9 pontos turísticos de Bonito, quando ir e dicas para a viagem

por Guilherme Tetamanti

9 pontos turísticos de Bonito, quando ir e dicas para a viagem

Para quem gosta de ecoturismo, os pontos turísticos de Bonito estão entre os lugares ideais para visitar no Brasil. Cavernas, rios, lagos e cachoeiras de água cristalina formam paisagens incríveis e atraem milhares de turistas todos os anos. Este cenário atrai também aqueles que gostam de praticar esportes como canoagem, rafting, caminhadas, rapel, entre outros.

A pequena cidade localizada no Mato do Grosso do Sul, fica a 300 quilômetros de Campo Grande e é considera o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Tive a chance de viajar por 5 dias pelo Centro-Oeste o a bordo de um Honda WR-V explorando alguns dos principais atrativos, que no total são cerca de 45.

Ou seja, é preciso mais de 1 mês para conhecer tudo por aqui. Mesmo assim, preparei um guia completo sobre o destino, para garantir as dicas em sua primeira visita.

Eu e mais quatro blogueiros percorremos 20 destinos nacionais a bordo de um automóvel Honda na Expedição #Rota20Anos, em comemoração aos 20 anos de produção da Honda Automóveis Brasil. Confira nesse post como planejar uma viagem para Bonito.

Planeje-se => Dicas de hotéis em Bonito

Seguro para viajar no Brasil »

 

Sobre a cidade de Bonito

Ao contrário do que muita gente pensa, o nome não se deve a suas belezas naturais. Na verdade, ela foi batizada assim pois o povoado se formou dentro das terras da Fazenda Rincão Bonito, fundada por volta do ano de 1869.

Sua história com o ecoturismo começa na década de 70, quando a gruta da Lagoa Azul foi descoberta. E aos poucos, todo o seu potencial turístico, com rios, grutas, lagos, cachoeiras e uma fauna e flora incríveis, começou a ser explorado.

Além das paisagens e atrativos naturais, um dos segredos de Bonito atrair tanto turista, é sua organização. A cidade aproveita todo seu potencial e oferece uma infraestrutura muito boa para atender seus visitantes. Por outro lado, tem uma preocupação com preservação e conservação de suas belezas naturais. Assim, os atrativos têm limite de visitação diário e plano de manejo.

Bonito é a principal cidade do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. E, com pouco mais de 19 mil habitantes, sua principal atividade econômica é o turismo. Os principais atrativos turísticos de Bonito são:

  • Gruta do Lago Azul
  • Abismo Anhumas
  • Parque das Cachoeiras
  • Ybira Pe
  • Balneário do Sol
  • Barra do Rio Sucuri
  • Praia da Figueira
  • Cachoeira Boca da Onça
  • Lagoa Misteriosa

 

O lado B de Bonito

Planejar viagem para Bonito

Talvez realmente o turismo seja a principal atividade da região, pelo menos é o que aparenta ser. Porém, rodando pelas estradas é fácil perceber a infinidade de propriedades destinadas para a agropecuária. Inclusive, muitas das fazendas onde estão as atrações turísticas, são propriedades de grupos de possuem outras fazendas de gado ou plantio de soja e milho.

É triste ver que uma região tão linda do Brasil, está quase que inteiramente ocupada por essas fazendas, e apenas uma fração é preservada. Ainda bem que Bonito conseguiu essa preservação!

 

Quando ir a Bonito?

A cidade pode ser visitada durante todo ano, mas cada época terá seu ponto positivo e negativo. E a escolha de qual a melhor época para ir a Bonito é muito pessoal.

No verão a grande vantagem é o clima mais quente. O calor é forte, mas ideal para explorar todas as atividades na água, que fica com temperatura mais agradável. Porém, é o período de alta temporada e os preços são bem mais caros. Além disso, o verão é a estação chuvosa, o que pode atrapalhar alguns passeios.

Um detalhe importante é que nas chuvas o volume de água dos rios aumenta bastante, deixando as cachoeiras mais caudalosas, mas, por outro lado, as águas ficam mais turvas. Uma vantagem do verão é que do meio de dezembro ao início de fevereiro o sol incide na Gruta do Lago Azul, o que a deixa ainda mais bonita. Já no Abismo Anhumas, a incidência dos raios de sol vai até o final de janeiro. Veja com sua agência antes de fechar a viagem!

Já no período do outono, primavera e inverno, a estação seca, os rios ficam muito mais cristalinos, mas, com um volume de água menor. Nesta época as temperaturas são mais amenas, mas não chegam a ser frias durante o dia. Outra vantagem é que a cidade costuma ficar mais vazia e consequentemente, os preços mais baixos.

 

Pontos turísticos de Bonito

Viagem para Bonito
Honda WR-V nas estradas de Bonito.

A lista de pontos turísticos de Bonito é enorme, incluindo principalmente atividades para explorar os rios e cachoeiras. É possível fazer boia cross, flutuação, rafting…tem atração para todos os gostos. Preparei um guia com alguns dos principais passeios:

 

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul em Bonito
Foto: Marcel Favery, via Wikipedia Commos.

Este é cartão postal de Bonito, é bem fácil entender o porquê ao chegar na gruta. Após descer as dezenas de degraus de acesso, chega-se ao famoso lago azul. É impressionante a beleza do lago e a coloração que ele tem. Estima-se que o lago tenha mais de 90 metros de profundidade. Além disso, na região da gruta já foram encontrados fósseis muito antigos, de animais pré-históricas como uma preguiça gigante.

Mas uma dica importante é que para ver a atração do jeitinho das fotos dos cartões postais, é preciso fazer a visita em dezembro e janeiro, na parte da manhã. Isto porque nesta época o sol incide diretamente nas águas, deixando o tom de azul ainda mais intenso. Vale a pena ressaltar que é um passeio contemplativo, não é permitido entrar na água.

 

Abismo Anhumas + Mergulho

Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é um dos atrativos mais radicais que Bonito oferece, e também um dos mais caros. É um passeio completo, onde é possível fazer rapel, mergulho e claro, contemplar a paisagem. Sem dúvida opção indispensável para quem gosta de aventura.

Rapel em Bonito / MS

A programação do passeio começa com um rapel de 72 metros por uma fenda na pedra que dá acesso à caverna, que possui um grande lago e os visitantes podem fazer passeios de barco, mergulho ou flutuação. Tudo obviamente com toda a segurança e acompanhamento de profissionais.

Abismo Anhumas
Abismo em janeiro | Foto: Caio Vilela, via Wikimedia Commons.

Para quem viaja nos meses de dezembro e janeiro, o local fica ainda mais bonito, pois nesta época o sol incide na caverna e deixa visual ainda mais surreal.

Mergulho em Bonito / MS

Como o rapel é pesado, para fazer a decida oficial o turista passa por um treinamento na cede da empresa, no dia anterior ao passeio. Caso não consiga realiza-lo, recebe o dinheiro de volta. Vale a pena a tentativa!

 

Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras em Bonito
Foto: divulgação.

O Parque das Cachoeiras tem 7 paradas para banho! Ele divide com a Estância Mimosa o mesmo circuito de cachoeiras, isto porque cada um está em uma margem do rio, e têm diferentes proprietários. O parque é bastante agradável, há pequenas grutas, espaço para caminhadas e ainda conta com uma tirolesa. Além claro, das cachoeiras e poços para nadar. A entrada no parque inclui almoço.

 

Ybira Pe

Arvorismo em Bonito

O Ybirá Pe é um circuito de arvorismo localizado nas margens do rio Formoso, em Bonito. O nome, em tupi guarani, significa caminho das árvores.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O circuito é bem completo e proporciona aos participantes se deslocarem entre as copas de árvores nativas, através de travessias em cabo de aço, madeira, bambu e corda. A altura das travessias pode chegar a 20 metros. Todo o passeio é acompanhado por guias e todos os equipamentos de segurança estão inclusos.

Ybira Pe em Bonito

É uma delícia observar a paisagem do local sob outra perspectiva. O passeio proporciona um outro tipo de contato com a natureza, onde é possível conhecer mais da flora e fauna da região. Como o circuito fica às margens do rio Formoso, no final do passeio e possível dar um mergulho, com uma tirolesa molhada.

 

Balneário do Sol

Balneário do Sol em Bonito / MS

O Balneário do Sol é um local bem legal para passar o dia e aproveitar Bonito sem gastar muito. Também localizado nas margens do Rio Formoso, oferece locais para banho e observação de peixes da região, como pintado e piraputanga.

Com uma ótima infraestrutura o espaço funciona no estilo “day-use”, os visitantes podem aproveitar uma área de lazer completa com quadras, playground, mesas de jogos tirolesa, trampolim, entre outros. Há ainda churrasqueiras e o visitante pode levar alimentos para fazer seu próprio piquenique, assim como usar a lanchonete e restaurante. É muito adequado para famílias e crianças, com preço bem acessível se comparado a outros pontos de interesse de Bonito.

 

Flutuação na Barra do Sucuri

Flutuação em Bonito / MS

O Rio Sucuri é considerado um dos 3 rios mais transparentes do Brasil, e tem condições perfeitas para fazer flutuação. Apesar de não ter uma grande quantidade e variedade de peixes, sua vegetação é muito bonita e tem coloração incrível.

O local ideal para fazer a flutuação fica bem próximo a entrada da propriedade. Após um rápido treinamento para quem nunca usou máscara de mergulho, é necessário percorrer uma trilha bem tranquila de cerca de 500 metros. O trecho de flutuação tem 2.000 metros de extensão, dura cerca de 1 hora e o visitante conta com o apoio e suporte de um guia. Ele acompanha todo o passeio de barco, caso o visitante precise de auxílio.

Uma dica importante é que se você nunca fez flutuação, talvez não seja ideal começar pela Barra do Sucuri. Isto porque a correnteza é mais forte nesse rio que em outros de Bonito, mas nada muito radical!

 

Praia da Figueira + Flutuação

Pontos turísticos de Bonito / MS

A Praia da Figueira é uma praia de areia branquinha e muitos peixes, uma verdadeira atração para quem curte boas fotos para publicar nas redes sociais. O espaço é muito bem estruturado e você pode passar todo o dia. Oferece bar, lanchonete, vestiários, redário, playground, quadras, entre outros. Além disso, é possível usar caiaque, pedalinho, fazer passeios de barco e praticar várias atividades, como a stand up e flutuação.

Aliás, a Praia da Figueira é perfeita para sua primeira experiência com flutuação. Além de sua água de ter uma ótima visibilidade, há muitos peixes no rio. É possível observar principalmente cardumes de pacu, dourado e pirapitanga.

 

Boca da Onça Ecotour (Rapel + Trilha)

Boca da Onça Ecotour

A Boca da Onça é uma fazenda que oferece a mais famosa trilha ecológica de Bonito. Ela tem cerca de 4 quilômetros, uma descida de 866 degraus e proporciona seis oportunidades de banho, seja em cachoeira, poço ou rio. A trilha termina na cachoeira que lhe dá nome, “Boca da Onça”, que é a mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros. É a oitava mais alta do Brasil.

Cachoeiras em Bonito / MS

Outro atrativo legal da trilha é a cachoeira do Buraco do Macaco. Para acessa-la é necessário nadar por baixo de uma rocha, mas é super tranquilo, pois há uma corda de segurança e coletes salva-vida.

Pontos de interesse em Bonito

Para os mais aventureiros é possível praticar rapel, na maior plataforma do Brasil com 90 metros de altura. Nessa opção, os participantes descem de rapel até a metade da primeira descida, e seguem o mesmo percurso a partir do 400° degrau.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa em Bonito
Foto: Rafael de Sant’Anna Cordeiro, via Wikimedia Commons.

A Lagoa Misteriosa é mais um lugar fantástico que Bonito abriga, daqueles que por si valem a visita. O nome foi dado por ninguém saber ao certo sua profundidade e o que suas águas escondem. O máximo atingido por mergulhadores profissionais foi 220m. Ela é na verdade uma caverna inundada e seus paredões, rochas e vegetação escondem muitos mistérios.

A beleza da lagoa é surpreendente e os visitantes podem fazer flutuação e mergulho, observando peixes. A temperatura da lagoa é bem agradável e a visibilidade dá água é perfeita para o mergulho. Está aberta para visitação entre os meses de maio e setembro, pois é o período da seca e a visibilidade da água é melhor. Então, certifique-se antes de agendar a viagem!

 

Reserva de passeios

Bonito é um destino turístico muito bem organizado. Os preços dos passeios são todos tabelados e os vouchers de acesso aos atrativos são emitidos exclusivamente pelas agências de receptivo da cidade, com a Agência Praia Parque que me ajudou com tudo. Não se pode visitar nenhum atrativo e nenhum balneário, sem o voucher de entrada.

É importante ressaltar que não há bilheteria nos atrativos, sendo impossível comprar na hora. Por isto é necessário fazer a reserva com antecedência, principalmente para os passeios mais procurados. Na alta temporada é aconselhável fazer reserva com até 6 meses de antecedência, dependendo do passeio.

Outro detalhe importante é que as os passeios são feitos em grupos pequenos. Nas flutuações, por exemplo, são apenas cerca de 10 vagas a cada horário. Entre os passeios mais concorridos estão a flutuação no Rio da Prata, a visita à Gruta do Lago Azul e o rapel no Abismo Anhumas. Se pretende fazer um deles, reserve assim que tiver a data da viagem.

 

Como chegar em Bonito

A cidade de Bonito fica a cerca de 300 quilômetros de distância da capital Campo Grande e para chegar é possível ir de avião, carro ou ônibus. O aeroporto de Bonito recebe voos de diversas partes do Brasil. Entretanto estes voos diretos costumam ser mais caros e muita gente ainda prefere passar por Campo Grande.

Um dos voos mais buscados é o Campinas/Bonito, operado pela Azul. No sentido Campinas-Bonito, os vôos saem toda terça, quinta e domingo. Já no sentido Bonito-Campinas, os vôos diretos saem segunda, quarta e sábado. O aeroporto fica a 14 quilômetros da cidade e há vans, táxis e ônibus que fazem o translado para a Bonito. Além disso, é possível alugar um carro no aeroporto.

Mas, como adiantei, quem desembarca em Campo Grande consegue preços melhores e tem mais opções de voos. Há voos diretos para Campo Grande saindo de São Paulo, Campinas, Cuiabá, Brasília e Goiânia. As empresas Gol, Azul, Latam e Avianca atendem a cidade.

Quem desembarca em Campo Grande pode seguir viagem até Bonito de van (transfer), carro alugado ou ônibus. O ônibus é pouco indicado, sobretudo se você tem pouco tempo de viagem, pois o trajeto dura cerca de 6 horas. Ele tem horários reduzidos e costuma vir bastante cheio.

A melhor opção é alugar um carro, ainda mais para fazer todos os passeios em Bonito…será muito mais barato e fácil ter seu próprio meio de transporte. Uma dica: é bem mais barato alugar o carro ainda em Campo Grande.

 

Onde ficar em Bonito

O primeiro passo antes de escolher onde se hospedar em Bonito é saber se vai alugar um carro ou não. É possível curtir muito de ambas as formas, mas para quem estiver sem carro o mais indicado é se hospedar na parte central da cidade. É do centro que saem as vans compartilhadas que levam até os atrativos turísticos. Além disso, o centro reúne as principais opções de restaurantes, bares, lojas, agências de turismo, etc.

Há várias pousadas e hotéis na região central, são as hospedagens mais básicas, mas de um modo geral, bem confortáveis e muitas oferecem até piscinas para seus hóspedes. Indico o CLH Suites, muito bem localizado e super acessível.

Para quem vai de carro, há inúmeras opções de hospedagem nos arredores da cidade. Os hotéis mais distantes costumam ser mais completos, oferecendo serviços como recreação para crianças, spa, são mais integrados a natureza, entre outros serviços.

 

Onde e o que comer em Bonito

Onde comer em Bonito
Tapiocarias na praça central.

A parte central da cidade concentra um grande número de restaurantes. Eles formam um bom circuito gastronômico com opções desde especialidades regionais até pizza e sanduiches.

A comida regional tem como ingrediente principal os peixes de água doce. Assim, encontramos uma grande variedade de pratos e petiscos com pintado, pacu, traíra, entre outros peixes. As porções costumam ser generosas, então antes de sair pedindo muita comida, verifique quantas pessoas elas servem.

Boa viagem!

 

Guilherme Tetamanti viajou em parceria a Honda, para comemorar os 20 anos de fabricação dos carros no Brasil. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor. Para saber mais, explore a hashtag #Honda20Anos no Instagram.

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jane dos Santos

    Parabéns pela matéria sobre Bonito. Adorei!!! Possivelmente. não será o lugar escolhido neste momento porque tenho criança pequena e acredito que os passeios não são os mais apropriados, mas fiquei com água na boca de ver o seu vídeo e tantas beleza naturais de lugar incrível.