O que fazer em Morro de São Paulo, Bahia: guia completo

O que fazer em Morro de São Paulo, Bahia: guia completo

Você procura o que fazer em Morro de São Paulo em 3 dias? Deseja conhecer esse paraíso do litoral baiano? Neste artigo terei o prazer de te ajudar no planejamento desta viagem!

Sem estrada direta por terra dos aeroportos da Bahia, a logística para chegar não é das mais simples, mas o destino compensa plenamente. Quando o visitei, tinha uma alta expectativa mas ao chegar, vi que uma viagem ainda melhor do que o esperado e que recomendo a todos!

Suas belezas naturais, com praias de águas calmas e cristalinas, areias brancas e densa Mata Atlântica compõem um cenário paradisíaco, daqueles que qualquer um sonha para uma viagem de férias ou então para um romântica lua de mel.

Ao todo, Morro de São Paulo tem apenas quatro praias “exploradas” e duas ruas principais; um detalhe interessante é que as praias são identificadas por números ordinais. Na Segunda Praia é que está localizado o centrinho, onde o agito impera.

A Terceira Praia e a Quarta são mais tranquilas, com suas piscinas naturais e águas transparentes, lugares ideais para a prática de mergulho esportivo.

Abaixo, trago um guia completo de Morro de São Paulo, com fotos, como chegar, praias, pontos turísticos, clima e minhas dicas de hospedagem, restaurantes, bares e os passeios guiados mais procurados da cidade.

Leia, se apaixone e tire esta viagem fantástica do papel!

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Morro de São Paulo

Como contratar um seguro viagem »

Morro de São Paulo: onde fica

*Vídeo oficial do Governo da Bahia

Situada a 248 km ao sul de Salvador e a 158 km ao norte de Ilhéus, o distrito de Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé e é o terceiro principal polo turístico da Bahia, depois da capital e de Porto Seguro.

Morro de São Paulo faz parte da cidade/arquipélago de Cairu, uma linda região que foi descoberta na época do Brasil Colônia que conta com 26 belas ilhas e alguns cenários deslumbrantes.

É proibido o tráfego de automóveis em Morro de São Paulo. Tratores levam os turistas aos resorts, pousadas, albergues, hotéis e até mesmo nos pontos turísticos, mas a melhor maneira de explorar a ilha são as caminhadas pelas trilhas, que levam os visitantes às praias e aos monumentos históricos.

Para conhecer melhor a região, nada melhor que fazer passeios de barco, disponíveis aos montes em todas as épocas do ano.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Morro de São Paulo »

Qual a melhor forma de ir de Salvador para Morro de São Paulo?

catamarã para Morro de São Paulo
Catamarã é a forma mais fácil de ir de Salvador para a ilha | Foto: Turismo de Morro de São Paulo.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é possível fazer o trajeto por terra de Salvador a Morro de São Paulo; isso se deve ao fato do arquipélago de Cairu estar separado pelas águas do restante do estado da Bahia. Algo semelhante ao que acontece com Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Porém, para chegar em Morro de São Paulo você não precisará pegar outro voo depois de desembarcar em solo baiano. Saindo de Salvador a travessia até a ilha pode ser feita de táxi-aéreo, catamarãs ou ainda ferry boats.

Sem dúvidas a travessia via catamarã (barco famoso em cruzeiros marítimos) é a forma mais comum para fazer este trajeto, tanto na ida como na volta. O trajeto dura 2 horas e 30 minutos, com passagens que custam, em média, 95 reais por pessoa.

Dica: o catamarã parte do Terminal Marítimo, em frente ao Mercado Modelo, geralmente com horários de saída entre 8 horas e 30 minutos e 14 horas e 30 minutos. Na alta temporada (verão), recomendo que faça a reserva com antecedência, porque senão será improvável conseguir um bilhete para embarcar.

Outra opção é fazer o traslado semi-terrestre de Salvador a Morro de São Paulo, ideal para quem não gosta de ficar muito tempo navegando no mar; mas ele requer algumas baldeações em Itaparica e Valença, com pequenos trechos de barco. O tempo de viagem é o mesmo e o preço sobre para, em média 110 reais.

Conforto => Traslado de Morro de São Paulo a Salvador

Como ir de Ilhéus para Morro de São Paulo?

aeroporto jorge amado
Aeroporto de Ilhéus é um dos caminhos para chegar em Morro de SP | Foto: Carlos Mendonça, via Wikimedia Commons.

Outro aeroporto importante que dá acesso a Morro de São Paulo é o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, que fica a 158 km da ilha. Este, inclusive, é o caminho mais rápido para Itacaré, outra famosa cidade litorânea da região.

Pra ir de Ilhéus até Morro de São Paulo você tem a opção de alugar um carro e dirigir até Valença, cidade terrestre mais próxima da Ilha, onde é possível devolver o carro alugado ou guardá-lo em algum estacionamento para a volta. O trajeto dura 3 horas e 30 minutos e o ferry de Valença a Morro de São Paulo mais 40 minutos.

É possível fazer este trajeto até Valença de ônibus, mas já te adianto que a viagem leva quase 5 horas.

Este é um caminho que te recomendo se você quiser incluir Itacaré no roteiro, que fica entre as duas cidades; dessa forma a viagem mais longa compensa. Se esta for a sua ideia, leio o artigo o que fazer em Itacaré na Bahia.

Fácil => Alugue um carro mais barato em Ihéus

Morro de São Paulo: clima

Morro de São Paulo: clima
Em Morro de São Paulo faz calor o ano inteiro | Foto: André Urel, via Wikimedia Commons.

Além de todas as belezas naturais e o fato de que é um lugar quase deserto, uma viagem para Morro de São Paulo possuí outra vantagem: calor praticamente o ano todo.

Época mais óbvia para visitar destinos litorâneos, no verão chove menos que em outras praias do Nordeste; ou seja, é uma ótima dica para passar o Natal e o Réveillon, com temperatura que ficam entre 23 ºC e 33 ºC.

Na primavera é um pouco menos quente, mesmo assim as máximas ficam em torno dos 30 ºC, sendo que chove bastante no início de dezembro. Por sua vez, no outono as temperaturas são as mesmas da primavera, com a vantagem de que chove bem menos.

Por fim, no inverno os termômetros registram entre 21 ºC e 28 ºC; ou seja, também um clima muito agradável para aproveitar as praias, sendo que nesta época elas ficam quase vazias, sendo ótima para relaxar e desfrutar da natureza.

Adquira => Pacotes para Morro de São Paulo

Pontos turísticos de Morro de São Paulo: o que fazer

morro de são paulo pontos turísticos
Pôr do sol na Toca do Morcego é fascinante | Foto: TripAdvisor.

Veja algumas dicas sobre o que fazer em Morro de São Paulo:

  • Caminhadas ao Forte e ao Farol: esses são os dois monumentos mais importantes da Ilha. Do Farol é possível avistar todas as praias da vila. Já o Forte é onde a galera se reúne para assistir o belíssimo pôr-do-sol. O passeio é o mais indicado para o final da tarde;
  • Mergulho nas águas cristalinas: com snorkel a pedida são a Terceira e Quarta praias e a piscina natural de Moreré, na vizinha Ilha de Boipeba. De cilindro, as opções são Gamboa Velha e os corais de Itatiba e Itatimirim;
  • Curtir o pôr do sol na Toca do Morcego: nas terças e sábados ao entardecer, o local com vista para o mar ganha almofadas, esteiras e redes distribuídas por um belo jardim e uma excelente trilha sonora; trata-se de um dos lugares mais românticos da Bahia.
  • Comprar artesanato: todas as noites é montada na Praça Aureliano Lima uma feirinha com artigos em prata, bijuterias e objetos de decoração. Trata-se de uma excelente dica para levar presentinhos da ilha para parentes e amigos.

Aproveite => Batismo de mergulho em Morro de São Paulo

Qual é a melhor praia de Morro de São Paulo?

   

As praias de de Morro de São Paulo são classificadas por números ordinais, da Primeira até a Quinta Praia, sendo que nos arredores também existem praias fabulosas, que valem a pena uma visita, cada uma com a sua própria peculiaridade. A segunda Praia é sem dúvidas a mais badalada; enquanto que a Terceira, a Quarta e a Quinta Praia são mais vazias e perfeitas para relaxar.

Confira abaixo como é cada praia de Morro de São Paulo:

1. Primeira Praia: trata-se da praia mais próxima do centro da ilha, por isso mesmo ela é muito frequentada por moradores locais; é comum também ver muitos surfistas nesta área, pois é nela que as ondas mais fortes se formam. A infraestrutura de barraquinhas é muito boa.

2. Segunda Praia: sem dúvidas, esta é a praia mais turística de Morro de São Paulo; aqui é que o movimento de pessoas é maior, por isso nela estão os restaurantes mais famosos, inúmeros quiosques e todo o comércio local. E o melhor: dá para acessar todos estes lugares caminhando! Seu mar é transparente e convidativo para um mergulho.

3. Terceira Praia: ela é separada da Segunda Praia pela Ilha da Saudade e possuí muitos hotéis e pousadas. Apesar de receber um bom número de turistas, a praia é mais tranquila e é a melhor de Morro de São Paulo para ver os corais e peixinhos coloridos. A estrutura de restaurantes atende bem a área.

4. Quarta Praia: esta é a maior praia de Morro de são Paulo, com 4 km de extensão; localizada a 2 km do centro, ela é praticamente deserta, sendo ideal para aproveitar a natureza e passar dias de férias com absoluta tranquilidade e mergulhar com snorkel para admirar a natureza marinha. Um sonho, né?

5. Quinta Praia: também conhecida como a Praia do Encanto, trata-se de outra região pacata e bela de Morro de São Paulo; ela possuí um trecho de Mata Atlântica preservada e é ótima para nadar nas águas rasas e transparentes, especialmente na maré baixa.

Segunda Praia Morro de São Paulo
Segunda Praia vista do Farol do Morro de São Paulo, a praia mais badalada da região | Foto: Lívia Buhring, via Wikimedia Commons.

Porém, você ainda pode aproveitar as praias presentes nas outras ilhas de Cairu, que são igualmente paradisíacas e podem ser acessadas por meio de passeios guiados. Saiba mais sobre cada uma delas;

6. Praia de Garapuá: localizada 13 km ao sul do centro de Morro de SP, ela fica entre a Quarta Praia e a Ilha de Boipeba. Cercada de muita vegetação ela possuí águas azul-claras fabulosas; além de ficar em um vilarejo muito interessante.

7. Praia da Gamboa: situada a 6,5 km da ilha, sendo que a travessia de barco dura 15 minutos e custa em torno de 15 reais, esta vila de pescadores é um dos mais belos destinos do arquipélago de Cairu. Não deixe de tomar um banho de argila, pois é uma excelente experiência.

8. Prainha do Forte: apesar de ser a menos famosa da região, trata-se de uma pequena praia  formada por lindas piscina naturais; seu acesso é mais difícil e não há infraestrutura turística na região.

9. Praia do Porto de Cima: esta praia é outro paraíso de águas transparentes, excelente para mergulho com snorkel; ela é o melhor ponto para pegar uma sombra na faixa de areia, conta com somente um restaurante para refeições.

10. Praia Boca da Barra: a Ilha de Boipeba é realmente um lugar que vale a pena conhecer, sendo que esta é a sua principal praia. Apesar de ser mais pacata, nela existem boas opções de barracas para saborear um bom drinque e comer alguma coisa enquanto se admira a natureza.

Se você deseja conhecer  mais destinos turísticos incríveis desta região, leia também sobre as praias do litoral sul da Bahia.

ilha de boipeba
Praia Boca da Barra faz parte da paradisíaca Ilha de Boipeba | Foto: TripAdvisor.

Imperdível => Excursão à Praia Boca da Barra

Onde ficar em Morro de São Paulo

morro de são paulo hotel
Hospede-se com muito conforto em Morro de São Paulo | Foto: Booking.

Em relação a onde se hospedar em Morro de São Paulo, isso vai depender do seu objetivo para esta viagem: se procura por festas e badalação ou ter relaxar em um lugar tranquilo.

Caso sua opção seja pelo agito, procure um hotel próximo a Segunda Praia, pois terá acesso a pé aos principais bares, restaurantes e comércio local; no verão, esta região fica sempre repleta de pessoas.

Agora, se a sua procura seja por sossego, busque por uma boa hospedagem na Terceira Praia ou na Quarta Praia, que são praticamente desertas e frequentadas basicamente por hóspedes dos hotéis e pousadas ao redor.

Hotéis em Morro de São Paulo:

  • Hotel barato em Morro de São Paulo | Catavento Praia Hotel: fica na Quarta Praia e possuí uma lida vista de frente para o mar; a propriedade dispõe de piscina, serviço de quarto, bar, café da manhã, salão de jogos e acomodações com frigobar e TV. Nota dos hóspedes: 8,3.
  • Hotel com custo-benefício em Morro de São Paulo | Le Terracesituado na badalada Segunda Praia, este hotel beira-mar possuí diárias com bons preços e conta com um buffet de café da manhã com mesas na areia, além de ar-condicionado, TV a cabo e frigobar nos quartos, sendo que alguns deles possuem vista para o mar.  Nota dos hóspedes: 9,2.
  • Melhor hotel em Morro de São Paulo | Vila dos Corais: localizado na Terceira Praia e também de frente para o mar, ele possuí quadra de tênis, piscina, salão de jogos, redes para relaxar, academia e atividades externas, como mergulho e canoagem; o buffet de café da manhã é completo. Nota dos hóspedes: 9,4.

Morro de São Paulo: pousadas

morro de sao paulo pousadas
Pousada Vila Marraro em Morro de São Paulo | Foto: Booking.

Além destes hotéis listados acima e tantos outros que o distrito possuí para te receber bem, vale muito a pena dar uma pesquisada na melhores pousadas em Morro de São Paulo, que propiciam uma hospedagem bem aconchegante e por bons preços.

Uma opção que recomendo é a Pousada Bahia Tambor, que fica na Segunda Praia e possuí ótima estrutura, com uma enorme piscina com espreguiçadeiras e vista para o mar, um buffet de café da manhã diário e quartos com TV e ar-condicionado. Em todos os cômodos, ela conta com quadros que remetem a cultura africana e da Bahia, Nota dos hóspedes: 8,9.

Outra dica de pousada em Morro de São Paulo é a Pousada Vila Marraro, que fica na Quarta Praia e proporciona uma excelente estadia para amigos e famílias, com banheira de hidromassagem, quadra de vôlei, piscina, bar e café da manhã. Os quartos possuem ar-condicionado e TV com canais a cabo.

Encontre mais hotéis e pousadas em oferta em Morro de São Paulo »

   

Onde comer em Morro de São Paulo?

o que comer em Morro de São Paulo
Desfrute de deliciosas refeições de frente para o mar | Foto: Restaurante Canoa.

Em relação a o que comer em Morro de São Paulo, são muito comuns as lagostas, os frutos do mar em geral como siri e camarão, porções de peixes fritos e também carnes vermelhas, como picanha e filé Mingnon.

Caso se hospede na Terceira Praia, recomendo que conheça o Restaurante Canoa, que além de ter tudo isso ainda serve pratos incríveis da culinária italiana; sem contar que dispõe de uma carta de vinhos muito boa. Tudo para ser apreciado de frente para o mar.

Aliás, é interessante como restaurantes que servem massas italianas estão presentes na cidade. Este é o caso do Basilico e da Cantina Barolo; ambos ficam localizados no Centro.

Outro restaurante em Morro de São Paulo que destaco é o Andina Cozinha Latina, que fica na Segunda Praia e conta com cortes nobres de carnes argentinas no cardápio, além de especialidades da culinária peruana.

Confira => Comidas típicas do Nordeste

O que fazer em Morro de São Paulo à noite?

bares em Morro de São Paulo
Aproveite a noite em uma clima agradável em Morro de SP | Foto: Buda Beach.

Curtir a Vida noturna é um hábito muito comum por turistas que visitam Morro de São Paulo, especialmente para quem se hospeda na Segunda Praia.

Até a meia-noite, o movimento acontece nos restaurantes da vila, sendo que a noite em Morro de São Paulo acontece na areia, com animados luaus e também os estabelecimentos, que possuem mesas externas.

Um dos lugares mais recomendados para curtir a noite na ilha é o Buda Beach, um bar e restaurante localizado na Segunda Praia e possuí uma decoração temática indiana, mas apresenta um cardápio variado com a gastronomia internacional; o local conta com 4 ambientes e é bastante badalado em noites de verão, muitas vezes com musica ao vivo.

Outra dica interessante na Segunda Praia é jantar no Restaurante Funny, que serve pratos com frutos do mar e, em seguida, saborear um drinque na barraca de caipirinha que fica em frente ao restaurante e prepara na hora caipirinhas feitas com frutas típicas que são espetaculares.

Guia completo => Carnaval em Salvador

Passeios em Morro de São Paulo

morro de são paulo praias
Praia de Garupuá é um dos tesouros nos arredores de Morro de São Paulo | Foto: Turismo Bahia, via Wikimedia Commons.

Um dos fatores mais importantes em relação a o que fazer em Morro de São Paulo são os passeios de barco para os arredores; afinal de contas trata-se de um dos arquipélagos mais bonitos que existem e seria um desperdício não ver ao máximo suas belezas naturais.

Confira abaixo quatro dicas de passeios em Morro de São Paulo que fazem sucesso entre os turistas:

  • Tour de lancha pelo arquipélago de Cairueste passeio parte da Segunda Praia e visita as principais regiões turísticas do arquipélago; desfrute das piscinas naturais cristalinas de Garapuá e Moreré, da Praia de Cueira, de um viveiro e de ostras e canavieiras e pontos de interesse religiosos da cidade. As Crianças menores de 6 anos não pagam.
  • Excursão a Gamboa de barco:  você já se imaginou tomando um banho de argila medicinal? Esta prática que faz tão bem ao cabelo e a pele é vivenciada neste tour, que também te proporciona nadar em uma barreira de corais na Ilha de Caitá e, claro, relaxar na fantástica Praia da Gamboa.
  • Excursão à Praia de Garapuásuba em um veículo 4×4 para conhecer a bela Praia de Garapuá e suas piscinas naturais, nas quais você terá algumas horas para aproveitar livremente delas; além de conhecer a Quinta Praia, que conta com segredos históricos muito interessantes.
  • Passeio a cavalo pela Ilha de Tinharétrata-se de um passeio muito romântico em Morro de São Paulo, que além de andar a cavalo e desfrutar das belezas locais, ainda incluí visitas a Vila de Gamboa, a Praia da Argila e a uma zona de falésias; além das paradisíacas praias de Garapuá e e a Praia do Encanto.

Leia também => 80 lugares para viajar no Brasil

Quantos dias é o ideal para ficar em Morro de São Paulo?

por do sol em morro de são paulo
Belíssimo pôr do sol em Morro de São Paulo | Foto: Naassom Azevedo, via Wikimedia Commons.

Como você pôde perceber, é um verdadeiro privilégio conhecer e passar dias agradáveis em Morro de São Paulo; eu me encantei quando visitei esse lugar e já muitas histórias de amigos que viajaram para essa cidadezinha na ilha de Tinharé e também se apaixonaram.

Sugiro que sua permanência não seja menor que 4 dias para aproveitar bem o destino.

Apesar de ser um destino turístico bastante conhecido, sua atmosfera ainda proporciona um clima bastante rústico, característica bastante preservada por seus habitantes.

Se você for visitar Morro de São Paulo a partir da capital da Bahia, confira também o que fazer em salvador, com dicas dos principais pontos turísticos da cidade; muitos deles possíveis de conhecer em um único dia.

Uma dica muito importante também é que você faça suas reservas de hotel e passeios com antecedência; dessa forma, você garante sua hospedagem e seu roteiro em Morro de São Paulo. Na alta temporada, se deixar para procurar hospedagem me cima da hora vai ser muito difícil encontrar um lugar legal.

Para finalizar, recomendo o artigo com as melhores praias da Bahia, onde você pode se inspirar e planejar suas próximas viagens para o litoral baiano; ou até mesmo dar uma esticada no seu roteiro em Morro de São Paulo e conhecer alguns destinos paradisíacos incríveis.

E você, já sabe o que fazer em Morro de São Paulo na sua viagem?  Tem mais alguma dúvida sobre viajar para esta ilha baiana paradisíaca? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Sul

Conheça as praias mais bonitas do litoral baiano

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Sul

Conheça as praias mais bonitas do litoral baiano

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#07
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Valéria Silvestre

    Primeiramente, parabens pelo Blog Guilherme, estou montando meu roteiro de 20 dias pela Europa e suas dicas estão ajudando bastante! Estive em Morro de São Paulo por 7 dias, me hospedei no Escorregue no Reggae e fiquei encantada, primeiramente com a simpatia e cordialidade de todos os funcionários e especialmente o Rasta! Ele é d+ e fiquei com a impressão que todos na ilha o conhecem (rsrsrs).A decoração e trilha sonora do hostel são um plus a parte, faz jus ao nome. Quartos limpos e forros de cama trocados diariamente, além de frigobar no quarto, o que não é comum em quartos coletivos. Precisava escrever sobre o hostel, pois foi o melhor em que já me hospedei! Grande Abraço!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Valéria, Não conheço o hostel e quero muito ir a Morro...depois desse comentário certamente ficarei por lá. Obrigado pela visita e feliz 2015 :)

  3. Gil Alves

    Boa tarde viajantes, estou indo para Morro na próxima semana, e gostaria de saber o que há de interessante pra fazer por lá além dessas coisas todas?????

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Gil, Muita praia, tirolesa e festas te esperam. Infelizmente não tenho mais dicas, mas poderá encontrar no site da RBBV. Espero que ajude!! Abraços

  5. Cláudio Cesar de Lima

    O preparo para uma viagem geralmente é desgastante. Com suas preciosas informações viajar torna-se uma fascinante aventura, já que sabemos de antemão o que esperar, o que poderia ser evitado. Não por acaso seu blog lidera a lista dos melhores do Brasil. Portanto, mais do que um guia de viagens sofisticado, suas informações dão-nos confiança, alicerçado pelo seu vasto conhecimento. Sucesso!

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Cláudio, Nossa, fico muito grato com suas palavras. Ter um blog não é fácil, requer dedicação. Saber que consigo ajudar outros viajantes, postando conteúdo de qualidade, é um grande prêmio. Obrigado por participar. Abraços