Corumbau, na Bahia: melhores praias e tudo o que fazer

Corumbau, na Bahia: melhores praias e tudo o que fazer

Corumbau, na Bahia, é um dos distritos da cidade de Prado no sul do estado e traz já no nome, de origem indígena, uma de suas principais características “longe de tudo”.

O significado de seu nome é justo já que Corumbau fica a cerca de 60km de Prado, sua cidade sede, e a 194km de Porto Seguro, que é onde tem o aeroporto mais próximo. Somente a distância entre a Ponta de Corumbau e Caraíva é a mais curta, cerca de 8km.

Mas isso não é um empecilho para se visitar Corumbau, pelo contrário, só faz esse lugar ganhar ainda mais pontos já que você terá a oportunidade de conhecer um recanto ainda pouco explorado na Bahia e tirar várias fotos.

Então, para você não ficar perdido e fazer seu roteiro com todas as dicas para o que fazer em Corumbau, na Bahia preparei este artigo com tudo o que você precisa saber para viajar até lá.

Planeje sua viagem =Hotéis em oferta em Corumbau

Seguro viagem Brasil »

 

Como chegar em Corumbau, na Bahia

Ponta do Corumbau
Rio Corumbau fica bem coladinho à praia | Foto: Ribron, via Wikimedia Commons.

O aeroporto comercial mais próximo fica em Porto Seguro a quase 4 horas de Corumbau, na Bahia.

Por isso, o restante do trajeto você vai precisar fazer de carro particular ou com alguma agência de turismo. Há também táxis que fazem esse trajeto, mas geralmente é a forma mais cara de se locomover. Aproveite e conheça os pontos turísticos de Porto Seguro.

Alguns hotéis também trabalham com serviço de transfer, então, você pode se informar se o que você reservou conta com essa opção. Quando viajei para Corumbau, fui de carro, peguei a BR 367, depois a 101 e, por fim, uma estrada de terra.

Isso retarda um pouco a viagem já que a estrada não é muito boa. E, se você for em época de chuva tome cuidado com essa estrada. Você pode chegar lá também por meio de uma trilha que sai de Caraíva, distrito mais paradisíaco de Porto Seguro.

Nesta trilha, há opções de percorrer em quadriciclo ou buggy que algumas agências oferecem e custa cerca de 200 reais. Assim, vai de buggy de Caraíva até o Rio Corumbau, pega uma canoa para atravessar o rio (cerca de 5 minutos) e já está em Corumbau.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Bahia »

 

Praias de Corumbau

  • Ponta de Corumbau
  • Cumuruxatiba
  • Caraíva

Descubra => Melhores praias da Bahia

 

Ponta de Corumbau

Corumbau, na Bahia
Ponta do Corumbau | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Essa é a única praia de Corumbau, na Bahia, que leva esse nome por conta de uma extensa e estreita faixa de areia que entra no mar por cerca de 500 metros e forma uma ponta de praia. Essa ponta se forma por conta dos corais em volta da faixa de areia.

Isso que permite que você caminhe mar adentro. Apesar disso, tome cuidado com os horários de maré e com buracos que podem ter escondidos na água. Vá com calma! No final da ponta não é possível caminhar na água, pois ela fica funda de repente.

Mas, isso acaba por trazer peixes maiores que vão caçar ali e você consegue vê-los de perto. Nesse local tive a oportunidade de ver um grupo de três golfinhos nadando por ali e tirei várias fotos deles. Foi bem mágico.

Uma forma diferente de aproveitar a praia é fazer standup padel ou caiaquismo. A Praia de Corumbau tem água bem calma, ótima para praticar esses esportes. Você só precisar alugar o equipamento (que custa por volta de 80 reais) em uma das barracas à beira da praia.

Como já falei, em Corumbau só existe esta praia, mas existem outras praias que são próximas, em outros distritos, e podem ser visitadas. Como o caso das praias de Cumuruxatiba e Caraíva. Falando nisso, aproveite para conhecer todas as praias de Porto Seguro.

Incrível => Ingresso para o Arraial d’Ajuda Eco Parque

 

Cumuruxatiba

Praias da Bahia
Praia é deserta e maravilhosa | Foto: Luiz Souza, via Wikimedia Commons.

Nome complicado né? Seu significado na língua indígena é “grande diferença entre duas marés” e é mais um dos distritos da cidade de Prado. A distância entre Corumbau e Cumuruxatiba é de cerca de 40km.

É uma das praias do litoral sul da Bahia. Para chegar em Cumuruxatiba, a partir de Corumbau, a forma mais rápida é por um passeio de lancha. De carro, você vai precisar percorrer cerca de 55km, uma parte em estrada de terra.

Apesar da distância, quem foi não se arrepende, pois Cumuruxatiba tem praias praticamente desertas e com paisagem paradisíaca por conta das falésias, coqueiros, da vista do mar e do sossego que você encontra no lugar.

Imperdível => Cruzeiro na Ilha dos Frades e Itaparica

 

Caraíva

O que fazer na Bahia
Praia de Caraíva é uma das mais famosas | Foto: Raul Golinelli, via Wikimedia Commons.

Esse também é outro distrito, mas da cidade de Porto Seguro, e fica a cerca de 8km de Corumbau. Existem duas formas mais rápidas para ir de Corumbau até Caraíva. De buggy ou de lancha.

Ambos vão estar mais acessíveis durante o período de alta temporada, já que em baixa os passeios não fecham o número mínimo de pessoas. Você pode confirmar esses passeios no seu hotel.

Geralmente eles mesmo já os oferecem. Encontrar o que fazer em Caraíva não vai ser difícil. A vila é bem aconchegante e tem várias lojinhas de artesanato e restaurantes charmosos.

Ao chegar lá você precisa fazer uma caminhada entre as ruazinhas da vila e descobrir vários lugares incríveis para guardar na memória e nas fotos, claro! Além do famoso banho no Rio Caraíva lugar obrigatório para fotos no final de tarde.

Prático => Passeio em Trancoso saindo de Porto Seguro

 

Como se locomover em Corumbau

O distrito de Corumbau, na Bahia, é pequeno. Por isso, se você ficar hospedado perto da Ponta do Corumbau não vai precisar de transporte para chegar na praia.

   

Já para conhecer os arredores de Corumbau, você pode contratar uma Agência de Turismo ou ter seu próprio veículo para chegar no seu destino, já que a distância entre os distritos, praias ou qualquer outro lugar fora de Corumbau são longas para serem percorridas a pé.

Aí fica a seu critério, alugar um carro para se locomover lá ou contratar um passeio para os lugares que pretende conhecer. Se for optar por alugar um veículo, confira dicas para alugar carros baratos.

Recomendo => Excursão de Quadriciclo à Praia do Espelho

 

Onde ficar em Corumbau

Como em todo litoral baiano, Corumbau oferece várias opções de hospedagem, principalmente durante o verão que é o período de maior procura pelos turistas.

 

Hotel barato em Corumbau

Onde ficar em Corumbau
Pousada é linda e tem vista pro mar | Foto: Booking.

Foi na Pousada Corumbau que me hospedei quando estive na cidade. O hotel é um pouco afastado da Ponta do Corumbau (6,3 km), por isso, é imprescindível um carro para se locomover.

O quarto é bem confortável e limpo diariamente. Ele possui dois restaurantes que oferecem uma comida muito gostosa e bem farta (comi bastante nesses dias).

O café da manhã é igualmente bom e variado. A nota dele no Booking é 8,5, muito bom.

 

Hotel com custo-benefício em Corumbau

Hotéis em Corumbau
Pousada é confortável e tem muitas comodidades | Foto: Booking.

Jocotoka Village de Corumbau é um hotel que fica a pouquíssimos metros da Ponta do Corumbau, o que permite que você chegue até lá ao caminhar por cerca de 7 minutos apenas.

Ele oferece quartos aconchegantes em chalés individuais à beira da praia, além de um restaurante próprio. Sua nota no Booking é 8,6, fabuloso.

 

Melhor hotel em Corumbau

Hotéis em Corumbau
Hotel tem uma bela piscina | Foto: Booking.

A Vila Naia Corumbau é um dos mais luxuosos hotéis de Corumbau e fica a 3km da Ponta do Corumbau, cerca de 5 minutos de carro.

Oferece quarto estilo chalé à beira da praia, além de restaurante próprio, piscina e área de jogos. Sua avaliação no Booking é 9,4, fantástico.

Confira => Praias mais bonitas do Brasil

 

Restaurantes em Corumbau

Comidas típicas da Bahia
Moqueca | Foto: Gilrovina, via Wikimedia Commons.

Como Corumbau ainda tem muito de vila de pescadores, não é muito fácil e acessível encontrar um lugar para jantar. O ideal é escolher um hotel que tenha restaurante para ficar mais confortável e evitar rodar atrás de um lugar para comer.

Já para o almoço, as praias têm algumas opções de barracas que ficam coladinhas umas às outras. Ali você vai poder encontrar vários pratos típicos de praia e da Bahia, com base em frutos do mar, peixes e a famosa moqueca baiana, tudo fresquinho pescado ali mesmo. Então aproveite!

Um dos mais famosos restaurantes é o Canal do Pampo que fica de frente para a praia do Corumbau a cerca de 300m da Ponta do Corumbau. Ele oferece espreguiçadeiras com tendas, além de drinks e todo o cardápio de frutos do mar.

O preço é um pouco salgado, mas os pratos chegam a servir até quatro pessoas, mas depende da fome de cada um, por isso, é bom ir prevenido e dar uma olhadinha no cardápio. Quando fui para Corumbau almocei na Barraca Nativa, bem próxima a Ponta do Corumbau.

Comi uma moqueca que estava muito boa. O atendimento também foi super primoroso, o rapaz que me atendeu foi muito atencioso. Se você quiser, pode comer nas espreguiçadeiras que ficam em frente à barraca, ou nas mesas que ficam dentro que também são bem confortáveis.

Outro lugar bem legal para você almoçar é o Restaurante da Vila lugar já bem conhecido e famoso também. Ele, assim como os outros, fica à beira da praia perto da Ponta do Corumbau, também oferece frutos do mar, sucos variados e drinks para você aproveitar enquanto curte a praia.

   

Lindo => Passeio Coroa Alta Fluvial

 

Roteiro em Corumbau para 2 dias

nordeste brasil
Pôr do sol na Ponta do Corumbau | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Em seu 1º dia em Corumbau, na Bahia você pode dedicar a conhecer a Ponta de Corumbau e aproveitar o que essa praia tem a oferecer. Você pode pegar um sol nas espreguiçadeiras de uma das barracas a beira da praia, fazer standup padel ou caiaquismo.

Aproveite para tomar banho de água doce no Rio de Corumbau que fica coladinho à praia. O que você não pode deixar de fazer é caminhar pela extensão de areia que forma a Ponta de Corumbau e observar os corais que estão na beira da água, peixes e golfinhos.

A partir da Praia de Ponta do Corumbau, você pode fazer dois passeios de barco para conhecer e mergulhar nos Recifes de Corais de Itacolomi ou no Recife dos Pataxós e do Carapeba. Do barco enquanto você faz o passeio é possível até ver a ponta do Monte Pascoal, famoso pelo episódio do Descobrimento do Brasil.

No 2º dia em Corumbau você pode escolher entre dois passeios. O primeiro é o passeio em quadriciclo até Caraíva, que custa entre 150 e 200 reais. O trajeto, que dura cerca de 40 minutos, é quase todo feito pela praia e em um trecho é preciso passar por dentro da Reserva Indígena do Monte Pascoal.

Em Caraíva, você pode conhecer várias praias e aproveitar a vila que parece que saiu de um conto de fadas. Vale a pena conhecer! A segunda opção é contratar um passeio de barco que faz o trajeto até Cumuruxatiba (80 reais por pessoa) e fica mais ao sul de Corumbau, cerca de 55km.

É possível chegar lá pela estrada de carro, mas devido à distância e os desvios que têm que fazer para chegar na estrada, a viagem fica mais longa. Além disso nada melhor do que ir para a praia e ainda fazer uma viagem de barco né!

Diversão => City tour histórico e privativo em Porto Seguro

 

Dica extra sobre o que fazer em Corumbau

parques do Brasil
Parque Nacional do Monte Pascoal | Foto: Daniel Souza Lima, via Wikimedia Commons.

Corumbau fica próximo ao Parque Nacional do Monte Pascoal que você pode visitar e fazer algumas trilhas lá dentro. Se você gosta desse tipo de aventura, aconselho que você reserve um dia na sua viagem para fazer uma das três trilhas.

A mais difícil é a trilha que sobe o Monte Pascoal. Nela você chega até o topo e tem uma vista linda do parque e do mar, mas o caminho é bem íngreme, por isso, é preciso ter um mínimo de condicionamento físico.

O parque é mantido pelo ICMbio e são os índios que moram na reserva que organizam os passeios e te recebem na portaria. Nesse passeio é cobrado entre 50 e 70 reais por pessoa a depender da trilha que você for fazer.

História => Tour Rota do Cabral em Porto Seguro

 

Descubra Corumbau, na Bahia

Corumbau é um lugar que encanta pela simplicidade e pela possibilidade de estar bem próximo da vida simples, sem descuidar da exuberância da paisagem.

Quando você está lá você só quer saber de sombra e água fresca. Você precisa conhecer Corumbau, na Bahia. O lugar é lindo, calmo e tem uma estrutura muito boa para atender os turistas.

Compartilha com a gente, aqui nos comentários, sua experiência em Corumbau.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

ESCRITO POR

Jamilly Alfonso

Jamilly Alfonso, 28 anos, é engenheira, escritora e vegana. Nascida paraense e criada para o mundo, já conheceu algumas cidades na Europa e Marrocos, mas pretende agora conhecer mais o Brasil. Hoje mora em Trancoso na Bahia até que o vento a leve para outro lugar. Gosta de aprender coisas novas, escrever e ler.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *