Praias de Trancoso: as mais bonitas para seu roteiro

Praias de Trancoso: as mais bonitas para seu roteiro

Ir às praias de Trancoso é o principal motivo pelo qual vários viajantes, brasileiros e estrangeiros, decidem vir para o sul da Bahia.

Tudo porque as praias colecionam belezas com uma paisagem deslumbrante, águas frescas e verdes, além de inúmeros recifes de corais que formam piscinas naturais de águas calmas para o banho à beira da Praia.

Existem várias opções disponíveis em Trancoso para quem procura praias quase desertas, mas que, apesar disso, oferecem muito conforto para quem não abre mão de relaxar em alto estilo.

Vou te mostrar agora as melhores praias de Trancoso para você escolher seu destino da próxima viagem.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Trancoso

Seguro para viajar no Brasil »

 

Praias mais bonitas de Trancoso

Trancoso Bahia
Praia dos Nativos | Foto: Edwiges Lopes Tavares, via Wikimedia Commons.
  1. Praia dos Nativos
  2. Praia dos Coqueiros
  3. Praia do Rio Verde
  4. Praia Rio da Barra
  5. Praia de Itaquena
  6. Caraíva
  7. Praia do Espelho

CLIQUE AQUI para os melhores passeios em Porto Seguro »

 

1. Praia dos Nativos

Praia dos Nativos Trancoso
Praia dos Nativos | Foto: Edwiges Lopes Tavares, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das praias mais próximas ao distrito de Trancoso, fica a apenas 1 km de distância da Praça do Quadrado, um dos principais pontos turísticos de Trancoso. Do Mirante da Praça é possível ver a praia. Existe um acesso a pé para a praia.

Caso você queira ir de carro, pode pegar a Rua da Cuba e seguir até uma praça de desembarque onde vai estacionar, a partir daí, o restante do caminho, cerca de 5 minutos, é feito a pé para chegar a Praia.

Existe também a opção de ir pela Estrada de Itabela, onde tem outra praça de estacionamento de carros. De todas as praias da lista, essa é a mais badalada, isso porque um dos clubes mais movimentados de Trancoso fica logo no início. No clube toca durante todo o dia, e a noite em dias de festa, música eletrônica.

É na Praia dos Nativos que o rio Trancoso deságua no mar, formando um pequeno lago, separado do mar por apenas uma faixa de areia. É uma delicia ficar nesse local, pois de um lado você tem a água doce do rio e do outro o mar com suas ondas e vista maravilhosa.

Na beira da praia existem pousadas e o clube, onde é possível sentar em uma das cadeiras de praia com os guarda-sóis e pedir petiscos, bebidas ou almoçar. Você também pode conhecer a cidade fazendo um passeio em Trancoso saindo de Porto Seguro.

 

Praia dos Coqueiros

Praia dos Coqueiros Trancoso
Praia dos Coqueiros | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Essa é a segunda praia mais próxima de Trancoso, ela fica a 1.2km de distância da Praça do Quadrado. Assim como a Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros pode ser acessada a pé a partir da Praça do Quadrado ou de carro chegando na mesma praça de desembarque pela Rua da Cuba.

Se você for para a esquerda irá para a Praia dos Nativos e se for para a direita irá para a Praia dos Coqueiros. Por falar em localização, saiba como chegar em Trancoso.

Na beira da praia existem vários coqueiros típicos de praias paradisíacas, e ela é realmente o paraíso para quem está buscando relaxar em águas calmas e frescas sem se afastar muito de Trancoso. Diferente da Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros é quase deserta, você vai encontrar poucas pessoas caminhando por ali.

A maioria é hóspede das pousadas que ficam à beira da praia. Essas pousadas são os únicos pontos de infraestrutura disponíveis. Em algumas, você pode compartilhar as cadeiras de praia com os hóspedes, desde que pague consumação mínima (por volta de 100 reais).

 

Praia do Rio Verde

A quase 4 km de Trancoso, a Praia do Rio Verde pode ser encontrada caminhando a partir da Praia dos Coqueiros por cerca de 30 minutos. Você também pode chegar de carro, através de estradas de areia que levam até o local. Ela é bem tranquila, praticamente deserta e de águas tranquilas, quase sem ondas.

   

É ideal para levar os filhos pequenos e ficar um pouco mais tranquilo com eles brincando. Sem dúvidas, um lugar para figurar na lista de um tour pelas praias do Nordeste em família.

Você encontra restaurantes, que são os das pousadas à beira da praia, que servem petiscos e refeições para o almoço. Como quase todas as praias do Sul da Bahia, os preços são bem caros na praia do Rio Verde, então, é bom ir preparado com lanchinhos ou para desembolsar um valor considerável.

 

Caraíva

Caraíva Trancoso
Caraíva | Foto: Raul Golinelli, via Wikimedia Commons.

Caraíva é outro distrito de Porto Seguro e fica a apenas 37 km de Trancoso. Como ficam próximos, os viajantes costumam conhecer os dois locais. Para chegar lá, você pode ir de carro ou pegar um ônibus ou van na Praça da independência em Trancoso.

A passagem custa 18 reais de ônibus e 25 reais de van. Em época de alta temporada, esses valores costumam subir. Chegando lá, você vai precisar atravessar o rio de barco. Caraíva é praticamente uma vila de pescadores e conta com várias pousadas e restaurantes muito aconchegantes.

tudo isso está distribuído entre suas ruazinhas de areia e escondidas entre as árvores que fazem sombra durante a caminhada. Veja um guia de viagem para Caraíva.

Existem outras praias como a de Satu e Barra velha, mas a mais famosa é a Praia da Barra, onde deságua o Rio Caraíva. O lugar é bem pequeno e chama atenção pela simplicidade, ao mesmo tempo em que oferece toda uma infraestrutura ao seu visitante. Não é à toa que muitos viajantes acabam se mudando de vez.

 

Praia Rio da Barra

A Praia Rio da Barra está localizada ao norte de Trancoso, cerca de 5km de distância. Para chegar de carro é só seguir por cerca de 5 km pela Estrada de Trancoso. Caso você goste e tenha disposição para caminhadas, pode chegar a pé, caminhando por cerca de 1 hora a partir da Praia dos Nativos.

Na Praia da Barra deságua o rio de mesmo nome. Além disso, ela é também repleta de falésias e coqueiros, águas calmas e cristalinas, que encantam os viajantes.

Essa é uma das praias mais desertas de Trancoso, pois tem apenas um restaurante disponível para quem quer almoçar e aproveitar uma sombra na cadeira de praia. Caso prefira, descubra os restaurantes em Trancoso espalhados pela vila.

 

Praia do Espelho

Praia do Espelho Trancoso
Praia do Espelho | Foto: William Maruskk, via Wikimedia Commons.

A praia do espelho fica próxima a Caraíva, cerca de 21 km, e de Trancoso, 22 km. O ideal é ir de carro, pois os ônibus e vans deixam a cerca de 3km de distância, o restante do percurso você precisa fazer a pé.

Chegando próximo a praia, é necessário deixar o carro em um estacionamento que custa 20 reais. Ah, saiba quanto gasto em Trancoso para organizar seu orçamento.

   

A Praia do Espelho recebe esse nome por conta das várias piscinas naturais de águas cristalinas, que os corais formam na vazante da maré e fazem um efeito de espelho à luz do sol.

Além da água cristalina e quente, existem também várias falésias de rochas sedimentadas que formam um mosaico de cores avermelhadas de encher os olhos.

Existem pousadas, bares e lanchonetes disponíveis na entrada da praia. E ainda dá para agendar um tour guiado para a Praia do Espelho.

 

Praia de Itaquena

Essa praia fica a quase 9 km de Trancoso e você pode chegar através das estradas cujo acesso é bem remoto. Você vai precisar deixar o carro antes de chegar à praia para não correr o risco de o carro atolar na areia fofa.

Geralmente, só dá para chegar de quadriciclo, por isso, o ideal é que vá com alguém que já conheça o local. Se você tiver disposição para caminhada, também pode chegar andando por cerca de 8 km partindo da Praia dos Coqueiros em direção ao sul.

Como a praia é remota, o ideal é levar sua própria água ou comida, pois ali não existe restaurante nem qualquer outra infraestrutura. Itaquena é famosa pelas ondas ótimas para o surf, vários surfistas se encontram para pegar ondas o ano inteiro, mas é em julho e agosto que as ondas ficam ainda melhores e acontece o campeonato local.

 

Viagem para as praias de Trancoso

Vir para Bahia e desfrutar as praias de Trancoso vai te deixar com a sensação de que existe um paraíso na terra e é nesse lugar. Vários viajantes se encantam com a beleza natural das praias e com a qualidade dos hotéis, por isso, muitos voltam todo ano e outros acabam trocando tudo para morar de vez em Trancoso, uma das praias mais bonitas do Brasil.

Qual das praias de Trancoso você escolheu conhecer? Compartilhe sua experiência nos comentários.

 

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#06
Icone
Como Chegar

Descubra o melhor trajeto e meios de transporte

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Quanto Custa

Saiba quanto custa viajar e faça o planejamento financeiro

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *