Passeios em Porto Seguro e os melhores tours guiados

Passeios em Porto Seguro e os melhores tours guiados

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.7/5 - (7 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Passeios em Porto Seguro e os melhores tours guiados

Existem vários passeios em Porto Seguro, na Bahia, para conhecer tanto os locais históricos da cidade e de seus distritos, quanto as diversas atrações naturais que você pode conhecer das mais diversas formas.

Você pode ir até as praias em passeio de escuna ou de buggy, por exemplo, ou ainda fazer mergulho para conhecer corais e peixes marinhos em passeio no Recife de Fora.

Se não bastasse o dia, ainda existe muito o que fazer em Porto Seguro à noite, visitando Arraial d’ajuda e a Passarela do Álcool você vai conhecer a animação da vida noturna da cidade.

Por isso, vou te mostrar nesse artigo os principais passeios em Porto Seguro, com preço bem camarada, para você não se preocupar com itinerários e deixar o mapa dos pontos turísticos por conta do seu guia da agência de turismo. Aproveite tudo o que fazer em Porto Seguro em 3 dias ou mais de viagem.

Valor dos passeios em Porto Seguro

O custo para fazer passeios em Porto Seguro depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Porto Seguro do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Porto Seguro de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Porto Seguro, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios em Porto Seguro?

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Porto Seguro, assim como guias locais, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios em Porto Seguro

O site da Civitatis é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra opção para passeios nacionais é o Viator, que possui mais de 300 mil experiências para o viajante explorar, desde excursões simples até aventuras radicais.

Além disso, é possível comprar passeios em Porto Seguro através da Easy Travel Shop uma agência brasileira que vende passeios e atividades turísticas e parcela em até 10x as suas compras.

Guias locais que fazem passeios em Porto Seguro

A melhor maneira de aprender sobre o Porto Seguro é fazer uma visita com um guia que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por nativos que vivem no Porto Seguro.

Os melhores passeios no Civitatis com guias locais são:

Lista dos principais passeios em Porto Seguro

passeios em porto seguro
Porto Seguro | Foto: Benê Queiroz, via Wikimedia Commons.

Há tantas coisas legais para fazer em Porto Seguro, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Porto Seguro, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

  1. Faça um tour histórico
  2. Conheça a Reserva da Jaqueira
  3. Visite o Parque Marinho Recife de Fora
  4. Mergulhe no mar de Porto Seguro
  5. Conheça o distrito de Trancoso
  6. Visite a Praia do Espelho
  7. Conheça as praias de Arraial d’Ajuda
  8. Desfrute da vida noturna de Porto

1) Faça um tour histórico

Turismo na Bahia
Centro Histórico | Foto: Leonardo Quintino, via Wikimedia Commons.

Porto Seguro é uma cidade no sul da Bahia que tem muita história, principalmente por ser o berço da colonização portuguesa no Brasil, já que foi no litoral da cidade que os barcos de Pedro Álvares Cabral aportaram no que ainda viria ser o Brasil.

Neste Tour pelo Centro Histórico de Porto Seguro você conhece a história da região e terá todo o conhecimento da importância de cada lugar, cada monumento, além de entender mais da história do Brasil, graças a ajuda de um guia de turismo. Esse passeio em Porto Seguro que dura 3 horas.

Esse passeio inclui atrativos do Centro Histórico de Porto Seguro, como 3 igrejas do século XVI, assim como o marco do Descobrimento. Teremos também a possibilidade de assistir a uma roda de capoeira

2) Conheça a Reserva da Jaqueira

Melhores passeios em Porto Seguro
Índios Pataxós | Foto: Tetraktys, via Wikimedia Commons.

Esse é, entre os passeios em Porto Seguro, um dos mais bacanas já que leva o visitante a uma reserva indígena da etnia Pataxó que sobrevive em meio a evolução da cidade. A reserva fica a 12 km do centro de Porto Seguro e abriga entorno de 32 famílias indígenas.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Porto Seguro. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ao contratar essa excursão à reserva indígena Pataxó da Jaqueira você vai poder conhecer a aldeia de forma bem interativa, através de trilhas dentro da mata, aulas de arco e flecha com os índios, além de compartilhas com eles seus pratos típicos, como o peixe assado na folha da patioba e o cauim que é uma bebida à base de mandioca.

O tour inclui traslado, ingresso de entrada na reserva e guia de turismo, que tem na cabeça o mapa dos pontos turísticos para te ajudar e passar todas as informações nesse passeio que dura entorno de 3 horas.

3) Visite o Parque Marinho Recife de Fora

passeio recife de fora porto seguro
Vida marinha em Porto Seguro | Foto: Julian Choquette, via Wikimedia Commons.

Além do mar deslumbrante na orla da cidade, que também é recheada de praias linda, Porto Seguro também tem vários rios navegáveis no qual você pode percorrer de escuna.

Na contratação desse passeio de escuna ao Parque Marinho do Recife de Fora, você tem a oportunidade de conhecer os arredores de Porto Seguro de forma bem original e ainda mais intensa, pois você vai visitar uma área de preservação que possui 17,5 km², mas que apenas 3% são usados para visitação.

O resto está reservado para pesquisas e áreas de preservação. Além do mais, o lugar permite a entrada de apenas 400 por dia. Ao chegar no local, o grupo troca a escuna por pequenos botes, e você poderá aproveitar para relaxar nas piscinas naturais do parque ou fazer snorkel para contemplar a vida marinha.

Uma dica importante é levar sapato que proteja seu pé ao andar sobre as pedras para não machucar os pés nas pedras.

4) Mergulhe no mar de Porto Seguro

porto seguro passeio de buggy
Mergulho com cilindro é opção de passeio | Foto: Parque marinho recife de Fora.

Além de fazer flutuação com snorkel em Recife de Fora, você também pode fazer mergulho com cilindro de oxigênio e ter uma visão ainda melhor dos peixes e corais por conta das águas cristalinas e conhecer uma flora diversa.

Uma boa opção é o batismo de mergulho em Porto Seguro, onde os viajantes farão mergulhos rasos, de 6 a 14 metros de profundidade, e terão a oportunidade de contemplar animais e plantas típicas dessas águas da Bahia. Importante ressaltar que estarão acompanhados o tempo inteiro pelo instrutor

Antes do mergulho, todos os participantes colocam o cilindro e os demais equipamentos necessários com a ajuda dos instrutores certificados e escutam as normas de segurança que devem seguir durante toda a experiência. Depois, é só pular e se divertir no batismo.

5) Conheça o distrito de Trancoso

Dicas de  tours guiados em Trancoso
Praia de Itacimirim, em Trancoso, é sempre tranquila e com ondas calmas.

Trancoso é um distrito de Porto Seguro e fica a 40 km de distância, sendo um dos passeios em Porto Seguro bastante procurado. O lugar que até pouco tempo era apenas uma vila de pescadores, se desenvolveu muito rápido e oferece uma boa infraestrutura para os turistas.

Ao contratar o passeio para Trancoso você vai poder andar pela Praça do Quadrado famosa por suas casinhas coloridas, onde hoje funcionam várias lojas de grife, restaurantes e pousadas e tirar uma foto na Igreja de São João Batista que é cartão postal da cidade.

E, é claro, conhecer as praias de Trancoso, como a Praia dos Nativos e dos Coqueiros. Na praia mesmo você pode contratar um passeio de buggy para conhecer outras praias por perto. O lugar é realmente encantador, um verdadeiro refúgio da vida simples e tranquila, que você pode aproveitar e conhecer ao contratar esse passeio de 8 horas de duração.

6) Visite a Praia do Espelho

programas em porto seguro
Praia do Espelho é uma das mais visitadas de Porto Seguro.

A Praia do Espelho é um dos lugares mais populares da região e fica a 60 km de distância de Porto Seguro. Ela recebe este nome por conta do reflexo que suas águas cristalinas e calmas fazem a luz do sol.

Ao contratar esse passeio para a Praia do Espelho você vai poder desfrutar de uma tranquila praia quase sem ondulações, devido aos muitos corais próximos que impedem a formação de grandes ondas.

Esses corais também propiciam a criação de piscinas naturais de águas quentes que muitos turistas procuram para relaxar. O passeio tem duração de 9 horas e no final você ainda visitará um mercado indígena que fica no meio do percurso.

7) Conheça as praias de Arraial d’Ajuda

Passeios em Porto Seguro - Arraial d'Ajuda
Praia do Mucugê é a de melhor acesso em Arraial | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Arraial d’Ajuda é o distrito mais próximo de Porto Seguro, ele fica logo do outro lado do rio, cuja travessia é feita por balsa. E possuí praias movimentadas, a exemplo da Praia do Mucugê. Assim é uma opção imperdível entre os passeios em Porto Seguro.

Ao contratar esse passeio para Arraial d’Ajuda, você vai poder conhecer a Praia da Pitinga, muito conhecida por suas falésias, águas cristalinas e quentinhas e sossegada, já que não existem muita movimentação por localidade.

Além da praia, nesse passeio, com duração de 9 horas, você também vai poder conhecer o centro de Arraial d’ajuda que é um encanto assim como o de Porto Seguro, com várias lojinhas de artesanato, lojas de grife e um centro histórico bastante preservado.

8) Desfrute da vida noturna em Porto

O que fazer a noite em Porto
Aproveite os shows da cidade | Foto: Turismo Bahia, via Wikimedia Commons.

Um dos pontos altos de arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, é a vida noturna muito agitada com bares, restaurantes, casas de festas da mais reconhecida qualidade no sul da Bahia.

Ao contratar esse passeio para visitar Arraial d’Ajuda à noite, você vai poder aproveitar vários restaurantes e bares da Rua do Mucugê, conhecida como Broadway da Bahia, devido a beleza e qualidade dos estabelecimentos dali.

Inclusive, se você tiver interesse, vai poder entrar em uma das casas de show mais procurada de Arraial d’Ajuda, conhecida como Morocha. É bom ressaltar que para esse passeio, que tem duração média de 4 horas, o consumo nos restaurantes é por sua conta.

Além do passeio para conhecer Arraial d’ajuda a noite, você pode aproveitar também para conhecer a Passarela do Álcool, que fica no final da orla de Porto Seguro. No final da Avenida do Descobrimento, fica a Passarela do Álcool, um corredor formado pelas várias barraquinhas de drinks, doces e comidas típicas que se forma no local.

Além das barraquinhas, existe muitos restaurantes e bares no local que costuma ferver nas noites de verão. Fora de temporada costuma ter maior movimento aos finais de semana. Todo esse agito acontece de noite, depois das 18 horas, então, nem adianta passar pelo local de dia, pois não vai encontrar nada, o melhor mesmo é guardar a animação para mais tarde e aproveitar a noite.

Passeios de barco em Porto Seguro

Porto Seguro é uma cidade incrível para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer em Porto Seguro, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios para conhecer Porto Seguro a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé em Porto Seguro é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local:

Dicas de passeios em Porto Seguro com crianças

Visitar Porto Seguro com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças em Porto Seguro.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Passeios românticos em Porto Seguro

A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam Porto Seguro para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?

Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde em Porto Seguro, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista dos principais passeios românticos em Porto Seguro para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Excursões noturnas em Porto Seguro

As excursões noturnas em Porto Seguro são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família:

Melhores passeios nos arredores de Porto Seguro

Você não precisa passar todo o seu tempo em Porto Seguro. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Porto Seguro:

Experiências locais no Porto Seguro

Além de todos os passeios básicos em Porto Seguro você pode incrementar o seu roteiro com experiências locais incríveis! São aulas, oficinas e até experimentos totalmente fora do comum, que irão marcar a sua viagem para sempre! Descubra!

Traslados em Porto Seguro

Apesar de não ser um passeio em Porto Seguro, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido nos hotéis de Porto Seguro. Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer em Porto Seguro e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos no Porto Seguro são:

Vale a pena comprar ingressos online para Porto Seguro?

Embora não haja dificuldades em comprar passeios em destinos nacionais quando já estamos no local, afinal o idioma não é barreira para informações, sempre vale a pena comprar ingressos antecipados e online. E, em Porto Seguro não é diferente.

Quando a gente compra ingressos antecipados garantimos o nosso lugar no passeio ou na visita a determinado ponto turístico ao invés de contar com a sorte de ter ou não fila naquele dia. E ainda com a vantagem de conseguir preços promocionais e outras vantagens.

Além disso, caso haja algum problema ou o viajante precise cancelar o passeio contará com atendimento amigável 24 horas por dia nos 7 dias da semana e não apenas quando a loja que nos vendeu o passeio está aberta.

Por isso, na hora de organizar sua viagem para Porto Seguro ou qualquer outro destino, seja nacional ou internacional, escolha seus passeios e compre antecipadamente aqueles que você quer fazer ao chegar no destino.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Porto Seguro?

São tantas coisas para fazer em Porto Seguro que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Passeio para Arraial d’Ajuda
Excursão a Trancoso
Passeio para a Praia do Espelho
Excursão à reserva indígena Pataxó da Jaqueira
Excursão a Caraíva
Passeio de escuna ao Parque Marinho do Recife de Fora

Quais são os melhores passeios em Porto Seguro?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Porto Seguro não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Passeio para Arraial d’Ajuda
Excursão a Trancoso
Passeio para a Praia do Espelho
Excursão à reserva indígena Pataxó da Jaqueira
Excursão ao Parque Ecológico Mãe Tereza
Excursão a Caraíva
Excursão à praia de Guaiú
Passeio de escuna ao Parque Marinho do Recife de Fora

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Porto Seguro?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Porto Seguro. Confira algumas dicas:
Passeio de escuna ao Parque Marinho do Recife de Fora
Passeio para Arraial d’Ajuda
Excursão a Trancoso
Passeio para a Praia do Espelho
Excursão à reserva indígena Pataxó da Jaqueira
Tour pelo Centro Histórico de Porto Seguro

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Porto Seguro?

Existem tours para todos os bolsos em Porto Seguro. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Tour pelo Centro Histórico de Porto Seguro
Excursão ao Parque Ecológico Mãe Tereza
Passeio para Arraial d’Ajuda
Excursão a Trancoso

Vale a pena comprar passeios em Porto Seguro antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios em Porto Seguro.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#08
Icone
Carnaval

Confira as melhores dicas para curtir o Carnaval

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais