10 principais pontos turísticos de Natal, no Rio Grande do Norte

10 principais pontos turísticos de Natal, no Rio Grande do Norte

Conhecer os principais pontos turísticos de Natal é um convite a se encantar com uma das mais belas capitais do Nordeste.

Localizada entre os estados de Paraíba e Ceará, a cidade de Natal recebe muitos viajantes, principalmente por suas praias paradisíacas, tanto do litoral sul quanto do norte.

Conhecida como a Cidade do Sol por conta do clima e os quase 300 dias ensolarados, possui uma infraestrutura turística muito interessante, com ótimo hotéis e resorts; convidativo para famílias, grupos de amigos e até mesmo casais em lua de mel.

Visando facilitar seu planejamento para um dos principais destinos litorâneos do Brasil, sugiro uma lista com as principais atrações de Natal e o que elas têm de interessante, mesmo com chuva.

Veja também informações de valores e seus respectivos horários de funcionamento para você aproveitar a noite ou de dia os encantos de Natal, no  Rio Grande do Norte.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Natal

Seguro viagem Brasil »

 

Pontos turísticos de Natal

  1. Morro do Careca
  2. Dunas de Genipabu
  3. Forte dos Reis Magos
  4. Maior Cajueiro do mundo
  5. Praia da Pipa
  6. Lagoa da Coca-Cola
  7. Lagoa de Pitangui
  8. Barra do Cunhaú
  9. Mercado da Ponta Negra
  10. Centro de Turismo de Natal

Natal é um destino incrível! Veja mais neste vídeo acima feito pelo Ministério do Turismo do Brasil com um resumo das belezas do estado!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Natal »

 

O que fazer em Natal

Assim como as principais capitais do Nordeste, Natal apresenta um passado bastante relevante e preservado, portanto, se gosta de histórias e deseja conhecer uma cultura diferente, irá se encantar.

Mas a cidade também se destaca por suas belezas naturais, pelo belíssimo litoral, pela gastronomia local e suas danças típicas; tudo muito procurado pelos viajantes. Conheça cada ponto turístico e descubra qual combina mais com o seu perfil.

Em 2020 => Pacote para resort em Natal

 

Morro do Careca

Fotos de pontos turísticos de Natal
Morro do Careca | Foto: Luiz Antonio Mendes, via Wikimedia Commons

Para abrir a lista de pontos turísticos de Natal, nada melhor que o cartão postal da capital do Rio Grande do Norte.

Localizado na turística Praia da Ponta Negra, o Morro do Careca possui 120 metros de altura e tem esse nome pela sua formação natural, já que possuí vegetação em toda sua extensão, exceto no meio.

Como esta é a mais famosa das praias de Natal, é comum ver viajantes se banhando no mar calmo ou praticando esportes.

Apesar de alguns visitantes tentarem burlar, para preservarem a mata nativa, é proibido subi-lo. Entretanto, vale a pena tirar foto do “pé do morro”, localizado bem embaixo desta duna.

  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Praia da Ponta Negra, RN.

Prático => Transfer do aeroporto de Natal para o hotel

 

Dunas de Genipabu

Pontos turísticos de Natal
Foto: Jjunoo, via Wikimedia Commons.

Areias com formato inigualável, água cristalina, sensação de liberdade e um visual digno do paraíso. Estes requisitos são atendidos pelas Dunas de Genipabu, que ficam localizadas a 15 km do centro turístico de Natal.

Geralmente, os turistas a visitam ao comprar o passeio de buggy, onde o condutor faz a rota tradicional e pode até andar de lado nas partes altas, o que traz uma adrenalina muito legal e, em alguns casos, tem também a parada para andar de dromedário.

Como trata-se de um passeio que dura cerca de oito horas, o motorista irá parar em algum restaurante no meio do caminho para o almoço; portanto leve dinheiro.

  • Entrada: gratuita; passeio de buggy custa em média 150 reais (4 pessoas).

Ingresso => Vida noturna em Natal

 

Forte dos Reis Magos

Forte dos Reis Magos
Forte dos Reis Magos | Foto: Edsonaoki, via Wikimedia Commons.

Ao montar o seu roteiro para conhecer os pontos turísticos de Natal, nada melhor que incluir o marco inicial da cidade.

Localizado na Praia do Meio, o Forte dos Reis Magos foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1599 e trata-se de uma fortaleza em formato de estrela.

Em 2019, o forte passa por reformas e está fechado para visitação, com previsão de reabrir no início de 2020.

Quando visitá-lo, observe a igreja situada bem no centro e também o piso do local, que é original da época. Neste ponto turístico ainda existem canhões preservados e uma ponte na saída onde é possível tirar ótimas fotos.

  • Horário de funcionamento:
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Av. presidente Café Filho (Praia do Meio), Natal, RN

Agende => Passeio de lancha em Natal

 

Maior cajueiro do mundo

Maior cajueiro do mundo
Maior cajueiro do mundo | Foto: Ben Tavener, via Wikimedia Commons.

Trago aqui a primeira das atrações em que os viajantes que visitam Natal se deslocam para a cidade vizinha.

   
   

O Maior Cajueiro do mundo fica na Praia de Pirangi, a 27 km do centro turístico e a somente 16 km da praia da Ponta Negra.

Uma excelente opção do que fazer em Natal. O local é uma árvore gigantesca, que ocupa uma área de 8500 metros.

Após entrar, você passará por uma passarela com placas que contam curiosidades; todo mundo tira foto do tronco no centro.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 7h30 às 17h30.
  • Entrada: 15 reais (estudantes pagam meia).
  • Endereço: Av. Deputado Márcio marinho, 2, Paranamirim.

De Natal => Tour para Pipa, Cacimbinhas e Praia do Amor

 

Praia da Pipa

Praia da Pipa
Praia da Pipa | Foto: Walter Britto Gaspar, via Wikimedia Commons

Uma das principais atrações turísticas favoritas de quem vai a Natal está nos seus arredores. Como está localizada em um município próximo (85,9 km do Centro), a Praia da Pipa possui fácil acesso.

Pode-se chegar até a ela em excursão para Pipa, táxis ou Uber, aluguel de carro em Natal ou até mesmo de transporte público; esta última opção é feita pela empresa Expresso Oceano, custando em torno de 15 reais a passagem.

O local abriga também as Praias do Amor, Madero e a Baia dos Golfinhos, que formam uma incrível vista em formato de coração nas areias; bem como aparições de golfinhos (principalmente em outubro e novembro) e passeios de quadriciclos.

Um bom horário para curtir as praias é pela manhã, onde a maré é baixa e pode-se aproveitar melhor as piscinas naturais e a calmaria do mar.

Outra dica é a Avenida dos Golfinhos, onde encontrará diversas lojas, restaurantes, bare, pousadas e hotéis. Veja o que fazer na Praia de Pipa.

  • Entrada: gratuita.
  • Passeio de Quadriciclo: saídas às 8:30 e às 13:30, valor médio por 3h de passeio 250 reais; máximo 2 pessoas por veículo.
  • Endereço: Av. Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul, RN.

 

Lagoa da Coca-Cola

Lagoa da Coca-Cola
Lagoa da Coca-Cola | Foto: Leonardo Merçon, via Wikimedia Commons.

Quando for visitar a capital potiguar, saiba que os turistas se encantam ao viajar 98 até a divisa do estado com a Paraíba para ver esta obra-prima da natureza.

Localizada na cidade de Baía Formosa, a Lagoa da Cola-Cola (Lagoa de Araraquara) tem esse nome por conta das águas escuras, que com o efeito da luz do sol parece ter mais de uma cor.

Para conhecê-la, é preciso adentrar na trilha da Mata Estrela, uma gigantesca reserva da Mata Atlântica.

Turistas costumam visitar as águas tidas como medicinais via passeios guiados de Buggys (geralmente vende-se ida e volta).

No local existe um bar para beber alguma coisa enquanto aprecia a paisagem. Por se tratar de um lugar onde turistas já foram assaltados, o ideal é visitá-lo em um grupo de pessoas ou com moradores locais.

  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Praia do Sagi, Baía Formosa, RN.

Conheça => Passeio a Barra de Cunhaú

 

Lagoa de Pitangui

Lagoa de Pitangui
Lagoa de Pitangui | Foto: Ben Tavener, via Wikimedia Commons.

Certamente um dos pontos turísticos de Natal é a Lagoa de Pitangui. Localizada a 23 km a o norte do centro turístico e já pertencente ao município de Extremoz, este local é ótimo para relaxar e conhecer a beleza das águas.

A curiosidade aqui é que os turistas ficam nos quiosques dentro na água rasa; a profundidade só aumenta mais à frente, portanto nas margens da lagoa é seguro para crianças. O Bar da Lagoa é muito famoso e nele é possível comer e beber.

  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Extermoz, RN.

Explore => Passeio ao Manoa Park

 

Barra do Cunhaú

Barra do Cunhaú
Barra do Cunhaú | Foto: Alexandra Maria Estrella, via Wikimedia Commons.

Localizada a 75 km de Natal, na cidade de Canguaretama, a Praia da Barra de Cunhaú fica ao lado da Praia da Pipa, no litoral Sul do RN, portando acaba recebendo menos turistas, o que deixa mais incrível visitá-la para apreciar sua beleza.

   
   

As características se assemelham a uma praia deserta do Caribe, pois conta com areia branca bem fininha e águas bem calmas.

Para chegar até ela é preciso pegar um barco e, por receber menos turistas, o número de bares e restaurantes é reduzido.

  • Entrada: gratuita
  • Endereço:  BR 101, Canguaretama, RN.

Imperdível => Tour a Praia de Genipabu

 

Mercado da Ponta Negra

Mercado da Ponta Negra
Mercado da Ponta Negra | Foto: Marcos Elias de Oliveira Júnior, via Wikimedia Commons.

Quem disse que na Praia da Ponta Negra só tem sol e mar? O Mercado do artesanato prova o contrário, com produtos que simbolizam a cultura local e arte potiguar; sem contar os restaurantes que prezam pela culinária típica.

O local não é tão grande, portanto, dá para conhecer as lojas e ver os artefatos sem demandar muito tempo; você também poderá comprar iguarias da culinária potiguar, como castanhas e doces. Sendo uma ótima dica para o que fazer em Natal com chuva.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7 às 21h30; de domingo das 7 às 20 horas.
  • Entrada: gratuita
  • Endereço: Av. Coronel Teixeira, 5006, Ponta Negra, RN.

Mais => Pacote para Natal e Pipa

 

Centro de Turismo de Natal

Cidades turísticas do nordeste
Centro de Turismo de Natal | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Para fechar a lista de pontos turísticos de Natal, o Centro de Turismo de Natal, localizado em um edifício antigo bem conservado com vista para o Forte dos Reis Magos, abriga uma feira de lojas de artesanato, memorial com a história do local (era um presídio), lanchonete e restaurante.

A grande atração do local ocorre todas às quintas, no tradicional Forró com Turista.

Sempre às 22 horas, uma banda potiguar embala as pessoas a dançarem no ritmo da música nordestina; é muito comum ver famílias com crianças, é um ambiente muito agradável.

  • Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 18 horas (lojas).
  • Entrada: gratuita; Forró com Turista custa 35 reais o ingresso sem traslado.
  • Endereço: Rua Aderbal de Figueiredo, 980, Petrópolis, Natal.

Em 2020 => Pacote para resort em Natal

 

Conheça os pontos turísticos de Natal

Natal certamente é um desejo dos viajantes amantes de praias e cenários paradisíacos, pois alguns pontos turísticos citados são obras-primas presenteadas pela Natureza.

Saiba que a cidade também está na minha lista dos melhores lugares no Brasil para lua-de-mel?!

Um fato muito importante é que algumas atrações muito procuradas estão situadas nos arredores, portanto será necessário adquirir passeios guiados ou fazer estes trajetos de carro ou transporte público.

Dentro da cidade, a região da Praia da Ponta Negra é a mais turística, portanto reúne os restaurantes mais badalados e os melhores Hotéis de Natal.

Está nos seus planos conhecer a capital do Rio Grande do Norte? O que achou dos melhores pontos turísticos de Natal? Compartilhe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Elidami Martinez

ESCRITO POR

Elidami Martinez

Sou Elli, 41 anos, economista, analista, pós graduada em Gestão de Negócios e Reikiana. Estudante da Medicina Tradicional Chinesa. Amante de desbravar novos lugares, fazer novas amizades, viajar para as montanhas ou para belo mar, escrever e somar conhecimentos durante toda vida.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *