10 praias de Natal, a linda capital do Rio Grande do Norte

por Wéverton Rodrigues

10 praias de Natal, a linda capital do Rio Grande do Norte

Nesse artigo, te apresento as melhores praias de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Essa, que é uma das 10 capitais mais visitadas do Brasil, é também uma das principais referências do Nordeste, especialmente no verão. Não é para menos, suas altas temperaturas e seu deslumbrante litoral agrada quase 100% dos visitantes.

A cidade apresenta algumas importantes e paradisíacas praias ao longo de toda a região e, por isso, recebe muitos viajantes. A Praia de Ponta Negra, por exemplo, é o destino mais procurado. Mas, é justificável: a região parece um pedaço do céu na terra e encanta pelo seu espetáculo natural.

Além das praias de Natal, vou destacar outras praias que você poderá fazer um bate e volta e conhecer tranquilamente quando estiver na cidade. Vamos conferir?

Planeje sua viagem => Hotéis bem avaliados em Natal

Seguro viagem para viajar pelo Nordeste »

 

Mapa das melhores praias de Natal

  1. Praia de Ponta Negra
  2. Praia do Meio
  3. Praia do Forte
  4. Praia da Redinha
  5. Praia da Areia Preta
  6. Praia dos Artistas
  7. Praia de Genipabu
  8. Praia de Camurupim
  9. Praia de Pirangi do Norte
  10. Praia de Maracajaú

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Natal »

 

Praias mais bonitas de Natal

Natal é um destino incrível! Veja mais neste vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil com um resumo das belezas do estado!

 

1. Praia de Ponta Negra

Praias de Natal Ponta Negra
Praia de Ponta Negra | Foto: Roberto Faccenda, via Wikimedia Commons

Localizada no bairro de Ponta Negra, em Natal, a Praia de Ponta Negra é a mais famosa e popular da cidade. A praia é chamada de “Copacabana Potiguar”, a partir daí, você já pode ter uma noção.

Ela apresenta um dos cartões-postais mais badalados do Rio Grande do Norte, o Morro do Careca. A duna, que possui mais de cem metros de altura, é envolta por uma linda vegetação que dá um tom ainda mais paradisíaco ao local.

A praia é uma das mais bonitas do Nordeste e sua beleza se dá especialmente pela faixa de areia clara e larga, pelo mar com águas em tons azuis e verde e, em geral, bem tranquilas, além de uma linda vegetação com coqueirais.

Em ondas mais distantes e, consequentemente, mais agitadas do lugar, os praticantes de surfe e windsurfe dão o ar da graça. Nas partes mais tranquilas do mar, você pode aproveitar os caiaques ou as pranchas de stand-up paddle.

Se você quiser mais diversão, poderá realizar passeios de bugue, veículos 4×4, lanchas e até mesmo de jangalancha, um popular passeio de barco oferecido na Praia de Ponta Negra.

A praia possui muitas opções de bares e restaurantes. Você terá a oportunidade de degustar uma das melhores culinárias do Rio Grande do Norte, com pratos típicos que enfatizam deliciosos frutos do mar. Você precisa provar o camarão, pois é divino!

Prático => Transfer do aeroporto de Natal para o hotel

 

Mais dicas sobre a Praia de Ponta Negra

Melhores praias de Natal
Praia de Ponta Negra | Foto: PauloCesar, via Wikimedia Commons

As barracas localizadas à beira-mar oferecem cadeiras, mesas e guarda sol, dessa forma, você aproveita a tranquilidade do local, provando uma boa bebida gelada, além de uma bela sombra.

Não deixe de dar um pulo até o calçadão principal para comprar alguns artesanatos feitos pelos moradores locais. Será uma ótima experiência ter uma lembrança desse local na sua casa.

E, se você é chegado um pouco mais a festas, na Praia de Ponta Negra, poderá curtir ótimas opções. A Wood’s Natal é uma casa de shows que combina bar, boate e gastronomia e oferece shows de forró até mesmo de música eletrônica. E, se você deseja curtir exclusivamente o ritmo nordestino, o Rastapé é uma ótima opção para dançar até o sol raiar.

Ingresso => Excursão norturna em Natal

 

2. Praia do Meio

Praias de Natal Praia do Meio
Praia do Meio | Foto: Macílio Gomes, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro do Meio, a Praia do Meio é a segunda praia mais frequentada de Natal, ficando apenas atrás da Praia de Ponta Negra. Ela recebe esse nome por estar exatamente no meio da Praia do Forte e da Praia dos Artistas.

Apesar de ser urbana, é em geral recomendada para banho, por isso, aproveite para dar um relaxante mergulho e contemplar uma bela visão multicolorida dos corais, além de uma bela variedade de peixes.

A praia possui areia em um tom quase dourado, fofa e larga (o que facilita a frequente prática de esportes, como o vôlei e frescobol), um mar um pouco agitado de águas cristalinas. A Praia do Meio é ótima também para a prática de esportes aquáticos, como o surf.

Você também pode fazer passeio de bugue e aproveitar a belíssima vista do trajeto. Se desejar um pouco mais de tranquilidade, procure ficar nos quiosques ou nos restaurantes da orla.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Natal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No último dia de cada ano é realizado um encontro de fieis do candomblé e de outras religiões da mesma matriz, que depositam as suas oferendas para Iemanjá, a “Rainha do Mar”. Odôiyá! Não deixe de visitar essa bela e popular praia potiguar, pois, com certeza, a Praia do Meio é uma das melhores praias de Natal para um bom e relaxante mergulho de férias.

Agende => Passeio de lancha em Natal

 

3. Praia do Forte

Praias de Natal Praia do Forte
Praia do Forte | Foto: Alex Régis/MTur Destinos, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro de Santos Reis, a Praia do Forte fica entre a Praia da Redinha e a Praia do Meio. Seu nome vem do Forte dos Reis Magos, considerado o ponto de surgimento da cidade de Natal. Apesar de não ser extensa, é extremamente linda e o mar não é muito tranquilo. Portanto, fique ligado!

Ela possui uma boa faixa de areia em um tom dourada, um mar onde é possível tomar banho: águas transparentes e azul. A Praia do Forte é cercada por arrecifes. Em tempos de maré baixa, muitas piscinas naturais se formam, principalmente pela presença maciça de pedras. Apesar de você encontrar poucas barracas, fora da praia existem muitas opções interessantes.

Dona de uma região consideravelmente mais deserta, a Praia do Forte oferece a tranquilidade que você procura para relaxar e curtir a linda paisagem do local. Para isso, leve o seu guarda-sol, pois a praia não dispõe de muitas sombras. Ela é muito procurada por um público mais jovem, principalmente para a prática de windsurf.

A região é também reconhecida pela presença da Ponte Newton Navarro, já que é bastante alta. A construção é uma atração turística da cidade e atravessa o Rio Potengi. Ela liga o bairro de Santos Reis e a Praia da Redinha. Através dela, você também pode contemplar as praias de Natal no litoral norte.

Completo => City Tour em Natal com praias

 

4. Praia da Redinha

Praias de Natal Praia da Redinha
Praia da Redinha | Foto: Patrick – Patrick, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro da Redinha, a Praia da Redinha é a única praia da Zona Norte. Ela é uma das praias de Natal urbanas e, em geral, recebe mais visita dos próprios moradores. Então, comece a explorá-la você também, pois é uma ótima opção do litoral potiguar!

Ela passou a ser mais visitada após a construção da Ponte Newton Navarro, a partir da qual se pode ter acesso à Praia do Forte, por exemplo. Ela fica entre esta praia e a Praia de Santa Rita.

A Praia da Redinha é, com certeza, uma bela praia do Rio Grande do Norte, dona de um mar bastante favorável para peixes. Inclusive, é bastante procurada para a pesca! Falando nisso, você sabia que é bem comum encontrar barquinhos pela Praia da Redinha? Foi daí que surgiu o seu nome.

A região tem a vila de pescadores mais antiga da capital e esse tipo de atividade ainda é bastante típica e recorrente. Muitos moradores tiram o seu sustento desse trabalho.

Na Praia da Redinha há uma estrutura simples, mas que oferece algumas opções interessantes: algumas regiões possuem barracas, outras regiões são bem mais desertas e tranquilas. Opções para todos os gostos! Se você for à Praia da Redinha e não provar a Ginga com Tapioca, você definitivamente não esteve lá! Esse delicioso prato típico consiste em um peixe pequeno, servido como “recheio” de uma tapioca salgada. Portanto, não faça essa desfeita e seja um bom potiguar, pelo menos por um dia!

 

Mais dicas sobre a Praia da Redinha em Natal

Praias famosas de Natal
Vista aérea da Praia da Redinha | Foto: Frankie Marcone/MTur Destinos, via Wikimedia Commons

Apesar de ter construções mais recentes e modernas como a Ponte Newton Navarro (Nova Ponte), você não pode deixar de visitar e conhecer algumas antigas construções. Tem a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, que foi a primeira a ser construída e é fortemente conservada pelos moradores.

Ela é um belo ponto turístico para quem gosta de passeios culturais e históricos, além de é claro para aquelas pessoas que possuem uma fé mais fervorosa.

Em geral, a Praia da Redinha é própria para banho, mas consulte a tabela de balneabilidade e observe as sinalizações nas áreas da praia para saber se poderá tomar banho tranquilo e, se quiser um pouco mais de calmaria, você pode optar pela região onde não tem barracas.

Não deixe de visitar e conhecer a Praia da Redinha, você terá o prazer de observar o encontro do Rio Potengi com o mar em uma das mais incríveis praias de Natal.

 

5. Praia da Areia Preta

Praias de Natal Praia da areia preta
Praia da Areia Preta | Foto: Patrick – Patrick, via Wikimedia Commons.

Localizada no bairro Areia Preta, a Praia de Areia Preta não é uma praia muito popular. Por isso, é uma ótima opção para você que deseja um lugar mais deserto e procura tranquilidade.

Apesar de não atrair tanta gente quanto a Praia de Ponta Negra e a Praia do Meio, ela ainda assim tem um cenário deslumbrante com as águas tranquilas e transparentes.

A praia possui esse nome por causa da coloração de sua areia, que é levemente escurecida. A praia dispõe de estrutura para você descansar e aproveitar a paisagem.

Prove os petiscos e bebidas dos quiosques, elas também oferecem guarda-sóis e cadeiras para você descansar. A região possui um público mais jovem, especialmente do próprio bairro e do bairro de Mãe Luíza, localizado na periferia de Natal.

A Praia da Areia Preta dispõe de um belo ponto turístico para você tirar aquela foto em uma das praças do bairro Areia Preta. O Relógio de Sol é bastante conhecido na região e mede as horas levando em conta a posição do sol. Apesar de esta não ser, em geral, considerada própria para banho, vale apena conhecer uma das praias de Natal urbanas.

Transfer => Excursão para São Miguel do Gostoso

 

6. Praia dos Artistas

Praias de Natal Praia dos Artistas
Praia dos Artistas | Foto: Frankie Marcone/MTur Destinos, via Wikimedia Commons.

Localizada a apenas 5 minutos do centro de Natal, a Praia dos Artistas, diferentemente da Praia da Areia Preta, é bastante visitada. Ela é conhecida especialmente por abrigar o Centro de Artesanato, além de atender a diferentes gostos: pessoas que curtem um ambiente mais badalado e quem prefere calmaria.

Como é bastante comum no estado, a praia fica entre a Praia do Meio e da Praia da Areia Preta. Ou seja, opção é o que não falta!

Como ela é própria para o banho, a Praia dos Artistas é bastante procurada para mergulhos e surf. Mas tenha bastante cuidado, o local apresenta pedras pequenas e perigosas, o que pode comprometer a sua caminhada, além de causar acidentes, como cortes e quedas.

Por isso, apesar das águas serem transparentes, tenha a atenção redobrada na hora em que estiver na praia e, principalmente, quando for mergulhar.

A praia fica ainda mais bonita com seus diversos e lindos coqueiros e a ampla faixa de areia. Ela possui muitas opções de quiosques e restaurantes, onde você poderá provar deliciosos petiscos e provar bebidas bem geladas e refrescantes.

Apesar de possuir certa agitação, a Praia dos Artistas possui ainda opções durante à noite com seus bares e restaurantes. Você poderá curtir uma música ao vivo de estilos são variados.

No Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, você encontrará trabalhos lindos, diversificados, exclusivos e baratos. Não deixe de levar algumas lembrancinhas em rendas, garrafinhas de areia, esculturas e muitos outros.

Não deixe  também de provar as comidas típicas mais populares, como a tapioca com carne de sol e queijo coalho, o cuscuz nordestino com uma deliciosa manteiga de garrafa, castanhas de caju, frutas da estação em forma de compota ou doces.

Prático  => Transfer para Pipa

 

7. Praia de Genipabu

Praias de Natal Praia de Genipabu
Praia de Genipabu | Foto: Jjunoo, via Wikimedia Commons.

Localizada no município de Extremoz, a Praia de Genipabu é uma das opções que não ficam propriamente em Natal. Ela está a apenas 25 quilômetros da capital e você poderá conhecê-la tranquilamente em um bate e volta. A praia é própria para o banho e se configura como mais um cenário paradisíaco potiguar.

O local possui espetaculares dunas de areia branca, que predominam na paisagem. Mas é o contraste com as águas azuis-esverdeadas do mar e do Rio Genipabu que vai deixar você de queixo caído. Sério, acredite em mim, foi um dos cenários mais lindos que já vi! Há lagoas de água doce, que dão um toque exótico a mais ao local. Por isso, confira um tour de buggy pela Praia de Genipabu.

Como se não bastasse toda a beleza natural, existe uma vista do alto das pedras que vai te permitir uma ótima e agradável experiência. Contemple a visão a partir das ótimas opções de bares e restaurantes, provando de um delicioso camarão e um maravilhoso peixe.

Não deixe de realizar ótimos passeios de bugue, muito menos de vivenciar o pequeno tour de dromedário que suportam até mesmo condições extremas de um deserto. Com certeza, esta é uma das melhores praias de Natal.

Prático => Transfer para Genipabu

 

8. Praia de Camurupim

Localizada no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, a Praia de Camurupim está apenas cerca de 30 quilômetros de Natal, o que te permite fazer um belo bate e volta para conhecer mais uma opção de praia potiguar.

Ela possui muitas piscinas naturais e isso se dá principalmente por ser formada por uma série de arrecifes. Faça deliciosos mergulhos, contemple uma bela vista subaquática e relaxe bastante nas águas calmíssimas do mar.

O legal da Praia de Camurupim é que o nível do mar é sempre mais baixo se comprado ao de outras praias de Natal, o que traz ainda mais segurança para você e sua família. Você poderá provar petiscos e pratos regionais nos próprios quiosques à beira mar.

O interessante é que a sensação é de realmente estar em uma área bastante preservada. E, de fato, existe uma importância muito grande na parte natural da praia.

A Pedra Oca, uma espécie de gruta entre os arrecifes, é um ótimo ponto de visitação. Ela, em tempo de maré baixa, te permite andar sobre as pedras, podendo também fazer longas caminhas pela praia e aproveitar as belezas naturais.

A Praia de Camurupim é própria para banho, por isso aproveite para mergulhar e se divertir muito.

Fácil => Transfer do aeroporto de Natal para hotel

 

9. Praia de Pirangi do Norte

Praias de Natal Praia de Pirangi do Norte
Praia de Pirangi do Norte | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Localizada no Litoral do Rio Grande do Norte, a Praia de Piranji do Norte fica no município de Parnamirim, a apenas 22 quilômetros de Natal. Ao redor da praia há uma belíssima costa de areia e suas águas são praticamente mornas e bastante calmas, o que permite a prática de snorkel.

Existem também passeios que garantem um pouco mais de aventura, como o quadriciclo. Pelas boas ondas que se formam em parte da praia, além do vento super favorável, o kitesurf e o windsurfe são bastante praticados.

Nas opções de restaurantes e quiosques, você poderá provar pratos como peixes, mariscos, pasteis, frutas, moquecas e ensopados. Tenha certeza de que é uma ótima culinária regional!

Essa região possui um fato bastante interessante e no mínimo curioso: em Parnamirim está situado o maior cajueiro do mundo. Segundo informações, são cerca de 8500 metros quadrados ocupados e em torno de 80 mil cajus por safra (mais de 2,5 toneladas da fruta). Impressionante!

A Praia de Pirangi do Norte atrai bastante os jovens: a Vila Folia é responsável por shows de grandes bandas de axé, rock e forró. A praia nem sempre está própria para banho, por isso, é sempre importante que você consulte a tabela de balneabilidade. De fato, uma das melhores praias de Natal.

 

10. Praia de Maracajaú

Praias de Natal Praia de Maracajaú
Praia da Maracajaú | Foto: Marcos Elias de Oliveira Júnior, via Wikimedia Commons

Localizada no município de Maxaranguape, no estado do Rio Grande do Norte, a Praia de Maracajaú está a 60 quilômetros de Natal e é a praia mais própria para banho que você poderá visitar através de um bate e volta.

Ela é chamada de “Caribe do Rio Grande do Norte” por causa das belezas naturais, águas límpidas, formação de corais em maré baixas (também chamados de parrachos), lagoas e dunas impressionantes de areia bastante alva.

Não deixe de realizar deliciosos mergulhos livres com snorkel ou autônomos (também chamados de Mergulho Batismo) para curtir a vida subaquática e nadar com os peixes. Você também poderá curtir um agradável passeio de bugue, cavalo, quadriciclo, sandboard  ou até mesmo uma boa caminhada na orla da praia. Reserve um tour de lancha pela Praia de Maracajaú.

Não posso deixar de citar o Farol Tereza Pança, conhecido por ser o local do naufrágio de uma embarcação.

 

Aproveite as praias de Natal

Praias de Natal
Praia de Genipabu é uma das praias de Natal | Foto: Mandico13, via Wikimedia Commons.

Se você está pensando em passar as férias no Nordeste do Brasil, não deixe de conhecer as belezas do Rio Grande do Norte e, mais especificamente, da sua capital. Natal é, sem dúvidas, uma das cidades litorâneas que mais oferecem tradições como danças, comidas, celebrações, etc.

O Rio Grande do Norte valoriza muito as próprias raízes através de eventos populares, como o folclore norte-rio-grandense, procissões, vaquejadas, danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas, bumba-meu-boi, entre outras.

O objetivo deste artigo foi te mostrar as melhores opções de praias da cidade de Natal, mas também praias que estão localizadas em seu entorno próximo para você visitá-las tranquilamente através de um simples bate e volta. Existem outros lugares que falem a pena, como uma passeio até a Praia de Perobas.

Procure uma opção que se encaixe no seu bolso e que, ao mesmo tempo, possa lhe garantir muita diversão, relaxamento e ótimas lembranças.

Quais das praias de Natal você mais gostou? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Praia da Pipa

Veja todas as dicas para seus dias na Praia da Pipa

#07
Icone
S.M. do Gostoso

Veja todas as dicas para seus dias na Praia da Pipa

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Praia da Pipa

Veja todas as dicas para seus dias na Praia da Pipa

#07
Icone
S.M. do Gostoso

Veja todas as dicas para seus dias na Praia da Pipa

#08
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *