Roteiro em Curitiba: 4 dias com as melhores visitas

por Flavia Sphair

Roteiro em Curitiba: 4 dias com as melhores visitas

Fazer um roteiro em Curitiba não é uma tarefa complicada: a área turística, e a própria cidade em si, é bem estruturada e os pontos turísticos ficam pouco distantes uns dos outros.

Além disso, um fator que contribui para explorar a capital do Paraná é que o trânsito é bem mais tranquilo do que em outras grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Assim, fica ainda mais fácil se deslocar em feriados, pois o trânsito fica ainda mais tranquilo. Para quem quer fugir do carnaval, por exemplo, Curitiba é uma ótima opção, pois quase não tem blocos e festas.

Neste roteiro, vou considerar alguns deslocamentos fáceis entre uma atração e outra, porém você não precisa se prender a isso: escolha seus locais favoritos e aproveite o que mais se encaixa em seu perfil, assim como em seu tempo.

Este roteiro em Curitiba sugere de 1 até 4 dias de viagem, sendo que os atrativos mais emblemáticos e famosos estão no primeiro e no segundo dia. Depois, há passeios nos arredores e um roteiro alternativo com lugares menos visitados.

Se quiser estender a viagem para 5 dias ou mais, vale a pena explorar atrações que dependam de agendamentos, ou outros destinos interessantes nos arredores ou no estado vizinho, Santa Catarina.

Planeje sua viagem => Hotéis em Curitiba

Seguro viagem Brasil »

 

Roteiro em Curitiba: como montar

*Vídeo do Ministério do Turismo

As melhores formas de fazer um roteiro em Curitiba funcionar bem são: usar a linha turismo de ônibus ou alugar um carro em Curitiba, que é a opção mais ágil de todas.

Veja ainda como sair do aeroporto de Curitiba e também como se locomover em Curitiba.

A linha turismo é um ônibus que funciona de terça a domingo (segundas apenas em feriados e meses de férias) em sistema Hop on Hop Off, aquele que você pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser durante o período de 24 horas.

É uma ótima alternativa para quem viaja sozinho ou com poucas pessoas.

Os ônibus passam a cada 30 minutos, mas não é tão rápido como um veículo próprio ou alugado. Assim, talvez um ou outro entre os pontos turísticos mais visitados de Curitiba precise ficar de fora.

Se você desejar agilidade para conhecer o maior número de atrativos possíveis, vale a pena conhecer Curitiba de carro.

Você terá muita liberdade de visitar os lugares de seu interesse no tempo que desejar e ainda se deslocar para os restaurantes de Curitiba.

Por isso, este roteiro em Curitiba será bem aproveitado se for feito de carro, até porque a maior parte dos pontos de interesse possuem estacionamentos públicos e você não precisará gastar um valor adicional com isso. Se você não pretende viajar com um veículo próprio, confira dicas para alugar um carro para viajar.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

 

Roteiro de 1 dia em Curitiba

Roteiro em Curitiba
Jardim Botânico é o cartão-postal da cidade e está no primeiro dia de roteiro.

Inicie sua viagem em um dos mais famosos cartões-postais da cidade: o Jardim Botânico. Sempre considerado o símbolo da cidade, é um grande parque a céu aberto que possui em sua entrada vários canteiros de flores.

Em sua área mais alta, há uma estufa com diferentes espécies de flora. É muito bonito e agradável passear por ele.

O Jardim Botânico também tem um bosque na área dos fundos com trilha entre a mata, um lago com um espaço que pode abrigar exposições e iniciativas como venda de mudas e flores de produtores locais.

Além disso, o local ainda abriga o Jardim das Sensações, que é um pequeno caminho de 200 metros onde você pode ir de olhos vendados para sentir melhor cheiros e sons. Essa área não abre às segundas, mas você pode curtir o parque todos os dias.

Após uma manhã no Jardim Botânico, vale a pena continuar o roteiro em Curitiba com um passeio e almoço no Mercado Municipal.

Há opções para vários gostos e bolsos, incluindo sanduíches, panquecas e até uma feijoada aos sábado, além de buffets com opções diversas.

No local também há lojas de lembranças e bancas com frutas, vegetais, especiarias e grãos.

Entre maio e julho, encontra também artigos regionais como pinhão e a semente da árvore símbolo do Paraná, a Araucária (que segundo os curitibanos é muito saborosa). Você também pode fazer um tour gastronômico em Curitiba.

Incrível => Natal no Palácio em Curitiba

 

Bosque Alemão e Parque Tanguá

Parques em Curitiba
Parque Tanguá, construído em uma pedreira desativada.

Siga para conhecer mais dois parques muito bacanas. O primeiro deles é o Bosque Alemão. Inicie pela área alta do bosque, que possui um oratório e uma bonita vista da cidade.

Ali já terá a passarela e acesso à escadaria que você poderá descer e iniciar uma gostosa trilha de paralelepípedos contendo painéis contando a história de João e Maria.

A casa encantada no meio da trilha é uma biblioteca infantil e realiza a Hora do Conto nos finais de semana.

Para quem faz um roteiro em Curitiba com crianças, é um atrativo imperdível. Aliás, confira um guia sobre o que fazer em Curitiba com crianças.

No final da trilha, há um portal inspirado em uma antiga residência, que é muito bonito e cenário de muitos ensaios fotográficos.

O último destino do primeiro dia será o famoso Parque Tanguá, mais um dos atrativos imperdíveis, e que vale ser visitado no final do dia, já que o pôr do sol é um dos mais bonitos da cidade.

É uma área alta, com escadarias e belas fontes, e um monumento que dá acesso ao mirante. Esse parque foi uma antiga pedreira.

A partir de uma das laterais da área das fontes, você pode descer uma escada que chegará na parte baixa do parque, que possui um lago.

É difícil escolher qual visão é mais bonita, já que o imenso paredão encanta todos os visitantes. Há também no meio da rocha um túnel, que pode ser visto de longe e apenas acessado com uma visita agendada.

Vale a pena retornar ao seu hotel, se arrumar e aproveitar a noite no maior restaurante do Brasil e segundo maior do mundo, o Madalosso, que fica no bairro Santa Felicidade.

Os vários salões possuem atendimento ágil e funcionam em sistema de rodízio de comida italiana, incluindo risoto e massas.

Várias opções=> Pacotes de viagem para Curitiba

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Roteiro de 2 dias em Curitiba

Roteiro em Curitiba
Projetado por Niemeyer, o Museu do Olho é um passeio imperdível em Curitiba.

O segundo dia do roteiro em Curitiba se inicia no Bosque do Papa e no Museu do Oscar Niemeyer (MON – Museu do Olho).

 Inicie pelo bosque, que possui várias casinhas polonesas e homenageia o Papa João Paulo II (que visitou Curitiba na década de 80) e os imigrantes do país.

É um local bastante cuidado e agradável e por isso rende muitas fotos bonitas. Também há por ali uma capelinha e uma loja.

Do bosque, caminhe por cinco minutos entre a mata até o Museu Oscar Niemeyer, um dos atrativos mais importantes de Curitiba (e gratuito às quartas).

A área externa do MON já é muito bacana, com paredes coloridas, murais, além de um café restaurante e uma loja.

Já dentro do museu há várias salas de exposições de todos os tipos de arte e que sempre se renovam, mas a exposição sobre Oscar Niemeyer e seus projetos é fixa.

Inclusive, a exposição sobre o arquiteto merece ser visitada para saber mais sobre a história e influência que o arquiteto deixou no urbanismo do Brasil e do mundo.

A partir da exposição dele, você tem acesso ao túnel que levará a área do Olho, salão diferente que não pode deixar de ser visto. Uma opção de passeio é um coffee bike tour na cidade.

Prático => Traslado ida e volta do aeroporto de Curitiba

 

Ópera de Arame e Vale da Música

O que fazer em Curitiba
Ópera de Arame é um espetáculo | Foto: Adelano Lázaro, via Wikimedia Commons.

Após a visita aos dois locais, você não deve demorar para chegar à Ópera de Arame – Parque das Pedreiras – Vale da Música.

A Ópera já era um atrativo famoso, mas entre 2018 e 2019 foi totalmente revitalizada e ganhou um palco flutuante.

Ha atrações musicais todas as semanas, além de um restaurante e um café. Você pode almoçar no local, que serve pratos com carnes e massas além de opções da gastronomia regional.

Um dos pratos típicos mais famosos é a “carne de onça”, receita curitibana com carne moída crua bem temperada servida com broa, geralmente como aperitivo.

Além do barreado, prato do litoral paranaense que consiste em carne cozida desfiada (originalmente em panelas de barro, por isso o nome) e temperada, servida com arroz, farinha, laranja e banana da terra.

Continue o roteiro para conhecer rapidamente a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente, um local que vai além do estudo universitário regular e oferece também salas para capacitações na área ambiental promovidas pela prefeitura. Porém, ali o que interessa é a surpresa que o local proporciona.

Você tem uma passarela de acesso de alguns metros entre a mata e no término é possível avistar um grande paredão com o reflexo de um lago.

Essa é mais uma pedreira desativada e transformada em parque e que vale ser visitada, pois é bem diferente daquela do Parque Tanguá.

Para 2020 => Pacote para Curitiba e Ilha do Mel

 

Memorial Ucraniano

Roteiro em Curitiba
Memorial Ucraniano | Foto: Hicham El Banini, via Wikimedia Commons.

Caso ainda tenha tempo neste segundo dia de roteiro em Curitiba, vale a pena conhecer rapidamente também o Memorial Ucraniano do Parque Tingui.

Há construções típicas feitas em madeira, em especial a igreja e a escultura da pêssanka, que é a tradicional casca de ovo pintada, e que faz parte da cultura ucraniana. O povo daquele país também se instalou na cidade e região.

Por fim, termine seu roteiro em Curitiba no segundo dia com uma das maiores vistas da cidade e com a possibilidade de mais uma vez ver o pôr do sol. Suba até a Torre Panorâmica, que proporciona uma visão 360º da cidade e é muito bacana.

Se quiser ter mais uma vista parecida e ainda comer algo bom, você tem a opção de subir até a Confeitaria Curitiba, que fica no alto de um dos maiores prédios da cidade.

Se vier bem no fim de tarde, além da vista dá para aproveitar um jantar no Terraza 40, um restaurante muito romântico que fica junto da confeitaria.

Inesquecível => Excursão de trem a Morretes pela Serra do Mar

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Roteiro de 3 dias em Curitiba

Trem Morretes
Passeio de trem pela Serra do Mar | Foto: Iveraldo Luiz Athanazio, via Wikimedia Commons.

O terceiro dia já não será na capital, mas nas cidades perto de Curitiba.

Vale muito a pena fazer o passeio de trem para Morretes e passar um dia na simpática cidade histórica junto ao litoral.

Para não ter nenhum problema, o ideal é comprar o passeio completo antecipadamente. O trajeto de trem é uma das opções mais famosas e clássicas de turismo no Paraná. Há opção de vários tipos de cabines e categorias, de manhã ou à tarde.

Na realidade você só vai ou só volta de trem de Morretes (ele demora mais de 3 horas). Isso porque o outro trecho é feito de van pela Estrada da Graciosa que, como o nome sugere, é linda. O mais recomendado é fazer o trem na volta. Para isso, escolha o trem do pôr do sol.

Este é o primeiro acesso do litoral à capital e há relatos que inclusive Dom Pedro I passou por ela. Se o tempo estiver aberto, há no início um bonito mirante onde é possível ver ao mesmo tempo serra e mar.

Durante o trajeto, você pode curtir a natureza e passar por paisagens bonitas de pontes e pequenos rios de pedras e águas cristalinas.

Você então chegará ao centrinho de Morretes, onde se concentram todos os restaurantes de barreado, o prato típico do litoral.

Nas margens do Rio Nhundiaquara, que corta o centro, você pode escolher o que mais te agradar, mas todos desta região são boas opções.

Você consegue então passear no centrinho e ver lojas, feirinha de produtos típicos e muitas construções simpáticas. Então chegará a hora de embarcar no trem. Você irá no vagão que preferir.

Alguns incluem lanches ou opções com consumação, além de guia que conta muitos fatos durante todo o trajeto. A chance de fechar o dia com o sol se pondo na Serra do Mar é um espetáculo à parte.

Saindo de Curitiba => Parque estadual de Vila Velha

 

Roteiro de 4 dias em Curitiba

O que fazer em Curitiba
Centro Histórico tem charmosas ruas | Foto: Francisco Anzola, via Creative Commons.

Um último dia de roteiro em Curitiba pode contemplar o Centro Histórico, que já é mais alternativo do que os demais pontos turísticos, mas ainda assim muito bacana para um passeio na capital. Você pode fazer um city Tour em Curitiba.

Se quiser passear sem guia, inicie a partir do Museu Paranaense. Ele pode ser visitado gratuitamente e que conta bastante da história no só de Curitiba, mas de todo o Paraná.

O museu é o ponto de partida para  outros prédios históricos que estão no Largo da Ordem e há inclusive placas em cada um de sua importância histórica.

Você verá as Ruínas de São Francisco, o Palácio Garibaldi, a fonte da memória, o Relógio das Flores e a Igreja do Rosário.

A continuação do Largo ainda tem o Memorial de Curitiba, o Bebedouro, a Igreja da Ordem e, por fim, o Marco Zero e a Catedral de Curitiba, localizados na Praça Tiradentes.

Esta possui até mesmo escavações históricas que podem ser visitadas. Dali você pode almoçar e explorar ainda mais o Centro, que possui outros locais históricos bem interessantes, incluindo o Paço da Liberdade (que tem um charmoso café dentro dele), a Biblioteca Pública do Paraná e a Rua XV.

Nesta rua está o emblemático prédio do Palácio Avenida, onde são realizadas as apresentações do famoso coral de Natal de crianças; e a Praça Osório, que possui várias feiras anuais bacanas, como na Páscoa, Natal e a tradicional feira de inverno.

Completo => Pacote para Curitiba com trem para Morretes e Antonina

 

Roteiro em Curitiba: você vai se apaixonar

Seguindo este roteiro em Curitiba, você conhecerá muito bem os pontos mais bacanas da capital do Paraná, que é uma cidade agradável e de ótimo custo-benefício para os turistas, já que quase todos os atrativos são gratuitos.

Se você planejar bem a sua visita para aproveitar o melhor de Curitiba, será impossível não se apaixonar por esta cidade incrível. Não deixe de conhecer e escolher os melhores tours guiados em Curitiba.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o roteiro, deixe a sua pergunta nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *