Pantanal no Mato Grosso do Sul: dicas de Corumbá, Miranda e Aquidauana

por Caroliny Anache

Pantanal no Mato Grosso do Sul: dicas de Corumbá, Miranda e Aquidauana

O Pantanal no Mato Grosso do Sul vale muito a pena de ser conhecido, afinal ele abriga muito das raízes do Brasil.  Trata-se de um estado pantaneiro em diversas cidades, sendo mais fácil e rápido o acesso para quem chega do Sul ou Sudeste do país.

Para saber o que fazer no Pantanal, é preciso saber quantos dias você pretende se aventurar na terra pantaneira e quais os seus objetivos como turista. Mas, definitivamente, essa viagem não é daquelas que se faz rapidamente.

O deslocamento para a região é um pouco demorado e os passeios exigem contemplação e tranquilidade. Separe uma semana ao menos para conhecer os pontos turísticos do Pantanal.

Neste artigo te conto tudo sobre essa viagem, com dicas de como chegar, roteiro, onde ficar, o que comer e até mesmo a melhor época para a visita. Venha comigo para um roteiro turístico e pantaneiro de raiz!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Mato Grosso do Sul

Seguro viagem Brasil »

 

Pantanal No Mato Grosso do Sul

  • Como chegar no Pantanal pelo Mato Grosso do Sul
  • Pontos turísticos do Pantanal no Mato Grosso do Sul
  • Roteiro no Pantanal no Mato Grosso do Sul
  • Onde comer no Pantanal no Mato Grosso do Sul
  • Onde ficar no Pantanal no Mato Grosso do Sul
  • Melhor época para visitar o Pantanal

CLIQUE AQUI para alugar um carro no Mato Grosso do Sul »

 

Como chegar no Pantanal pelo MS

como chegar no pantanal de avião
Aeroporto de Campo Grande | Foto: Rodrigo Santos, via Wikimedia Commons.

Há apenas um ponto de chegada para quem viaja de avião de alguma região do país, que é o aeroporto internacional de Campo Grande, a capital do estado de Mato Grosso do Sul.

A partir dessa cidade, você pode se deslocar de carro ou ônibus para as três cidades que abrigam o Pantanal no Mato Grosso do Sul

Uma delas é Corumbá, que também possui um aeroporto internacional de Corumbá que recebe voos vindos de Campo Grande, da companhia aérea Azul. Porém, a viagem é muito demorada, pois há três escalas. Pela estrada compensa mais.

A BR-262 leva até Miranda (198 km), Aquidauana (130 km) e Corumbá (430 km), que são os destinos turísticos para conhecer o Pantanal.

Se você não estiver indo de carro (lembre-se que em alguns períodos só se anda de 4×4), uma ótima opção de ônibus é a Viação Andorinha, que leva até as três cidades com conforto.

Descubra => Melhores passeios guiados no Brasil

 

Pontos turísticos do Pantanal no MS

Aquidauana

pontos turísticos de aquidauana
Igreja Matriz em Aquidauana | Foto: Andrew Mercer, via Wikimedia Commons.

Começo a falar dos atrativos de Aquidauana pela famosa Ponte Velha, construída entre 1918 e 1921, que liga a cidade ao seu município vizinho, Anastácio. Ela possui 23 metros de altura e 63 metros de extensão.

Quem passa por ela já avista logo a Igreja matriz também famosa na cidade, Nossa Senhora Imaculada Conceição

O Parque da Lagoa Comprida é um ponto de encontro entre os aquidauanenses, que vão tomar um ar fresco e fazer caminhada contemplando a natureza embaixo dos coqueiros e com vista para a lagoa.

Outro ponto turístico é o Morro do Paxixi, um dos locais obrigatórios para visitar. Distante 20 km do Centro, começando no Distrito de Camisão, para quem gosta de trilha, vai encarar 6 km até chegar no topo do Morro. E a caminhada com certeza vale a pena, pela vista que se pode contemplar da vegetação e do pôr-do-sol.

Já o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro começa a mostrar as belezas pantaneiras, com áreas inundadas periodicamente em sua extensão que vai até Corumbá. Com rica fauna e flora, fica a 136 km de Aquidauana.

São cerca de 100 mil hectares de áreas preservadas, incluindo RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Agora é hora de desbravar os roteiros para curtir e desbravar as belezas do Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Dúvida => Como é o Pantanal

 

Miranda

pontos turísticos de miranda
Usina Açucareira em Miranda | Foto: Weudes Neves Cunha, via Wikimedia Commons.

Miranda fica entre Campo Grande e Corumbá e seus principais rios são Miranda, Salobra e Agachi.  Ela possui comunidades indígenas, como as Terena e as Kadiwéu, por isso esta cultura é forte na cidade. 

Um dos pontos turísticos para conhecer a cultura local é o Centro Referencial da Cultura Terena, que conta a história desse povo.  A Estação Ferroviária, a Igreja Matriz e a Casa Colonial são outros atrativos que valem a pena conhecer, pois marcam a história da cidade. 

O Rio Miranda é sem dúvida um ótimo lugar para pescar, já que tem uma rica e extensa lista de espécies de peixes, como Jaú, Pacu, Pintado, Dourado, Piraputanga, entre outros.

Lembrando de sempre consultar a época de pesca proibida e os limites de peso de pesca por pessoa, para não ser multado na sua viagem ao Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Linda => Ticket para Lagoa Azul em Bonito no MS

 

Corumbá

cristo corumbá
Cristo Rei em Corumbá | Foto: Andrew Mercer, via Wikimedia Commons.

O que fazer em Corumbá? O Porto Geral ou Casario do Porto é um petisco do Pantanal dentro da cidade.  Um braço do Rio Paraguai que se desloca com plantas aquáticas que dão um lindo visual para aquelas fotos de Instagram.

Outro local incrível é a Estação Natureza Pantanal, um ótimo ponto turístico para iniciar o roteiro.

Nas salas do prédio histórico dá para conhecer por meio de 20 painéis interativos sobre a flora e fauna pantaneira, sobre os ciclos da água; além de podem ver o Rio Paraguai do terceiro andar do prédio, em uma visão muito privilegiada. 

O Forte Coimbra também é outro ponto turístico de Corumbá, distante 100 km da cidade.

Trata-se de um lugar histórico às margens do Rio Paraguai, construído no século XVIII; ele servia como defesa do território nacional na fronteira e é resguardado pela 3ª Companhia de Fronteira do Exército Brasileiro.

O Cristo Rei é uma parada obrigatório em Corumbá, ele fica no topo do Morro do Cruzeiro.

Do alto, você terá uma bela vista da vegetação típica da região e da cidade vai te surpreender; o trajeto para chegar até ele também é uma atração à parte, com as 14 esculturas representando a paixão de Cristo.

As igrejas e casas de artesanato são ótimos locais para visitação e são fáceis de localizar, ficam próximo do Porto Geral, assim como o Muhpan (Museu de história do Pantanal).

Pantanal Norte => Pacote completo de 3, 4 ou 5 dias em Standard Lodge

 

Roteiro no Pantanal no Mato Grosso do Sul

Não é só de visitinha em pontos turísticos que vive o turista. Você vai saber realmente o que fazer no Pantanal com os verdadeiros passeios de imersão. Daqueles que você sente de verdade que faz parte da natureza. 

É importante lembrar de consultar as pousadas sobre os passeios possíveis a depender da época do ano. Quando está mais alagado e quando está mais seco há diferentes atividades.

Incrível => Lugares mais lindos do Brasil

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Aquidauana

roteiro pelo pantanal
Rio Aquidauana no Parque Estadual | Foto: Julio Blay Kocinas, via Wikimedia Commons.

Em Aquidauana, a dica de roteiro no Pantanal é realizar um day use em uma das fazendas direcionadas para passeios de imersão.  As pousadas Aguapé e Pequi possuem estadia completa e roteiros de passeios incríveis.

Na Pousada Pequi há várias atividades ecológicas e passeios como: tour a cavalo, tour fluvial, pesca de piranhas, liga de gado, focagem de jacarés, ordenha, observação de pássaros, safári fotográfico e passeio de charrete. Tudo isso no meio da mata selvagem do Pantanal. 

Já na Pousada Aguapé você também tem opções de ótimo roteiros e o ambiente é rodeado pela fauna e flora pantaneira.  As acomodações e decoração rústica fazem você se sentir pantaneiro e dá até para alimentar os tucanos que ficam próximo ao restaurante.

Além das dicas citadas acima, tem também a focagem noturna e o passeio de barco a motor que te levam pelo Rio Aquidauana para sentir o vento pantaneiro e avistar os animais que ali habitam. 

Prático => Transfer de Bonito para o Pantanal

 

Miranda

onde ver jacarés no pantanal
Aviste jacarés em Miranda | Foto: Cynthia Doutel Ribas, via Wikimedia Commons.

Em Miranda, o Refúgio da Ilha e o Refúgio Ecológico Caiman são duas ótimas dicas de pousada que vão garantir roteiros maravilhosos.

No Refúgio Caiman, as atividades são variadas, como o safári com um carro adaptado para tirar foto da fauna e flora, com guias especializados. O safári off-road sai da estrada comum e vai para parte mais selvagem para mais possibilidades de avistamentos.

Outro roteiro de passeio legal é acompanhar a rotina dos habitantes do Refúgio, conhecendo a rotina diária deles, esse é o Pantaneiro tour. O Instituto Arara Azul leva os turistas para um passeio com biólogos experientes que estão fazendo pesquisa.

No local, você acompanha de perto o trabalho de monitoramento de araras e seus filhotes, os ovos e ninhos. Tem também focagem noturna, caminhada ecológica, passeio de bicicleta e observação de aves e de onças, com o passeio “onçafari”.

O Refúgio da Ilha não fica para trás com seu roteiro também muito aventureiro. Têm passeios de barco, canoagem, jipe, cavalgadas e caminhadas; você vai poder conhecer o habitat dos animais pantaneiros e vivenciar de perto a rotina dos animais selvagens.

Conforto => Transfer do Pantanal para Bonito

 

Corumbá

passeio de barco em corumbá
Porto Geral de Corumbá | Foto: Alceu Mauro Denes, via Wikimedia Commons.

A estrada parque é o principal roteiro que você deve escolher fazer na cidade. Ela fica entre Corumbá e Miranda, sendo 120 km de extensão com variadas pontes, onde é possível visualizar inúmeros animais típicos de Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Você pode ver com facilidade nas copas das árvores ou em pequenas extensões de terra animais como os tuiuiús, araras, jacarés, macacos, sucuris, lagartos, capivaras e se tiver um pouco de sorte, as onças.

Outra atividade que não pode faltar é o passeio de barco.

Há vários tipos, desde os mais luxuosos até os barcos simples à remo, sendo que tem embarcação de dois andares e que até oferecem almoço; vale muito a pena desbravar os rios e seguir as dicas dos guias experientes, que indicam onde você pode ver os animais.

Ir à Corumbá e não passear de Chalana, a protagonista da música de Almir Sater (Lá vai uma chalana, bem longe se vai navegando no remanso, do rio Paraguai”), não será uma viagem completa.

As pousadas geralmente organizam as saídas com os parceiros locais.

Dicas para todos os passeios:

  • Vá de tênis, calça comprida, blusa de manga, de preferência com proteção UV.
  • Passe protetor solar e repelente e leve-os junto com você; chapéus, bonés e roupas de banho são bem-vindos e muita água.
  • Fique bem atento para não perder o momento das fotos, pois na natureza as surpresas são sempre inesperadas.

Veja também => Passeios guiados em Bonito

 

Onde comer no Pantanal no MS

o que comer no pantanal
Região pantaneira possuí ótimas churrascarias | Foto: Laço de Ouro.

Em Corumbá dá para você se deliciar com as comidas típicas pantaneiras, regada a peixe de tudo quanto é forma de preparo e também nos sabores da vizinha Bolívia, com pratos bolivianos que podem ser bem saborosos.

O Restaurante da Tia Mary é um dos locais para experimentar os peixes pantaneiros. Destaque para o Pintado à Urucum, Pintado Frito, Peixe à Escabeche, Costelinha de Pacu e Caldo de piranha.

Outros points em relação a onde comer em Corumbá são: Restaurante Humaitá, a churrascaria Rodeio do Pantanal, o bar Marina do Gelson, a churrascaria Laço de Ouro e o Bistrô Avalom. Não deixe de pedir a carne de jacaré ou o prato picalomacho.

Em Aquidauana, as boas opções para comer são: o restaurante O Casarão, que tem várias especialidades em peixes. Tem também o famoso Amarelinho – Restaurante e Peixaria e o Rancho do Pescador.

Em Miranda, você pode experimentar as delícias do pantanal na Querência Pantaneira e no Restaurante Pantanal. Aproveite para experimentar todas as comidas típicas e permita-se saborear pratos diferentes do Pantanal no Mato Grosso do Sul.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Belezas => Praias mais bonitas do Brasil

 

Onde ficar no Pantanal do MS

Pantanal no Mato Grosso do Sul hospedagem
Hotel Nacional em Corumbá | Foto: Booking.

Em Corumbá, o tradicional Hotel Nacional é uma ótima opção, confortável, bem equipado, com piscina, parquinho, academia e um banquete no café da manhã, é uma boa opção. Outra dica muito boa e tradicional na cidade é o Santa Mônica Palace Hotel, com uma boa localização, pertinho de centro da cidade.

Agora se você quiser ficar na estrada parque, mais próximo do pantanal, experimente a Pousada São João Ecotur, com vista para um lago, o hotel-fazenda vai te impressionar. 

Já em Miranda, as opções selecionadas são: Pantanal Hotel e Pousada Águas do Pantanal.

Em Aquidauana, há também ótimas dicas de onde ficar, como:

Lembrando que as opções de pousadas que falei no tópico sobre os roteiros também são boas opções para ficar mais próximo do Pantanal no Mato Grosso do Sul.

Dicas => Lugares românticos no Brasil

 

Melhor época para ir ao Pantanal do MS

Pantanal no Mato Grosso do Sul época de seca
Na seca os animais aparecem mais | Foto: Nori Almeida, via Wikimedia Commons.

O período de seca no Pantanal é de maio a setembro, sendo a melhor época para visitá-lo. É mais propício para avistar maior quantidade de animais pantaneiros; as planícies antes inundadas, dão lugar a pequenas poças. 

Isso acontece porque os animais também saem mais em busca de alimentos e de água para matar a sede. 

O único porém é que as folhas caem e as árvores ficam só com galhos; ou seja, você não vai avistar aquela paisagem bonita e bem verdinha.

Porém no período mais agudo de seca (meados de agosto) também é época de avistar os floridos ipês de cores exuberantes: rosa, branco, amarelo, lilás. Um colorido encantador que proporciona belíssimas fotos e, se você der sorte, mesclar com o voo dos pássaros.

Mas se você não tiver muita escolha sobre a época da sua temporada, fica a dica sobre a temporada de chuvas intensas; de outubro a maio o Pantanal fica alagado, a água renova a vida das plantas e traz aquele visual verde incrível desse bioma.

Pantanal no Mato Grosso do Sul epoca de cheia
Época de cheias no Pantanal | Foto: Alê Bertassoni, via Wikimedia Commons.

Porém, para chegar até as pousadas do Pantanal no Mato Grosso do Sul o acesso é mais difícil, sendo necessário ir de barco. Os passeios devem ser com uma 4×4 e a cavalo; porém, alguns tours podem ser cancelados por não ter condições climáticas.

De janeiro a março é a época que as chuvas começam; nela os dias ficam nublados e que os animais iniciam a busca por refúgio.  As planícies já começam a alagar e a temperatura marca em torno de 32ºC.

Entre os meses de abril a junho, as precipitações começam a diminuir e os verdes começam a reaparecer.  De julho a setembro, o nível dos rios estão em processo de diminuir e os animais começam a aparecer mais para buscar alimentos.

Entre agosto e dezembro o céu já fica claro com mais frequência e os mamíferos começam a acasalar, as aves fazem migração e a natureza começa seu ciclo de renovação em todos os sentidos.

Leia também => Ecoturismo no Brasil

 

Tudo sobre o Pantanal no Mato Grosso do Sul

Passeios e diversão é o que não faltam quando o assunto é o que fazer no Pantanal. No lado do Mato Grosso do Sul também existem lindas paisagens, animais e florestas.

Recomendo também o artigo pontos turísticos de Bonito, com as principais atrações dessa incrível cidade sul-mato-grossense, localizada a 298 km de Campo Grande e a 348 km de Corumbá.

Sabendo de todas essas dicas, reserve seu hotel ou pousada com antecedência, decida qual meio de transporte utilizar para chegar e quais lugares deseja conhecer; assim basta se encantar com a rica natureza brasileira.

E você, o que gostaria de fazer ao visitar o Pantanal no mato Grosso do Sul? Já esteve na região e tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *