Roteiro em Porto Seguro: o que fazer em 7 dias de viagem

por Jamilly Alfonso

Roteiro em Porto Seguro: o que fazer em 7 dias de viagem

Planejar um roteiro em Porto Seguro é importante para você saber aonde ir, o que levar, quanto gastar e como economizar. E, assim, não perder nenhuma atração importante dessa linda cidade da Bahia.

Por isso, este artigo apresenta as principais dicas para você que planeja viajar para Porto Seguro, que é uma cidade cheia de história e simbolismos, banhada pelo mar do Oceano Atlântico, com águas quentes e verdes.

Existem muitas atrações em Porto Seguro e nos seus vários distritos, como Trancoso, Caraíva e Arraial D’ajuda, que ficam a no máximo 1 hora de distância.

Por isso, 7 dias é o mínimo que você precisa para desfrutar de tudo o que a cidade tem a oferecer. Saiba que é difícil ir à cidade e não se sentir completamente relaxado, ainda mais com essas dicas de Porto Seguro. Confira agora!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Porto Seguro

Seguro viagem completo para viajar no Brasil »

Roteiro em Porto Seguro

Porto Seguro é uma das cidades mais turísticas do Brasil e a mais conhecida do sul do estado da Bahia, ficando a 700 km de Salvador, a capital do estado. Tal importância se justifica tanto pela beleza do lugar, quanto por sua história.

A cidade hoje é preservada como Patrimônio Nacional e, por conta disso, ainda guarda muita simplicidade e leva bem preservada a história colonial do país, pois foi em Porto Seguro que os primeiros barcos portugueses ancoraram na época do descobrimento.

Com tanta história, praias, vilarejos e destinos incríveis fica até difícil montar um roteiro. Se você pretende viajar sozinho(a), não se preocupe. Porto Seguro não é uma daquelas cidades violentas e perigosas; claro que é sempre bom ficar atento ou atenta, mas você com certeza se sentirá mais seguro que nas grandes capitais.

CLIQUE AQUI para agendar tours guiados em Porto Seguro »

O que fazer em Porto Seguro em 7 dias

Roteiro em Porto Seguro: dia 1

Roteiro em Porto Seguro
Cidade Alta em Porto Seguro | Foto: Ebm 9, via Wikimedia Commons.

Se você vai fazer apenas um bate e volta na cidade, o ideal é começar pelo Centro Histórico que fica próximo ao aeroporto de Porto Seguro, no lugar conhecido como Cidade Alta. Trata-se de um dos pontos mais altos de Porto Seguro, de onde você poder inclusive ver o mar.

O melhor horário para visitar o Centro histórico de Porto Seguro é pela manhã, pois as igrejas e o museu costumam ficar abertos somente até as 15 horas.

Você pode chegar de ônibus, mas vai precisar descer na avenida principal, a Avenida Adno Musser e andar por cerca de 10 minutos para chegar ao local.

Para entender melhor veja como funciona o transporte em Porto Seguro. Se você preferir também é possível ir de carro e estacionar na área reservada para os veículos logo na entrada do complexo.

Saindo de lá você pode aproveitar para andar pelas lojinhas de artesanato e lembrancinhas, que ficam na Avenida 22 de abril.

roteiro porto seguro arraial trancoso
Vista do Memorial do Descobrimento | Foto: Facebook/Divulgação.

Além de aproveitar para almoçar em algum dos melhores restaurantes de Porto Seguro. Em seguida, vá ao Memorial do Descobrimento que funciona das 13h30 às 17 horas.

O local possui uma réplica em tamanho original do navio que trouxe os primeiros portugueses ao Brasil onde, dentro, funciona um museu.

À noite, você não pode deixar de conhecer a Passarela do Descobrimento, no final da Avenida do Descobrimento, onde ficam várias barraquinhas de bebidas em frente a inúmeros restaurantes na orla da cidade. Outra opção bem divertida e interessante é fazer um tour para curtir a noite de Arraial.

Se você for do tipo de pessoa que faz tudo rapidinho e consegue resistir à tentação de parar nas várias lojinhas de artesanato pelo caminho, é possível visitar o Centro histórico e o Memorial do Descobrimento na mesma manhã, aproveitando a tarde para conhecer uma das praias na cidade.

COMBO 5 dias => Arraial + Trancoso + Praia do Espelho + Rota da Aldeia + Fluvial

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Porto Seguro. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro em Porto Seguro: dia 2

Principais praias de Porto Seguro
Praia de Taperapuan em Porto Seguro | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

No segundo dia de viagem, você pode aproveitar as belíssimas praias de Porto Seguro, que ficam coladinhas umas às outras e são de muito fácil acesso.

Pegue a Avenida Beira Mar e escolha em qual praia ficar ou faça um tour pela orla, parando um pouco em cada uma delas para conhecê-las.

Em Porto Seguro estão as praias do Mundaí, Mutá, Taperapuan e Itacimirim, das quais a mais visitada é a de Taperapuan.

Isso se deve a grande agitação à beira-mar das casas de shows e restaurantes mais famosas da cidade, como o Axé Moi, Tôa  Tôa e Barramares.

Nelas acontecem apresentações de grupos de axé e várias outras bandas o ano todo, além de dançarinos contratados para fazer shows de coreografias no palco para que você possa entrar no ritmo baiano.

Não se preocupe em levar dinheiro para a praia, pois até os vendedores ambulantes aceitam cartão de crédito.

Roteiro em Porto Seguro: dia 3

quanto levar para porto seguro 7 dias
Praia em Santa Cruz Cabrália.

No terceiro dia, você pode aproveitar para descansar de toda a agitação da Praia de Taperapuan indo à Praia de Mutá, que fica a cerca de 14 km de distância do Centro de Porto Seguro, e é uma ótima opção para relaxar na praia de águas claras e calmas.

Como essa é a última praia ao norte da faixa litorânea de Porto Seguro e faz divisa com o município de Santa Cruz Cabrália, é possível aproveitar para conhecê-lo também.

Na cidade vale a pena conhecer o Centro Histórico, que tem uma vista incrível para o mar; além de uma feirinha de artesanato muito charmosinha próxima ao Memorial Indígena e ao marco que indica o local de celebração da primeira missa no Brasil.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Os pontos turísticos de Santa Cruz Cabrália ficam bem próximos uns dos outros e dá para visitá-los em um final de tarde.

Leia também => Carnaval em Porto Seguro

Roteiro em Porto Seguro: dia 4

Lugares para praticar snorkel no Nordeste
Snorkel é muito comum em Porto Seguro | Foto: Parque Marinho Recife de Fora.

No quarto dia de viagem, você não pode deixar de fazer o passeio para o Parque Marinho Recife de Fora, no qual vai poder mergulhar (com cilindros de oxigênio ou uma flutuação simples com snorkel) para visualizar várias espécies de corais e peixes.

Para chegar até o local do mergulho, você sair de barco do Píer Municipal e de lá seguir viagem em direção ao mar por cerca de 1 hora.

O passeio dura entorno de 4 horas e o os barcos saem sempre no horário da maré baixa, pois é o melhor momento para mergulhar em piscinas rasas formadas pelos recifes.

Para facilitar esta logística, adquira um tour pelo Parque Recife de Fora, dessa forma você evita filas e não precisa se preocupar com o transporte.

É bom levar sapato apropriado para andar nas pedras que dão acesso aos corais, pois eles podem machucar bastante os pés descalços.

À noite, a dica é ir para Arraial D´ajuda. Conhecido por seus vários bares e restaurantes, que abrem principalmente a partir das 18 horas.

O distrito fica do outro lado do rio de Porto Seguro e para chegar até lá você vai precisar fazer a travessia de balsa.

Um dos principais pontos turísticos de Arraial D’ajuda é a Rua Mucugê, que alberga vários restaurantes, lojas de grife e artesanato e bares super charmosos e coloridos.

Inclusive, nessa rua existe o Beco das Cores, um recanto com restaurantes bem aconchegantes e uma iluminação bem colorida.

Recomendo => Pedalada História, Praia, Reserva Indígena e Mata Nativa

Roteiro em Porto Seguro: dia 5

Lugares para conhecer em Porto Seguro
Reserva Pataxó da Jaqueira | Foto: Trip Advisor.

No quinto dia, você pode fazer uma excursão a tribo indígena Reserva da Jaqueira em Porto Seguro, que fica a 12km de Porto Seguro, imergindo na cultura dos índios na Reserva Pataxó da Jaqueira.

Um fator muito interessante é que as famílias indígenas estão bem preparadas e acostumadas a lidar com os visitantes.

Para chegar à reserva é bem fácil, basta seguir a sinalização na Avenida Beira Mar que indica a entrada para a Reserva da Jaqueira.

A melhor forma de chegar é de carro. Falando nisso, compare preços para alugar um carro em Porto Seguro.

No local, você poderá participar do dia a dia dos índios, ouvir histórias, fazer pintura corporal, cozinhar com eles e inclusive, se você quiser, pode passar uma noite na tribo. Só não deixe de levar um repelente de mosquitos.

Imperdível => Passeio de barco no Parque Marinho de Coroa Alta

Roteiro em Porto Seguro: dia 6

como economizar em porto seguro
Praia do Espelho | Foto: Gabriel Castaldini, via Wikimedia Commons.

No sexto dia você pode ir um pouco mais longe e conhecer seus outros distritos e praias como o caso de Caraíva, que fica a 60 km de distância de Porto Seguro e a Praia do Espelho, localizada na metade deste caminho a 48 km.

Sugiro que você faça um tour para a Praia do Espelho, considerada uma das melhores praias da Bahia.

Ela é muito famosa por sua paisagem e piscinas naturais formadas pelos corais, de águas cristalinas e quentes. Como a praia é pequena, não será preciso mais que 2 horas para conhecê-la.

   

Portanto, você pode no mesmo dia sair de lá e ir e curtir o resto do dia em Caraíva.

Trata-se uma vila pequena, bem bucólica, que tem muitos restaurantes e uma paisagem encantadora formada pelo encontro do rio com o mar; por isso é possível desfrutar tanto da água tranquila e doce do rio quanto das águas agitadas e salgada do mar.

Para chegar até à vila você precisará atravessar de barco, por 5 reais por pessoa, na ida e na volta. É bom levar o dinheiro porque eles não aceitam cartão.

Se você puder, aconselho passar uma noite em Caraíva, porque alguns restaurantes só abrem esse horário e existe uma programação toda especial a noite com música, diversão e forró.

Roteiro em Porto Seguro: dia 7

Pontos turísticos de Trancoso
Trancoso | Foto: Michel Y.G. Meunier, via Wikimedia Commons.

O último dia de viagem você pode reservar para conhecer os lugares turísticos de Trancoso, que é também um distrito de Porto Seguro e fica a 30 km de distância.

Em Trancoso você vai poder conhecer as mais belas praias de Trancoso, como a dos Nativos e a Praia dos Coqueiros. Além da famosa Praça do Quadrado com os melhores restaurantes e lojas de grife montados nas casinhas coloridas.

Se você puder, estique um pouco mais sua visita a Trancoso para conhecer o Quadrado de noite.

Será uma experiência inesquecível, pois a praça ganha um ar todo romântico e acolhedor graças à iluminação especial dos restaurantes.

Para te ajudar a organizar, há um artigo com uma sugestão roteiro em Trancoso que, além de sugestões do que fazer, dão noção do custo da viagem.

Dicas para seu roteiro em Porto Seguro

Belezas naturais na bahia
Contato com a natureza é uma grande opção em Porto Seguro | Foto: Ilha dos Aquários.

Algumas atrações em Porto Seguro acontecem em datas específica, como o caso da Observação das baleias Jubarte.

Uma experiência muito procurada pelos turistas. Só que as baleias só estão no litoral sul da Bahia entre os meses de julho e outubro. Por isso, você só conseguirá fazer esse passeio caso sua viagem esteja dentro desse período.

Ou pode programar uma segunda viagem só para acompanhar esse espetáculo da natureza. As baleias vêm para o nascimento dos seus filhotes e é possível para vê-las de perto e escutar o seu famoso canto. É uma sensação única.

Opção => Passeio de escuna em Porto Seguro

Divirta-se em seu roteiro em Porto Seguro

Porto Seguro é um daqueles lugares que encanta a todos pela sua beleza natural, pela boa comida e receptividade dos nativos com a famosa alegria baiana. Se já não bastasse tudo isso, a cidade ainda apresenta diversas atrações que você só vai encontrar no lugar.

Diante de tantas opções é importante que você saiba quais passeios você pode programar no seu roteiro em Porto Seguro, sem se perder com os horários e deslocamento entre os pontos turísticos.

Além de ficar preparado para o que levar na viagem e quanto levar também. Leia também o post sobre os pontos turísticos para visitar em Porto Seguro, para planejar-se com antecedência.

E você, pretende visitar quais desses lugares em seu roteiro em Porto Seguro? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *