Bate-volta de Curitiba: 10 opções de passeios de 1 dia

por Flavia Sphair

Bate-volta de Curitiba: 10 opções de passeios de 1 dia

Fazer um bate-volta de Curitiba não é algo complicado: há tantas opções legais para serem feitas rapidamente em feriados, finais de semana ou em apenas 1 dia. Na verdade, essas opções de passeios de bate-volta de Curitiba rendem vários programas ao longo do ano ou mesmo uma viagem completa em muitos lugares dos arredores da capital do Paraná.

Tem muito passeio lindo nesta região! E as opções de bate-volta de Curitiba e região metropolitana são bem variadas.

Conheça os atrativos de natureza como a área de Mata Atlântica, cachoeiras e formações rochosas; colônias históricas do Brasil e charmosas; boa gastronomia e vida no campo. São muitos lugares próximos de Curitiba que valem a pena conhecer!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Curitiba

Seguro com cobertura para viajar no Brasil »

Bate-volta de Curitiba: melhores passeios

  1. Passeio de Trem e Almoço no Centro – Morretes/PR
  2. Ekoa Park – Morretes/PR
  3. Parque Estadual de Vila Velha (Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada) – Ponta Grossa/PR
  4. Buraco do Padre e Cachoeira da Mariquinha – Ponta Grossa/PR
  5. Passeio Rural na Colônia Witmarsum – Palmeira/PR
  6. Cachoeira do Panelão – Palmeira/PR
  7. Visita histórica – Lapa/PR
  8. Circuito Caminhos do Vinho – São José dos Pinhais/PR
  9. Gruta do Bacaetava – Colombo/PR
  10. Parque Histórico – Carambeí/PR

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

Passeios de 1 dia saindo de Curitiba

Passeio de Trem e almoço no Centro – Morretes/PR

Passeio romântico Curitiba
Estação Ferroviária Marumbi | Foto: João Paulo Figueiró, via Wikimedia Commons

Este é o bate-volta de Curitiba mais tradicional de todos, afinal, há muitas agências que realizam esse passeio. Os próprios curitibanos gostam de ir até Morretes para comer uma das mais famosas iguarias paranaenses: o barreado!

A experiência é feita da seguinte maneira: você sai pela manhã de Curitiba, rumo à Morretes, que fica cerca de 70 km da capital. Você pode ir de trem e retornar de carro ou van, ou o inverso, o que muitos preferem.

Assim é possível ver o pôr do sol dos trilhos (que vale a pena, mas precisa de um tanto de sorte, já que Curitiba tem um clima muito inconstante). Caso opte por fazer essa combinação, as empresas já realizam todos os arranjos de trem + transporte terrestre aos viajantes.

Mas, se você tiver alguma pessoa que leve todos de carro e depois retorne sozinho, para você ir com o trem, é possível fazer assim também, por conta, até mesmo contratando um transfer apenas para isso. Dá para fazer um passeio de trem a Morretes pela Serra do Mar.

Se optar ir de van ou carro primeiro, você irá pela estrada da graciosa, que é uma das partes mais bonitas do passeio. A estrada é histórica, usada na época do império para unir Curitiba ao litoral. Com paralelepípedos charmosos, ela tem vários mirantes para observar a natureza ao redor, especialmente os cristalinos rios de pedrinhas.

Ao chegar em Morretes então, você irá passear em um pequeno centrinho, que tem uma praça, lojinhas com artesanatos e comidinhas típicas locais, como a mandioca chips, a bala de banana e a famosa cachaça de Morretes.

Por fim, escolha um dos vários restaurantes que servem o barreado, nas margens do Rio Nhundiaquara.

O prato típico é uma carne de boi desfiada, cozida por longas horas em uma panela de barro (por isso o nome), servida com banana da terra, farofa, arroz e frutos do mar. Vale a pena provar.

Então, a hora de voltar é de trem, que subirá a serra do mar, entre a mata atlântica. Porém, é um passeio bastante longo (mais de 3 horas) e o pessoal aproveita até para cochilar. Ainda assim é bonito observar, com sorte, o lindo pôr do sol entre a serra.

Ekoa Park – Morretes/PR

Ekôa Park Paraná
Entrada do Ekôa Park fica na Estrada da Graciosa | Foto: Ekôa Park.

Também está na região de Morretes e é uma das opções mais incríveis de bate-volta de Curitiba. É um parque de natureza, ações ambientes e atividades radicais totalmente integrado à Mata Atlântica. É realmente lindo, bem organizado e proporciona uma experiência única aos seus visitantes.

O Ekoa Park tem sua entrada bem no meio da Estrada da Graciosa, onde é possível estacionar e ir direto para a bilheteria.

Ali, você poderá adquirir ingressos do parque – 60 e 30 reais (meia). Com ele, você já tem acesso às trilhas, espaços infantis e áreas de educação ambiental.

Na bilheteria, você também já pode adquirir ingressos das atividades avulsas de aventura: o arvorismo no valor de 30 reais, a bolha humana por 20 reais e a tirolesa por 30 reais.

Ainda há um atrativo único no parque: o rapel e voo de balão cativo, que acontece uma vez por mês.

É necessário agendar com antecedência, mas você pode subir e descer de balão por 90 reais ou subir de balão e descer de rapel por 120 reais.

Todas estas atividades são realizadas de forma segura e a equipe do Ekoa Park é muito atenciosa. Até mesmo crianças podem ir, apenas é necessário verificar o limite de altura de cada opção. Ao chegar no parque, você assistirá um vídeo em uma sala de projeção de 180º e logo terá acesso à natureza e suas trilhas.

Na área principal está o Morro da Aventura, com as atividades pagas e o restaurante que possui tanto opção de lanches como bufê completo, que geralmente inclui o barreado.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop em Curitiba. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
  • Endereço: Estrada da Graciosa, Km 18,5 – São João da Graciosa, Morretes – Paraná.
  • Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas.

Completo => City tour para conhecer Curitiba

Parque Estadual de Vila Velha – Ponta Grossa/PR

Este parque é muito interessante, visto que possui formações rochosas únicas não só no Paraná, mas no Brasil. Trata-se de um complexo com pedras esculpidas pela erosão do ventos e das chuvas.

O Parque Estadual de Vila Velha tem acesso direto da estrada que liga Curitiba a Ponta Grossa, com estacionamento gratuito. Veja mais imagens do lugar no vídeo acima feito pelo Ministério de Turismo do Brasil. É demais!

O ingresso para todas as áreas do parque custa 28 reais. É possível visitar apenas arenitos ou furnas e lagoa dourada, mas vale se programar para chegar bem cedo e ver tudo.

A área de furnas são grandes poços de desabamento com água no final, provenientes de lençol subterrâneo, que tem uma coloração azulada e vegetação.

Já a lagoa dourada é uma antiga furna, mas que as ações da natureza a deixaram rasa e os minérios do fundo deixaram sua coloração dourada com o reflexo do sol.

A principal área do parque são os arenitos, um grupo de grandes rochas esculpidas naturalmente e com formatos muito interessantes.

Entre as mais nítidas estão a bota, a garrafa e a taça, que é o símbolo do parque. É possível fazer trilhas e explorar áreas do parque, mas algumas delas necessitam autorização. Você já pode comprar um tour pelo Parque Estadual Vila Velha.

  • Endereço: Rodovia 376, Km 28 (Ponta Grossa – Curitiba).
  • Horário de funcionamento: Sexta, sábados, domingos e feriados das 8h30 às 17h30. Os ônibus para Furnas e Lagoa Dourada saem Às 9h30, 11h, 13h30, 15h30. As vagas são limitadas e o valor do transporte interno já está incluso no valor do ingresso.

Buraco do Padre – Ponta Grossa/PR

Cachoeiras perto de Curitiba
Buraco do Padre | Foto: Letícia Rossini Arantes, via Wikimedia Commons.

São locais distintos, mas estão a poucos quilômetros de distância um do outro, na mesma via de acesso. Apesar de ser interessante passar um dia em cada um, também é possível visitar ambos os locais no mesmo dia.

O Buraco do Padre (www.buracodopadre.com.br) é uma curiosa formação de pedra, que você acessa por uma fenda na cachoeira.

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

É bem diferente de qualquer outra queda d’água, justamente por estar entre paredões, mas com uma parte aberta no alto que permite a entrada da luz natural.

O local tem estacionamento, um pequeno quiosque com bebidas e churrasqueiras no local da chegada. O acesso à cachoeira se dá em uma trilha de 1 km, a partir do estacionamento, totalmente acessível com rampas. Na área da reserva também há uma segunda trilha, mais longa, chamada trilha do favo.

Esta não conta com a acessibilidade, mas é possível ver a área de cima da furna e outras formações, como a Fenda da Freira e Pedra do Favo, onde é um ponto de escalada, que também pode ser agendada.

É possível comprar ingresso no local ou antecipado por 20 reais a inteira e 10 reais a meia entrada.

Já a Cachoeira da Mariquinha (www.cachoeiradamariquinha.com.br) é uma queda de cerca de 30 metros de altura e você também pode entrar nela. Na área possui estrutura de camping e é possível fazer rapel. Seus arredores possuem muita natureza e mata nativa.

A entrada custa 15 reais e o funcionamento em geral é das 8 às 20 horas, mas é importante telefonar e perguntar sobre dias de abertura e mudanças nos horários para cada época, pois pode ter mudanças.

Buraco do Padre

  • Endereço: Rodovia do Talco (PR 513) km 14 – Distrito de Itaiacoca
  • Horário de funcionamento – de quarta à domingo, das 9 às 17 horas (saída até às 19 horas), em agosto o local é fechado durante todo o mês.

Cachoeira da Mariquinha

  • Endereço: Rodovia o Talco (PR 513) km 18,6 – Distrito de Itaiacoca
  • Horário de funcionamento: das 8 às 20 horas – Ligar para confirmar os dias em que está aberto nos contatos Fernanda Scheibel (42)99992-7579/ Odair Scheibel (42)98834-7490/ Edimir Scheibel (42)99981-1462.

Diversão => Comida de boteco em Curitiba

Passeio Rural na Colônia Witmarsum – Palmeira/PR

Campos perto de Curitiba
Campos Paranaenses | Foto: Sidney Schmeiske Men, via Wikimedia Commons.

Uma das colônias de bate-volta de Curitiba mais charmosas e gostosas de passear, que rende até um passeio romântico em uma região muito escolhida para fotos de casais e famílias, é a Colônia Witmarsum.

Localizada no município de Palmeira, a cerca de 60 km da capital, Witmarsum é de origem alemã e tem a tradição e a tranquilidade da vida do campo, mas com boa estrutura para receber viajantes que gostam de comida boa e passeios rurais.

Em Witmarsum, é possível percorrer ruas tranquilas com casinhas de jardins perfeitos e sem muros, apreciar árvores e ver muitas vaquinhas.

Aliás, elas são excelentes produtoras de leite e queijos, e você pode comprar esses alimentos “direto da fonte”.

A gastronomia é demais, há restaurantes típicos alemães servindo salsichão, marreco, chucrute, entre outros.

Tem também comidas caseiras, tortas e bolos deliciosos e café colonial. A colônia Witmarsum é bem família também, com boas opções para os pequenos.

Tem restaurante junto de uma pequena fazenda, onde é possível aproveitar para ver os animais do campo com o restaurante; andar de trator e parquinhos para as crianças brincarem.

Cachoeira do Panelão – Porto Amazonas/PR

Cachoeiras no Paraná
Cachoeira do Panelão | Foto: Divulgação.

Mais um passeio lindo que vale a pena ir no verão, combinando com uma passada rápida na Colônia Witmarsum, é a Cachoeira do Panelão (www.facebook.com/fazenda.vojoanin). Ela fica logo em frente ao acesso, na rodovia que vai sentido Palmeira.

É muito bem estruturada, onde todos os visitantes são cadastrados e orientados na chegada.

Há salva-vidas e o cenário é deslumbrante: um rio que, na área alta, parece um pequeno cânion, com paredões e piscinas naturais, assim como a área mais baixa, onde está a cachoeira de 13 metros.

Não é permitido levar alimentos e bebidas, mas há lanchonete e restaurante com várias opções, inclusive veganas, com preços bons. A polenta com chuleta é a especialidade local.

A entrada é 35 reais e inclui o estacionamento no local. Crianças pagam a partir de 5 anos até 9 anos o valor de 20 reais.

  • Endereço: BR 277 km 146,5 Porto Amazonas (ainda que a entrada seja em estrada asfaltada na própria rodovia, o GPS não identifica a entrada, mas há identificação com placa e o acesso é fácil).
  • Horário de funcionamento: Das 10 às 18 horas em finais de semana e feriados de tempo bom – sempre consultar no site se estará aberto, conforme previsão do tempo.

Visita histórica – Lapa/PR

Cidades vizinhas de Curitiba
Lapa | Foto: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti, via Wikimedia Commons.

A cidade da Lapa tem uma importância histórica que muitos não sabem, mas é bastante significativa para o Brasil. O Cerca da Lapa foi um episódio militar que travou uma batalha vencida pelos federalistas, em 1894.

A cidade está a 65km de distância da capital, o que se torna mais um ótimo bate-volta de Curitiba. Inclusive você pode comprar antecipadamente um tour à Lapa histórica saindo de Curitiba.

A Lapa tem muitos monumentos e prédios históricos, como o Theatro São João, a Casa Lacerda, o Pantheon dos Heroes, a Casa da Memória, o Museu de Armas, a Igreja Matriz, entre outros.

Usada como rota tropeira, a região sentiu esse impacto na gastronomia, que até hoje é mantida a comida Lapeana, muito saborosa.

   

Como toda cidade histórica tem seu charme, suas ruas de pedra e casinhas antigas deixam a ela muito bonita.

Circuito Caminhos do Vinho – São José dos Pinhais/PR

Cidades bate-volta Paraná
São José dos Pinhais | Foto: Decio Caldeira, via Wikimedia Commons.

Um excelente bate-volta de Curitiba, em São José dos Pinhais, onde fica o aeroporto de Curitiba. O Caminho do Vinho (www.caminhodovinho.tur.br) é mais um local que pode proporcionar um passeio romântico e agradável para todos.

Ele compreende duas colônias perto de Curitiba: a Colônia Muricy, polonesa; e a Colônia Mergulhão, italiana.

Em ambas, há propriedades rurais com comidas típicas de suas nações em lojas, cafés coloniais e restaurantes, além de belas áreas de campo e fazenda, e pesque pague.

Nos finais de semana, existe uma linha turismo especial justamente para ir em propriedades para provar e degustar a especialidade da região, o vinho. O ônibus faz o passeio com guia especializado.

Confira => Tour do vinho na Vinícula Araucária

Gruta do Bacaetava – Colombo/PR

Grutas no Paraná
Gruta Bacaetava | Foto: RjasperX, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de natureza e quer algo diferente para um bate-volta de Curitiba, a cidade de Colombo, também está na região metropolitana, possui a bela gruta do Bacaetava, a apenas 30 minutos de carro a partir do centro.

Usada até mesmo como esconderijo na época da segunda guerra mundial, a gruta é uma área de visitação gratuita.

Há uma área onde é possível estacionar ao seu lado e os visitantes são separados em grupos, na medida que chegam, para assistir um vídeo curto.

Depois recebem capacetes e lanternas para explorar a caverna, que possui cerca de 200 metros. A visita é permitida apenas com guia, que são os próprios responsáveis pelo local.

  • Endereço: R. Antônio Gasparin, s/n – Bacaetava (depois da área urbana de Colombo).
  • Horário de funcionamento: De quarta a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16h30. Sábados. e Domingos das 8h30 às 12 horas e das 13 às 16h30 (último grupo entra às 16 horas). Feriados mediante consulta.

Imperdível => Ilha do Mel de trem + barco

Parque Histórico – Carambeí/PR

Parques históricos no Paraná
Parque Histórico Carambeí | Foto: Kauan Mateus Kubaski, via Wikimedia Commons.

A cidade tradicional holandesa também não deixa de ser uma colônia perto de Curitiba.

Ela está a pouco mais de 100 km da capital, mas é de fácil acesso em estrada pavimentada. Para celebrar e valorizar seus colonos, a cidade criou o parque histórico.

Nela há possui réplicas de casas holandesas, exemplos das obras e tecnologias no uso da água, objetos de campo em exposição, como tratores e colheitadeiras, painéis interativos para crianças sobre a fabricação do leite, assim como outras construções típicas desta população.

Também é possível comer no Koffiehuis, um restaurante que serve opções típicas, mas o maior destaque são suas deliciosas tortas doces, de sabores variados e preços muito bons.

Em datas comemorativas, como Páscoa e Natal, o espaço sedia eventos e atrações especiais que são um motivo a mais para conhecer este belo e conservado museu a céu aberto. O ingresso custa 20 reais e possui meia entrada, com gratuidade às quartas (exceção em feriados).

  • Endereço: Av. dos Pioneiros, 4050 – Zona Rural, Carambeí
  • Horário de funcionamento: Terça a domingo das 11 às 18 horas.

Aproveitando o bate-volta de Curitiba

Opções de todos os tipos de bate-volta de Curitiba não faltam. São muitos lugares próximos de Curitiba que valem a pena conhecer!

Leia também sobre as atrações imperdíveis de Curitiba e uma sugestão de roteiro turístico em Curitiba.

Após aproveitar a cidade de Curitiba, que tal conhecer e fazer estes excelentes passeios nos arredores da capital do Paraná?

Qual deles você mais se interessou? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *