro e próxima à praia do Flamengo. A faixa de areia é bem extensa e por isso é muito comum encontrar quadras de vôlei e futebol e espaços para frescobol.

O banho não é muito recomendado, já que as ondas são muito fortes e o mar possui muitas pedras e corais, a não ser em uma pequena parte próxima ao quiosque das baianas, que inclusive é o point da galera, onde servem ótimas comidas.

Porém, na maré baixa, vale a pena fazer snorkel para contemplar a vida marinha rica da região. Em alguns períodos, a praia fica repleta de algas na areia, formando um extenso tapete verde.

A caminhada no calçadão ao lado dos coqueiros é ideal para uma tarde relaxante e também dá para atravessar a rua e aproveitar os bares e restaurantes muito bem frequentados.

 

Praia de Ondina

praia de ondina
Orla da Praia de Ondina | Foto: David Pereira, via Wikimedia Commons.

Ondina é um bairro nobre de Salvador. Sua praia é ideal para banho, pois também se formam piscinas naturais na maré baixa. Já na maré alta, as ondas ficam agitadas e boas para a prática de surf, exigindo mais cuidado na hora do banho, por conta da profundidade e das pedras.

Há várias barracas e quiosques e aos finais de semana a areia fica lotada, mas ainda sobra espaço nas areias para brincar, correr, caminhar e até fazer castelos.

Ao redor tem muitas pedras e corais, por isso, nem toda área é boa para tomar banho, mas o visual das ondas que quebram ali, vale a pena. Ao redor há muitos hotéis de luxo,  restaurantes e barzinhos para depois da praia.

Ela também fica próxima há uma quadra de esportes logo ao lado, próxima à orla e ao estacionamento, que por sinal é bem grande.

 

Praia de Piatã

Essa praia está afastada cerca de 17 km do Centro de Salvador, possui mar aberto e, por isso, o vento é forte e as ondas são agitadas na maré alta. A faixa de areia é grande e há um monumento em formato de polvo para as tradicionais fotos de Instagram.

Há postos de salva-vidas, já que é um mar mais agitado e necessita de cuidado dobrado. O windsurf e o surf são muito praticados. Na areia também é comum ver o pessoal jogando frescobol, futebol ou vôlei. A orla do calçadão fica acoplada à praia para quem gosta de pedalar ou caminhar.

A Vila Piatã é o point da galera, inaugurado em 2017, onde há várias lanchonetes e bares animados com músicas ao vivo e parques infantis. Ideal para o pós-praia.

Na frente da orla há restaurantes com uma riquíssima culinária baiana e com vista maravilhosa para o mar.

 

Praia de Itapuã

Praia de Itapuã
Praia de Itapuã | Foto: Paulo rsmenezes, via Wikimedia Commons

Como diz a música de Vinícius de Moraes e Toquinho: “é bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã”. Por isso, é uma experiência que deve estar no seu roteiro em Salvador.

A praia fica no leste de Salvador, perto da cidade de Lauro de Freitas. Ao redor do Farol branco e vermelho, o mar verde mescla com as pedras esculturais e dão um visual incrível.

Os coqueiros e a areia branca dão o toque especial a este paraíso, formando piscinas naturais perfeitas para toda a família.

Aproveite para experimentar o famoso acarajé da Cira, é mesmo dos deuses. A orla ao lado é propícia para caminhada ou andar de bike e há também um parque para as crianças.

A estátua de Dorival Caymmi é atração para as fotos no calçadão. É com certeza uma das praias de Salvador mais lindas e culturais.

 

   

Praia da Boa Viagem

Praia da Boa Viagem
Praia da Boa Viagem | Foto: Willemarcel, via Wikimedia Commons

Esta praia é a melhor praia para tomar banho e relaxar. Muito limpa, com  águas são clarinhas e, dependendo do dia, mais azuis, em outros mais verdes. Ela fica fora do roteiro por estar localizada na cidade baixa, a parte mais antiga da cidade, e também por estar em um bairro menos nobre.

Porém, ela fica próxima de dois pontos turísticos muito frequentados em Salvador: a Igreja do Bonfim e a Ponta de Humaitá, que fica acoplada à praia. Da praia se vê o forte da Ponta de Humaitá, de onde se observa um lindo pôr do sol.

Na praia há algumas barraquinhas que atendem os banhistas com comidas, como peixes assados, porção de camarão frito, acarajé e bebidas.

Mas também tem um restaurante com uma bela vista que também na praia. No térreo, as janelas de vidro permitem uma vista incrível para o mar, assim como no segundo piso do restaurante.

Para fechar sua tarde com chave de ouro, além do pôr do sol no forte da Ponta de Humaitá, desça a ladeira onde há uma igreja e um farol, um outro point na beira do mar e das pedras, onde o sol também se põe lindamente. A faixa de areia é pequena e inclinada, descendo até o mar.

Não é propícia para jogar vôlei ou frescobol, mas por ser bem fofa, as crianças se divertem fazendo seus castelos e brincadeiras de areia. Vale a pena conhecer esse pequeno paraíso. A dica é ir em dia de semana, pois não fica lotada.

 

Praia de Buraquinho

Praia de Buraquinho
Praia de Buraquinho | Foto: Astriadfg, via Wikimedia Commons

Esta praia não fica em Salvador, mas na cidade vizinha, Lauro de Freitas. Possui fácil acesso, com distância de cerca de 30 km do Centro de Salvador. É ideal para quem quer passar o dia todo na praia, tem uma extensa faixa de areia e muitas barracas, é só escolher o seu guarda-sol e o ponto da praia que quer ficar e relaxar.

A água do mar azul encontra um meio termo: nem muito calma, nem muito agitada e ainda faz o encontro com o rio Joanes, por isso também não é muito salgada. Então, você também toma banho de água doce, se quiser ir para o lado do rio.

O mar possui algumas ondas, mas são aquelas bem convidativas para um mergulho, outro atrativo é que ela não possui quase nenhuma pedra. Só é bom tomar cuidado quando a maré estiver esvaziando, pois elas puxam para a parte mais funda.

No mais, os coqueiros ao redor das areias fofas e brancas e o azul do mar com as espumas das ondas atraem turistas para encher o Instagram de belas fotos.

 

Conheça as melhores praias de Salvador

Salvador é uma cidade obrigatória a ser visitada, tanto por sua rica cultura e história, quanto por suas belezas naturais. E o mais bacana é que tem lugar para todo gosto, com opções para agradar a todo tipo de público.

A depender de quantos dias você ficará na cidade, dá para conhecer a maioria das praias de Salvador. Mas é bom organizar um roteiro das que mais lhe agradaram, para formar a melhor rota.

A dica é calcular a distância do seu hotel até as praias de Salvador para ter uma noção do gasto com deslocamento.  E também preparar o bolso para os quitutes que você irá comer nas barracas, já que a culinária baiana é irresistível.

Também é bom ficar atento às festas comemorativas e nos finais de semana, pois o trânsito em Salvador é caótico, sendo bem fácil você perder tempo para chegar até a sua praia. No mais, ótima viagem e sorria que você está na Bahia!

Qual das praias de Salvador você mais gostou? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Fotos

Veja paisagens e fotos das principais atrações turísticas

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Fotos

Veja paisagens e fotos das principais atrações turísticas

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *