Início / Paraná

Paraná

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalParaná é um estado que sempre fez parte de minhas viagens pelo sul do Brasil, mas infelizmente apenas quando eu estava de passagem rumo a Florianópolis e outras praias de Santa Catarina.

E, por isso, sempre ficava com uma ideia na minha cabeça: “preciso ver o que há de bom no Paraná”. Depois de algum tempo, comecei a descobrir o turismo no Paraná e, olha, há muito o que ver no estado!!!

Minha primeira experiência foi um réveillon que passei na Ilha do Mel, destino que possui as praias mais bonitas do estado, e faz parte do município de Paranaguá. Além da ilha, o Paraná possui uma bela cidade urbana, que é Curitiba, além da maravilhosa e conhecida internacionalmente Foz do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, e mais.

Já ficou curioso? Então, leia este artigo até o final e descubra tudo o que o turismo no Paraná tem para te oferecer.

Planeje sua viagem => Hotéis com menores preços no Paraná

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Turismo no Paraná

Turismo no Paraná
Ilha do Mel, no litoral do Paraná.

Já ouvi gente dizendo que não existe turismo no Paraná. Minha resposta é: Fala sério, procure se informar!!! O turismo é um dos principais setores da economia do estado por conta das belezas, naturais, históricas, naturais, culturais e até mesmo a urbana, que tem seu charme.

É claro que as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é o grande cartão postal do estado e o destino mais conhecido. Mas, o Paraná não é apenas as cataratas. A lista de atrativos turísticos incluem Curitiba, que é a capital mais fria do Brasil; a Ilha do Mel e outras praias como Pontal do Paraná, Caiobá, Praia do Leste, Guaratuba e Matinhos.

Outra atração é o Cânion Guartelá, 6° maior do mundo e o maior do Brasil, localizado em Tibagi, Iguaçu, Morretes, Paranaguá e outros no interior do estado. No Paraná há diversas agências que promovem o ecoturismo, com destaque para atividades como rapel, trilhas, cachoeiras, rafting, bóia-cross e tantas outras.

Como ter? => Internet durante uma viagem

 

O que fazer no Paraná

Curitiba

Dicas de viagem no Paraná
Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer.

A cidade paranaense é uma das capitais do Brasil que mais tinha vontade de conhecer, por ser uma das mais organizadas e com melhor qualidade de vida do país. Acabei fazendo um roteiro turístico em Curitiba, quando conheci os principais parques, bons restaurantes, vida noturna e até uma cervejaria local.

Neste outro artigo você irá conhecer pontos turísticos mais visitados de Curitiba para organizar seu roteiro pela cidade. Os mais visitados e que estão nesta lista são os belíssimos Jardim Botânico, com sua estufa de vidro, e Teatro Ópera de Arame, sempre cartões-postais da cidade, e a pedreira que fica ao lado do teatro.

E também o Parque Barigui e o Bosque do Alemão, a Feira de Domingo no Largo da Ordem, que acontece toda semana; além do bairro italiano e cheio de restaurantes Santa Felicidade, do Teatro Paiol, do Memorial Ucraniano e do Bosque do Papa. Não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer e a região central de Curitiba, onde há um relógio de flores.

Para saber onde ficar em Curitiba, veja esse artigo com dicas dos bairros turísticos e dos melhores hotéis da cidade.

Importante => Vacinas necessárias para viajar

 

Foz do Iguaçu

O que conhecer no estado do Paraná
Cataratas do Iguaçu.

Em Foz do Iguaçu está o ponto turístico mais famoso do estado e um dos mais famosos do Brasil, as Cataratas do Iguaçu. Não é à toa que Foz é uma das 5 cidades mais visitadas do Brasil, além das paisagens maravilhosas possui uma excelente infra-estrutura para o turismo.

Mas as cataratas não são apenas nossa. Isso porque o Parque das Cataratas pertence à região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), dando para passear nelas por vários lados. Para começar, neste artigo falo se vale a pena conhecer o Marco das Três Fronteiras, que é o lugar onde os três países se encontram.

Já neste conto como é fazer um city tour em Foz, como é a visita às Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro, e ainda “analiso” qual o lado mais bonito das Cataratas: o argentino ou o brasileiro.

Veja neste outro arquivo um mapa e fotos dos pontos turísticos mais visitados de Foz do Iguaçu, como a Garganta do Diabo.

Na região de Foz você pode descobrir como é a visita ao Parque das Aves, os passeios à Usina de Itaipu, na divisa com o Paraguai, e fazer compras em Foz ou fazer compras no Paraguai.

Para organizar sua viagem, veja como chegar em Foz do Iguaçu; como se locomover em Foz; onde se hospedar em Foz do Iguaçu.

Se o assunto é gastronomia, leia sobre no artigo gastronomia em Foz do Iguaçu e onde comer em Foz.

 Por fim, veja minha sugestão de roteiro para 3 dias em Foz Iguaçu, outro para até 7 dias na cidade (em breve) e uma sugestão para feriado de 12 de outubro.

Mala extraviada => Como funciona o seguro para bagagem

 

Outros destinos no Paraná

O que fazer no Paraná
Parque Estadual de Vila Velha (Foto: Raphael Marcondes/Xetá).

Um do destinos mais bonitos do Paraná e que foi a minha primeira experiência no estado, como citei lá no começo, é a Ilha do Mel. Há lindas praias, tranquilidade, passeios à luz da lua e bares para a galera que curte reggae ou forró. Um verdadeiro paraíso, sem carros, sem problemas, sem stress.

Outro passeio que vale super a pena é conhecer Morretes. De Curitibam há um passeio de trem pela Estrada da Graciosa que corta a Mata Atlântica, cachoeiras, picos, vários mirantes para fotos e a cidade também é linda, com edifícios históricos e museus.

Em Ponta Grossam fica o Parque Estadual de Vila Velha, um sítio arqueológico com formações rochosas, ruínas e uma cidade medieval. Entre Castro e Tibagi, no Planalto dos Campos Gerais, está um cânion com 30 quilômetros de extensão e 450 metros de altura. Além de Lapa, Antonina e Paranaguá, onde está o principal porto do estado, entre outros.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Dicas de turismo no Paraná

Ainda pretendo explorar novamente tudo o que há em Foz do Iguaçu, voltar a Curitiba e ainda percorrer todo o litoral do Paraná. Sim, sou viciado em praias. Porém, meu principal desejo é ver de perto as rochas esculpidas no Parque Estadual de Vila Velha, onde a erosão foi tão marcante, que as pedras se parecem com as ruínas de uma grande cidade.

Se quiser de mais dicas sobre o que fazer no Paraná, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Conhece o Paraná e suas belezas turísticas? Deixe nos comentários suas paisagens preferidas!

 

Leia os últimos artigos do blog​:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *