Milhas Aéreas: 8 segredos para acumular pontos para viajar!

por Guilherme Tetamanti

Milhas Aéreas: 8 segredos para acumular pontos para viajar!

Possuir um monte de milhas aéreas é o sonho de qualquer pessoa que ama viajar. Com esses pontos imaginários, podemos conseguir passagens com ótimos descontos, ou até de graça! Já imaginou, poder viajar o mundo sem precisar tirar um centavo sequer do bolso?

Quando se toca nesse assunto, grande parte das pessoas já revira os olhos. Em suas mentes, acreditam que somente quem viaja muito ou gasta milhares de reais no cartão de crédito consegue. Não podiam estar mais longe da verdade.

A maior dificuldade desse processo está em acumular as tais milhas aéreas. Num primeiro momento, a maioria dos viajantes pensa na compra e venda de pontos. O que eles não sabem, porém, é que essa não é a única — nem a melhor — opção!

Na verdade, existem diversas maneiras de se acumular milhas aéreas. De programas de fidelidade a estratégias mais desconhecidas, são infinitas possibilidades! Por isso, se você está querendo viajar sem gastar nada, continue nesse texto e descubra esses segredos!

Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira

Melhor seguro viagem »

 

Segredos para acumular milhas aéreas

Conseguir uma grande quantidade de milhas aéreas deixou de ser exclusividade de determinado grupo há anos. Atualmente, utilizando de algumas estratégias — e segredos — qualquer um pode ficar cheio dos pontos para viajar. Dentre as principais táticas, destacam-se:

  1. Cartão de Crédito
  2. Transferência do Cartão
  3. Programas de Fidelidade
  4. Voos com Conexão
  5. Fidelidade à Companhia Aérea
  6. Empresas Parceiras
  7. Clube de Milhas
  8. Compra e Venda de Milhas

CLIQUE AQUI para comprar passagens aéreas com milhas »

 

1. Cartão de Crédito

milhas aéreas

Todos sabem que cartões de crédito acumulam pontos que podem ser transformados em milhas aéreas. Mas, como ganhar milhas com cartão se eu consumo pouco? O primeiro passo para otimizar seus ganhos é conhecer bem o regulamento do programa de fidelidade. Entre os dados, procure por:

  • Quais as regras
  • Quais as companhias aéreas parceiras
  • Maneiras de acumular mais pontos
  • Prazo de validade dos pontos

Além dessas informações, existem alguns macetes para ganhar mais pontos. Uma dica para potencializar o acúmulo de milhas é pagar todas as suas despesas mensais no cartão de crédito. Inclua aqui contas como água, luz, academia e até gastos pequenos.

Se você gasta, por exemplo, cinco reais por dia na padaria, pague no crédito. A soma destas pequenas despesas e gastos vai fazer com que você acumule um bom número de milhas no ano. O que pode lhe render uma ótima economia na viagem de férias.

Viagem internacional => Dinheiro ou cartão?

 

2. Transferência do Cartão

transferencia pontos cartao de credito

Depois de acumular os pontos no programa de fidelidade do cartão de crédito, está na hora de transferi-los. Engana-se, porém, quem pensa que você deve fazer isso assim que tiver uma boa quantidade de pontos.

Para conseguir mais milhas aéreas, o ideal é esperar para transferir os pontos para a companhia aérea. “Esperar por o que?”, você deve estar se perguntando.

Bom, é comum que esses programas de fidelidade façam promoções ao longo do ano. Nelas, você ganha 30%, 50%, 100% e até 150% de bônus na transferência de seus pontos para a companhia aérea.

Assim, se você possui 10.000 pontos junto ao cartão, pode transformá-los em 13.000, 15.000, 20.000 ou até 25.000 milhas aéreas.  Essa diferença pode, dependendo do caso, pagar pela viagem para toda sua família.

A dica aqui é esperar sempre pelo melhor momento, de preferência quando o bônus é superior a 50%.

Descubra => Booking é confiável?

 

3. Programas de Fidelidade

123 milhas aéreas

Não são somente os bancos ou emissores de cartão de crédito que possuem programas de fidelidade, então aproveite disso. Diversas são as empresas que oferecem esse tipo de relacionamento com seus clientes, dos mais diferentes setores.

Sabendo disso, pesquise bem quais são essas companhias e analise se elas fazem parte de seus hábitos de consumo. Em geral, postos de gasolina, supermercados, hotéis e agências de aluguel também possuem programas de fidelidade.

Todos eles funcionam da mesma maneira. Sendo assim, basta você fazer seu cadastro e continuar com suas compras normalmente. Cada real gasto é transformado em pontos, sendo que a quantidade varia de empresa para empresa.

Embora possa parecer pouco, ao unir todos esses pontos e transferir para as companhias, você terá muitas milhas aéreas. Ao fim do ano, sem alterar em nada seu hábito de consumo, você poderá, quem sabe, viajar de graça. Basta fazer o cadastro em todos os programas disponíveis!

Transporte => Alugue um carro para qualquer destino

 

4. Voos com Conexão

voos com conexao

Aqui vem uma dica que surpreende muitos viajantes, mas pode ser de extremamente útil. Para quem viaja muito, opte, sempre que possível, por voos com conexão ao invés de voos diretos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Pode parecer curioso e sem sentido, mas a verdade é que você acumula milhas aéreas por trecho voado. Sendo assim, com conexões seus pontos acumulados podem até dobrar!

Tudo bem, você terá que ficar mais tempo no avião, assim como no aeroporto. Mas o benefício pode ser uma viagem de graça no futuro. E aí, vale?

Obviamente que você não precisa fazer isso com todos os trechos que precisar viajar. A dica aqui é escolher pelos que ofereçam menor tempo no aeroporto e rotas menos cansativas.

Embora todos queiram descontos, não adianta sacrificar um dia de trabalho e descanso por algumas reais de promoção. Por isso, analise bem quando é viável optar por tais voos com conexões.

Necessário => Seguro viagem internacional

 

5. Fidelidade à Companhia Aérea

latam milhas aéreas

A ideia de todos esses programas que citei acima são a mesma: fazer com que você sempre opte pela mesma empresa. Esse é o conceito de fidelidade no mercado, em que você ganha benefícios, assim como a companhia.

Quando falamos de milhas aéreas, essa é um termo de extrema importância.

Já falei sobre o cartão de crédito, os supermercados, os hotéis, as agências de aluguel de carro e os postos de gasolina. Ficou faltando, porém, o mais importante de toda essa história: a própria companhia aérea.

Por isso, lembre-se que quanto mais viajar com uma mesma companhia, mais pontos terá. Embora todas elas ofereçam os programas, é quase impossível transferir as milhas entre elas, a não ser que sejam parceiras. Assim os principais programas de milhas das companhias brasileiras são:

  • Azul: Tudo Azul
  • Gol: Smiles
  • LATAM: LATAM Pass

Como funciona? => Seguro bagagem

 

6. Empresas Parceiras

parcerias pontos viagem

Mencionei logo acima que, em alguns casos, as companhias aéreas possuem parcerias entre si. Nesse caso, você pode utilizar as milhas aéreas de uma para comprar passagem com milhas de outra e vice versa.

É muito interessante, portanto, se informar sobre quais são as parceiras da companhia que você mais costuma viajar. Esse é um conhecimento bastante útil, especialmente quando viajamos para destinos não atendidos.

A Azul, por exemplo, não possui voos para países da Europa além de Portugal. Ela tem parcerias, entretanto, com a TAP e Turkish Airlines, que oferecem diversos trechos no velho continente. Dessa forma, se puder, opte por uma das duas companhias.

Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo quais as empresas oferecem parcerias entre si.

  • Azul: Parceria com Turkish Airlines, TAP, Air Canada, United Airlines, Copa Airlines.
  • GOL: American Airlines, AirFrance, KLM, Copa Airlines, Air Canada, Delta, Qatar Airways, Aerolineas Argentinas, Alitalia, AirEuropa, TAP, Emirates, Etihad, Ethiopian, Korean Air, AeroMexico, entre outras.
  • LATAM: Alaska Airlines, Austrian Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Delta Airlines, Finnair, Lufthansa, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, SriLankan Airlines, Swiss Airlines, S7 Airlines.

Dúvida => RentsCars é confiável?

 

7. Clubes de Milhas

clube de milhas aéreas

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para quem pretende fazer uma grande viagem em a médio e longo prazo, os clubes de milhas podem ser opções. Neles, você faz um cadastro e recebe uma quantidade específica de milhas aéreas todo mês.

Geralmente, são administrados pelas próprias companhias, estando então vinculados ao programa de fidelidade das empresas. Logo, para cada companhia você terá que aderir um clube de milhas diferente.

No caso da Azul, há cinco planos, que vão de 1.000 a 20.000 pontos mensais. Os valores variam de 35 a 675 reais por mês. Além disso, você recebe 9.000 pontos no momento de fechar o contrato.

A LATAM, por sua vez, oferece pacotes de 1.000, 5.000 e 10.000 pontos mensais. Os preços de cada um são 42, 179 e 369 por mês, respectivamente. Por fim, a GOL oferece pacotes de 1.000 a 20.000 pontos, e os valores vão de 42 a 778 por mês.

Passo a passo => Como usar celular em viagem internacional

 

8. Compra de Milhas

como viajar barato com desconto

Por fim, há sempre a possibilidade de comprar milhas aéreas. Ainda que exista todo um mercado clandestino para a prática, o indicado é sempre fazer junto às próprias companhias.

Não é nenhuma lei que impeça a prática, mas é comum que as próprias empresas proíbam tal ato. Para evitar dos de cabeça, o ideal é seguir o que elas oferecem.

Dessa forma, é possível comprar milhas aéreas através dos programas de fidelidade. Na Azul, há um limite de compra de 100.000 pontos por ano, enquanto na GOL é de 40.000 e na LATAM de 500.000.

Nos três casos é cobrado um valor de 7 centavos por ponto. Isso significa que compras de 5.000, 10.000, 50.000 e 100.000 apresentam valores de 350, 700, 3.500 e 7.000 reais, respectivamente.

Embora bastante utilizada, é preciso tomar cuidado com a prática. Em determinadas situações, compensa mais pagar pela viagem em si do que pelos pontos. Assim, não deixe de pesquisar bem antes fechar negócio.

Entenda => Diferenças entre seguro saúde e assistência viagem

 

Aprendendo a multiplicar milhas aéreas

Estas são apenas algumas dicas de como ganhar mais milhas aéreas. Existem muito mais possibilidades para você, sem gastar nada a mais com isso, potencializar seus ganhos de pontos e assim viajar mais!

Logo que comecei a viajar, lia muito sobre o assunto, e a prática me ajudou a potencializar os ganhos. A partir daí consegui otimizar ao máximo meu ganho de pontos. O que me rendeu e ainda me rende ótimas viagens!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *