Curitiba com crianças: programação infantil para viagem

por Flavia Sphair

Curitiba com crianças: programação infantil para viagem

Quem não tem certeza se viajar para Curitiba com crianças é uma boa ideia, irá descobrir neste artigo que a capital do Paraná é um dos melhores destinos de todo o país para ir com a família.

A cidade oferece hospedagens apropriadas e de tipos diversos, um dos mais modernos sistemas de transporte e acessos viários do país. O que torna muito fácil a viagem para Curitiba com filhos.

Além de excelentes opções de gastronomia e o melhor: uma série de atrativos muito interessantes para ir com os pequenos, sendo a grande maioria gratuitos ou de preços bem acessíveis.

Mesmo se você tiver uma família grande, a viagem que pode ser bem diversificada, afinal a programação infantil de Curitiba é extensa. E o melhor, sem pesar muito no bolso.

Para conhecer um pouco mais do que fazer em uma viagem à Curitiba com crianças, segue uma lista de passeios e opções interessantes para seu roteiro, incluindo atividades e experiências realizadas em cada um destes espaços. Alguns locais são bem exclusivos para crianças e outros interessantes e bonitos para toda a família. Confira!

Planeje sua viagem => Bairros e hotéis para ficar em Curitiba

Seguro viagem com cobertura no Paraná »

Lugares para curtir Curitiba com crianças

  1. Bosque Alemão
  2. Museu da Vida
  3. Parque Barigui/ Museu do Automóvel
  4. Jardim Botânico
  5. Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)/ Bosque do Papa
  6. Parque Tanguá
  7. Gibiteca
  8. Biblioteca Pública do Paraná
  9. Bosque Reinhard Maack
  10. Museu Egípcio Rosa Cruz/ Parque Bacacheri
  11. Memorial de Segurança no Transporte
  12. Bosque do Capão da Imbuia
  13. Museu Ferroviário

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

Programação infantil em Curitiba

Bosque Alemão

pontos turísticos de Curitiba
Bosque Alemão | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

O Bosque Alemão é o mais emblemático atrativo para crianças na capital do Paraná e, por isso, costuma estar incluso na maioria dos roteiros dos turistas. No local está o Oratório de Bach, réplica de uma igreja que homenageia o músico.

Em algumas datas comemorativas, o local é decorado e usado para sediar um evento ou algo diferente. Por exemplo, no Natal e na Páscoa, foi exposta uma maquete dos principais atrativos turísticos da cidade. E o diferencial dessa maquete é que todos os atrativos são feitos de biscoitos decorados.

O trajeto pelo bosque se inicia na Torre dos Filósofos, um mirante de 15 metros de altura que tem uma das vistas mais bonitas da cidade.

A partir do mirante, você desce uma escadaria para o início da trilha por dentro do bosque. Essa trilha conta a história do clássico João e Maria, através de diversos painéis espalhados no decorrer do passeio.

programação infantil curitiba 2019
Torre dos Filósofos | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

No meio da história, quando é mencionada a Casa da Bruxa, existe uma construção verdadeira, a Casa de Contos. Ela funciona como uma Biblioteca Infantil para os moradores, mas também é onde acontece em todos os finais de semana, a Hora do Conto.

A contação é feita pelas “bruxas do bem”. É interessante chegar ao menos 10 minutos antes do início, pois o espaço não é muito grande e costuma ficar bastante cheio.

A interação é muito criativa e divertida, e todos prestam muita atenção no que é narrado. No término, as bruxas tiram fotos com as crianças que desejarem uma recordação da experiência.

Na continuação do passeio pelo bosque, os painéis ilustrativos seguem até o término da história de João e Maria, no portal símbolo do bosque. Esse é um dos passeios imperdíveis do roteiro em Curitiba com crianças.

Bosque Alemão

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Niccolo Paganini, esquina com Franz Schubert – Vista Alegre (Jardim Schaffer)
  • Horário: Bosque – diariamente das 8 às 20 horas / Biblioteca – terça a sexta das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; sábado e domingo, das 9 às 13 horas / Hora do Conto – sábados e domingos às 11, 14 e 16 horas.

Museu da Vida

programação de férias em Curitiba
Museu da Vida | Foto: CartaCerta, via Wikimedia Commons.

O Museu da Vida é um espaço criado e vinculado à Pastoral da Criança em Curitiba. O local possui espaços lúdicos e ambientes que valorizam a importância do brincar e dos cuidados nos primeiros anos de vida de cada indivíduo. Logo na há réplicas de casas na exposição História da Pastoral, que mostra o trabalho da instituição.

Na área externa há a Rua do Brincar, um pátio colorido com muitas brincadeiras como o jogo Twister em versão gigante, amarelinha, bola, areia, água, e muitas outras.

Dessa área, se tem acesso à Trilha do Bosque, um curto e fácil caminho entre árvores e plantas, em uma área dedicada à educação ambiental.

Já no espaço interno do museu há a exposição 1000 dias que, de forma interativa, mostra o que acontece da gestação até os 2 anos de idade de um ser humano.

Tudo o que é importante em cada uma das fases e os cuidados com a alimentação e a saúde estão nessa exposição. Em frente está a Sala do Brincar, é um espaço para diversão infantil, com fantasias, fantoches, livros e muitas brincadeiras.

A maior exposição do Museu é o Memorial Dra. Zilda Arns, que conta a trajetória da fundadora da Pastoral da Criança, indicada ao Prêmio Nobel da Paz, e que faleceu no Terremoto do Haiti, em 2010.

Museu da Vida

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês
  • Horário: Diariamente, das 8 às 19 horas (não funciona na Sexta-feira Santa, Páscoa, e entre o Natal e o Ano Novo)

Bosque Reinhard Maack

Ainda que seja um pouco fora da rota turística, o Bosque Reinhard Maack é uma das melhores opções para uma visita à Curitiba com crianças.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Curitiba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É uma área de preservação e educação ambiental aliada à diversão através de sua trilha de aventuras, com brinquedos ecológicos e educativos.

São 16 desafios a serem superados, em vários locais no decorrer da trilha do bosque. Entre eles estão caminhada sobre troncos, acerte o alvo, paredão, escorregador, obstáculos de equilíbrio e muitos outros.

As crianças amam todo o percurso de aventuras neste parque curitibano.

Bosque Reinhard Maack

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Chanceler Oswaldo Aranha, s/nº. –  Vila Hauer
  • Horário: Sábados, domingos e feriados, das 8 às 16h30. Durante a semana somente com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante agendamento.

Parque Barigui / Museu do Automóvel

O que fazer nas férias em Curitiba
Parque Barigui.

Ponto de encontro dos curitibanos, o Barigui é um dos maiores parques da cidade, onde há espaço para atividades de lazer em volta de um grande lago. Há pistas de bicicletas, churrasqueiras, quadras poliesportivas e parquinhos diversos.

Em datas comemorativas, como no Dia da Criança e no aniversário de Curitiba, a Prefeitura costuma montar espaços para diversão das famílias com jogos, infláveis, brinquedos, entre outros.

No Parque Barigui, está também o Museu do Automóvel, com muitos modelos de colecionadores.

É um bom programa para pais e filhos que amam carros, principalmente os antigos. Há também outros transportes diferenciados, como motocicletas e carros de corrida.

Bem próximo ao museu dá para alugar bicicletas, tradicionais e elétricas, com cadeirinhas disponíveis. É uma das melhores maneiras de conhecer a ampla extensão do parque.

Parque Barigui

  • Valor: Gratuito
  • Endereço – entrada 1: BR 277 – Rodovia do Café, Km 0 – Santo Inácio
  • Entrada 2 (fundos): Avenida Candido Hartmann, Santo Inácio
  • Horário: Diariamente, aberto 24 horas.

Museu do Automóvel

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   
  • Valor: 10 reais por pessoa/ 5 reais meia entrada
  • Endereço: Avenida Candido Hartmann, 2300 – Santo Inácio
  • Horário: De terça a sexta-feira: das 13h30 às 16h45; sábados, domingos e feriados das 10 às 12 horas e das 13h30 às 17h45.

Confira => Excursão de trem para Morretes

Jardim Botânico

teatro infantil curitiba
Jardim Botânico de Curitiba.

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Jardim Botânico também é interessante de ser visitado em um roteiro de Curitiba com crianças. É um bonito jardim para apreciar, contendo áreas bastante grandes para correr e explorar.

A estufa do jardim possui várias espécies de plantas e um riacho artificial com pedras, onde todos gostam de pular entre uma e outra.

Outro local interessante é o Jardim das Sensações, um trajeto de 200 metros onde os visitantes seguem vendados, para sentir melhor cheiros, perfumes, o vento e a natureza ao redor.

Jardim Botânico

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690
  • Horário: Das 6 às 20 horas durante o horário de verão; das 6 às 19h30 durante o restante do ano.

Jardim das Sensações

  • Horário: Das 9 às 17 horas, de terça a domingo.

Delícia => Circuito do vinho em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer/ Bosque do Papa

Turismo no Paraná
Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho).

O Bosque do Papa é um local de casinhas polonesas e tradição, sempre bem cuidado e bonito. Tem um parquinho e uma pequena trilha em meio à natureza que pode ser explorada, ou apenas usada como passagem para o museu, o que a maioria dos visitante faz.

Já o Museu Oscar Niemeyer sempre possui ações e espaços educativos possíveis de envolver a família toda. O pátio de esculturas é um deles, onde é possível circular, apreciar obras de arte em um espaço externo e ainda fazer boas fotos.

Já na área interna, um dos locais favoritos das crianças é o túnel que faz a passagem de acesso do olho ao restante do museu. As maquetes das criações do arquiteto homenageado são muito bacanas de serem mostradas também.

Durante o ano, há eventos especiais para crianças, como Colônias de Férias e “Uma Noite no Museu”, mediante inscrições prévias. Interessante combinar os dois locais, visto que estão um ao lado do outro.

Museu Oscar Niemeyer

  • Valor: 20 reais/ 10 reais (meia-entrada). É gratuito às quartas. Venda de ingressos até 17h30
  • Endereço: Rua Marechal Hermes 999 – Centro Cívico
  • Horário: Terça a domingo, 10 às 18 horas.

Parque Tanguá

Passeios com a familia em Curitiba
Parque Tanguá.

Considerado como uma das opções de pôr do sol mais bonitas da cidade, por sua linda vista e fontes de água na parte alta, o Parque Tanguá também é uma ótima opção para visitar em Curitiba com crianças.

O parque tem uma ampla área verde para circular e apreciar. E é um ótimo espaço para brincar e aproveitar em família. Parquinhos, churrasqueiras e canchas poliesportivas estão também na área baixa do parque.

Parque Tanguá

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Dr. Bemben, s/n°. – Pilarzinho
  • Horário: Diariamente, aberto 24 horas.

Gibiteca de Curitiba

Curitiba com crianças
Gibiteca de Curitiba | Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação.

Os amantes de quadrinhos podem aproveitar para conhecer um espaço com mais de 32 mil títulos disponíveis dos mais diversos tipos na Gibiteca da cidade.

Há clássicos infantis, terror, humor, cartuns e até coleções com tirinhas de importantes nomes nacionais, como Laerte, Glauco, entre outros. Algumas edições clássicas nacionais também estão em exposição.

Gibiteca

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro
  • Horário: De terça à sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Museu Egípcio Rosa Cruz / Parque Bacacheri

Melhores museus de Curitiba para crianças
Museu Egípcio Roca Cruz | Foto: Evelimlamaiara, via Wikimedia Commons.

O Museu Egípcio Rosa Cruz é mais uma ótima opção para conhecer em Curitiba com crianças. É um espaço destinado para conhecimento da cultura e costumes do Egito e possui na área externa estátuas, painéis e até um Obelisco (complexo Luxor).

No acervo tem ainda boa diversidade de objetos, tais como papiros, utensílios, etc. O museu também possui uma múmia verdadeira, preservada e estudada por seus responsáveis, que pode ser vista pelos visitantes.

Outro atrativo turísticos para conhecer em Curitiba com os pimpolhos está a poucos metros do museu: o Parque Bacacheri. Trata-se de um bonito espaço de lazer, com parquinho, churrasqueiras, canchas, área verde e lago.

Museu Egípcio Rosa Cruz

  • Valor: 10 reais inteira/ 5 reais meia (válido para crianças até 12 anos, idosos, estudantes, professores mediante documento comprobatório, doadores de sangue e pessoas com necessidades especiais). Venda de ingressos e acesso à exposição sempre até 30 minutos antes do horário de fechar o museu.
  • Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri
  • Horário: Terça a sexta das 8 às 12 horas e das 13 às 17h30; sábados das 10 às 17 horas; domingos das 9 às 12 horas.

Parque Bacacheri

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Paulo Nadolny, s/n°. – Bacacheri
  • Horário: Diariamente, das 6 às 22 horas.

Biblioteca Pública do Paraná

Passeios culturais em Curitiba
Biblioteca do Paraná | Foto: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti, via Wikimedia Commons.

Um dos espaços literários mais tradicionais de todo estado, a Biblioteca Pública do Paraná possui uma ótima seção infantil com livros separados por idades, além de almofadas, mesas e cadeiras adequadas para a estatura dos pequenos.

   

O local ainda conta com uma programação mensal com atividades infantis semanalmente. Durante todos os dias de funcionamento, a biblioteca também possui sua hora do conto, sempre às 11 e às 15 horas.

A biblioteca está no Centro, apenas 1 quadra do Palácio Avenida, no Calçadão da Rua XV. Aos sábados, vale a pena combinar a visita com o passeio no Centro, já que a prefeitura espalha brincadeiras e jogos ao longo do calçadão central.

Biblioteca Pública do Paraná

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Cândido Lopes, 133 – Centro
  • Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20 horas; sábados das 8h30 às 13 horas.

Museu Ferroviário

Shoppings de Curitiba
Museu fica no Shopping Estação | Foto: Morio, via Wikimedia Commons.

O Museu Ferroviário é pequeno e fica dentro do Shopping Estação. O estabelecimento é bastante central e conta inclusive com uma parada da Linha Aeroporto Executivo na porta do shopping.

O museu fala justamente sobre algumas curiosidades do mundo ferroviário e da própria história do local, já que antigamente o shopping foi uma Estação de Trem.

Há algumas miniaturas, maquetes, painéis e muitas informações históricas, e uma boa pedida para aliar uma passagem em um shopping com um programa mais cultural.

Museu Ferroviário

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2775 | Shopping Estação – Rebouças
  • Horário: De terça a sábado das 10 às 18 horas; domingos das 11 às 19 horas.

Memorial de Segurança no Transporte

Passeios no Paraná
Memorial de Segurança no Transporte | Foto: Divulgação.

Um espaço muito interativo e interessante para todos, no Memorial de Segurança no Transporte é possível conhecer um pouco mais da evolução dos transportes, e de como o mundo criou importantes itens de segurança relacionados aos veículos.

Há muito o que explorar e aprender no memorial, assim como vivenciar experiências únicas. Entre as principais atrações, estão o bafômetro; o ônibus biarticulado suspenso, o simulador de capotamento e o simulador de “crash-test” (batida frontal), que pode ser realizado por crianças maiores de 9 anos;

Importante: o local não cobra ingresso e qualquer pessoa pode visitá-lo. Porém, somente com agendamento prévio, que é facilmente feito pelo site do memorial.

Memorial de Segurança no Transporte

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: R. Eduardo Sprada, 6447 – Cidade Industrial
  • Horário: De quarta a sábado das 9 às 17 horas. Entrada permitida até às 16h15.

Bosque do Capão da Imbuia

Cidades turística do Paraná
Bosque do Capão da Imbuia | Foto: Prefeitura de Curitiba/Divulgação.

O Bosque do Capão da Imbuia também fala de preservação da natureza e possui o Caminho das Araucárias, uma passarela levemente suspensa que passa por dentro do bosque, e possui algumas vitrines que mostram elementos naturais encontrados na vegetação nativa da região.

Além do bosque, existe um pequeno museu de história natural, espaço educativo com  animais taxidermizados e vegetais desidratados. Na entrada do museu, é possível ver a “calçada da fama animal” com patas de várias espécies.

Bosque do Capão da Imbuia

  • Valor: Gratuito
  • Endereço: Rua Benedito Conceição, 407 / Rua Prof. Nivaldo Braga, 1225 – Capão da Imbuia
  • Horário: terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Vale a pena visitar Curitiba com crianças

*Vídeo do Ministério do Turismo

Com a quantidade de atrações disponíveis, além dos custos baixos ou mesmo gratuitos, é fácil afirmar que vale a pena visitar Curitiba com crianças.

Na realidade, vale muito a pena vir para Curitiba com crianças, inclusive mais de uma vez para aproveitar a grande variedade de atrativos que a capital do Paraná oferece aos moradores e turistas.

Para ajudar a você se organizar veja os artigo com sugestão de roteiro de 2 dias como usar o transporte na cidade.

Tem dúvida sobre os passeios para se fazer com crianças em Curitiba? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo!

ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *