Paraná

Paraná é um estado que sempre fez parte de minhas viagens pelo sul do Brasil, mas infelizmente apenas quando eu estava de passagem rumo a Florianópolis e outras praias de Santa Catarina.

E, por isso, sempre ficava com uma ideia na minha cabeça: “preciso ver o que há de bom no Paraná”. Depois de algum tempo, comecei a descobrir o turismo no Paraná e, olha, há muito o que ver no estado!!!

Minha primeira experiência foi um réveillon que passei na Ilha do Mel, destino que possui as praias mais bonitas do estado, e faz parte do município de Paranaguá. Além da ilha, o Paraná possui uma bela cidade urbana, que é Curitiba, além da maravilhosa e conhecida internacionalmente Foz do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, e mais.

Já ficou curioso? Então, veja neste artigo os links dos principais posts sobre o Paraná com dicas de turismo e como aproveitar as cidades e regiões do estado.

Planeje sua viagem => Hotéis com menores preços no Paraná

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Mapa do Paraná

tudo sobre o paraná
Mapa do Ceará. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  • Região: Sul
  • Estados limítrofes: Mato Grosso do Sul (NO)São Paulo (N e L)Santa Catarina (S)
  • Área  Total: 199 307,922 km²
  • População: 11 348 937 hab
  • Clima: subtropical

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Paraná »

 

O que tem para fazer em Paraná?

turismo no paraná
Ilha do Mel, no litoral do Paraná.

Já ouvi gente dizendo que não existe turismo no Paraná. Minha resposta é: Fala sério, procure se informar!!! O turismo é um dos principais setores da economia do estado por conta das belezas, naturais, históricas, naturais, culturais e até mesmo a urbana, que tem seu charme.

É claro que as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é o grande cartão postal do estado e o destino mais conhecido. Mas, o Paraná não é apenas as cataratas. A lista de atrativos turísticos incluem Curitiba, que é a capital mais fria do Brasil; a Ilha do Mel e outras praias como Pontal do Paraná, Caiobá, Praia do Leste, Guaratuba e Matinhos.

Outra atração é o Cânion Guartelá, 6° maior do mundo e o maior do Brasil, localizado em Tibagi, Iguaçu, Morretes, Paranaguá e outros no interior do estado. No Paraná há diversas agências que promovem o ecoturismo, com destaque para atividades como rapel, trilhas, cachoeiras, rafting, bóia-cross e tantas outras.

 

Qual é a cidade mais bonita do Paraná?

É difícil eleger uma cidade do Paraná como a mais bonita. Porém, não há dúvidas que a capital Curitiba e Foz do Iguaçu disputam o título com muita propriedade. Porém, todo o estado é encantador.

O turismo movimenta fortemente a economia do Paraná, graças aos seus principais pontos turísticos espalhados por todo o seu território:

Confira o vídeo produzido pelo portal do Turismo Oficial do Brasil:

 

Curitiba

atrações do paraná
Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer.

A cidade paranaense é uma das capitais do Brasil que mais tinha vontade de conhecer, por ser uma das mais organizadas e com melhor qualidade de vida do país. Acabei fazendo uma viagem de final de semana em Curitiba, quando conheci os principais parques, bons restaurantes, vida noturna e até uma cervejaria local.

A própria cidade em si, é bem estruturada e os pontos turísticos ficam pouco distantes uns dos outros. Além disso, um fator que contribui para explorar a capital do Paraná é que o trânsito é bem mais tranquilo do que em outras grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para fazer um roteiro em Curitiba sugiro de 1 até 4 dias de viagem.

pontos turisticos paraná
Teatro Ópera de Arame

Os pontos turísticos mais visitados de Curitiba são os belíssimos Jardim Botânico, com sua estufa de vidro, e Teatro Ópera de Arame, sempre cartões-postais da cidade, e a pedreira que fica ao lado do teatro.

Com capacidade para mais de 1.500 pessoas, ele foi construído todo em metal, com paredes transparentes, sobre um lago. Além do monumento (que é um espetáculo) o espaço funciona como uma espécie de parque. No lago, há vários peixes e patinhos e uma queda d’água, como um mini-cachoeira enche os olhos dos visitantes.

atrações do paraná
Jardim botânico é um cartão-postal de Curitiba.

O cartão postal mais famoso de Curitiba é, sem dúvida, o Jardim Botânico. Sendo assim, é visita obrigatória para qualquer viajante!

Famoso por sua estufa de vidro (inspirada no Palácio dos Cristais de Londres), e pelos jardins geométricos, ele funciona como centro de pesquisas da flora do Paraná e contribui para a preservação e conservação da natureza, o que é fundamental para a educação ambiental na cidade.

E também o Parque Barigui e o Bosque do Alemão, a Feira de Domingo no Largo da Ordem, que acontece toda semana; além do bairro italiano e cheio de restaurantes Santa Felicidade, do Teatro Paiol, o Memorial Ucraniano e do Bosque do Papa.

Parques do paraná
Parque Tanguá

O Parque Tanguá é uma área de lazer com muito verde. Além disso, sua estrutura conta com ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Suas trilhas e vista panorâmica são os principais atrativos.

É, sem dúvidas, um dos meus lugares preferidos em Curitiba, principalmente na parte do Jardim Poty Lazzarotto que conta com um lindo portal; mirante de onde dá para ver o como o parque é grande; cascata e o jardins em estilo francês.

Não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer e a região central de Curitiba, onde há um relógio de flores.

Veja onde ficar em Curitiba, pegue dicas dos bairros turísticos e dos melhores hotéis de Curitiba. E para saber mais, pesquise sobre como se locomover em Curitiba e como sair do aeroporto de Curitiba.

Leia todos os posts sobre Curitiba aqui

 

Foz do Iguaçu

Férias no Paraná para onde ir?
Cataratas do Iguaçu.

Em Foz do Iguaçu (em breve) está o ponto turístico mais famoso do estado e um dos mais famosos do Brasil, as Cataratas do Iguaçu. Não é à toa que Foz é uma das 5 cidades mais visitadas do Brasil, além das paisagens maravilhosas possui uma excelente infra-estrutura para o turismo.

Mas as cataratas não são apenas nossa. Isso porque o Parque das Cataratas pertence à região chamada tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), dando para passear nelas por vários lados. Para começar, neste artigo falo se vale a pena conhecer o Marco das Três Fronteiras.

 O lugar marca a proximidade da cidade do Brasil com outros dois países, o Paraguai e a Argentina, fazendo desse espaço uma oportunidade única para você vislumbrar o encontro do trio de nações da América do Sul e também o encontro de dois rios, o Iguaçu e o rio Paraná.

pontos de interesse no paraná
Usina de Itaipu

Já neste conto como é fazer um city tour em Foz, como é a visita às Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, e ainda “analiso” qual o lado mais bonito das Cataratas: o argentino ou o brasileiro.

Veja neste outro arquivo um mapa e fotos dos pontos turísticos de Foz do Iguaçu mais visitados, como a Garganta do Diabo.

Na região de Foz você pode descobrir como é a visita ao Parque das Aves, os passeios à Usina de Itaipu, na divisa com o Paraguai, e fazer compras em Foz ou fazer compras no Paraguai.

Para organizar sua viagem, veja:

Leia todos os posts sobre Foz do Iguaçu aqui

 

Outros destinos no Paraná

roteiro no paraná
Parque Estadual de Vila Velha

Um do destinos mais bonitos do Paraná e que foi a minha primeira experiência no estado, como citei no começo, é a Ilha do Mel. Há lindas praias, tranquilidade, passeios à luz da lua e bares para a galera que curte reggae ou forró. Um verdadeiro paraíso, sem carros, sem problemas, sem stress. Aproveite e saiba como chegar na Ilha do Mel.

Outro passeio que vale super a pena é conhecer Morretes. De Curitiba há um passeio de trem pela Estrada da Graciosa que corta a Mata Atlântica, cachoeiras, picos, vários mirantes para fotos e a cidade também é linda, com edifícios históricos e museus.

Em Ponta Grossam fica o Parque Estadual de Vila Velha, um sítio arqueológico com formações rochosas, ruínas e uma cidade medieval. Entre Castro e Tibagi, no Planalto dos Campos Gerais, está um cânion com 30 quilômetros de extensão e 450 metros de altura. Além de Lapa, Antonina e Paranaguá, onde está o principal porto do estado, entre outros.

 

Dicas de turismo no Paraná

Ainda pretendo explorar novamente tudo o que há em Foz do Iguaçu, voltar a Curitiba e ainda percorrer todo o litoral do Paraná. Sim, sou viciado em praias. Porém, meu principal desejo é ver de perto as rochas esculpidas no Parque Estadual de Vila Velha, onde a erosão foi tão marcante, que as pedras se parecem com as ruínas de uma grande cidade.

Se quiser de mais dicas sobre o que fazer no Paraná, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Conhece o Paraná e suas belezas turísticas? Deixe nos comentários suas paisagens preferidas!

Até + !!!

 

Background Tickets
Paraná

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Paraná

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Paraná

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *