Piauí

O turismo no Piauí é surpreendente e bem diferente dos outros estados nordestinos. É que embora tenha belas praias em seu pequeno litoral, a faixa litorânea não é a “estrela” do estado e sim todo o tesouro encontrado em seu interior, sobretudo os de natureza histórica.

Por isso, viajar para o Piauí é conhecer paisagens naturais lindíssimas como praias, dunas de areia branca, cachoeiras e formações rochosas, mas também mergulhar na história da humanidade, já que pelas cidades piauenses há vestígios da passagem do homem há mais de 50 mil anos.

Isso, sem contar nas áreas urbanizadas e planejadas, como a capital do estado, Teresina. Por isso, se você algum dia pensou em “pular” o Piauí em suas viagens pelo Nordeste por ter pouca faixa de litoral, repense. Você vai se surpreender e, com certeza, adorar conhecer o estado.

Quer saber mais sobre o Piauí? Leia este artigo e conheça as cidades e regiões mais visitadas do estado e os principais pontos turísticos piauenses.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis no Piauí

Precisa de seguro viagem para o Brasil?

 

Turismo no Piauí

Turismo no Piauí
Árvore Penteada no Desta do Parnaíba | Foto: GLandovsky, via Wikimedia Commons.

O estado do Piauí tem mais de 251 mil km², sendo um pouco maior que o Reino Unido em extensão territorial. Faz divisa com o Ceará, Pernambuco, Tocantins, Maranhão e seu litoral de 66 quilômetros é banhado pelo Oceano Atlântico. É o menor litoral do Brasil. Possui praias, planícies, rios, mangues, cerrado.

O território piauense já pertenceu a Bahia e também ao Maranhão, se tornando uma capitania independente em 1811, após decisão de Dom João, e com a independência do Brasil, uma das unidades federativas da união. Com isso, se desenvolveu e se tornou um estado com economia estável, sendo as maiores atividades a indústria, agricultura e a pecuária.

Como outros estado do Nordeste, que possuem litoral e faixa mais para o sertão, o clima no Piauí é diferente na praia e no interior. Enquanto o litoral é tropical úmido, com altas temperaturas o ano inteiro (a média fica entre 25 e 27º C) e chuva distribuída ao longo do ano, no interior é semiárido: muito quente e com pouca chuva. São, em média, 8 meses de seca e temperaturas que chegam a 40ºC.

Descubra => Qual melhor programa de milhas

 

O que fazer no Piauí

Teresina

Dicas de viagem para o Piauí
Teresina | Foto: Porto Neto, via Wikimedia Commons.

A capital e cidade mais populosa do Piauí, Teresina, é a única capital nordestina que não fica no litoral e sim a 343 quilômetros das cidades praianas do estado. Mas, nem por isso Teresina é uma cidade desinteressante para se conhecer, pelo contrário.

Foi a primeira capital planejada do país e é conhecida como Cidade Verde pelas ruas bem arborizadas e como Mesopotâmia do Nordeste, por estar entre dois rios, Teresina esbanja beleza natural. Isso faz com que Teresina seja a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte e Nordeste brasileiro segundo estudo da  FIRJAN de Desenvolvimento Municipal.

Entre os pontos turísticos mais famosos da cidade estão o Polo Cerâmico Poti Velho, onde é feito o famoso artesanato em cerâmica e também em madeira, a Floresta Fóssil, um sítio arqueológico, além de parques, praças, dos casarões antigos e do Parque Ambiental Encontro dos Rios Poty e Parnaíba que cortam a cidade, e da gastronomia local, que usa muitos condimentos como pimenta de cheiro e coentro. O prato mais famoso é a galinha de cabidela.

Mala extraviada => Como funciona o seguro para bagagem

 

Praias no Piauí

Roteiro de viagem no Piauí
Litoral do Piauí só tem 66 quilômetros.

Apesar de ter um litoral com apenas 66 quilômetros de extensão, o Piauí tem sim praias bonitas para se conhecer, além do Delta do Rio Parnaíba, que é onde o rio encontra o mar, no caso o Oceano Atlântico. As cidades litorâneas mais frequentadas do Piauí são Luis Correia e Parnaíba, mas há outras com belas praias para aproveitar a areia ou praticar esportes aquáticos.

Em Luis Correira estão praias como a Coqueiro, que é a mais agitada do estado, sobretudo no verão e no Réveillon; Praia de Macapá; Atalaia; e ainda Carnaubinhas, que tem esse nome por conta das árvores de Carnaúba, mas é mais conhecida pelos trechos de mata, areia branquinha e dunas, além de ser mais tranquila e até deserta em certos pontos.

Já em Parnaíba,  há o delta do Rio Parnaíba, igarapés e praias lindas como a Pedra do Sal, que possui diversos rochedos e muitas lendas sobre eles. A mais famosa diz que os rochedos servem de espécie de aeroporto para OVNIs, além de esconderem muitos tesouros entre elas.

Em Cajueiro da Praia, a 50 quilômetros de Parnaíba, a praia de Barra Grande é o paraíso dos esportes radicais, como kitesurf. Mas, há trechos de mar bem tranquilo, que parecem mais uma piscina. O estado aparece na minha lista de praias mais bonitas do Brasil.

Internet => Wi-fi, roaming ou chip?

 

Parques Nacionais no Piauí

Roteiro pelos parques do Piauí
Parque da Serra da Capivara | Foto: Luciano Dantas Bugarin, via Wikimedia Commons.

Um dos grandes atrativos do Piauí são os parques nacionais, espalhados por todo o território estadual. Nele estão diversas formações rochosas formadas pela movimentação das placas tectônicas que ficam próximas ao centro do planeta. Além de vestígios da passagem do homem pela região Nordeste do brasil há mais de 50 mil anos.

O parque que concentra a maior parte desses vestígios é o Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica a 500 quilômetros de Teresina. O parque é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 1991 e nele encontraram a cerâmica mais antiga da América, um bloco de tintas com cerca de 10 mil anos, fósseis de animas e humanos, pinturas rupestres, muitas formações rochosas, como a Pedra Furada.

Todo o material coletado no parque está no Museu do Homem Americano, em Raimundo Nonato. Outros parques da região são o Parque Nacional das Sete Cidades, que fica a 200 quilômetros de Teresina, e o Parque Nacional da Serra das Confissões, este último fechado para visitação, somente como área de preservação e pesquisa.

O nome do Parque das Sete Cidades vem de um conjunto de formações rochosas formadas a mais de 400 milhões de anos e apelidadas de sete cidades. O local possui muitas formações rochosas e, por estar a área de transição entre a caatinga e o cerrado é possível ver animais típicos dos dois ecossistemas como suçuarana, veado, iguana e outros répteis.

Dica => Melhores passeios guiados no Brasil

 

Dicas de turismo no Piauí

O Piauí é um estado muito bonito e, como disse lá no começo do artigo, surpreendente. São muitas paisagens belíssimas e diferentes, além de uma culinárias interessante e do povo para lá de hospitaleiro. Não é à toa que o estado faz parte do meu roteiro na Rota das Emoções, que percorre o Piauí, Ceará e Maranhão.

Para mais informações sobre o Piauí, dá uma passada no site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e pesquise no post índice. A RBBV reúne artigos de blogueiros viajantes de todo o Brasil.

O Piauí está na sua lista de destinos? Conte para a gente nos comentários o que você mais gostaria de ver por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
Piauí

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Piauí

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Piauí

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *