8 principais pontos turísticos de Porto Seguro, na Bahia

por Jamilly Alfonso

8 principais pontos turísticos de Porto Seguro, na Bahia

Os pontos turísticos de Porto Seguro são muito procurados pelos turistas, sobretudo durante o verão. Mas, saiba que é possível visitar a cidade durante todo o ano, pois existem muitas atrações além das praias. Localizada no estado da Bahia, a cidade de Porto Seguro possui muita história, pois foi o primeiro local colonizado pelos portugueses quando desembarcaram no Brasil há mais de 500 anos.

Devido sua importância e após decreto do governo federal, atualmente Porto Seguro é intitulada Cidade Monumento Nacional, o que exige e favorece a preservação da cidade para a história do Brasil.

E se você se pergunta sobre o que fazer em Porto Seguro, seja com sol ou chuva, saiba que o mapa turístico de Porto Seguro contempla lugares românticos, belas praias e ótimas opções de viver boas aventuras em Porto Seguro.

A seguir, indico os principais pontos turísticos de Porto Seguro e suas belezas naturais, que são excelentes alternativas quando se viaja para este incrível destino baiano.

Planeje sua viagem => Onde ficar e se hospedar em Porto Seguro

Tudo sobre seguro viagem para o Brasil »

Pontos turísticos de Porto Seguro

  1. Centro Histórico
  2. Memorial do Descobrimento
  3. Passarela do Descobrimento
  4. Praias
  5. Parque Marinho de Recife de fora
  6. Reserva da Jaqueira
  7. Observação das Baleias Jubarte
  8. Cidades nos arredores

CLIQUE AQUI para agendar tours guiados em Porto Seguro »

 

Onde fica Porto Seguro

Porto Seguro é uma cidade localizada ao sul da Bahia. Faz limite com: Santa Cruz Cabrália e Prado e fica a 710km de Salvador, a capital do estado.

 

O que fazer em Porto Seguro

Centro histórico

Turismo na Bahia
Centro Histórico de Porto Seguro | Foto: Leonardo Quintino, via Wikimedia Commons.

Antes de pensar em somente aproveitar o Carnaval em Porto Seguro, saiba que a cidade possui um rico Centro Histórico, que fica na região conhecida como Cidade Alta, próximo ao terminal rodoviário da cidade. Ele abriga um conjunto arquitetônico com várias relíquias da história do Brasil.

É uma região pequena que você consegue conhecer em cerca de 3 horas. Faça um City tour histórico e privativo em Porto Seguro e conheça alguns dos destaques são o marco do descobrimento, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, o Museu do Descobrimento (montado em uma prisão construída no século 18).

Além de lojinhas de souvenir que funcionam nas charmosas casinhas coloridas, ruínas e outras igrejinhas ali perto. Próximo ao Centro Histórico, cerca de 10 minutos de caminhada, você pode visitar também o antigo Farol de Porto Seguro e apreciar a vista para o mar.

  • Horário de Funcionamento: A visitação pode ser feita qualquer hora do dia, não recomendo ir à noite, pois o local costuma ficar deserto. A visitação no interior dos prédios pode ser feita de 9 às 15 horas de segunda a sábado.
  • Preço: Para fazer um tour guiado e saber a história local, os guias de turismo cobram 20 reais por pessoa, mas a visita guiada é opcional. O ingresso do Museu custa 10 reais (adulto), 5 reais (crianças) e para idosos é gratuito. A prefeitura disponibiliza um Cartão do Turista no qual você fica isento de pagar a entrada do Museu do Descobrimento.
  • Transporte Público: Você pode pegar qualquer ônibus (3,50 reais a passagem) com destino à rodoviária, e do local caminhar cerca de 5 minutos para chegar no Centro Histórico.

 

Memorial do Descobrimento

Mapa turístico de Porto Seguro
Vista do Memorial do Descobrimento | Foto: Facebook/Divulgação.

O Memorial do Descobrimento é um conjunto de construções que foram recriadas para contar a história do descobrimento do Brasil. Ele fica à beira do mar e possui uma área construída de aproximadamente 600 m².

No museu há réplicas de ocas com utensílios indígenas e a réplica, em tamanho real, do navio em que os portugueses chegaram ao Brasil – você pode, inclusive, entrar no navio.

Como esse ponto turístico de Porto Seguro foi construído em um parque com muita área verde preservada, há ainda vários animais, como os saguis.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Porto Seguro. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

  • Horário de Funcionamento: O Memorial funciona de segunda a sábado das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.
  • Preço: 30 reais por pessoa, crianças menores de 12 anos não pagam e idosos pagam 15 reais.
  • Transporte Público: Você pode pegar as linhas de ônibus Porto Seguro/Cabrália ou Campinho-Paraguai, via Outeiro, e descer uns 200 metros antes do Memorial e de dele seguir a pé por cerca de 5 minutos até a entrada.

 

Passarela do Descobrimento

Lugares romanticos de Porto Seguro
Vista da Passarela do Descobrimento | Foto: Beto Quissak, via Wikimedia Commons.

Também conhecida como “passarela do álcool”, por conta das várias barraquinhas que vendem bebidas e drinks, a Passarela do Descobrimento está localizada à beira do mar em uma das principais avenidas de Porto Seguro.

Além das bebidas, na passarela você também encontra várias lojinhas de artesanato, boutiques e restaurantes para aproveitar à noite. Sim! A noite é o melhor horário para conhecer esse ponto turístico de Porto Seguro.

É que as barraquinhas de bebida funcionam na região a partir das 18 horas, além dos restaurantes, que por conta disso, também tem maior movimento durante à noite.

  • Horário de Funcionamento: 24 horas, mas recomendo ir a noite.
  • Preço: Gratuito
  • Transporte público: Praticamente todos os ônibus vão até a Passarela do Descobrimento, mas como fica pertinho do Centro, cerca de 15 minutos a pé, você pode chegar ao local andando mesmo.

Recomendo => Rota e trilha em Porto Seguro

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Praias

mapa turístico de porto seguro
Praias de Porto Seguro e Trancoso | Foto: Benê Queiroz, via Wikimedia Commons.

Porto Seguro é uma das melhores praias da Bahia e a cidade que possui vários distritos e outras cidades próximas que são também banhadas por diversas outras praias. Por isso, o leque de opções é muito grande.

São necessários vários dias se você quiser conhecer todas as praias de Porto Seguro como a do Mundaí, Mutá, Taperapuan, Barramares e Itacimirim. Todas ficam coladinhas umas nas outras, por isso, no mapa turístico de Porto Seguro no início deste artigo coloquei apenas Mundaí como exemplo.

Se gosta de praias, você pode conhecer outras que ficam distribuídas nos distritos e cidades próximas como Arraial D’ajuda, Cabrália, Trancoso e Caraíva. Nesses distritos, há praias como a de Coroa Vermelha, Santo André, Pitinga, Espelho, Barra Velha, Coqueiros e várias outras.

  • Horário de Funcionamento: 24 horas
  • Preço: Gratuito
  • Transporte público: Depende muito de qual praia você escolher. Algumas não têm transporte público. Minha dica é você se informar no hotel quais praias do seu roteiro você pode chegar de transporte público.

 

Parque Marinho de Recife de Fora

ilha em porto seguro
Vida marinha em Porto Seguro | Foto: Julian Choquette, via Wikimedia Commons.

O Parque Marinho de Recife de Fora fica em alto mar (cerca de 10 km do continente em uma viagem de barco de 1 hora) e abriga um recife de coral com diversas espécies de peixes e vida marinha no qual você pode mergulhar para conhecer.

O mergulho (equipamento completo com tanque de oxigênio ou de flutuação com snorkel) vale muito a pena. Ao todo o parque marinho tem 17,5 km2, mas apenas 3% dele está liberado para visitação.

Existem várias agências de turismo credenciadas para fazer esse passeio, como a Pataxó Turismo e a Cia do Mar.

  • Horário de Funcionamento: As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, e o horário é de acordo com a maré baixa, que é o melhor momento para visitar os corais.
  • Preço: O valor mínimo para um passeio com mergulho de snorkel é 110 reais. Mas o valor vai variar bastante de acordo com o pacote de cada agência de turismo.
  • Transporte público: O barco sai do píer municipal de Porto Seguro que fica no Centro, na Avenida do Descobrimento, então praticamente todos os ônibus passam pelo local. No entanto, algumas agências de turismo já incluem o transfer do hotel até o barco no pacote da visita ao Recife.

 

Reserva Pataxó da Jaqueira

porto seguro e suas belezas naturais
Encantos de Pataxó | Foto: Benê Queiroz, via Wikimedia Commons.

Essa é uma reserva na qual 32 famílias indígenas Pataxó vivem e fica bem pertinho do Centro de Porto Seguro, cerca de 12 km de distância. A ideia de visitar esse ponto turístico de Porto Seguro é conhecer os costumes e entender a importância da preservação das terras indígenas.

No passeio você conhecerá palavras da língua pathxôhã, a mata, participar de alguns jogos, fazer pintura corporal e comer as comidas típicas feitas pelos próprios índios. É possível inclusive dormir uma noite na aldeia. Toda a apresentação, visita guiada e palestras é feita pelos próprios índios da Reserva Pataxó da Jaqueira.

  • Horário de Funcionamento: Das 9 às 15 horas de segunda a sábado.
  • Preço: 45 reais por pessoa e crianças menores de 2 anos não pagam.
  • Transporte público: Não tem transporte público que vá até a porta da reserva, por isso, a melhor opção para chegar ao local é de carro particular ou táxi. É importante combinar a volta com o taxista, pois não existem ponto de táxi próximo a reserva.

Imperdível => Excursão de Quadriciclo à Praia do Espelho

 

Observação das baleias jubarte

fotos porto seguro bahia pontos turisticos
Baleias jubarte | Foto: Mia Morete, via Wikimedia Commons.

De julho até outubro, as baleias jubarte procuram as águas quentes do litoral baiano para se reproduzir e é nesse período que acontecem os vários passeios para observação das baleias jubarte em Porto Seguro.

É possível ver as baleias, muitas com filhotes, nadando em volta da embarcação e ouvir o famoso canto das baleias.

O passeio é guiado pelas agências de turismo credenciadas com pessoas capacitadas, inclusive um biólogo, que oferecem informações sobre as baleias e orientam sobre como proceder durante o passeio que dura em média 4 horas, das quais 1h30 é somente para chegar no local da observação.

  • Horário de Funcionamento: De julho a outubro, de segunda a sábado a partir das 8h30
  • Preço: 220 reais para adultos e 165 reais para crianças de 5 a 10 anos.
  • Transporte público: As embarcações saem tanto do píer municipal de Porto Seguro, o qual recebe várias linhas de ônibus, quanto da balsa de Porto Seguro, onde não existe linha de ônibus que passe pelo local.

Lindo => Passeio Coroa Alta Fluvial

   

 

Arredores de Porto Seguro

Cidades turísticas da Bahia
Arraial D’ajuda | Foto: Raul Golinelli, via Wikimedia Commons.

Como já mencionei, há diversas cidades nos arredores de Porto Seguro que possuem outros tantos pontos turísticos que valem muito a pena conhecer também.

Se tiver tempo, recomendo incluir no roteiro de Porto Seguro as cidades de Santa Cruz Cabrália, Arraial D´ajuda, Trancoso, Caraíva, entre outras.

Santa Cruz Cabrália é um município que faz divisa com Porto Seguro e possui igrejas, Centro Histórico, mirantes e praias que são deslumbrantes.

Já Arraial D’ajuda é um distrito de Porto Seguro e fica do outro lado da margem do Rio Buranhém. É famosa por sua vida noturna agitada entre as ruas do Mucugê e Beco da Cores. Recomendo adquirir um ingresso para o Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Outras localidades que valem a visita são Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho, que ficam cerca de 30 km de Porto Seguro, e também são muito requisitados pelos turistas. Uma boa é fazer um tour para a Praia do Espelho.

No passeio em Trancoso saindo de Porto Seguro esteja preparado para conhecer as atrações mais encantadoras do lugar.

Leia os artigos sobre:

  • Horário de Funcionamento: 24 horas
  • Preço: Passagem de ônibus para Cabrália e Arraial D’ajuda custam 3,50 reais por pessoa o trecho; para Caraíva custa 22 reais e para Trancoso 12 reais
  • Transporte público: Existem ônibus da Viação Águia Azul que saem regularmente para todas as localidades, com exceção da Praia do Espelho para a qual não existe linha de ônibus.

 

Dicas de Pontos turísticos de Porto Seguro

Porto Seguro ainda oferece várias festas famosas, como o Tôa Tôa e Axé Moi, que acontecem durante o ano todo, principalmente no verão, com apresentação de várias bandas.

A cidade de Porto Seguro é uma verdadeira metrópole cultural, histórica e ecológica no sul da Bahia. Existe programação para todos os públicos e por isso, você vai querer voltar todos os anos.

E se você se perguntava sobre o que fazer em Porto Seguro, seja com sol ou chuva, agora você já sabe que o mapa dos pontos turísticos de Porto Seguro contempla lugares românticos, belas praias e ótimas opções de viver boas aventuras em Porto Seguro.

Já viajou para Porto Seguro? Você planeja vir pela primeira vez? Conta para a gente aqui nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *