Tudo sobre o que fazer em Teresina, no Piauí

por Evelline Costa

Tudo sobre o que fazer em Teresina, no Piauí

Se você está se perguntando sobre o que fazer em Teresina, certamente se interessou pela única capital do Nordeste que não tem praia, mas que possuí uma grande riqueza cultural, natural e gastronômica.

O Piauí vem, a cada dia, crescendo como rota turística no Brasil  e eu estou aqui para provar que a Cidade Verde, como foi carinhosamente apelidada pelo escritor maranhense Coelho Neto, dispõe de muitos encantos, lazer e histórias; tanto que visitei o mais de uma vez e certamente irei de novo.

E o bom é que, se você olhas as imagens de pontos turísticos de Teresina, verá que eles são para todos os perfis de viajantes.

Se você gosta de natureza, vai encontrar uma abundância; se prefere de badalação, gastronomia, festas e vida boemia, também terá boas surpresas. Cultura é o que mais tem e se quiser praia ou cachoeira, é possível encontrar nos arredores da cidade.

Enfim, vale muito a pena conhecer esse pedacinho do Nordeste que é cheio de lugares interessantes e pessoas tão especiais. E não estou dizendo isso porque meu pai é piauiense!

Neste artigo te conto tudo o que precisa saber antes de ir para a capital piauiense, com dicas de pontos turísticos, hotéis, transporte, alimentação, vida noturna e até mesmo as atrações nos arredores, para você já ficar ciente sobre o que fazer no Piauí. Vamos nessa?

Planeje sua viagem => Melhores bairros para se hospedar em Teresina

Seguro viagem com cobertura no Nordeste »

 

Principais pontos turísticos de Teresina

capital mais desenvolvida do Nordeste
Teresina é uma cidade urbanizada | Foto: Francisco Carneiro, via Wikimedia Commons.

Quem não conhece, pode ter a impressão de que Teresina não tem lazer e nem estrutura para receber turistas.

Mas está enganado, pois a terra da cajuína é a quarta capital mais desenvolvida do Brasil  e a primeira do Nordeste, segundo o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal. Então, tem turismo, sim!

A maioria das atrações de Teresina estão no centro da cidade. Pelo menos a parte histórica e cultural. Em um dia você consegue conhecer quase tudo a pé.

Na região central da capital do Piauí, encontramos:

  • o Parque Cidadania;
  • o Museu do Piauí;
  • Igreja São Benedito;
  • Palácio de Karnak;
  • Theatro 4 de Setembro;
  • Mercado Central;
  • Palácio da Cultura;
  • Shopping da Cidade;
  • Casa da cultura de Teresina;
  • e muito mais.

No artigo sobre os principais atrativos de Teresina, falo com mais detalhes sobre cada um deles.

Além dos locais de interesse do centro da cidade, você também descobrirá lugares para contemplar a natureza, como o Parque Ambiental Encontro dos Rios, para admirar o impressionante encontro dos rios que separam o Maranhão do Piauí, o Poti e o Parnaíba.

E ainda conhecerá o Complexo Turístico da Ponte Estaiada de Teresina, onde, do topo do mirante, é possível ver a cidade em 360 graus.

Nesse ponto você ainda pode andar de bike, fazer comprinhas nas barracas de produtos artesanais, tomar uma água de coco e apreciar um belíssimo pôr-do-sol no fim da tarde.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Teresina »

 

Onde ficar em Teresina

Onde ficar em teresina
Existem 3 bairros ótimos para se hospedar em Teresina.

No artigo sobre os hotéis bem avaliados em Teresina, eu conto quais as melhores propriedades para se hospedar,, de acordo com o que você quer fazer em Teresina.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Easy Travel Shop no Piauí. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Teresina é uma cidade pequena. Em qualquer canto que você ficar, não irá levar muito tempo para chegar nos principais pontos turísticos.

Mas, é claro que existem alguns locais da cidade que são mais bem situados, facilitam o acesso e ficam mais próximos dos lugares do seu interesse.

Por exemplo, se você é o tipo de viajante que procura destinos com muita cultura, recomendo ficar no Centro de Teresina, que é o lugar com mais teatros, museus, obras históricas, igrejas e muito mais. E, claro, centro é centro, né? O acesso a qualquer lugar fica mais fácil.

Caso você seja um boêmio nato, o melhor bairro pra ficar em Teresina é o Jóquei, pois é nele que você vai encontrar as melhores baladas e bares da cidade. E tem casas para todos os gostos e estilos: forró, funk, música eletrônica, axé, mpb, blues e jazz; porque nem só de forró vive a terra da cajuína.

E pra quem quer degustar os mais variados pratos, sugiro se hospedar no Bairro de Fátima. Na sua principal avenida, a Nossa Senhora de Fátima, tem vários restaurantes para todos os tipos de paladares.

Se você estiver pesquisando por hospedagem mais em conta, vai se interessar também pelo artigo com os preços de uma viagem para Teresina.

Adquira => Pacotes para o Piauí

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Como se locomover em Teresina

transporte em teresina
Ônibus em Teresina.

No post sobre o aeroporto de Teresina, você saberá que a cidade possui vários tipos de transporte. Tem Uber, 99 Táxi, táxi, carros para alugar e várias linhas de ônibus na Avenida Centenário, bem em frente ao aeroporto.

Até o centro da cidade partindo do aeroporto dá uns 15 minutos, pois são aproximadamente 4 km de distância. O tipo de transporte ideal também varia de acordo com o que você quer fazer em Teresina.

Para um viajante que tem o foco em cultura, se locomover de ônibus ou metrô pode ser uma boa, já que a maioria dos pontos turísticos culturais se encontram no centro da cidade e essa região conta com várias linhas desses tipos de transportes públicos.

Já para os amantes da vida noturna, com certeza, indico Uber ou 99 Táxi. Primeiro pelo óbvio, se beber, não dirija; segundo, além de ser mais seguro, as corridas não costumam sair caras, porque os bares e baladas ficam em bairros bem estratégicos.

Mas, se quer curtir praia ou cachoeira, o ideal é alugar um carro no aeroporto. O valor da diária não é tão caro e você pode ter a liberdade de ir para todos os lugares que quiser, inclusive, ir para o litoral do Piauí ou para as cachoeiras que ficam nos arredores de Teresina.

Programe-se => Pacotes de viagem para o Nordeste

 

Onde comer em Teresina

Comidas típicas do Piauí
No Piauí, a cajuína é mais popular que água | Foto: Claudio Oliveira, via Wikimedia Commons.

Como falei em detalhes no artigo sobre os lugares para comer em Teresina, a gastronomia na cidade é muito rica, pois você encontra desde a típica carne de sol do Favorito Comidas Típicas até o Linguine em Grana Padano com Chuva de Pistaches do Vertigo Restaurante. Opções é o que não faltam!

Teresina também é conhecida como cidade dos sabores, porque os pratos típicos são preparados de um jeito todo especial.

Além dos temperos herdados pelos indígenas como a pimenta da terra, o milho, mel, entre outros, as iguarias em Teresina, são por muitas vezes, preparadas em panelas de barro, o que as deixam com um sabor único.

Como eu disse acima, você encontra os pratos típicos do Piauí em todos os cantos de Teresina. São elas: Maria Isabel, arroz com capote, a carne de sol, galinha caipira (está em quase todos os pratos na cidade), panelada, paçoca e outros.

Caso prefira uma gastronomia mais sofisticada, também tem muitas opções em Teresina; os empreendedores vêm investindo cada vez mais neste mercado. Você pode encontrar alta gastronomia, por exemplo, no Cabaña Del Primo, no Restaurante Labareda e no Coco Bambu.

 

O que fazer à noite em Teresina

Baladas em Teresina
Teresina tem festas e baladas para todos os públicos.

Assim como a gastronomia, a vida noturna em Teresina também cresceu muito nos últimos anos. São diversas as opções de bares com música ao vivo, barzinhos, casas de shows, teatros, festas e baladas de todos os tipos.

Afinal, os piauienses são arretados e adoram se divertir. O bom e velho forró predomina, mas Teresina tem espaço para todos os estilos musicais.

No artigo sobre a vida noturna de Teresina, separo os melhores bares, espaços culturais para curtir a noite e as melhores baladas da cidade. E todos são bem ecléticos.

Tem até teatro com apresentações de espetáculos estrelados por artistas super conhecidos das telinhas brasileiras.

Deu pra perceber o quão agitada é a vida noturna em Teresina, né? E esses são só alguns dos lugares da cidade, existem muitos outros. O povo nordestino é sempre muito animado e feliz. Então, com certeza, você vai se divertir.

 

O que fazer nos arredores de Teresina

serra da capivara
Pôr-do-sol na impressionante Serra da Capivara | Foto: LeonardoRamos, via Wikimedia Commons.

Você já descobriu um pouco do que fazer na capital piauiense e, com certeza, se surpreendeu, né? Mas você ainda não viu nada! Tem muito mais o que explorar nos arredores da cidade.

Já ouviu falar da Serra da Capivara no Piauí? Provavelmente sim, pois é um destino que está super em alta no momento e fica bem perto de Teresina.

   

E não é por acaso! Nele você encontrará desenhos surreais feitos pelos nossos antepassados, belas paisagens áridas consideradas tão incríveis quanto as do Deserto do Atacama e as Pirâmides do Egito e muita cultura e história.

E pra quem não dispensa uma boa praia, o litoral do Piauí está a 350 km de Teresina. A cidade de Luís Correia tem belas praias: Macapá, Maramar, Carnaubinhas, Praia do Arrombado, Itaqui, Praia do Coqueiro e Atalaia.

E tem mais: a apenas 65 km de Teresina, você encontra a Cachoeira da Campeira. E em mais alguns quilômetros, tem muitas outras belíssimas cachoeiras.

Sem contar as cidades vizinhas da capital piauiense, como é o caso de Jericoacoara, no Ceará e dos Lençóis Maranhenses, que valem ser visitadas!

Desfrute => Passeio de buggy nas lagoas de Jericoacoara

 

Dicas sobre Teresina

Igrejas de Teresina
Igreja Nossa Senhora de Lourdes é uma das que você pode visitar no roteiro em Teresina | Foto: Wagner Setúbal, via Wikimedia Commons.

No artigo com a sugestão de roteiro em Teresina, dou algumas dicas do que fazer na cidade em 1, 2 ou 3 dias.

As dicas te ajudarão a organizar os lugares que você quer visitar de acordo com os seus interesses, otimizar seu tempo, economizar e descobrir horários de funcionamento e valores de entrada.

Outra informação importante para quem gosta de trazer lembrancinhas de viagem para casa é ler o artigo que trata de onde fazer compras em Teresina. Dá para economizar uma grana nos lugares citados no post, além de garantir ótimos souvenirs e ajudar na economia local.

Experiência => Circuito Lagoa Azul nos Lençóis Maranhenses

 

As maravilhas de Teresina, no Piauí

Então, já sabe: está afim de conhecer um lugar diferente do Nordeste e cheio de atrações interessantes? Te convido a descobrir Teresina e a ficar muito bem informado com todos esses conteúdos sobre a cidade em que meu pai nasceu e que me encantou.

Nos artigos que mencionei acima, você chegará na cidade praticamente como um piauiense, sabendo tudo o que fazer em Teresina e em outros destinos piauienses. 

Aliás, preparei um roteiro no estado do PI completo para você curtir ao máximo todas as belezas dessa apaixonante região nordestina.

E você, já sabe o que fazer em Teresina? Esteve na capital do Piauí e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Evelline Costa

ESCRITO POR

Evelline Costa

Evelline Costa, jornalista e especialista em mídias digitais. Alma solar, amante do mar e da natureza. Exploradora de lugares no Brasil que tenham água para mergulhar e verde para acalmar. Acredita que a melhor terapia para a saúde mental é viajar.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Atrações

Explore os lugares turísticos mais famosos entre os turistas

#04
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#05
Icone
Comidas Típicas

Descubra os sabores da culinária tradicional da região

#06
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#07
Icone
Teresina

Tudo sobre o que fazer na capital do Piauí

#08
Icone
Rota das Emoções

Rota que percorre o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

#09
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *