Tudo sobre o que fazer em Trancoso, na Bahia

por Jamilly Alfonso

Tudo sobre o que fazer em Trancoso, na Bahia

Apesar de pequena, existe muito o que fazer em Trancoso, na Bahia. A vila é repleta de atrações que oferecem entretenimento e paisagens deslumbrantes.

Neste artigo, faço um grande resumo para te orientar na hora de montar sua viagem por essa bela região do Brasil, seja o que fazer em Trancoso em 2, 3 dias ou mais, caso você tenha disponibilidade.

O post está completo com dicas de passeios, como mergulho, pontos turísticos, praias e informação sobre os melhores restaurantes e hotéis para você aproveitar o distrito. E também os arredores como Arraial d´Ajuda.

Apesar de já ter sido apenas uma vila de pescadores, Trancoso se desenvolveu para o turismo a partir dos anos 1970. Por isso, existem muitas opções de passeios, hotéis e estrutura para receber muito bem seus visitantes.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Trancoso

Seguro viagem Brasil »

 

O que fazer em Trancoso

Principais pontos turísticos

Preços de Trancoso
Praias de Trancoso são destaque entre os pontos turísticos.

Por ser uma cidade a beira do mar, Trancoso tem como principais atrativos suas praias de águas quentes e verdes.

Se você não tem muito tempo de viagem, sugiro conhecer as duas praias que ficam coladinhas ao Centro Histórico de Trancoso.

Inclusive, pela localização, as praias dos Nativos e dos Coqueiros são as mais movimentadas e famosas do local.

Mas, existem ainda outras belas praias como a Praia do Rio da Barra, Praia do Rio Verde e Praia de Itaquena, as quais é melhor ir de carro por conta da distância do Centro de Trancoso.

Todas as dicas e detalhes sobre essas praias estão no artigo sobre as mais bonitas praias de Trancoso.

No artigo, além das praias que citei acima, há duas opções mais distantes, as praias do Espelho e Caraíva que você não pode deixar de conhecer.

o que fazer em trancoso com chuva
Quadrado | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Elas ficam cerca de 30 km de Trancoso, bem pertinho, e só quem as conhece pode descrever sua beleza.

Para facilitar, você pode fazer um tour na praia do Espelho em Porto Seguro. Veja também esse artigo para ajudar a organizar a viagem para Caraíva.

Além das praias, Trancoso também tem um Centro Histórico muito bem preservado e que é cartão-postal da cidade.

A Igreja do Quadrado e as casinhas coloridas na Praça do Quadrado são um verdadeiro encanto, e chamam a atenção por sua delicadeza e nível de preservação.

Se você ficou curioso para conhecer mais detalhes sobre Trancoso, sua história, preços e horários de funcionamento, o artigo sobre os principais pontos turísticos de Trancoso está completo com todas as informações e dicas.

CLIQUE AQUI para agendar tours guiados em Porto Seguro »

 

Onde ficar em Trancoso

dica de trancoso
Centro de Trancoso | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

Existem algumas modalidades de hospedagem em Trancoso. Assim, você pode reservar uma vaga em um dos vários hotéis, pousadas e resorts disponíveis, escolhendo entre alugar um quarto comum de hotel, ou um chalé rústico próximo a praia.

Tem opções para todos os gostos e bolsos de viajantes. Alguns tem vários cômodos com sala de estar, varanda e piscina privativa.

Todo luxo que você pensava encontrar só fora do Brasil. De fato, há várias pousadas 5 estrelas em Trancoso, mas se tanta ostentação não é para você, existem opções super confortáveis e mais em conta.

Os lugares mais procurados para se hospedar são a Praça do Quadrado, onde se concentram as principais atrações de Trancoso e a parte mais agitada da cidade, e claro, as praias também são ponto de referência para hospedagem.

No artigo sobre onde ficar em Trancoso estão os melhores e mais procurados hotéis de Trancoso divididos entre as melhores áreas na cidade.

Prático => Passeio em Trancoso saindo de Porto Seguro

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como se locomover em Trancoso

Transporte público em Porto Seguro
Balsa para Porto Seguro | Foto: HVL, via Wikimedia Commons.

A principal forma de se locomover em Trancoso é a pé, pois a vila é pequena e tudo fica pertinho. Mas você também pode usar um carro ou um táxi.

Essas são as principais formas de se locomover em Trancoso, mas existem também alternativas, como quadriciclo, bicicleta ou moto-táxi.

Vale ressaltar que não existe transporte público dentro de Trancoso, mas há opções para chegar na cidade. São vans e ônibus que saem da Praça da Independência, de hora em hora, e vão em direção a outras localidades como Eunápolis, Caraíva e Porto Seguro.

Inclusive, se você não costuma viajar com muitas malas essa é a opção mais econômica para chegar a vila saindo de Porto Seguro, que é onde fica o aeroporto comercial mais próximo. A viagem dura apenas 1 hora, seja de transporte público ou de carro.

Todas as dicas com os detalhes de preços, estão no artigo sobre como chegar em Trancoso e se locomover no distrito.

Mais informações sobre como alugar um carro neste link. E, para chegar você também pode contratar um transfer de Porto Seguro para Trancoso.

Recomendo => Rota e trilha em Porto Seguro

 

Onde comer em Trancoso

Culinária baiana
Acarajé | Foto: Claudia Baiana, via Wikimedia Commons.

Um dos prazeres de Trancoso sem dúvida é a comida. Os principais restaurantes ficam na Praça do Quadrado ou próximos a ela, o que não quer dizer que também não existam ótimas opções fora do Centro Histórico de Trancoso.

Alguns restaurantes, próximos a entrada da cidade, também oferecem uma comida muito boa com cardápio variado incluindo a comida típica baiana.

Por vezes, esses restaurantes são até mais baratos que os da Praça do Quadrado, onde o cardápio costuma ter valores mais altos.

Agora, se você quer saber o que comer, digo que não pode deixar de experimentar as tapiocas vendidas nas barraquinhas da Praça do Quadrado. Eles têm vários sabores de tapioca, dos doces aos salgados mais diversos.

Aproveite essa oportunidade para conhecer comidas como acarajé, abará, vatapá e a famosíssima moqueca.

Alguns dos restaurantes mais famosos são o El Gordo, O Cacau e Jacaré do Brasil, que tem pratos com frutos do mar e também comida típica baiana.

Todas as informações com detalhes dos restaurantes em Trancoso, estão melhor explicadas no artigo com dicas de onde comer e comidas típicas, para facilitar sua escolha na hora da fome.

Incrível => Mergulho em Porto Seguro

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Dicas sobre Trancoso

Turismo em Trancoso
Trancoso | Foto: Vitor107, via Wikimedia Commons.

Trancoso vive do turismo, por isso, os meses de verão são os mais caros para conhecer a cidade, mas também o mais badalado. Por isso, é importante que você se programe com antecedência para conseguir os melhores preços de passagens e hospedagem.

No artigo sobre quanto gasto em Trancoso você saberá preços de hotéis, comida e passeios que sugiro você dar uma olhada na hora de montar o roteiro.

Outra dica é reservar um hotel com café da manhã incluso, já que vai ser um pouco difícil encontrar uma padaria ou lanchonete nos arredores.

Se você quiser fazer algo inusitado, alugar um quadriciclo é uma forma bem divertida de conhecer os arredores, outras praias e até mesmo de se locomover na cidade.

Se você tiver a oportunidade de alugar um quadriciclo, não tenha receio, pois é muito comum ver alguns circulando pela cidade.

Muitos turistas estrangeiros e artistas famosos vem passar o verão por aqui, as vezes voltam todo ano e já são presença confirmada pelas praias da vila.

Outras pessoas acabam se mudando de vez por conta da tranquilidade e acabam por encontrar seu lugar no mundo nesse pedaço do paraíso.

Diversão => City tour histórico e privativo em Porto Seguro

 

Dicas sobre o que fazer em Trancoso

Para te ajudar a organizar seus dias, leia os artigos com sugestões de roteiro em Trancoso para 4 dias de viagem, caso você consiga esticar o fim de semana.

Para aproveitar a viagem é sempre bom ter dicas de por onde começar, além de entender como a cidade funciona, o que evita aquelas surpresas chatas de uma viagem mal planejada.

A cidade tem praias, festas, restaurantes muito bons, passeios de aventura, passeios contemplativos e muitos lugares para relaxar.

Saiba o que fazer em Trancoso, seja com chuva ou sol, para quem tem 2, 3 ou mais dias e ainda nos arredores como Arraial d´Ajuda, Porto Seguro.

Nada melhor para recarregar as energias do que tirar uns dias de folga, esticar a toalha na areia de um lugar com vista incrível e ler um bom livro.

Deixa seu comentário e diz para a gente o que mais você quer conhecer em Trancoso.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *