Das duas uma: ou você já conhece as melhores praias da Bahia e quer um repeteco ou você tem o sonho de conhecê-las, já que todo mundo que vai te indica com muita empolgação. Acertei?
Digo isso porque as praias da Bahia são destinos sempre procurados por turistas, tanto os repetentes como os novatos. Motivo: o clima favorece o ano todo, as praias tem uma beleza particular, a água possui sempre uma temperatura agradável, a comida é peculiar e saborosa, além dos baianos serem animados e alegres. Preciso de mais motivos?
Separar uma lista com as praias mais bonitas da Bahia é uma tarefa desafiadora. Imagine ter que escolher entre centenas de praias baianas maravilhosas, aquelas que merecem destaque? Um trabalho e tanto. Mas, depois de sofrer um bocadinho consegui reunir aquelas que, em minha opinião, são lugares paradisíacos. Bora?
Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Salvador
Melhor seguro viagem para o Brasil »
Quais são as melhores praias da Bahia?
- Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
- Prainha, Itacaré
- Praia de Taípe, Arraial D’ajuda
- Praia de Imbassaí, Mata de São João
- Taipu de Fora, Península de Maraú
- Praia do espelho, Trancoso
- Praia Barra Velha, Caraíva
- Quinta praia, Morro de São Paulo
Praias mais bonitas da Bahia
Praia de Moreré, Ilha de Boipeba
Essa praia paradisíaca, localizada na parte mais afastada da Ilha de Boipeba, merece ser destacada por ser uma ilha bem tranquila, longe da agitação das cidades, sendo um cenário perfeito para quem quer mesmo muita paz e sossego.
Para chegar lá, é necessário desembarcar na cidade de Salvador e de lá pegar o Ferry Boat até a Ilha de Itaparica e em seguida um ônibus até Valença, para então pegar uma lancha rápida até a Ilha, essa é a opção mais barata.
Outra opção é ir de lancha ou catamarã até Morro de São Paulo e de lá seguir para a Ilha de Boipeba. Ideal para quem também vai conhecer as praias de Morro de São Paulo que também estão nesta lista. É possível ir de carro também, porém o trajeto é mais longo.
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Chegando na Ilha de Boipeba, leva cerca de 25 minutos para você chegar na praia de Moreré, você pode escolher chegar de lancha, quadriciclo e até caminhando. O destaque desse lugar é o mar caribenho, aquele azul esverdeado clarinho que chega a brilhar, de uma transparência sem igual.
Você realmente se sente distante da vida urbana. Por todo lado, é só coqueiros e mata nativa, areia plana e branquinha e um mundaréu de água cristalina. O mangue banhado pelo rio também é uma boa pedida, aproveite também a água doce com o passeio de barco e claro se surpreenda nos corais com a vida marinha praticando o snorkeling. É um destino sem arrependimentos.
Prainha, Itacaré
Só o fato de ser uma praia de difícil acesso, já é um ótimo motivo de visitar, já que é um local menos frequentado e muito preservado. Um lugar paradisíaco e cheio de paz e sossego. Itacaré é um município pequenino, no sul da Bahia, que abriga belíssimas praias.
A praia fica, quase que simetricamente, entre duas montanhas rochosas que enfeitadas pelas árvores nativas formam um pequeno arquipélago, a frente da areia e do mar, a fileira dos belíssimos coqueiros promovem um cenário incrível.
A praia tem esse nome, mas é ampla e tem uma extensão de areia grande, que é fina e branca. A água, azul esverdeada, tem algumas ondas, boa para mergulhos e também para surf. Não há salva vidas, por isso é bom ficar mais na beirada, para quem não sabe nadar. Na maré baixa fica delicioso. Conheça também as melhores praias do Nordeste.
Para acessar a praia é necessário percorrer uma trilha de 3 km, a partir da praia da Ribeira. Com duração de 30 a 40 minutos, a maior parte da trilha é com sombra, pois passa pela mata local. Um passeio bonito e gostoso. No caminho, uma duchinha improvisada te refresca para dar aquela abastecida na energia antes de continuar a caminhada.
Há também outra opção para chegar até a prainha: o restaurante chamado Grauçá, localizado dentro do condomínio Villa de São José, oferece o day use. Por um preço de R$60 revertido em consumação você pode usar o espaço, a piscina, consumir por ali e caminhar apenas 10 minutos para a prainha que fica ao lado.
Há apenas um quiosque que serve os turistas locais com bebidas, água de coco e petiscos, tem também ducha e banheiros. Leve seus pertences, suas guloseimas e apetrechos de praia, pois lá não há serviço completo de guarda-sol e cadeiras.
É um local ideal para forrar sua canga na praia, sentar e curtir a brisa. Um paraíso que vale a pena, pois com frequência é eleita a melhor praia do Brasil.
Praia de Taípe, Arraial D’ajuda
Essa praia fica distante 14 km a partir do centro da cidade de Arraial D’ajuda. Coloquei ela em nesta lista por ser mais distante das outras praias de Arraial (que tem um maior número de visitantes); e por costumar ser mais deserta e sossegada.
Mas o outro motivo por escolher essa praia é a sua beleza única: ela abriga gigantes falésias (chegam a 45 metros de altura), que apresentam variados tons de cores e uma vegetação de um verde intenso arrebatador.
A areia é bem extensa, plana e clarinha; a água azul esverdeada e com algumas ondas terminam de enfeitar o cenário. Na maré alta, o mar é mais agitado, mas delicioso para mergulhos.
Duas barracas no local servem aos turistas, mas é bom ir preparado com alimentação extra. As barracas oferecem uma mini tenda com mesas e cadeiras e uma rede colorida para curtir a brisa do mar e ler um bom livro ao som das ondas.
Para acessar esta praia você poderá ir de carro pela Estrada Velha de Trancoso, que dura cerca de 25 minutos ou ir caminhando, iniciando na praia de Pitinga em Arraial, com duração de 50 minutos. Paras os mais aventureiros, um passeio de parapente com direito a pousar em cima das falésias é um convite irrecusável. Só vai!
Praia de Imbassaí, Mata de São João
Colado na cidade de Salvador, há cerca de 60 km de distância, o município de Mata de São João abriga uma das praias conhecidas por estar na linha verde, região que abriga lindas praias muito frequentadas pelos turistas baianos.
Apesar de ficar próxima da agitada praia do Forte, a praia de Imbassaí é muito tranquila e muito propícia para passar o dia com a família que tenha crianças ou idosos. Se Interessou? Então, conheça o Grad Palladium Imbassaí.
Ao chegar, você percorre uma ponte de madeira graciosa que passa pelo Rio Imbassaí, lugar que já é ponto certo para tirar aquela foto de Instagram. Ao fundo, a mata e os coqueiros embelezam a foto. Em seguida, caminhando alguns metros por uma estradinha de chão, você passa em meio a floresta local e já visualiza o rio ao lado.
Algumas pessoas gostam de sentar com mesa e cadeira dentro do rio para tomar uma cervejinha e por que não banhar-se na água doce? Mais a frente, a extensa areia que divide o rio do mar azul esverdeado com alguma pequenas ondas. A areia é bem espaçosa e extensa, por isso ideal para brincar com as crianças e até praticar algum esporte, como o frescobol.
Há muitas pousadas próximas da praia e também mais de 10 barracas que oferecem comidas e bebidas típicas. A praia é bem extensa, com cerca de 6 km e por toda a sua extensão há barraquinhas.
As barracas ficam na faixa de areia entre o mar e o rio e você pode brincar entre banhos salgados e banhos doces, em meio a uma paisagem incrível de coqueiros, cajueiros e a mata nativa de um verde intenso sem igual.
Taipu de Fora, Península de Maraú
A Península de Maraú é um espetáculo de paraíso localizada ao sul da Bahia, na conhecida Costa do Dendê, há cerca de 270 km de Salvador e 65 km de Itacaré. Um lugar ainda pouco explorado que fica no município de Barra Grande.
Posso considerar um caribe nordestino, pois a praia de Taipu de Fora abriga águas de variados tons azuis e são muito cristalinas nas grandes piscinas que se formam na maré baixa (que acontece duas vezes por mês. Por isso é bom se programar).
Os grandes corais e arrecifes que ali se encontram, formam uma barreira bloqueando as ondas, proporcionando assim uma água mansa e tranquila na beira da areia. E não pense que o espaço é curto, a área de água azul, calma e transparente é bem grande e muito boa para curtir a beleza marinha com o mergulho, snorkeling e até stand up paddle.
A areia é plana e durinha, ao redor centenas de coqueiros, alguns inclinados como se fosse cair, dão um charme a mais no cenário. Quando a maré está cheia, o mergulho se torna delicioso com as pequenas ondinhas que aparecem por ali. Uma praia deliciosa em qualquer maré.
Fique tranquilo, pois a vila de Taipu abriga uma variedade enorme de pousadas, hotéis, restaurantes, lojinhas de lembrancinhas, bares e barracas de praia. Mas para chegar lá não é tão simples assim e por isso é um local mais deserto, pra quem gosta mesmo de privacidade.
Para chegar até Barra Grande, há algumas opções: de carro a partir da Ilha de Itaparica, o Ferry Boat sai de hora em hora da Feira de São Joaquim em Salvador. Do aeroporto de Ilhéus, pegando a estrada por 127 km até Barra Grande e a partir da cidade de Itacaré.
Porém, vale ressaltar que um trecho da estrada, já próximo à cidade cerca de 46 km, não é asfaltado e as condições são bem ruins. A estrada de terra é muito tortuosa, cheia de buracos e se chover fica muito perigoso. É bom ligar antes para a pousada que você irá ficar para saber das condições climáticas.
Porém, há a opção de deixar o carro no estacionamento de Camamu, região localizada pouco antes de chegar na estrada de terra. A partir dali, é possível ir de barco (1h30) ou lancha (30min).
Pra quem estiver sem carro, há vários ônibus que partem de Salvador, Itacaré e Ilhéus com direção a Camamu e de lá o trajeto é o mesmo, de lancha ou barco.
E como dizem: depois da tempestade, vem o arco-íris. A viagem é cansativa, mas quando você chegar lá vai descansar bastante com direito a um paraíso divino particular.
Casas de temporada em Barra Grande
A melhor opção para hospedar-se em Barra Grande, é alugar uma casa de temporada. Esses imóveis costumam ter todos os equipamentos de uma casa completa, piscina e serviços que vão desde limpeza dos quartos até cozinheira para preparar co café da manhã e almoço.
- $$$ – Casa da Praia => a partir de R$ 7.000
- $$ – Casa Lua => a partir de R$ 1.700
- $ – Casa Uva => a partir de R$ 600
Praia do Espelho, Trancoso
Na verdade o nome dessa praia é Curuípe, mas ficou conhecida como praia do espelho, você já imagina porque? O mar é tão cristalino que reflete a natureza de forma única nas águas e a sua fisionomia na água também fica muito nítida (essa visão perfeita é somente na maré baixa e sem ventos).
A praia está localizada em Porto Seguro, na Bahia, mais precisamente no distrito de Trancoso. Esse paraíso é o desejo da maioria dos brasileiros, é sempre muito frequentado e dessa maneira tudo por lá é bem caro.
Porém, pra você que guardou dinheiro o ano todo, digo que vale a pena passar alguns dias nesse pedaço de céu. O local também é comparado ao Caribe brasileiro, pois as águas hora azul clarinha, hora verde clarinha sempre estão transparentes e cristalinas, assim como boa parte dos principais pontos turísticos de Trancoso.
Ao redor, areia branquinha, muitos coqueiros, mata nativa, grandiosas rochas e falésias enfeitadas por árvores, é mesmo um cenário de filme. Na região há diversas opções de hotéis, pousadas, casas de temporadas e também restaurantes e quiosques para uma prosa com os amigos.
Na extensão dessa praia você também pode conhecer a praia dos Amores e a praia dos Outeiros, na direção esquerda da praia do Espelho. Mas para chegar à praia do Espelho não é tão fácil assim e você ainda pegará uma estradinha de chão.
De Trancoso, a distância de carro até a praia é de 24 km, você pode ir de carro, de táxi, van ou fechar com uma agência para o traslado que faz parte do passeio. Se você estiver em Porto Seguro, o ideal é pegar uma balsa até Arraial D´Ajuda e pegar a estrada velha que leva até Trancoso, com distância de 42 km.
Praia Barra Velha, Caraíva
Pegando carona na praia do espelho de Porto Seguro, continuo na mesma região. Um pouco mais ao sul, com distância de 60km de Porto Seguro, a Vila de Caraíva é um charme, um vilarejo simples, mas encantador.
Ao chegar lá, é necessário deixar o carro e seguir de barco pelo Rio Caraíva, guiado pelos pescadores locais. É uma ilha sem carros e motos, oportunidade para se desligar mesmo do mundo caótico.
A região é habitada por índios Pataxós e é um vilarejo muito pequeno, com apenas 1.000 habitantes. Um lugar calmo, que parece que não existe relógio. Para chegar até a praia da Barra Velha a partir da Vila, você pode optar por ir caminhando (duração de 1h30) ou ir de buggy para os mais aventureiros.
Seguindo a ordem da região, a água também é muito calma e mansa, verde clarinha e com alguns arrecifes. Dá pra curtir um banho daqueles que parecem que o tempo parou. Ao redor os barquinhos coloridos enfeitam a paisagem e também as tendinhas com vendas de artesanatos dos índios pataxós, que são uma atração à parte.
Quinta praia, Morro de São Paulo
Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia fica em Morro de São Paulo, lugar que só se chega de barco, não há carros e nem motos. Há somente pessoas caminhando na tranquilidade do Vilarejo que abriga um paraíso escondido em território baiano.
Para chegar lá é uma boa pernada; a partir de Salvador, o trajeto começa com o Ferry Boat que vai até a Ilha de Itaparica, de lá um ônibus que vai até a cidade de Valença, de onde se pega mais um barco que vai até a pequena ilha. Outra opção, que é mais cara, é pegar um catamarã em frente ao Mercado Modelo, na cidade Baixa em Salvador, que segue direto para o Morro de São Paulo.
Chegando lá, a vila oferece várias pousadas, hotéis e hostel. Restaurantes e bares também são variados. Uma pracinha na entrada é atração principal, no período de São João por exemplo, sempre tem show e dança por ali.
Bom, existem vários passeios para se fazer nas cinco praias, que ficam uma ao lado da outra. Elas são chamadas de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praia. Para chegar à Quinta Praia, você vai caminhar por todas as outras e curtir a paisagem.
Escolha ir em uma época que não chove, pois o sol escaldante favorece o visual azul cristalino das águas, também é necessário verificar a tábua da maré, pois para ter acesso à Quinta Praia, somente se a maré estiver baixa ou se você estiver hospedado em frente a praia.
Caminhando por alguns minutos, passando pelas quatro praias, você chegará na mais deserta e intocada da região. A extensão de areia é grande e por isso dá aquele ar de imensidão: mar, areia, céu e floresta.
É uma praia ideal para casais namorarem e curtir o cenário romântico. São quase 2km de extensão, com areia clarinha, uma mata ciliar preservada e muito verde; não consigo nem descrever a água deliciosa, cristalina e de cor única.
Por ali, há alguns hotéis que são muito convidativos para hospedagem e restaurantes abertos para não hóspedes. No mais, relaxe, curta a fauna e flora local e volte para casa repaginado.
Curta as melhores praias da Bahia
E aí, o que achou dessa lista das melhores praias da Bahia? Qual será o seu próximo destino? É importante ressaltar, que algumas praias ficam em locais mais distantes e por isso deve-se ter um cuidado ao reservar os hotéis e pousadas, para que sejam mais próximas do seu destino.
Também é importante pesquisar condições climáticas, já que praia e chuva não combinam.
E, para finalizar, conheça as belezas do estado da Bahia nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo do Brasil:
Que tal compartilhar conosco sua opinião de qual é a praia mais bonita da Bahia? Deixe-a nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *