Curitiba

Curitiba

Fazer turismo em Curitiba é entender como é possível misturar com muita precisão as belezas naturais com as intervenções urbanas feitas pelos homem. E tornar o local agradável para se morar ou para visitar durante as viagens.

Ao mesmo tempo que preserva e exalta sua paisagem natural, a capital do Paraná implantou um plano urbanístico que a deixou mais organizada e com mais qualidade de vida. Para completar, a cidade tem muitas atrações culturais e atividades ambientais, e uma gastronomia deliciosa.

Tudo isso com muita influência das diversas culturas estrangeiras que chegaram na cidade e contribuíram para os costumes, culinária e modo de vida dos curitibanos. Assim, Curitiba é uma capital única e muito interessante, que vale a pena conhecer.

Quer saber mais sobre o turismo em Curitiba? Veja neste artigo os pontos turísticos, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro no Paraná.

Planeje sua viagem => Hotéis em Curitiba

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo em Curitiba: mapa da cidade

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

 

Tudo sobre Curitiba

Turismo em Curitiba
Palácio 29 de março, sede da prefeitura | Foto: Eloy Olindo Setti, via Wikimedia Commons.

Curitiba é a capital do Paraná e o município mais populoso do estado e da Região Sul, além da 8ª mais populosa do país com mais de 1,8 milhão de habitantes. Foi reorganizada com um plano urbanístico que resultou em ruas largas, arborizadas e a estrutura urbana bem organizada.

Com isso, a cidade se tornou mais ecológica e, a partir daí recebeu os títulos de Capital Ecológica do Brasil, Cidade mais Ambientalmente Sustentável da América Latina, Cidade Autossuficiente, além do título de Cidade Criativa do Brasil em 2014, pela UNESCO, e a 3ª cidade mais sagaz do mundo, em lista da Revista Forbes.

Além de apelidos como Cidade Sorriso, Cidade Modelo, Cidade Ecológica e Capital das Araucárias, árvore símbolo da cidade. E, fora a qualidade de vida, Curitiba é destaque na educação: tem baixa taxa de analfabetismo e ainda a melhor qualidade do ensino básico no país.

Completo => City Tour em Curitiba

 

Mais sobre a história de Curitiba

Dicas de turismo em Curitiba
Paço da Liberdade | Foto: Cássio Abreu, via Wikimedia Commons.

Os primeiros habitantes da região de Curitiba eram os índios Tingui, uma das etnias dos tupis-guaranis. Em 1654, foi formado um povoado nessa área, chamado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. Esse povoado foi incorporado em 1668 a outra vila já existente, a de Paranaguá.

A cidade de Curitiba foi fundada como uma vila em 1693 pelos bandeirantes que procuravam ouro e pedras preciosas além da Serra do Mar e, com isso, se tornou uma importante parada comercial do Brasil ainda na época da colônia. Ao longo do século XVIII, o comércio e criação do gado ajudou no desenvolvimento do povoado.

Em 1820, a vila passou a ser chamada de Nossa Senhora dos Pinhais de Curitiba. Em 1853, foi criada oficialmente a Província do Paraná e, no ano seguinte já com o nome de Curitiba passou a ser a capital. Nessa época já recebia muitos imigrantes como alemães, poloneses, italianos, ucranianos e, em 1867 já havia 35 comunidades estrangeiras na cidade.

No século XX, com a alta produção de café começou a se desenvolver fortemente e, em 1972 implantou o plano de urbanização que mudou a cara da cidade e aumentou a qualidade de vida dos moradores.

Diversão => Passeio noturno em Curitiba

 

Outras informações de Curitiba

Dicas de viagem para Curitiba, Paraná
Teatro Paiol.

Curitiba fica na Região Sul do país e seu estado, o Paraná, faz divisa com São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A cidade está a 900 metros de altitude em relação ao nível do mar e, por isso, tem um clima subtropical de altitude e é a capital mais fria do país.

O verão é bem quente e chuvoso e o inverno bem frio e úmido, não há estação seca.

Para ligar para Curitiba, você deve usar o código telefônico 41. O fuso horário do Paraná segue o horário oficial de Brasília, inclusive no horário de verão, que é adotado no estado.

O transporte público para se locomover em Curitiba é baseado somente em ônibus, mas funciona bem. Leia o post para entender como chegar nos principais atrativos da cidade e também entenda como sair do aeroporto de Curitiba.

Experimente => Bike tour em Curitiba

 

O que fazer em Curitiba

Passeios e pontos turísticos

Roteiro de 7 dias em Curitiba
Teatro Ópera de Arame | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

A capital paranaense é cheia de pontos turísticos. Para que você não fique em dúvida em quais colocar no seu roteiro e acabe perdendo ótimos passeios, fiz um artigo com os pontos turísticos mais visitados de Curitiba.

Não foi fácil fazer uma lista que não fosse extensa, até porque há vários outros locais interessantes na cidade. Entre os pontos turísticos da lista estão o belíssimo Jardim Botânicocom sua famosa e fotogênica estufa de vidro; o Teatro Ópera de Arame, outro cartão postal da cidade, e a pedreira que fica ao lado do teatro.

Os parques Parque Barigui, Tanguá, o Bosque do Alemão e o Bosque do Papa; a Feira de Domingo no Largo da Ordem, que acontece toda semana; do Centro Histórico da cidade onde há igrejas, o Solar do Barão, o Paço da Liberdade; da Rua das Flores, com o seu relógio de sol; a Rua 24 horas.

E ainda o Teatro Paiol; o Memorial Ucraniano; o Museu do Holocausto; o Museu Ferroviário; e o Museu Oscar Niemeyer. Para aproveitar as melhores refeições italianas em Curitiba, não deixe de visitar o bairro de Santa Felicidade, que reúne diversos restaurantes de gastronomia italiana, além de ter arquitetura típica.

Divirta-se => Excursão em Curitiba com jantar

 

Dicas para montar seu roteiro

Roteiro de 5 dias em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer.

Mesmo com uma lista selecionada de pontos turísticos, se você ficar confuso em escolher quais irá conhecer durante a sua viagem veja minha sugestão de roteiro turístico em Curitiba.

No artigo detalho os passeios que fiz em dois dias na cidade, quando conheci os principais parques, bons restaurantes, vida noturna e até uma cervejaria local.

Além disso, na hora de organizar sua viagem é preciso pesquisar para saber onde ficar em Curitiba. Neste artigo, há dicas dos bairros turísticos e dos melhores hotéis da cidade.

E, caso haja espaço no seu roteiro para conhecer os arredores da cidade, faça o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, cortando a Serra do Mar. A viagem dura cerca de três horas e passa por pontes, túneis, montanhas e uma vista de tirar o fôlego e que não pode faltar em um roteiro para fazer turismo em Curitiba.

Confira => Excursão de trem para Morretes

 

Tudo sobre o turismo em Curitiba

Roteiro de 2 dias em Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba.

A capital paranaense é uma cidade fantástica que, por muitos anos, era apenas meu caminho para outros destinos na Região Sul, principalmente Florianópolis. Mas, a partir do momento que olhei com mais atenção para Curitiba e passei a pesquisar sobre seus atrativos, rapidamente entrou na minha lista de destinos.

E, quando finalmente a conheci me apaixonei e achei que precisava de mais. Além da capital continuar na minha lista para que eu possa explorá-la mais, inclui outros destinos paranaenses que também são lindos e valem a viagem para lá.

Se quiser outras informações sobre Curitiba, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice do Paraná. Lá estão relacionados artigos sobre diversos destinos produzidos por blogueiros viajantes de todo o Brasil.

Para finalizar, veja este vídeo do site oficial do turismo de Curitiba e saiba mais sobre a capital do estado brasileiro do Paraná:

Você já fez turismo em Curitiba ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais te interessa na cidade.

Até + !!!

 

Background Tickets
Curitiba

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Curitiba

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Curitiba

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *