Qual o melhor programa de milhas para acumular pontos e viajar?

Qual o melhor programa de milhas para acumular pontos e viajar?

Uma situação bastante comum é quando os viajantes procuram pelo melhor programa de milhas para gastar menos. Com descontos interessantes, essa é uma boa forma de economizar e curtir ainda mais suas viagens.

Inúmeras são as opções disponíveis para quem busca por esse tipo de vantagem. De empresas focadas exclusivamente nisso — como Max Milhas e 123 Milhas — a operadoras de cartão de crédito e bancos — Visa, Mastercard e até Itaú.

Ainda assim, as alternativas mais comuns são aquelas oferecidos pelas próprias companhias aéreas. Azul, Gol e Latam, por exemplo, possuem o Tudo Azul, Smiles e Latam Pass, respectivamente.

Com tantas possibilidades, fica até difícil entender qual é o melhor programa de milhas. Mesmo assim, abaixo você irá entender como mensurar a importância de cada uma das opções e, quem sabe, definir a mais indicada para sua situação!

Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira

Melhor seguro viagem »

 

Qual o melhor programa de milhas aéreas?

Discutir sobre qual é o melhor programa de milhas é bastante complicado. Não por conta dos benefícios de cada um, mas pelas diferentes necessidades que o consumidor pode ter. Sendo assim, é preciso analisar alguns pontos antes de decidir o mais indicado a você.

  • Validade das Milhas
  • Custo das Passagens
  • Destinos Disponíveis
  • Resgate Flexível
  • Milhas por Voo
  • Parcerias Internacionais
  • Sistema de Classificação

CLIQUE AQUI para comprar passagens aéreas com milhas »

 

1. Validade das Milhas

melhor programa de milhas

O primeiro item a se analisar quando for escolher pelo melhor programa de milhas é a validade dos pontos. Afinal de contas, de nada adianta ter milhões deles se você tem um prazo pequeno para gastá-los.

Sendo assim, antes de se juntar a qualquer programa, verifique qual a duração das milhas, ou seja, por quanto tempo pode utilizá-las. Em geral, elas apresentam duração de 2 a 3 anos, dependendo da companhia aérea.

No caso de programas de cartão ou bancos, é preciso analisar caso a caso. Alguns possuem prazos menores, enquanto em outros você pode conseguir pontos que não expiram.

Importante => Seguro viagem nacional

 

2. Custo das Passagens

custo de passagens aéreas

Antes de discutir afundo esse tópico, é preciso destacar que, aqui, falamos de custo em pontos, e não em dinheiro. Sendo assim, não considere o valor em reais da passagem que você pretende comprar, mas sim quantas milhas são necessárias para adquiri-la.

Existem casos em que é possível trocar 1 ponto por 1 real. Assim, uma passagem de R$2.500 sairia por 2.500 pontos. Em outras situações, entretanto, é preciso acumular diversos pontos para trocar por apenas 1 real. Há casos, inclusive, em que você precisa pagar 80 milhas para conseguir desconto de 1 real na passagem.

Dessa forma, é sempre importante analisar se, de fato, compensa aderir a tal programa de milhas. Por mais que pareça benéfico, este pode ser mais um truque do que, de fato, uma oportunidade.

Como ter? => Internet na Viagem

 

3. Destinos Disponíveis

programa de milhas mastercard

Outro ponto a ser analisado na hora de escolher pelo melhor programa de milhas para sua situação diz respeito aos destinos disponíveis. Este é um fator bastante importante, especialmente se você já possui um determinado lugar para ir.

Algumas das opções disponíveis no mercado oferecem uma maior facilidade para destinos nacionais. Dessa forma, acaba sendo mais complicado para aqueles que desejam sair do país utilizando suas milhas.

Por conta disso, é preciso que você entenda bem a quais lugares você poderá viajar com seus pontos. Se os destinos não forem de seu interessante, não adianta se inscrever em determinado programa.

Seguro => Comprar dólar e euro online

 

4. Resgate Flexível

resgate flexivel de pontos

Em muitas ocasiões, o custo de passagens em pontos — especialmente internacionais — acaba sendo inviável. Nesse momento, algumas companhias aéreas permitem que você divida o pagamento entre milhas e dinheiro.

Num primeiro momento, esse é um benefício muito bem vindo, já que te possibilita não o abatimento total da passagem, mas um desconto bastante interessante. Além disso, em muitas vezes é possível parcelas o restante do ticket em até 10 vezes.

É preciso ficar de olho, entretanto, no real benefício dessa divisão. Em alguns casos, a quantidade de milhas que você destinará para pagar metade da passagem é muito alto. Assim, acaba sendo mais interessante pagar em dinheiro, guardando seus pontos para pegar uma passagem no futuro.

Descubra => Booking é confiável?

   
   

 

5. Milhas por Voo

programa de milhas smiles

Um dado bastante importante para analisar em um programa de milhas é quantos pontos você ganha por voo. Isso é interessante especialmente para aqueles que viajam muito.

Com muitas horas voadas, é normal querer ganhar o máximo por cada uma delas. Dessa forma, programas que não apresentam uma boa relação entre seus voos e o acúmulo de pontos não se mostra benéfico.

Lembre-se que, quando falamos sobre programas de pontos, o seu maior interesse deve ser em como ganhar mais milhas. Assim, o número de horas voadas é um fator extremamente importante para vocês.

Confira => Dicas para alugar carro para viajar

 

6. Parcerias Internacionais

parcerias internacionais companhias aereas

Geralmente, as companhias aéreas que atuam no Brasil possuem destinos em todos os cantos do país. Por conta disso, muito dificilmente você encontrará um local que não consiga chegar com seus pontos.

Por outro lado, destinos internacionais são um pouco mais complicados. Em alguns casos, a companhia aérea não atende determinados países e cidades, fazendo com que você tenha que recorrer a outras empresas.

Nessa hora, é interessante que seu programa de milhas tenha parceria com outras companhias. Assim, será possível viajar para todos os cantos do globo aproveitando seus preciosos pontos.

Entenda => Diferenças entre seguro saúde e assistência viagem

 

7. Sistemas de Classificação

programa de milhas 123 milhas

Por fim, mas definitivamente não menos importante, está o sistema de classificação de seu programa de milhas. Basicamente, esta é a forma como a companhia categoriza seus clientes e afiliados.

Através dessa classificação são definidos os benefícios aos quais cada um tem direito. Como exemplo, podemos citar uma companhia que contenha as categorias A, B e C. Na C, você tem direito a acumular suas milhas. Na B, além disso você tem desconto em passagens. Na A, você tem tudo isso, mais um espaço de espera especial no aeroporto.

Assim, é possível entender que, em um programa com mais benefícios, você será mais bem atendido. Logo, vale a pena investigar mais afundo como é feito esse ranqueamento dos usuários.

Prático => Como usar WhatsApp no exterior

 

Melhores Programas de Milhas Aéreas

Agora que já falamos sobre o que procurar em um programa de milhas, está na hora de focarmos nas opções disponíveis. Como já expliquei acima, não é fácil escolher o melhor no geral, mas existem alternativas que podem funcionar melhor para a suta situação. Para entender melhor, confira os principais pontos dos programas da Azul, Gol e Latam.

  1. Tudo Azul
  2. Smiles
  3. Latam Pass

 

1. Tudo Azul (Azul)

programa de milhas azul

O programa de milhas da companhia Azul é chamado de Tudo Azul e apresenta muitos benefícios. Dependendo da classificação do usuário, pode conseguir prioridade no check in, embarque e entrega de bagagem.

   
   

Além disso, destaca-se pela quantidade de destinos nacionais e atendimento. Em 2020, a empresa foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pelos usuários do site Tripadvisor.

  • Categorias: Básico, Topázio, Safira e Diamante
  • Validade das milhas: 2 anos a partir da data de acúmulo
  • Companhias internacionais parceiras: 5

Transporte => Alugue um carro para qualquer destino

 

2. Smiles (Gol)

smiles gol pontos

O Smiles é o programa de milhas da Gol, um dos mais conhecidos do Brasil. Entre seus diferenciais, estão as parcerias com outras companhias aéreas, hotéis, lojas online e agências de aluguel de carros.

Também oferece a maior validade dentre as comparadas, podendo chegar aos 6 anos dependendo da situação. Além disso, é a que mais possui parcerias com companhias internacionais.

  • Categorias: Prata, Ouro e Diamante
  • Validade das milhas: 3 anos a partir da data de acúmulo
  • Companhias internacionais parceiras: 35

 

3. Latam Pass (Latam)

programa de milhas latam pass

Até pouco tempo atrás, a Latam utilizava como seu programa de milhas o Multiplus, empresa do grupo. Desde 2019, entretanto, a companhia passou a usar um sistema próprio, chamado de Latam Pass.

Com isso unificou os cadastros do Latam Fidelidade e do Multiplus, alcançando a marca de 57 milhões de usuários. O nome da marca pesa, e esse é um dos maiores programas do Brasil.

  • Categorias: Gold, Gold Plus, Platinum, Black, Black Signature, Elite
  • Validade das milhas: 2 anos a partir da data de acúmulo
  • Companhias internacionais parceiras: 16

Viagem internacional => Dinheiro ou cartão?

 

Afinal, qual o melhor programa de milhas?

Após todas essas informações, entende-se que é impossível afirmar qual é o melhor programa de milhas aéreas existente. Cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, e por isso a escolha vai depender muito do perfil do usuário.

Quem viaja pouco, é melhor escolher um programa que a o prazo de validade das milhas sejam maiores. Por sua vez, se você viaja demais, esse não é um fato eliminatório, mas a quantidade de destinos é importante.

Então, antes de aderir ou transferir seus pontos de cartão de crédito para um deles, pesquise bastante quais são as regras vigentes de cada um e se não há nenhuma promoção no momento. Assim você garante que está fazendo um bom negócio!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Renata Monteiro

    Oi! Até gostei do post, mas ele é de 2016 e contém um equívoco. Na eleição da Melhores Destinos, o Smiles foi o último colocado em 2015 e 2016. Parabéns pelo trabalho! Legal ter alguém que se disponha a compartilhar conhecimento. Boas viagens!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Renata, Havia tirado a informação da pesquisa de 2014, e realmente o Smiles caiu em 2016. Já atualizei o artigo :) Obrigado por participar! Abraços