COMPARTILHE

A história da Bahia mistura-se com a própria história do Brasil. Foi em Porto Seguro, no litoral sul do estado, que em 1500, os portugueses gritaram “terra à vista” e descobriram o Brasil.

No estado, mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha, foi celebrada a primeira missa em solo tupiniquim. E, durante os mais de 500 anos de vida, a Bahia foi palco de guerras, conflitos, revoltas e invasões.

Esse é um breve resumo da história da Bahia, que no século XVI, teve a economia baseada na exploração do pau-brasil e da cana-de-açúcar, e mais tarde pelo ciclo do ouro e do diamante. Hoje, a Bahia corresponde a um terço do PIB do Nordeste e por mais da metade da exportação.

Além da indústria, mineração e agropecuária, uma das maiores fontes de renda é o turismo. Também, com tantas belezas naturais tem mais é que ser um grande polo turístico. Para saber mais sobre o turismo na Bahia, leia este artigo.

Planeje sua viagem => Hotéis tops em Porto Seguro

Porque viajar com seguro viagem pelo Brasil »

Mapa da Bahia

turismo na bahia
No destaque, mapa da Bahia, Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Nordeste
  • Estados limítrofes: Minas Gerais (S, SO, e SE), Goiás (O e SO), Tocantins (O e NO), Piauí (N e NO), Pernambuco (N), Alagoas (NE), Sergipe (NE) e Espírito Santo (SE)
  • Capital: Salvador
  • Área Total: 564 733,177 km²
  • População: 14 930 634 hab.
  • Clima: Equatorial, tropical com estação seca e semiárido

*Fonte: Wikipédia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bahia »

Quais os melhores lugares para viajar na Bahia?

Não é preciso dizer que a Bahia é um dos estados brasileiros mais abençoados pela natureza, com algumas das praias do Nordeste mais bonitas, e que por isso, mais recebe viajantes ao longo dos anos.

Em seus 1.183 quilômetros de litoral há diferentes paisagens e praias, além das belezas da Chapada Diamantina, do Arquipélago Abrolhos e de tantas outras atrações turísticas.

Isso sem falar que a Bahia é um dos lugares mais animados do Brasil. Isso, em parte, é “culpa” do famoso Carnaval de Salvador que reúne milhares de viajantes que se divertem por dias ao som de trios elétricos. Mas, também pela alegria e simpatia de seu povo que sempre recebe com muito carinho todos os tipos de viajantes.

Outra atração da Bahia é a gastronomia típica. Os pratos têm muitos frutos do mar, ingredientes regionais como o azeite de dendê e, é claro, muita pimenta. A culinária baiana é famosa por ser apimentada, por isso, na sua primeira vez no estado vá com calma.

Quais as cidades mais visitadas da Bahia?

Veja este vídeo do site oficial do turismo do Brasil e descubra os principais atrativos da Bahia.

Salvador

Elevador Lacerda
Elevador Lacerda, em Salvador.

Se Salvador é apenas sinônimo de Carnaval de Rua para você fique sabendo que está perdendo muita coisa. É claro que conhecer o carnaval de Salvador é uma experiência que precisa ser vivenciada por todos que gostam de festa, uma vez que ele é extremamente animado, acontece em meio a paisagens lindíssimas e dura muitos dias.

Por isso, se você curte a Folia de Momo, veja essas dicas para aproveitar o carnaval de Salvador e evitar problemas durante sua viagem.

Agora, se você não curte a festa, vamos nos focar nos outros pontos turísticos da capital da Bahia que, inclusive, foi a primeira capital do Brasil, lá em 1549. O Centro Histórico de Salvador conta muito da história do Brasil, por isso “perca” muito tempo caminhando pela região, que foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985. Conheça o Pelourinho, as igrejas e museus do centro.

Vá também ao Mercado Modelo e passe da cidade baixa para a cidade alta pelo Elevador Lacerda, um dos cartões postais da cidade. Outros pontos turísticos de Salvador são o Farol da Barra,  a Igreja e Convento de São Francisco e as praias Itapuã (famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho), Stella Maris, Rio Vermelho e Flamengo, entre outras. Tente ver o pôr do sol em algumas das praias, vale muito a pena.

Cidades do Litoral Norte e Sul

guia de praias da bahia
Visual paradisíaco da Praia de Moreré | Foto: Ari Rios, via Wikimedia Commons.

Há muitas cidades turísticas e praias paradisíacas na Bahia. A lista de praias do Litoral Norte onde, inclusive, está Salvador, tem as cidades Costa do Sauípe, Praia do Forte, Imbassaí, Arembepe, Guarajuba e outras mais selvagens como Sítio do Conde e Mangue Seco.

Por falar em Imbassaí, vale a pena conferir o post sobre sobre o Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA é o único hotel da Rede Palladium Hotel Group no Brasil, localizado na Reserva de Imbassaí.

O litoral sul da Bahia é considerado uma das regiões mais bonitas do Brasil e porque não falar da América do Sul, como Cumuruxatiba, Boipeba, Barra Grande, Ponta de Corumbau, Praia do Espelho, Itacaré, Maraú, Arraial D’Ajuda.

Tem também Morro de São PauloSituado a 248 quilômetros de Salvador, Morro de SP fica na Ilha de Tinharé e é o terceiro destino mais visitado na Bahia. 

Porto Seguro

porto seguro bahia

A cidade reúne atrações que encantam pela beleza e pela história, já que possui belíssimas praias e várias relíquias da época do descobrimento do Brasil, entre elas o Marco do Descobrimento, monumento mais antigo trazido pelos portugueses.

Por conta dessa importância histórica, a cidade e seus arredores é muito bem preservada.

As praias também se mantém quase intactas da intervenção humana e guardam ainda aquele clima de praia deserta.

Vale destacar a praia de Caraíva, uma pequena vila que é uma das praias mais bonitas de Porto Seguro, localizada 65 km ao sul da cidade. A praia ficou popular por suas lindas praias e divertidas noites embaladas pelo forró pé de serra nordestino.

Confira a lista dos artigos sobre Porto Seguro:

Trancoso

o que fazer em trancoso

Dentro desse contexto, não posso deixar de falar sobre incluir uma ida a Trancoso na sua viagem à Bahia. A pequena vila que hoje é um dos lugares mais procurados pelos turistas na Bahia. Grande parte disso se deve as  que as praias misturam natureza selvagem com cenários pitorescos.

Então, vale a pena conferir os artigos a seguir:

Chapada Diamantina

melhores lugares da bahia
Chapada Diamantina | Foto: Cleide Isabel, via Wikimedia Commons.

A Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos da Bahia e também do Brasil, na minha opinião. Ela é destino dos viajantes que querem “fugir” um pouco das praias da Bahia e também para aqueles que curtem praticar ecoturismo e turismo de aventura em meio a paisagens naturalmente belas.

Localizada a aproximadamente 394 quilômetros de distância de Salvador, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o destinos possui muitas grutas, morros, cachoeiras, lagoas, pantanal, onde é possível fazer trilhas, rapel, mergulho e ainda tirar fotos em paisagens de tirar o fôlego.

Ver o nascer ou o pôr do sol no Morro do Pai Inácio é fantástico e rende fotos maravilhosas, assim como na Cachoeira da Fumaça, que você chega após uma trilha que demanda um pouco de fôlego. Agora, sem fôlego mesmo você vai ficar quando entrar no Poço Encantado onde irá ver um lago azul cintilante, que brilha mais quando as lanternas são apagadas.

Outros atrativos são a Trilha do Vale do Pati, o cânion até a Cachoeira do Buracão, Cachoeira do Sossego, o Poço do Diabo, a Gruta da Pratinha, onde é possível mergulhar,  além da própria cidade de Lençóis, que é base dos viajantes que vão conhecer a Chapada.

Dicas de turismo na Bahia

Infelizmente, ainda não conheço todos os lugares da Bahia, mas a minha ideia é indicar minhas experiências, os artigos que escrevi aqui no blog, para ajudar no seu planejamento. Além de dividir com você todos os destinos baianos que ainda quero conhecer. E olha que a lista é grande.

Mas, apesar de a lista ser grande, existem alguns destinos especiais, lugares que sonho conhecer na Bahia. Leio muito sobre viagem, em blogs, revistas, converso com outros blogueiros de viagem e sempre atualizo minha lista de destinos a conhecer no Brasil e no exterior.

Dos lugares que mais tenho vontade de visitar na Bahia são Arraial d’Ajuda, Itacaré, Boipeba, Barra Grande e toda a Península de Maraú estão no topo da lista.

Você tem vontade de conhecer a Bahia? Deixe nos comentários os seus lugares preferidos no estado.

Até + !!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Eduardo Oliveira
    Matéria muito boa! Apesar de não ter conhecido todos esses lugares que tu citou, consegui conhecer toda a orla de Salvador e e um pouco do norte da Bahia, pois estava sem carro. Fui bem no estilo "mochileiro sem rumo", então só comprei a passagem e embarquei sem saber onde conhecer. A viagem foi recente, faz uma semana que voltei de lá e gostei de mais, principalmente da nova orla que reformaram, RECOMENDO! Agora estou publicando em meu blog uma série de histórias que vivi em Salvador, são 11 capítulos que serão publicados do dia 05 á 15 de março. Fica a dica se quiser visitar. Acompanha lá e deixa teu comentário: http://www.tobetrueblog.wordpress.com Parabéns pela matéria!
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Eduardo, Fico feliz que tenha gostado e obrigado por compartilhar sua matéria! Abração
  3. Antonio Raimundo
    ESCLARECIMENTO AO PUBLICO. O jeito preguiçoso do povo baiano, como também a expressão " meu rei" é uma identidade cultural da Bahia equivocada. O mito é recebido com elogio por certos baianos famosos e algumas emissoras de tvs. que criaram uma cultura inexistente da Bahia, em forma de humor preconceituoso embutido no mito. É bom ressaltar que a elite pós escravidão da Bahia, com o objetivo de depreciar os negros, a maioria esmagadora da população local, inicio tal mito. A vida tranquila e a famosa aversão ao trabalho atribuídas aos baianos não têm base na realidade. ex: Uma empresa com sede no Pólo Petroquímico de Camaçari, a 41 quilômetros de Salvador, registrou menos faltas de funcionários durante o Carnaval do que sua filial de São Paulo. Entre as pessoas ocupadas na Região Metropolitana de Salvador, 50,4% trabalhavam mais de 48 horas semanais e 35,8% de 38 a 47 horas por semana. A indústria do turismo aprendeu a explorar esse filão para atrair multidões de estressados de todos os cantos do país. Quer descansar, vá à Bahia, a terra onde a festa nunca termina e ninguém se preocupa com o relógio. Isso começou nos anos 1960. Porque não ser lembrado por lutas históricas que começaram ou terminaram na Bahia. Preguiçosos não lutam, não vão a guerra literalmente. Antonio Raimundo
  4. Da Mata
    Perfeito Antonio Raimundo! É algo que, como trabalhadora, me deixa triste de ouvir ou ler e acredito ser importante a cada vez que isso ocorrer ser corrigido. Obrigada por sua contribuição.
Quero Viajar Mais