Natal em Curitiba: dicas para curtir e principais atrações

por Flavia Sphair

Natal em Curitiba: dicas para curtir e principais atrações

O Natal em Curitiba é um dos mais tradicionais do sul do Brasil, e todos os anos ele se renova com atrações que vão muito além das decorações e atrativos dos shoppings.

Nesta época do ano, a cidade toda se transforma, incluindo os parques e em vários edifícios públicos. Com isso, a capital do Paraná se torna em um local mágico, seja para famílias ou para todos os que gostam desta época do ano.

Se você pretende curtir todo brilho, luzes e encanto do Natal em Curitiba, fique atento as datas e programação, que inclui apresentação, concerto, coral, cantata e muitos outros atrativos.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Curitiba

Compre passagens aéreas mais baratas para Curitiba »

Tudo sobre o Natal em Curitiba

Conhecido como Natal Luz dos Pinhais – já que a padroeira da cidade é Nossa Senhora da Luz dos Pinhais – as atrações estão em todas as regiões de Curitiba.

Porém, há uma concentração maior de opções no Centro e vale a pena se hospedar nesta região, com a possibilidade de aproveitar uma boa parte da programação a pé.

O Natal em Curitiba já conta com cerca de 100 atrações, incluindo muitas opções de apresentação, concerto, cantata e coral natalino. Também possui vilas, feiras, brinquedos e parques de natal para todos os gostos!

Por isso, vale muito a pena viajar ao Paraná nesta época e este é um evento da cidade que recomendo a você incluir no seu roteiro por Curitiba.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

Programação do Natal em Curitiba

  • Coral de Natal do Palácio Avenida
  • Feira de Natal da Praça Osório
  • Auto de Natal do Largo da Ordem
  • Espetáculo de Projeções do Paço da Liberdade
  • Vila de Natal com Roda Gigante da Praça Santos de Andrade
  • Árvores de Natal nos pontos turísticos Curitiba
  • Carrossel de Natal e Feira Gastronômica do Passeio Público
  • Maria Fumaça Rumo ao Natal
  • Rua Iluminada da Família Moletta
  • Casa do Papai Noel de São José dos Pinhais

O que ver em Curitiba no Natal

Coral de Natal do Palácio Avenida

concerto de natal em curitiba
Palácio Avenida | Foto: Camarazevedo, via Wikimedia Commons.

Esta atração é a mais tradicional do Natal de Curitiba, com mais de 30 anos de existência e história, onde se destacam as crianças auxiliadas por projetos sociais cantando nas janelas do edifício, localizado no Centro.

O coral do Palácio Avenida se transformou ao longo dos anos com apresentação de não apenas da música, mas danças, projeções, recursos e fogos de artifício no término do show, que é visto por moradores e turistas no calçadão da Rua XV de Novembro com muita emoção.

As apresentações sempre iniciam no primeiro final de semana do mês de dezembro, nas sextas, sábados e domingos às 20h15, até o último final de semana anterior ao Natal.

Completo => City tour em Curitiba

Feira de Natal da Praça Osório

natal luz curitiba datas
Feira na Praça do Osório | Foto: Skafa, via Wikimedia Commons.

No final do calçadão da Rua XV de Novembro e apenas uma quadra do Palácio Avenida, a principal feira de Natal da cidade está na praça Osório.

Esta praça possui muitas feiras ao longo do ano, como para eventos de páscoa ou a feira de inverno, mas a feira de Natal é sempre uma das mais procuradas e conhecidas, com muitos artesanatos, biscoitos e guloseimas, e artigos decorativos muito caprichados.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Curitiba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O centro da feira continua mantendo barraquinhas de comidinhas típicas de diversos países, e são ótimas opções para um lanche durante a visita.

A feira de Natal da praça Osório se inicia na metade de novembro e vai sempre até 23 de dezembro, de segunda a sábado das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14h30 às 20h30.

Prático => Traslado ida e volta do aeroporto de Curitiba

Auto de Natal do Largo da Ordem

 ceia de natal em curitiba
Auto de Natal | Foto: Luiz Costa/Secretaria de Comunicação de Curitiba.

Em um espetáculo diferenciado com ópera, celebrando a história do nascimento de Jesus Cristo, o Auto de Natal é realizado no Centro Histórico, no Largo da Ordem.

O evento faz o público se movimentar para assistir os artistas em várias janelas dos edifícios históricos do local. Após o espetáculo, que inicia às 19h30 em frente ao Palacete Wolf, próximo a casa Garibaldi, e termina na Casa da Memória.

O Auto de Natal tem corais e bandas que também se apresentam no Memorial de Curitiba. Todos estes locais estão bem próximos um do outro. A programação de datas está no site oficial do Natal em Curitiba.

Para 2022 => Pacote para Curitiba e Ilha do Mel

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Espetáculo de Projeções do Paço da Liberdade

Também no centro comercial de Curitiba está o Paço, que é um edifício histórico que já abrigou a prefeitura e o museu paranaense, e que atualmente é um espaço de oficinas e trabalhos, além de um café charmoso no térreo.

O Paço da Liberdade tem apresentado sempre uma história contada com projeções grandes ao longo de todo o prédio, celebrando a época. A apresentação de projeções sempre ocorre na segunda semana de dezembro, de terça a quinta, às 21 horas.

Inesquecível => Excursão de trem a Morretes pela Serra do Mar

Vila de Natal com Roda Gigante

atrações para crianças em curitiba
Universidade do Paraná | Foto: Daniel Castellano/Secretaria de Comunicação Curitiba.

Uma atração mais recente, mas que já se consolidou no Natal em Curitiba, é a Vila de Natal da Praça Santos de Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

Ao longo dos anos já existia uma feira de Natal nesta praça, um pouco menor que a da praça Osório, mas também como uma segunda opção no outro lado do Centro.

Agora se tornou uma Vila com decorações iluminadas, Papai Noel, aulas culinárias de receitas natalinas, e o principal atrativo: a roda gigante, que é gratuita.

A Vila abre no final do mês de novembro, e o horário das atrações específicas pode ser encontrado no site oficial do Natal em Curitiba. É um ótimo passeio para quem vai para viajar para Curitiba com crianças.

Árvores de Natal nos pontos turísticos de Curitiba

Onde ficam as Árvores de Natal em Curitiba mais bonitas?
Famosa árvore no Parque Barigui | Foto: Pedro Ribas/Secretaria de Comunicação de Curitiba.

Os principais atrativos turísticos de Curitiba são decorados e iluminados com lindas árvores de Natal, altas e muito imponentes.

Algumas das árvores de Natal são feitas com pequenos vasos de flores vermelhas, com um bonito colorido durante o dia. Árvores como estas podem ser encontradas no Jardim Botânico e no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.

Já as outras árvores são para o período da noite, pois são todas com iluminação verde e estão espalhadas em muitos pontos da cidade, e são realmente bonitas.

A mais tradicional de todas está no Lago do Parque Barigui, mas é possível encontrar também em frente a prefeitura, na praça abaixo do Asilo São Vicente de Paula, entre outros parques e locais.

Destaca-se também a árvore do Bosque Alemão, que conta também com a decoração do Oratório de Bach, na parte alta do bosque, como a Casa do Pão de Mel, com a exposição de uma cidade feita de biscoitos, com aspectos natalinos.

A dica é chegar pouco antes das 17 horas durante a semana, ou até às 19 horas no final de semana, para ver a área da exposição aberta, assim como a iluminação noturna do espaço.

Carrossel de Natal e Feira do Passeio Público

carrossel em curitiba
Feira do Passeio Público | Foto: Daniel Castellano / Secretaria de Comunicação de Curitiba.

Esta é a atração mais recente do Natal de Curitiba. O Passeio Público é um parque central, próximo do Shopping Mueller, e que tem passado por uma revitalização ao público.

O evento natalino reforça o trabalho de revitalização da prefeitura com um evento especial de Natal. Diferente de muitas outras atrações da cidade, as atrações do Passeio Público foram programadas para serem aproveitadas durante o dia.

Nesse caso, vale a pena aproveitar e conferir no site oficial do Natal em Curitiba o melhor horário com as melhores opções – em geral até às 20 horas, e aproveitar não apenas para ir ao carrossel, mas também ao trenzinho e a feira gastronômica.

Todas as atrações do Passeio Público são gratuitas, e na programação ainda terá um auto de natal dos reis em dias específicos no parque.

   

Interessante => Tour à Lapa Histórica

Maria Fumaça Rumo ao Natal

Nos trilhos de Curitiba passará mais uma vez a locomotiva de Natal. Este pequeno trem, mas todo iluminado e decorado percorrerá a cidade, sempre apitando quando está passando.

A locomotiva é bonita de ver, mas como um diferencial, faz paradas diferentes em cada dia da semana, em vários locais da cidade, conforme o site oficial. Nestes pontos de parada, há pequenas apresentações para o público acompanhar.

Diferente => Coffee bike tour em Curitiba

Rua Iluminada da Família Moletta

Dicas do Paraná
Rua iluminada | Foto: Foto: Pedro Ribas/Secretaria de Comunicação de Curitiba.

É uma atração um pouco mais distante do Centro (Rua Nicola Pellanda, Bairro Umbará), mas é uma bonita Rua organizada pela família Moletta, dentro de um condomínio, mas que é aberta ao público durante a época do Natal em Curitiba.

Nesta rua, muitas casas estão bem decoradas e iluminadas, além de um bosque também decorado no final da rua. É uma atração paga. O espaço conta também com food trucks e Papai Noel. Os ingressos custam 12 e 6 reais, e o evento funciona no mês de dezembro, das 19h30 até 23h30.

Delicioso => Tour gastronômico cultural

Casa do Papai Noel em São José dos Pinhais

Chegada do papai noel no parana
Papai Noel | Foto: Jon Sullivan, via Wikimedia Commons.

Numa das cidades próximas de Curitiba, mas que também compõe a programação da capital devido a proximidade, o parque da fonte, onde fica o atrativo, é um grande parque iluminado com exposições decorativas, praça de alimentação, muitas árvores iluminadas no parque todo e o principal atrativo: a grande casa do Papai Noel.

Funciona todos os dias do final de novembro até 23 de dezembro a partir das 18 horas (ou 17 horas nos finais de semana) até as 22h30. Os ingressos custam 8 e 4 reais.

Curta o melhor do Natal em Curitiba!

O Natal em Curitiba na realidade está realmente por toda cidade. Além destes eventos tradicionais, há muitas igrejas que realizam concertos e apresentações especiais, assim como corais da própria prefeitura, que se apresenta em regionais da cidade.

Os shoppings curitibanos também montam espaços natalinos completos e muito bonitos, e Também contam com apresentações de artistas e grupos de dança e música dentro dos espaços comerciais.

Quase todas as atrações da programação são gratuitas, e vale a pena montar inclusive um roteiro para visitar o maior número de atrações possíveis. Para quem viaja para visitar a cidade, vale a pena combinar o turismo durante o dia com as apresentações noturnas, e atrativos iluminados.

Seja como for, vale a pena conferir o natal em Curitiba, e aproveitar o que há de melhor na cidade com a magia desta época do ano.

Qual das atrações do Natal em Curitiba você mais gostou? Responda nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10