O que fazer em Arraial d’Ajuda, atrativos, hotéis e mais

por Jamilly Alfonso

O que fazer em Arraial d’Ajuda, atrativos, hotéis e mais

Descobrir o que fazer em Arraial d’Ajuda não vai te dar muito trabalho, pois resumi neste artigo as principais atrações, restaurantes e hotéis da cidade. É um guia completo com todas as dicas do que fazer em Arraial d’Ajuda em 3 dias de viagem nesse distrito de Porto Seguro, na Bahia.

Arraial d’Ajuda é lugar de praia e oferece tanto descanso quanto aventuras com esportes radicais e até parque aquático. Além de diversão à noite com música, boa comida baiana e mundial em vários dos restaurantes na Rua do Mucugê.

A cidade é linda, tanto de dia quanto de noite. Por isso, prepare a máquina fotográfica, reserve memória no celular para tirar muitas fotos, pois mesmo em dias com chuva, que são raros, Arraial d’Ajuda não perde seu brilho.

Planeje sua viagem => Dicas para alugar carros baratos

Seguro viagem para se deslocar pelo Brasil »

 

O que fazer em Arraial d´Ajuda

Como chegar ao distrito de Arraial

O que fazer em Arraial D'Ajuda
Arraial D’Ajuda | Foto: Thomasilhabela, via Wikimedia Commons.

Arraial d’Ajuda é o distrito mais próximo de Porto Seguro, que é onde fica o Aeroporto de Porto Seguro, que é onde você irá desembarcar.

Ao chegar, você precisará pegar algum transporte, ônibus ou táxi, para chegar até a balsa que fará a travessia do rio, onde está Arraial d’Ajuda.

Entre o ônibus e o táxi, aconselho você a pegar o táxi, pois a parada de ônibus mais próxima fica a cerca de 5 minutos de distância e os ônibus costumam demorar a passar. Os táxis cobram 25 reais para deixar o passageiro na balsa.

Se você pretende alugar um carro já na saída do aeroporto, vai precisar pagar a taxa de travessia de 20 reais.

Essa taxa, para carros é cobrada tanto na ida quanto na volta. Para pedestre é cobrado apenas 5 reais na ida, na volta não é cobrada.

Existem carros de aplicativo, mas são poucos e alguns não fazem corrida para o aeroporto para evitar confusão com as companhias de táxi que ainda hostilizam esse tipo de serviço.

CLIQUE AQUI para agendar tours guiados em Porto Seguro »

 

Pontos turísticos de Arraial d’Ajuda

Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda

Arraial D'Ajuda Trancoso
Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda | Foto: WOtP, via Wikimedia Commons.

Essa igreja fica no Centro, bem próxima dos demais pontos turísticos, e foi construída em 1549. Portanto, é uma das primeiras construções do Brasil colonial.

Como era costume nas igrejas das aldeias jesuítas, a construção é bem pequena e simples, lembrando, inclusive, a famosa igreja do quadrado em Trancoso.

E é exatamente essa simplicidade, que resiste a tanto tempo, que acaba atraindo os viajantes para conhecê-la. Ela funciona até hoje com celebração de missas, festividades e casamentos, que são muito solicitados.

Atrás dela fica o mirante da cidade, que dá vista para o mar e é completamente decorado com fitinhas coloridas, amarradas no guarda-corpo como promessas, pedidos ou simplesmente como parte do ritual seguido por todos que visitam o lugar.

 

Rua Mucugê e Broadway

A Rua do Mucugê é o local que concentra os melhores restaurantes, bares, lojas de grife e pousadas, também é onde a vida noturna acontece.

Isso porque, à noite é o melhor horário para conhecer a iluminação da rua que dá um ar bem especial ao lugar e não deixa em nada a desejar para as cidades praianas fora do Brasil.

Por todos esses motivos, a infraestrutura da rua e do comércio chama a atenção nos detalhes, muito bem decorados, e apresentado como um atrativo quase irresistível.

Já a Rua Broadway é o apelido dado a Rua São Pedro que dá acesso à Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda e fica antes da Rua do Mucugê, ou seja, dá para conhecer as duas em uma mesma caminhada. Também existem alguns restaurantes, bares e lanchonetes nessa rua.

Mas o principal atrativo da Rua Broadway são as várias lojinhas de artesanato e lembrancinhas para você escolher o que levar ou dar de presente para alguém.

 

Beco das Cores

Passeios em Porto Seguro
Beco fica logo no início da Rua do Mucugê | Foto: Beco das Cores.

Esse é um ponto de encontro onde os viajantes se deliciam com um jogo de iluminação muito atraente e colorido. O beco fica logo no início da Rua do Mucugê.

E, além da iluminação intimista, misteriosa e colorida, também oferece local agradável com música ao vivo e bares.

Apesar do portal montado na entrada do beco, não é cobrada nenhuma taxa para entrar, o local é público, assim como a Rua do Mucugê. Você pode entrar, tirar várias fotos, sem necessariamente consumir algo dos bares.

 

Praias

Praias da Bahia
Praia do Mucugê | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

O maior atrativo para os turistas que viajam para o sul da Bahia são as deslumbrantes e paradisíacas praias de águas quentes e verdes.

Em Arraial d’Ajuda as mais procuradas são:

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Porto Seguro. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

  • Praia do Mucugê: é a mais movimentada já que fica bem próxima ao centro. Você pode chegar pela Rua do Mucugê. Devido à proximidade com o centro, você encontra uma infraestrutura muito boa.
  • Praia do Araçaípe: fica a quase 3 km do Centro e tem águas cristalinas e calmas, perfeita para relaxar e praticar esportes náuticos, como kite surf e wind surf, devido a calmaria das águas e os ventos favoráveis.
  • Praia da Pitinga: é também ideal raia para aventuras, para quem quer apreciar a paisagem de cima, pois do alto das falésias, à beira da praia, você pode saltar de parapente e ter uma experiência incrível para ficar registrada em fotos e na memória.
  • Praia do Parracho: a 3 km ao sul do Centro, conta com uma infraestrutura de praia mais seleta, por isso, com preços mais elevados. Essa é a principal praia de Arraial d’Ajuda a promover festas estilo sunset.

 

Como se locomover em Arraial d’Ajuda

Balsa Arraial D'Ajuda
Balsa de Arraial D’Ajuda | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Arraial d’Ajuda é uma cidadezinha pequena, então, se você se hospedar mais próximo ao centro, pode fazer quase tudo a pé. A maior dificuldade é chegar na balsa de travessia para Porto Seguro, pois a distância é grande.

Nesse caso, você vai precisar pegar um ônibus, van ou táxi até seu destino. Dentro de Arraial d’Ajuda não existe transporte público circular, por isso, se você quiser explorar mais o distrito ou as praias, ou se o seu hotel for longe do Centro.

O ideal é que você alugue um carro ou tenha sempre o contato de algum taxista para lhe ajudar na locomoção.

Para conhecer as praias ou até mesmo rodar pela cidade, você também pode alugar um quadriciclo, que é muito usado por moradores e viajantes.

 

Onde ficar em Arraial d’Ajuda

Onde ficar em Arraial D'Ajuda
Arraial d’Ajuda Eco Resort é uma das melhores opções da cidade | Foto: Booking.

Existem dois principais locais para se hospedar em Arraial D’Ajuda. O primeiro, é claro, à beira da praia, onde você poderá aproveitar ao máximo o contato com o mar e acordar com uma vista privilegiada, sem perder tempo com deslocamento e se preocupar apenas em relaxar na areia.

Outra opção é reservar uma vaga em um hotel no centro da cidade, próximo aos restaurantes, aos pontos turísticos, boates e onde você vai aproveitar melhor a vida noturna da cidade.

Pensando nisso, separei um resumo dos três melhores hotéis em Arraial d’Ajuda para te ajudar na escolha de onde ficar.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   
  • Arraial d’Ajuda Eco Resort: além da infraestrutura impecável, este hotel conta com um complexo de parque aquático com tobogãs, tirolesa, arvorismo e outras atrações. Ele fica na estrada da balsa com acesso a Praia do Apaga-Fogo, mas oferece transfer para os clientes visitarem o centro com mais comodidade.
  • Carambola Hotel: este também fica na estrada da balsa e, assim como os outros dessa lista, tem ótimas referências no Booking pela excelente acomodação, atendimento e estrutura. O hotel tem área de lazer com mesa de ping-pong, sinuca e pebolim.
  • Village Arraial By MN Hotéis: está localizado no centro, bem próximo à Rua do Mucugê e do Morocha Club, por isso, é perfeito para quem gosta de agito e de curtir a vida noturna. Apesar dele não ter acesso direto à praia, ele fica a apenas 500m da Praia do Mucugê.

 

Onde comer em Arraial d´Ajuda

O que fazer em Arraial d’Ajuda se não comer muito bem? A cidade oferece uma variada lista de restaurantes que se concentram principalmente na Rua do Mucugê, que é um charme, além de muito movimentada.

Como o melhor horário para conhecê-la é à noite, para aproveitar a iluminação, recomendo programar de jantar todas às noites nessa área.

Para o almoço, você pode aproveitar para conhecer os restaurantes à beira da praia. Para te dar uma dica e ajudar a escolher os melhores restaurantes de Arraial d’Ajuda, separei 7 opções para você aproveitar ao máximo a cidade:

 

Restaurantes no centro de Arraial d’Ajuda

Restaurante Rabanete

Restaurante em Porto Seguro
Restaurante trabalha no sistema de self-service | Foto: Rabanete.

O Restaurante Rabanete é muito procurado pelos viajantes, principalmente pela praticidade da comida self-service, além da grande variedade de pratos. Ele tem filiais em Porto Seguro e Trancoso.

Em Arraial d’Ajuda, diferente da maioria dos restaurantes, ele fica um pouco mais afastado da Rua do Mucugê, mas ainda no centro da cidade, e abre apenas para almoço das 12 às 17 horas.

 

Restaurante Valentino

Restaurantes na Bahia
Local oferece massas e frutos do mar no cardápio | Foto: Restaurante Valentino.

O Restaurante Valentino é bem conhecido em Arraial d’Ajuda pela excelente comida feita pelo dono, um chefe de cozinha francês que, ao obedecer a sua ascendência também italiana, oferece massas e frutos do mar no cardápio.

O restaurante fica no Centro e abre somente para jantar a partir das 18 horas.

 

Restaurante Rosa do Sertão

Dicas da Bahia
Cardápio oferece comida variada, incluindo crepes | Foto: Restaurante Rosa do Sertão.

O Restaurante Rosa do Sertão é tradicional em Arraial D’ajuda, sendo antes conhecido como Restaurante Rosa dos Ventos.

Ele fica próximo ao Restaurante Valentino, no Centro, e seu cardápio oferece comida variada, incluindo crepes. Você pode chegar lá a partir das 16 horas.

 

Restaurante Morena Flor

O que comer em Arraial d´Ajuda
São servidas as principais comidas típicas baianas | Foto: Restaurante Morena Flor.

O Restaurante Morena Flor fica na área mais procurada de Arraial d’ajuda, a Rua do Mucugê, por isso, é muito fácil esbarrar nele enquanto caminha pelo lugar.

Ali são servidas as principais comidas típicas baianas, como a Moqueca e o Acarajé, que você pode aproveitar enquanto ouve uma boa música ao vivo. Se quiser conhecer, é só aparecer por lá a partir das 17 horas.

 

Restaurante São João

Comida típica da Bahia
Ótima opção para aproveitar uma boa comida baiana | Foto: Restaurante São João.

O Restaurante São João é outra ótima opção para aproveitar uma boa comida baiana no centro, ao lado da igreja de Nossa Senhora da Ajuda, ponto turístico histórico da cidade.

 

Restaurantes nas praias de Arraial d’Ajuda

Agora, se você não estiver hospedado à beira da praia, pode escolher um desses restaurantes para aproveitar enquanto almoça em Arraial d’Ajuda.

 

La Plage

tour noturno em Arraial d´Ajuda
Local oferece vários pratos para você almoçar enquanto aproveita o sol | Foto: La Plage.

O La Plage é um restaurante à beira da Praia do Mucugê e oferece vários pratos para você almoçar enquanto aproveita o sol e a vista, em umas das mesas ou cadeiras de sol disponíveis, ou ainda em alguma das redes espalhadas pelo lugar.

Como ele fica à beira da praia, só abre para almoço as 9 às 17 horas.

 

Uiki Parracho

Onde almoçar em Arraial d´Ajuda
Ele tem toda uma infraestrutura para te deixar confortável | Foto: Uiki Parracho.

O Uiki Parracho é uma ótima opção para almoçar e passar o dia na praia do Parracho.

Além de oferecer refeição, bebida e música ao vivo, o Uiki tem toda uma infraestrutura para te deixar confortável para desfrutar a praia. Como a maioria das barracas na beira da praia, o Uiki abre das 9 às 17 horas.

 

Roteiro em Arraial d’Ajuda

Roteiro para o 1º dia em Arraial d’Ajuda

Praia do Araçaípe
Praia do Araçaípe | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Ao chegar na cidade, você pode aproveitar para conhecer as praias mais próximas ao centro, como a Praia do Mucugê, na qual você pode chegar pela rua que leva o mesmo nome.

Como essa é a praia mais próxima ao centro, ela tem mais opções de restaurantes que as outras e, pelo mesmo motivo, é também a mais movimentada.

Depois de curtir um pouco a Praia do Mucugê, você pode fazer uma caminhada, de mais ou menos 30 minutos, ao norte, para chegar na Praia do Araçaípe.

É onde você encontrará um ótimo lugar para praticar kite surf e wind surf. Você pode levar seu equipamento ou alugar lá e contar com a ajuda de um instrutor.

À noite, você precisa conhecer a vida noturna da cidade que se concentra na Rua do Mucugê. Você pode andar pela rua e conhecer os lugares, bares, entrar nas lojinhas de roupa e de lembrancinhas e aproveitar para relaxar mais um pouco.

   

Mas se você quiser agito, também pode ir a algumas das casas de show, como o Morocha Club ou o Gonguê Forró bar, por exemplo.

 

Roteiro para o 2º dia em Arraial d’Ajuda

Passeios em Arraial d´Ajuda
Praia da Pitinga | Foto: Beto Quissak, via Wikimedia Commons.

No 2º dia é a vez de conhecer a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, que tem quase 500 anos de história, e é uma das mais antigas do Brasil.

Atrás dela existe um mirante onde você pode aproveitar a vista da cidade e amarrar uma fitinha colorida no guarda-corpo, como os fiéis e os viajantes costumam fazer para marcar sua visita.

Depois, você pode seguir para conhecer mais duas praias: a Praia da Pitinga e do Parracho.

Para chegar na Praia da Pitinga, basta pegar a Estrada da Pitinga em direção ao mar, que você vai encontrar pontos de estacionamento para o carro e andar mais um pouco até a praia.

Já para conhecer a Praia do Parracho, basta andar um pouco na direção sul e, quando avistar as falésias, é porque já chegou.

Devido às ótimas condições dos ventos e a altura das falésias na Praia do Parracho, você pode programar para voar de parapente e apreciar a vista de cima.

À noite, você pode e deve voltar a Rua do Mucugê para conhecer outros restaurantes ou andar agora pelo Beco das Cores, ou na Rua Broadway que fica ali pertinho para aproveitar mais uma noite de boa comida.

 

Roteiro para o 3º dia em Arraial d’Ajuda

arraial d'ajuda eco parque
Esse é o 4º maior parque Aquático da América do sul | Foto: Eco Parque.

No 3º dia, você pode conhecer, à beira da praia do Mucugê, um complexo de parque aquático, o Eco Parque (www.arraialecoparque.com.br) que oferece um dia inteiro de entretenimento para toda família.

Esse é o 4º maior parque Aquático da América do Sul e oferece tobogãs, tirolesa, arvorismo e apresentação de dança indígena e capoeira.

Dentro do Eco parque também funciona uma exposição de corais, organizada pelo Projeto Coral Vivo, onde você vai poder ver de perto algumas espécies de corais e aprender um pouco sobre sua preservação.

Para entrar no parque, você precisará pagar o ingresso de 120 reais por pessoa, mas tem desconto para crianças e idosos.

Se você não gostar de parques aquáticos, pode aproveitar o 3º dia de viagem para conhecer as outras praias da cidade, como a Praia do Taípe, Praia da Lagoa Azul e Praia do Apaga Fogo.

 

O que fazer em Arraial d’Ajuda com chuva

Porto Seguro Bahia
Dá para aproveitar Porto Seguro mesmo com chuva.

A época com chuvas mais fortes é de julho a setembro, durante o período de inverno, mas, ainda assim, costuma fazer sol.

Se você estiver com passagens para visitar Arraial d’Ajuda nesse período, a melhor coisa para fazer é aproveitar para andar pelas lojas de roupas e lembrancinhas na Rua do Mucugê, na Rua da Broadway e conhecer a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda.

Você pode aproveitar também para pegar a estrada e conhecer outros distritos ali perto, como Trancoso, que fica a 1 hora de viagem, ou mesmo Porto Seguro, que fica do lado de Arraial d’Ajuda. Para organizar o roteiro, conheça os principais pontos turísticos de Trancoso.

A principal dica é olhar a previsão do tempo e programar a visita à igreja e as compras para o dia de chuva e, assim, aproveitar os dias de sol nas praias.

 

Descobrir o que fazer em Arraial d’Ajuda

O que fazer em Arraial d’Ajuda, se não, aproveitar tudo o que ela pode oferecer da melhor forma possível e se desligar dos problemas?

Visitá-la é sempre uma oportunidade de desfrutar dias maravilhosos, onde você encontrará pessoas divertidas, bom atendimento, comida boa e paisagens incríveis.

E aí, já sabe o que fazer em Arraial d’ajuda? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *