13 cidades perto de Curitiba: o que fazer nos arredores

13 cidades perto de Curitiba: o que fazer nos arredores

Existem muitas cidades perto de Curitiba e garanto vale a pena conhecer cada uma delas. Você pode estender seu passeio à capital do Paraná, conhecendo algumas cidades vizinhas que possuem colônias, tradições e muita natureza.

E, tudo isso em poucas horas de viagem (ou mesmo menos) de Curitiba, tanto dentro do próprio estado paranaense como do vizinho Santa Catarina.

A maioria das opções de cidades próximas a Curitiba para visitar estão bem perto. Olhando no mapa você verá que as localidades mais distantes não estão a mais 200 km.

Assim, você pode até fazer um bate-volta em várias delas, seja por conta própria ou com passeios de empresas de turismo, considerando os roteiros mais tradicionais. Garanto que será uma excelente viagem e que há diversos lugares próximos de Curitiba que vale a pena conhecer. Vem ver!

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Curitiba

Seguro viagem Brasil »

 

Cidades perto de Curitiba para você conhecer

  1. São José dos Pinhais – PR
  2. Morretes – PR
  3. Antonina – PR
  4. Paranaguá (Ilha do Mel) – PR
  5. Guaraqueçaba – PR
  6. Lapa – PR
  7. Ponta Grossa – PR
  8. Palmeira – PR
  9. Tibagi – PR
  10. São Bento do Sul – SC
  11. Joinville – SC
  12. Pomerode – SC
  13. Penha (Beto Carrero World) – SC

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Curitiba »

 

O que fazer nos arredores de Curitiba

São José dos Pinhais/PR

Turismo no Brasil
São José dos Pinhais | Foto: Decio Caldeira, via Wikimedia Commons.

São José dos Pinhais abriga o Aeroporto Afonso Pena que dá acesso à Curitiba, mas não é apenas um local de passagem, é uma cidade bastante estruturada e possui opções de turismo.

Na cidade há hotéis para passar alguns dias de descanso em meio a natureza e tem o destaque na região rural de fácil acesso, das colônias Murici e Mergulhão, que possuem o chamado Caminho do Vinho, ambas estão uma ao lado da outra.

A Colônia Murici é polonesa e abriga a simplicidade do campo. Possui opções de comida típica, pesque pague e espaços para eventos; enquanto que a Colônia Mergulhão é oriunda da Itália e possui hotéis para lazer e eventos, restaurantes e estabelecimentos para degustação de vinhos.

É possível fazer um passeio com a Linha Turismo da Cidade, um roteiro exclusivo, realizado nos finais de semana que atende turistas, que desejam conhecer mais da região; contando com a presença de uma guia sommelier. Confira opções de Hotéis em São José dos Pinhais.

 

Morretes/PR

Arredores de Curitiba
Morretes | Foto: Sidney Schmeiske, via Wikimedia Commons.

Uma das cidades perto de Curitiba mais tradicionais dos passeios é Morretes. Pequena e histórica, você pode conhecê-la através do passeio de trem a Morretes pela Serra do Mar, que chega direto ao Centro – é um trajeto lindo pela mata atlântica, porém, é bastante longo, cerca de 3 horas.

Outra opção é viajar pela também bela e histórica estrada da Graciosa, feita de paralelepípedos e com vários mirantes e paradas para vistas da Serra do Mar e Rios de Pedras, com água cristalina. Muitos grupos combinam estas duas opções para ida e volta.

E ainda incluem um almoço do tradicional prato do litoral paranaense: o barreado (carne desfiada cozida, servida com arroz, farinha, banana da terra e frutos do mar para acompanhar). Confira os melhores restaurantes em Curitiba e escolha onde experimentar o prato.

Apesar de muitas pessoas realizarem este bate-volta, Morretes oferece mais e vale a pena passar mais tempo explorando. Assim, já vale a pena pesquisar os hotéis em oferta em Morretes. Um divertido passeio no verão é descer o rio de boia. Apenas se atente para conhecer bem a segurança do passeio. Adquira uma Excursão de 1 dia para Morretes.

Outro lugar incrível de se conhecer é o Ekoa Park, localizado bem no meio da estrada da Graciosa. É um parque integrado a natureza com trilhas com descobertas, educação ambiental e atividades de aventura como tirolesa, arvorismo e voo de balão cativo com descida de rapel.

 

Antonina/PR

Passeio lindo perto de Curitiba
Antonina | Foto: Sidney Schmeiske, via Wikimedia Commons.

A cidade de Antonina está bem ao lado de Morretes e também é um município histórico. Você também consegue visitar seu Centro Histórico, que é um pouco maior que o de Morretes, assim como provar barreado. Faça um passeio de Trem para Morretes e Antonina.

Por estar já no litoral, é possível inclusive fazer passeio de barco pela Baía de Antonina e ver algumas ruínas históricas charmosas que rendem belas fotos. Há pousadas e pequenos hotéis para hospedagem – veja os preços de hotéis em Antonina.

Uma das melhores épocas de visitá-la é no mês de julho, onde acontece o Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR), um evento que conta com shows, oficinas e diversos tipos de hospedagens.

 

Paranaguá e Ilha do Mel/PR

Turismo no Paraná
Ilha do Mel | Foto: Celita Bosmuler, via Wikimedia Commons.

A cidade portuária de Paranaguá não só tem história, como é um dos acessos para o mais lindo destino do litoral paranaense, a Ilha do Mel (que faz parte do município). Você pode conhecer o pequeno Centro Histórico, almoçar no bem recomendado restaurante Danúbio Azul.

E ainda fazer um passeio de barco pela baía de Paranaguá, vendo o porto através do mar. Depois, pode fazer um Passeio de barco na Ilha do Mel. A viagem dura cerca de 3 horas e você poderá ver um bonito trajeto de ilhas e natureza até sua chegada.

Porém, se desejar fazer o trajeto mais curto até a Ilha do Mel, você pode acessá-la a partir de Pontal do Paraná, com uma travessia mais rápida. Neste caso, são cerca de 40 minutos no mar apenas. Há também a opção de um transfer para a ilha do Mel.

A Ilha do Mel é um paraíso de vibe tranquila, sem carros, apenas bicicletas, com praias de beleza sem igual. Entre os passeios mais bacanas estão explorar a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas, do lado da Vila de Nova Brasília; além conhecer o outro lado de Encantadas, que possui uma gruta de mesmo nome.

Para organizar melhor sua viagem após sair de Curitiba, veja os preços de hotéis em Paranaguá e ainda os hotéis em oferta na Ilha do Mel.

 

Guaraqueçaba/PR

Cidades litorâneas no Paraná
Guaraqueçaba é uma ótima opção para curtir o litoral paranaense.

Para quem gosta de mais conexão e natureza, Guaraqueçaba, ainda no litoral paranaense, é um dos melhores lugares para isso. Vale a pena se hospedar para conhecer o local, por isso veja os hotéis em Guaraqueçaba.

Seu acesso é um pouco mais difícil que as demais cidades, mas faz parte dela locais únicos, rústicos e muito interessantes; até porque a maior parte do município é considerada área de proteção ambiental.

Em Guaraqueçaba, é possível conhecer a bela cachoeira e reserva natural do Salto Morato, a comunidade e trilhas lindas com pequenas cachoeiras de Sebuí e, principalmente a grandeza do Parque Nacional de Superagui, com suas ilhas e imensidão de bancos de areia. Pouca conexão tecnológica, mas muita conexão pessoal são partes desta viagem.

 

Lapa/PR

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monumento_ao_Tropeiro_Lapa_Paran%C3%A1_Brasil.jpg
Lapa | Foto: Deyvid Aleksandr Raffo Setti, via Wikimedia Commons.

Esta é uma das cidades próximas a Curitiba para visitar com um bate-volta que mistura história e gastronomia. A comida típica lapeana é tropeira e gostosa, incluindo quirera, costelinha e acompanhamentos quentes que valem ser provados. Faça um Tour à Lapa histórica partindo de Curitiba.

Ao mesmo tempo, há um bonito Centro Histórico e diversos casarios, além de memórias relacionados a ações militares, sendo o Cerco da Lapa seu principal contexto; um episódio importante na época da implantação da república no país, entre as tropas republicanas e outros contrários a implantação do novo governo.

   

Caso queira aproveitar a ida para descanso, há algumas opções de pousadas rurais, além do Spa da Lapinha, que está em uma bonita região e é um dos melhores do Brasil.

 

Ponta Grossa/PR

O município de Ponta Grossa é uma das cidades perto de Curitiba que mais tem atrativos interessantes de serem visitados, com muitas cachoeiras e áreas de natureza. É uma cidade grande e uma das mais importantes do Paraná, com muitas indústrias e negócios.

O destaque com certeza é para o Parque Estadual de Vila Velha, que fica um pouco antes da entrada da cidade. Você pode visitar a área dos Arenitos – formações rochosas que sofreram a ação do vento – assim como as furnas e lagoa dourada. Veja mais imagens do lugar no vídeo acima feito pelo Ministério de Turismo do Brasil. É demais! Faça um Tour pelo Parque Estadual Vila Velha.

Além do parque, vale a pena visitar as cachoeiras da região como o Cânion do Rio São Jorge, Capão da Onça, a Cachoeira da Mariquinha.

Bem próximo dela, está o Buraco do Padre, uma cachoeira que sai do meio de uma furna e cria uma paisagem singular; este último passeio é fácil de percorrer e totalmente acessível.

Para aproveitar mais a cidade, veja os hotéis em oferta em Ponta Grossa.

 

Palmeira/PR

natureza perto de curitiba
Palmeira | Foto: Guilmann, via Wikimedia Commons.

Vale a pena conhecer Palmeira por abrigar a Colônia Witmarsum, uma comunidade alemã tranquila com o melhor da vida rural. É bom conferir eventos ao longo do ano, que costumam ser realizados para atrair o público.

Está a menos de 1 hora de carro de Curitiba, e possui restaurantes, comércios, passeios rurais e pousadas, sendo possível passar um dia ou mesmo finais de semana na região. É uma boa opção para provar sabores da culinária típica, assim como curtir atividades em família.

 

Tibagi/PR

cidades entre sp e curitiba
Tibagi | Foto: GLandovsky, via Wikimedia Commons.

A natureza foi generosa com a cidade de Tibagi, pois nela está o quinto maior cânion do mundo: o Guartelá. Uma imensidão cortada pelo rio faz do parque estadual ser um local de tirar o fôlego de qualquer visitante.

Além disso, você ainda encontra cachoeiras, trilhas e os “panelões” que nada mais são do que buracos entre o rio, de grande profundidade, e onde você pode sim entrar, desde que saiba nadar.

Há vários passeios de aventura oferecidos no Parque Estadual do Guartelá, entre eles estão o rafting, trilhas, e o aquatrekking pelo rio. Veja os hotéis em oferta em Tibagi.

 

São Bento do Sul/SC

cidades de santa catarina proximas a curitiba
São Bento do Sul | Foto: Herr stahlhoefer, via Wikimedia Commons.

Uma simpática cidade que pode ser acessada a partir da BR-116 sentido sul, que mescla compras, charme e natureza. Escolha onde se hospedar pesquisando os hotéis em São Bento do Sul e conheça também os melhores hotéis em Santa Catarina.

Você encontrará lojas de fábrica de móveis, porcelanas e cama, mesa e banho. Além disso, a natureza de araucárias faz parte da cidade, que conta com um bosque com arvorismo e outra atividades de aventura, mas que podem ser aproveitadas com um pouco de descanso em um hotel familiar.

 

Joinville/SC

Turismo em Santa Catarina
Joinville | Foto: Werner Zotz, via Wikimedia Commons.

Joinville é um grande polo industrial, mas que não deixa de ser uma boa pedida, já com um pouco de Alemanha na cidade, mas com passeios com certa natureza também.

Um lugar legal é a Estrada Bonita, um dos atrativos pioneiros do turismo rural no Brasil.

Às margens de um bonito rio com pedras, você encontra comércios e restaurantes rústicos, o que é um ótimo passeio para uma manhã ou tarde.

Outro passeio interessante é o Barco Príncipe, que já combina mais uma cidade de litoral para ver: São Francisco do Sul e seu Centro Histórico. O roteiro compreende 14 ilhas, passando pela baía da Babitonga.

Por fim, Joinville é dona do maior festival de dança do mundo, que ocorre anualmente no mês de julho, e a cidade se transforma em um grande palco, não somente nas mostras competitivas na área principal, mas em shoppings, praças e áreas públicas que vale a pena ver.

Outro festival bonito é a Festa das Flores, uma oportunidade de apreciar a beleza do festival com os passeios na cidade. Conheça os hotéis em Joinville.

   

 

Pomerode/SC

Cidades de Santa Catarina
Pomerode | Foto: JLes, via Wikimedia Commons.

De tudo o que foi citado, ainda que várias influências alemãs estão presentes nas Cidades perto de Curitiba, Pomerode é a maior delas, tanto que é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Está situada na região do Vale Europeu, ao lado cidades como Blumenau e Timbó.

Pomerode possui um excelente plano turístico e rende uma excelente viagem. Leia também sobre o mapa do Vale Europeu em Santa Catarina. Inclusive, há passeio na Rota Alemã saindo de Camboriú para Pomerode e Blumenau.

A cidade abriga gastronomia diversa e muito boa com restaurantes típicos, café colonial e outros muito bem recomendados de alimentação em geral.

Também possui excelentes lojas de fábrica para compras de porcelanas, madeiras, roupas infantis, brinquedos, entre outros.

Trata-se de uma cidade que sempre tem bons eventos acontecendo, pois seu calendário é bem programado. Os principais são o festival gastronômico de julho, a Festa Pomerana, e a OsterFest, o principal evento do ano, que é a páscoa alemã.

Nesta época a cidade fica totalmente enfeitada com árvores pintadas, e inclusive possui recordes conferidos pelo Guinness de maior ovo decorado do mundo, e maior árvore de casquinhas naturais do mundo. Os passeios em Pomerode são excelentes para vários públicos, inclusive famílias.

Destaque para o parque temático Vila Encantada, um parque voltado para pais e filhos brincarem juntos, na temática de dinossauros; além de brinquedos e áreas de diversão, faz oficinas e atividades durante todo seu funcionamento.

Veja mais => Hotéis em Pomerode

 

Penha (Beto Carrero World)/SC

Maior parque temático do Brasil
Beto Carrero World em Santa Catarina | Foto: Touron.

É perfeitamente possível, ainda que cansativo, realizar um bate-volta para o Beto Carrero World a partir de Curitiba.

Mas, Penha, o município que possui o maior parque temático do Brasil pode ser visitado inclusive  de forma mais ampla, combinando a diversão em 1 ou mais dias no parque, com as próprias praias de Penha, que também são muito bonitas. Adquira o ingresso de 1 dia em Beto Carrero World.

Aproveite para reservar uma pousada próxima da praia, e estar bem descansado e animado para aproveitar as diversas atrações do local com mais calma. Veja os hotéis em Penha.

 

Conheça as cidades perto de Curitiba

*Vídeo do Ministério do Turismo.

Existem muitas cidades próximas de Curitiba para fazer uma viagem mais longa e de muitas experiências, sejam elas históricas ou mesmo de contato com a natureza; o roteiro pode na verdade englobar todas estas opções.

Se estiver montando seu roteiro de viagem para Curitiba, não deixe de incluir ao menos um dos passeios próximos, que com certeza valem a pena conhecer.

E você, quais destas cidades perto de Curitiba pretende conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Flavia Sphair

ESCRITO POR

Flavia Sphair

Flávia tem 32 anos, é turismóloga, esposa e mãe de 2 pequenos, pianista e ex-ginasta. Iniciou uma nova graduação online em Mídias Sociais, auxilia o esposo em seu negócio na área de pães artesanais, e se reveza entre os estudos, trabalho e a família. Mora em Curitiba e gosta de escrever, ler, tocar piano, fazer exercícios e conhecer o mundo com quem mais ama.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#04
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#05
Icone
Onde Comer

Dicas de bons restaurantes para saborear a culinária local

#06
Icone
Vida Noturna

Veja tudo sobre o que fazer à noite no destino

#07
Icone
Museus

Visite os melhores museus da cidade

#08
Icone
Parques

Veja onde curtir passeios ao ar livre na capital

#09
Icone
Com Crianças

Descubra tudo sobre o que fazer com crianças

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Paulo Roberto

    Férias, 04 de março de 2020 e eu fui conhecer um monumento natural que desde criança bem pequeno me intrigava e fascinava e que eu sempre quis conhecer muito, o cálice de "pedra" no Parque Estadual Vila Velha, curioso que no passado em revistas de viagens esse parque era sempre citado, com a clássica foto do cálice de "pedra" e atualmente o brasileiro desconhece essa beleza natural, mas o parque está muito bem cuidado, as formações rochosas são muito interessantes, instigam a imaginação e sempre rende belas fotografias. Eu visitei o parque estando hospedado no centro de Ponta Grossa, é possível ir de ônibus municipal saindo do terminal urbano Oficinas desde Ponta Grossa, a primeira saída é as 7:15 da manhã e chega-se no parque as 8:20 que abre as 8:30, informe-se com o motorista do ônibus onde embarcar de volta para a cidade bem como os horários que são poucos e espaçados ou tem outra opção, pergunte ao guia do parque durante o passeio como pegar uma outra linha de ônibus municipal dentro do vilarejo Vila Velha, que fica junto ao parque que tem mais horários de saída. Geralmente sabendo que há turistas sem carro próprio, os guias deixam os turistas nesse vilarejo onde tem uma parada de ônibus coberta. Carros por aplicativos não foi fácil de conseguir no dia que fui lá visitar, fiquei refém do ônibus municipal mesmo.

  2. Paulo Roberto

    Férias 08 de março de 2020 um domingo e eu fui conhecer a cidade da Lapa que é aquele lugar que nos leva ao passado, o casario antigo muito bem conservado, as igrejas, a história contada no Teatro São João, no Museu Histórico General Carneiro, na Casa das Armas, na Casa Vermelha, na Casa da Memória, no Panteon dos Heróis, as praças tudo nos remete à história que é contada aos visitantes no Museu Histórico General Carneiro. Há bons e na Casa da Memória, bons restaurantes, comércio vasto menos aos domingos, é possível ir e vir de ônibus intermunicipal da viação Expresso Maringá desde a rodoviária Curitiba em vários horários sendo o primeiro as 7h saindo da capital paranaense, a viagem dura em torno de 1 hora e 20 minutos conforme o trânsito na rodovia.

  3. Paulo Roberto

    Essa lista se esqueceu da cidade de Carambeí e o espetacular parque Histórico de Carambeí, local muito bem elaborado e cuidado, não é muito divulgado e o brasileiro não sabe que tem um parque cultural tão bom em nosso país.

  4. Polly Batista

    Olá, Paulo! Agradeço a indicação. Ótima!

  5. Paulo Roberto

    Férias, 01 março de 2020 um domingo e eu fui cedo de ônibus de Curitiba para Antonina, embora estive nublado e ventando eu gostei muito da cidade e já decidi que a próxima vez que eu voltar ao Paraná, eu vou novamente à cidade de Antonina torcendo que esteja sol. A cidade é calma tranquila, um pouco mal cuidada, talvez por falta de incentivo municipal, estadual e um baixo fluxo de turismo constante, belas igrejas e casario do tempo do império que contam a história do lugar e restaurantes com frutos do mar muito bem preparados e servidos. Infelizmente o dia estava muito nublado, ventava e por volta das 14:30 desabou um forte temporal que me obrigou a antecipar o retorno para Curitiba das 18:30 para as 16:30.