Final de semana em Curitiba: roteiro na capital do Paraná

Final de semana em Curitiba: roteiro na capital do Paraná

Não é difícil programar um roteiro turístico para passar o final de semana em Curitiba, seja em casal, em família, amigos ou até mesmo sozinho.

Afinal, muitas pesquisas dizem ser a melhor capital do Brasil para morar, organizada e com alto IDH, o índice de desenvolvimento humano. A cidade tem muito a oferecer para uma longa viagem, mas em 2 dias já é possível ter um gostinho visitando as melhores atrações. Apenas saiba que você vai querer voltar!

Eu mesmo já visitei Curitiba várias vezes, até mesmo como uma parada ao ir de carro de São Paulo a Florianópolis (fica a dica) e muitas vezes tenho vontade de passar um agradável final de semana em Curitiba.

O final de semana pode ser agitado, pois Curitiba tem agitada vida noturna e opções para quem curte a noite. Também pode ser tranquilo para uma viagem de casal, ou em família, pois a cidade tem diversos parques, museus e pontos turísticos que farão sua visita valer a pena.

Para você que se planeja sobre o que fazer em Curitiba, preparei para você um roteiro turístico com os melhores lugares para conhecer em 2 dias, o que fazer no centro, lugares românticos e também lugares para passar final de semana próximo a Curitiba.

Leia as dicas com atenção e boa viagem!

Planeje-se => Onde se hospedar em Curitiba

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

O que fazer no fim de semana em Curitiba?

  1. Aproveitar a noite no Bairro Batel
  2. Visitar a Cervejaria Gauden Bier
  3. Almoçar no restaurante Nova Polska
  4. Desfrutar do visual da Torre Panorâmica
  5. Se divertir com o Pub Crawl Curitiba
  6. Passear pela Feirinha do Largo da Ordem
  7. Conhecer o Museu Oscar Niemayer
  8. Visitar o Jardim Botânico e os parques de Curitiba
  9. Happy hour no Santa Marta Bar

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

 

Turismo em Curitiba

*Vídeo oficial da Prefeitura de Curitiba

Curitiba é a capital do Paraná, uma cidade com vida noturna bastante agitada, tanto para a galera mais tranquila, que prefere um bom jantar ou barzinho tranquilo com os amigos, como para os amantes das casas noturnas.

Existem bons pubs e a cena underground é bastante presente, mas é evidente o crescimento das baladas sertanejo. Para aproveitar ao máximo seu final de semana em Curitiba, comece curtindo a sexta-feira à noite.

Fácil => Alugue um carro mais barato em Curitiba

 

Noite de sexta-feira em Curitiba

1. Aproveitar a noite no Bairro Batel

Final de semana em Curitiba
Bairro Batel é o mais badalado de Curitiba

O bairro do Batel é bastante conhecido por ser o segundo centro de Curitiba e muito procurado quando o assunto é a vida noturna na cidade.

Trata-se de um bairro residencial ,mas possui uma grande variedade de lojas, três grandes shopping centers e muito o que fazer. Uma excelente opção para começar o roteiro em Curitiba.

Por tanto, se você chegar com disposição em Curitiba, não deixe de iniciar seu roteiro com um belo jantar ou curtindo um dos vários barzinhos que terá a disposição.

Conforto => Traslados do aeroporto de Curitiba

 

O que fazer no sábado em Curitiba?

2. Visitar a Cervejaria Gauden Bier

Roteiro cervejarias de Curitiba
Minha experiência provando os ingredientes da Gauden Bier (Fotos: Um Viajante e My Destination Anywhere).

Pra começar bem o dia, nada melhor que visitar uma das cervejarias artesanais mais famosas de Curitiba, a Gauden Bier. A visitação estava fora dos planos, mas foi bem divertido aprender sobre o processo de fabricação das cervejas, além de provar algum dos ingredientes in natura.

Casas e apartamentos => Airbnb Curitiba

 

3. Almoçar no restaurante Nova Polska

Roteiro turístico em Curitiba
Nova Polska, restaurante polonês em Curitiba.

A região metropolitana de Campo Magro (21 km do Centro de Curitiba), com intensa presença da colonização polonesa, oferece boas opções para conhecer um pouco mais sobre a história de Curitiba, principalmente a culinária e dia-a-dia da população.

Visitamos o Nova Polska, um restaurante com cara de clube de campo muito bom para comer bem e ver o tempo passar devagar. Segundo meus amigos curitibanos, o melhor lugar para provar o pierog, um pastel cozinho tradicional na cozinha polonesa.

  • Endereço: Rua Thomas Antochevis, 1422 Colônia Dom Pedro II, Campo Magro.
  • Horário de funcionamento: sábado e domingo das 10 às 16 horas e 30 minutos.

Melhores => Restaurantes em Curitiba

 

4. Desfrutar do visual da Torre Panorâmica

Torre Panorâmica
Pôr do sol na Torre Panorâmica de Curitiba.

Depois de um merecido descanso na rede, foi hora de visitar a Torre Panorâmica para curtir uma vista 360° de Curitiba. Tivemos a sorte de pegar tempo bom, mas ainda bem que chegamos antes da 17 horas, pois a fila é grande para ver o pôr do sol do alto da torre.

  • Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 19 horas.

Imperdível => Tour ao Parque Estadual de Vila Velha

 

5. Se divertir com o Pub Crawl Curitiba

Pub Crawl no Centro Histórico
Pub Crawl no Centro Histórico de Curitiba (Foto: Finestrino).

Para fechar o sabadão, a noite terminou com a galera do Pub Crawl Curitiba, que nos levou para um roteiro de bares pelo centro histórico próximo ao Largo da Ordem.

   

Acabamos visitando três casas, o Old’s Pub, passando pelo Don Corleone e curtimos o fim de noite no Bar da Produção, com mais agito e música ao vivo. O roteiro é bem flexível, podendo visitar outros bares, dependendo do ritmo do grupo.

Incrível => Excursão noturna com jantar em Curitiba

 

O que fazer no domingo em Curitiba?

6. Passear pela Feirinha do Largo da Ordem

Feirinha aos domingos no centro histórico de Curitiba
Feirinha aos domingos no centro histórico de Curitiba.

A sugestão para o domingo, durante seu final de semana em Curitiba, é um passeio pela Feirinha do Largo da Ordem de Curitiba.

O tour é feito a pé pelo Centro Histórico de Curitiba, com suas igrejas, ruínas, museus e diversas construções do século XVIII e XIX, que atualmente encontram-se restaurados e adaptados para utilização comercial.

Parte deste trajeto é conhecido informalmente como Largo da Ordem, tradicional ponto de encontro da população, pois abriga diversos bares e restaurantes, alguns até mesmo com comida típica das famílias imigrantes que ajudaram a colonizar a região. Ah, por falar nisso, veja um tour gastronômico em Curitiba.

A Feirinha do Largo acontece todos os domingos desde 1973, quando os hippies da cidade começaram a expor seu artesanato. Com o tempo, a feira viu aumentar o número de artesãos e expositores, se tornando uma da maiores feiras de artesanato do Brasil com mais de 15 mil visitantes.

É possível comprar objetos de decoração, livros, roupas e souveniers da cidade, como canecas e imãs de geladeira. Nas barracas de comida, destaques para os acarajés, pierogis, empanadas argentinas, tacos mexicanos, doces artesanais e tantos outros lanches.

Por falar em alimentos deliciosos, descubra onde comprar pães e doces em Curitiba.

  • Endereço: Cavalo Babão – R. Kellers, s/n – São Francisco.
  • Horário de funcionamento: sábado e domingo das 9 às 14 horas e 30 minutos.

Dicas => Compras em Curitiba

 

7.Conhecer o Museu Oscar Niemayer

Roteiro de 2 dias em Curitiba
Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer em Curtiba.

Outro lugar que vale a visita em um final de semana em Curitiba é o Museu Oscar Niemeyer, ótimo para tirar fotos de uma das obras mais incríveis do famoso arquiteto no Brasil.

Aliás, este é o local para você conhecer o trabalho de Niemeyer, pois nele ficam maquetes das principais obras que este gênio da arquitetura projetou ao longo de décadas.

Somente a arquitetura externa já vale a visita, tanto que ele ficou popularmente conhecido como o Museu do Olho de Curitiba. Compre ingresso online agora.

  • Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico.
  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 18 horas.

Conheça => Melhores museus em Curitiba

 

8. Visitar o Jardim Botânico e os parques de Curitiba

Jardim botânico é um cartão-postal de Curitiba.

Por fim, visitamos o Jardim Botânico de Curitiba, lugar mais que perfeito para terminar o dia curtindo um incrível pôr do sol e apreciando a beleza do local, que é inspirado nos jardins franceses e a famosa estufa metálica, que abriga diversas espécies de plantas.

Curitiba é bastante conhecida também por seu parques e áreas verdes, trazendo um colorido especial para a cidade e qualidade de vida para a população. São aproximadamente vinte, mas fizemos um roteiro por três dos principais parques de Curitiba.

O passeio começou no Parque Tanguá, com suas trilhas e incrível vista panorâmica. A próxima parada foi no Bosque do Papa, com simpáticas casinhas de tronco preservando a tradicional arquitetura polonesa. Minha sugestão é que você consulte uma sessão fotográfica pelos parques de Curitiba.

  • Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 6 às 18 horas.

Adquira => Excursão de meio dia em Curitiba

 

9. Happy hour no Santa Marta Bar

Local também recebe eventos de música ao vivo | Foto: Santa Marta Bar.

O roteiro para passar o final de semana em Curitiba, pode terminar com um happy hour no Santa Marta Bar, localizado na Av. Batel.

   

Porém, a galera de Curitiba vai mesmo pra dançar, numa das casas mais procuradas para quem curte música sertaneja. Escolha o que mais combina com o seu estilo e divirta-se antes de pegar o voo de volta para casa.

  • Endereço: R. Bpo. Dom José, 2030 – Batel.
  • Horário de funcionamento: terça das 20 às 03 horas; sexta e sábado das 21 às 03 horas (Santa Feijoada: das 12 às 18 horas). Domingo das 20 às 03 horas.

Principais => Baladas em Curitiba

 

O que fazer em Curitiba em 4 dias

Teatro Opera de Arame é uma ótima dica para um roteiro maior em Curitiba.

Para quem pretende passar suas férias na capital paranaense e tem mais dias para conhecer a cidade, existem outros pontos turísticos de Curitiba que eu gostaria de te recomendar.

  • Teatro Ópera de Arame: é outro ponto turístico famoso de Curitiba. Construído todo em metal, com paredes transparentes e sobre um lago, o espaço funciona como uma espécie de parque. No lago, há vários peixes e patinhos e uma queda d’água, como um mini-cachoeira enche os olhos dos visitantes.
  • Museu do Automóvel: situado no Parque Birigui, ele possuí 150 carros expostos, sendo muitos deles nacionais e raridades.
  • Bosque do Alemão: localizado em um dos pontos mais altos de Curitiba, ele oferece uma linda vista da cidade. Com matas e trilhas, há diversas opções de lazer. Seu pórtico, que é uma réplica de uma das casas construídas por alemães na cidade, por isso no nome do bosque. Experimente os doces típicos da Alemanha no local.
  • Memorial Ucraniano: localizado no amplo Parque Tingüi, o local possuí uma réplica da Capela de São Miguel e da Serra do Tigre, um campanário e também o memorial, tudo com itens que relatam a cultura da Ucrânia, país que possuí muitos imigrantes em Curitiba.
  • Rua das Flores: assim é apelidada a Rua XV, no Centro de Curitiba, é fechada para carros, sendo formada canteiros floridos; em toda sua extensão, você vai encontrar diversas lojas, cafés e restaurantes.

Confira => Roteiro de 4 dias em Curitiba

 

Lugares perto de Curitiba para viajar no final de semana

Morretes fica a 67 km de Curitiba e é uma cidade muito visitada por turistas.

Além de conhecer os atrativos turísticos de Curitiba, você pode conhecer outras cidades bem interessantes que ficam próximos da capital; o lado bom é que é possível visitá-las em um bate-volta de um dia.

A mais famosa delas é Morretes, que fica a 67 km de Curitiba e conta com um passeio de trem muito famoso que sai da capital que você pode contratar; só o visual do trajeto de 3 horas já vale a pena, com o visual da Mata Atlântica.

Na cidade, um divertido passeio no verão é descer o rio de boia, ou então conhecer é o Ekoa Park, localizado bem no meio da estrada da Graciosa, com atividades de aventura como tirolesa, arvorismo e ainda voo de balão cativo com descida de rapel.

Você já se perguntou se no paraná tem praia? Não só tem como é linda! A Ilha do Mel localiza-se a 94 km de Curitiba e é um dos destinos mais procurados para ecoturismo no Brasil. O local te faz se sentir no passado, pois nela não são permitidos automóveis.

Para conhecer esse destino incrível, basta adquirir este traslado de Curitiba para Ilha do Mel.

Outra cidade para conhecer é Antonina, que fica ao lado de Morretes e é considerado um município histórico do Paraná. Por ela se situar no litoral, você pode fazer um passeio de barco pela Baía de Antonina e ver algumas ruínas históricas charmosas.

De Curitiba => Excursão de trem para a cidade colonial de Morretes

 

Aproveite o final de semana em Curitiba!

Como você pôde perceber, o que não faltam são atrações para curtir um bom final de semana na capital paranaense. Esse é um bom roteiro para uma primeira vez em Curitiba.

Certamente, um final de semana de sol ajuda muito para que o roteiro seja produtivo. Mesmo assim, aproveitando ao máximo esses 2 dias, faltarão um montão de coisas para conhecer.

Se você for viajar em família, confira dicas interessantes de lugares para conhecer em Curitiba com crianças. Recomendo também o artigo Natal em Curitiba, com tudo o que precisa saber para viajar para a cidade durante as festas de final de ano.

E você, já sabe o que fazer em um final de semana em Curitiba? Ainda tem dúvidas antes de viajar para a cidade? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Julia

    ADOREI as sugestões....! Só reza para termos sol neste final de semana... =D

  2. Guilherme Tetamanti

    :) Obrigado pela visita

  3. Dai Ribeiro

    Vou sim, assim que pegar uma folga... :)

  4. Daine Ribeiro

    Moro em Curitiba... Adorei as suas dicas sobre a minha cidade, especialmente sobre a Torre Panorâmica, eu infelizmente nunca fui lá. Mas está na minha lista :)

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Daine, Tem que ver o pôr-do-sol lá na Torre! Quero voltar logo a Curitiba :) Obrigado pela visita!