Início / Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalO Rio Grande do Norte tem praias de areia branca, dunas, falésias e sol o ano inteiro. Além dos ventos fortes e constantes, que transformou o estado num paraíso para praticantes de kite e windsurf.

Essa é a mistura que atrai tantos visitantes para o litoral do Rio Grande do Norte. Natal, a capital do estado, de tão incrível virou a porta de entrada para turistas europeus, com voos direto para várias cidades do velho continente.

Essa facilidade, aliada à diferença cambial entre Euro e Real, motivou muitos estrangeiros a comprarem casas, terrenos e abrirem negócios em diversas praias do estado. Quer saber mais sobre o turismo no Rio Grande do Norte? Leia este artigo até o final e conheça os pontos turísticos mais visitados do estado.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Rio Grande do Norte

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo no Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é o estado mais oriental do Brasil, tanto que os moradores da região sempre dizem que eles estão mais perto do continente africano do que o resto do Brasil. Com isso, o dia amanhece mais cedo e escurece mais cedo também. Por conta disso, o Rio Grande do Norte é conhecido como uma das esquinas do Brasil.

O turismo é a segunda maior fonte de renda do Rio Grande do Norte. Mas, não é apenas porque escurece e amanhece em horários diferentes, quando comparado com São Paulo. Há muito o que se fazer no Rio Grande do Norte, desde praias e dunas, até sítios arqueológicos.

Entre os maiores atrativos do estado estão passear nas praias e dunas de Natal, cruzar o estado com buggy, visitar lugares como Maracajaú, a região da Praia da Pipa e as Dunas de Genipabu. São passeios imperdíveis e que você não pode deixar de fora do seus tours quando estiver pelo Rio Grande do Norte.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

O que fazer no Rio Grande do Norte

Natal

Turismo no Rio Grande do Norte
Natal | Foto: Otávio Nogueira, via Wikimedia Commons.

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é uma das cidades mais ensolaradas do Brasil. É comum ter 15 horas de sol brilhando por dia tanto. A cidade, inclusive, está na minha lista dos melhores lugares no Brasil para lua-de-mel. Leia o artigo, acredito que você irá concordar.

Entre os pontos turísticos mais famosos da capital estão a Praia de Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca, uma das várias dunas da cidade. Nesta praia há diversas opções de restaurantes e bares para curtir a vida noturna. Não deixe de ir ao Parque das Dunas e às Dunas de Genipabu. O passeio por lá é de buggy e pode ser com ou sem emoção (a velocidade do buggy depende da sua resposta), e rende fotos maravilhosas.

Outros atrativos de Natal são o Canto do Mangue e as lagoas de Pitangui e de Jacumã. As águas são tranquilas e sempre quentes e no entorno há restaurantes e bares. Uma das maneiras de chegar lá é atravessar o Rio Ceará-Mirim de balsa. É uma balsa de madeira que cabe apenas o buggy e você permanece dentro dela. É uma aventura.

Aproveite também para conhecer as outras praias da cidade e visitar a Fortaleza dos Reis Magos, uma construção militar que tinha como objetivo observar quem chegava do mar e proteger a cidade.

Como ter => Internet durante uma viagem

 

Pipa e outras praias do Rio Grande do Norte

Dicas de viagem no Rio Grande do Norte
Praia do Madeiro, perto de Pipa.

As praias do Rio Grande do Norte são um dos grandes motivos de tanta gente se apaixonar pelo estado com maior qualidade de vida do Nordeste. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de conhecer grande parte dos seus 400 quilômetros de litoral, mas os lugares que visitei, explorei de ponta à ponta, o máximo que pude.

Com suas falésias, dunas, praias e piscinas naturais, a Praia da Pipa encanta o visitante que tem o privilégio de conhecê-la. É um dos sonhos de consumo para aqueles que planejam passar suas férias no litoral nordestino. Está distante a apenas 80 quilômetros de Natal, na cidade de Tibau do Sul.

Um dos locais mais frequentados do estado, Pipa é lindíssima e cheia de atrativos e olha que o distrito é bem pequeno – sua orla tem apenas 10 quilômetros. Os atrativos da Praia de Pipa são suas falésias, o Chapadão, dunas, praias e piscinas naturais. Dá até para ver golfinhos!!!  Veja este guia completo com o que fazer na Praia da Pipa.

 

Mais sobre o Rio Grande do Norte

Roteiro de viagem no Rio Grande do norte
São Miguel do Gostoso | Foto: DFN_Jardins, via Wikimedia Commons.

Para os esportistas, São Miguel do Gostoso está a 2 horas de Natal, sendo um dos points de windsurfing e kitesurf no Brasil. Neste artigo, conto tudo sobre windsurf em São Miguel do Gostoso e ainda informações completas para iniciantes e profissionais no esporte.

Em Parnamirim, além das praias você pode conhecer o maior cajueiro do mundo. Dizem que ocupa um espaço equivalente a um campo de futebol. É, realmente, gigante. E é um atrativo bem curioso da cidade que vende diversos souvenirs temáticos.

Outro destino muito querido dos turistas é a Praia de Maracajaú fica 60 quilômetros de Natal. É conhecida como o caribe brasileiro, devido às belezas das praias e azul do mar, e famosa pela barreira de corais, os parrachos.  Durante a maré baixa se transforma numa imensa piscina natural de água cristalina. Maracajaú está na lista de praias mais bonitas do Brasil, na minha opinião.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Outros destinos no Rio Grande do Norte

Roteiro de viagem pelo Rio Grande do Norte
Árvore do Amor | Foto: Giovanni L. Zanchet, via Wikimedia Commons.

Além das praias, há outros destinos interessantes no Rio Grande do Norte. No interior, na região chamada de Costa Branca, onde há uma vila de pescadores, a paisagem mescla caatinga com montanhas de sal. É que nessa área estão as salinas de Mossoró e Macau, além do deserto de Alagamar.

Em Areia Branca, a paisagem faz jus ao nome, afinal há várias dunas de areia branquinha. Outros destinos são o Porto de Mangue e, em Angicos há o único vulcão extinto do Brasil, chamado de Pico do Cabuji.

Em Maxaranguape, há a árvore do amor, que está como se estivesse tombada, mas dizem que é para proteger os casais apaixonados, além de outros destinos imperdíveis.

Descubra => Como transportar medicamentos em uma viagem

 

Dicas de turismo no Rio Grande do Norte

É verdade que quero muito conhecer os principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, mas meu sonho mesmo é percorrer cada uma das praias, passar pela Serra Branca e Chapada do Apodi, explorando os principais polos de ecoturismo do estado.

Se quiser de mais dicas sobre o que fazer no Rio Grande do Norte, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Você já conhece essa região do Nordeste? Deixe nos comentários quais são as regiões mais bonitas do Rio Grande do Norte.

Até + !!!

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *