A maior área inundável do nosso planeta, um bioma espetacular. Hoje você descobrirá como é o Pantanal, suas características e peculiaridades. Esse bioma com grande exuberância é uma região bastante procurada por turistas e abrange uma área de cerca de 250 mil km².
O Pantanal está nas áreas dos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebe a influência dos rios do alto Paraguai e de outros grandes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Chaco (leste da Bolívia e norte do Paraguai, ambos na América do Sul assim como o Brasil).
É preciso apreciar essa região, fomentar turismo para criar a consciência da preservação deste grande ecossistema.
Por isso, a seguir você ficará por dentro de tudo sobre a vegetação, clima, fauna, solo, flora, animais e onde fica o Pantanal para você bem traçar o mapa da sua viagem!
Planeje-se => Melhores hotéis para ficar em Cuiabá
Seguro viagem para viajar no Brasil »
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Conheça as principais razões para reservar os passeios da Easy Travel Shop no Mato Grossopasseios da Civitatis em Bonito:
- Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
- Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
- Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
- Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
- Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
Neste artigo você vai ver:
Pantanal – onde fica?
O Pantanal, como disse acima, está em uma área de 250 mil km², onde 83% dessa área fica nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os outros 15% fica na Bolívia e uma pequena parte no Paraguai. E claro, é um dos mais belos e naturais pontos turísticos do Brasil.
O Pantanal Mato-grossense está situado nas seguintes cidades: Barão de Melgaço, Curvelândia, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Itiquira e Poconé.
Já no Mato Grosso do Sul as cidades que recebem o Pantanal são: Anastácio, Bodoquena, Bela Vista, Caracol, Bonito, Corguinho, Coxim, Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Miranda, Rio Negro, Sonora, Aquidauana e Rio Verde de Mato Grosso.
Pantanal Norte => Pacote completo de 3, 4 ou 5 dias em Standard Lodge
Características do Pantanal
Muitas pessoas só imaginam como é o Pantanal, mas a realidade ao vivo é muito mais rica e surpreendente.
Por ser uma área de transição entre o Cerrado, a Amazônia e o Chaco, forma uma região de floresta úmida, com grandes áreas aquáticas e semi aquáticas.
O terreno possui uma altitude de 100 metros, por isso no período de chuva (de outubro a abril), as planícies inundam. São 180 rios que formam uma rica hidrografia na região.
Durante a seca, o solo do Pantanal é enriquecido com as plantas e peixes que se decompõem, mas que durante o período de chuva, fertilizam o solo e nascem novas vegetações. Um ciclo divinamente desenhado.
Pantanal – Vegetação
O Pantanal é abundante em tudo e sua vegetação não deixa a desejar. Existem espécies complexas e dividas em suas zonas: as alagadas, as predominantemente alagadas e as que não estão em áreas inundadas.
São mais de 3 mil e 500 espécies de plantas, como as palmeiras, buriti, carandá, arbustos (angicos), vegetações rasteiras, gramíneas, plantas aquáticas, ypês, figueiras, aroeiras, mandacaru, orquídeas, piúvas.
Pantanal – Fauna
As espécies de animais encantam e surpreendem os turistas com sua grande diversidade. Já começa por ser o bioma com maior número de aves do planeta, reunindo cerca de 650 espécies diferentes.
Entre as vegetações voam mais de 1.100 espécies de borboletas. Nos rios, circulam peixes de mais de 260 espécies e na terra caminham 122 espécies de mamíferos e 93 de répteis.
Os animais símbolos do Pantanal, mais famosos são: a temida onça pintada, o assustador jacaré, o elegante tuiuiú, as enigmáticas capivaras, as exuberantes araras e os lindos tucanos.
Outros tantos animais enriquecem a fauna pantaneira, como as serpentes, os veados, macacos, papagaios, ariranhas, quatis, bugio, porco do mato, tamanduás, antas, tatus, tartarugas, entre tantos outros.
Linda => Ticket para Lagoa Azul em Bonito no MS
Pantanal – Clima
O clima do Pantanal se divide de forma enfática entre períodos de chuva e de seca. No verão chove muito e no inverno fica seco. No geral, é considerado um clima Tropical Continental.
De abril a setembro é o período mais seco, onde durante o dia a temperatura é considerada amena e a noite fica mais frio.
No inverno a média é de 16ºC, mas chega a baixíssimas temperaturas pela interferência das massas vindas do Polo Sul no inverno.
Já de outubro a março, o calorão predomina e as chuvas são frequentes. A média é de 33ºC de temperatura.
Mas em algumas cidades, chega fácil nos 40º C, Os meses considerados mais chuvosos são dezembro e janeiro.
Como chegar no Pantanal
As principais cidades de turismo para visitar o Pantanal são Cáceres, Barão de Melgaço e Poconé no estado de Mato Grosso. Já no estado de Mato Grosso do Sul são Miranda, Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.
Cuiabá é a Capital de Mato Grosso, então vou usar como base para mostrar a distância da capital para essas cidades. Cáceres fica distante 220 km, Barão de Melgaço 110 km e Poconé 102 km.
Já Campo Grande é a Capital de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, Aquidauana fica distante da capital 130 km, Miranda 198 km, Corumbá 420 km e Porto Murtinho 413 km. Corumbá e Miranda são as cidades com maior números de fazendas que recebem os turistas.
O seu ponto de chegada é Cuiabá ou Campo Grande, onde ficam os aeroportos internacionais. A partir daí, você vai pegar estrada com van, carro alugado ou ônibus para as cidades que você escolher se alocar.
A partir das cidades pantaneiras há diversas empresas que fazem o deslocamento para as áreas do Pantanal, seja para realizar visitação e passeios em pontos turísticos, seja para observação da fauna e flora ou também para realizar a pesca.
Você pode saber mais nos artigos sobre o Pantanal no Mato Grosso do Sul. Você encontrará dicas mais detalhadas de como chegar nas cidades que levam ao Pantanal, onde ficar, onde comer, roteiros e pontos turísticos.
Melhor época para conhecer o Pantanal
A melhor época para conhecer o Pantanal vai depender do seu objetivo como turista. Como dissemos acima, por ser a maior área inundável do mundo é necessário um planejamento prévio para não haver complicações.
Época seca
O período de seca, entre maio e setembro é uma ótima época para ter mais possibilidades de avistar os animais, já que as poças de água são menores e os animais saem para se alimentar e matar a sede, facilitando a visualização.
É um período favorável para safáris, caminhadas ecológicas, focagem noturna.
A paisagem não terá aquele verde majestoso e exuberante, pois as folhas caem e secam, mas nessa época os ipês amarelos começam a florescer e a paisagem fica encantadora.
Para praticar a pesca esportiva, março e abril é um bom período para isso, já que os rios estão em seu nível mais alto. É um período de calor, pouca chuva e com menos turistas. Lembrando que a pesca é considerada legal de março a outubro.
Já em junho e julho os rios estão mais baixos e facilita a pesca de fundo, para quem tiver preferência por peixes como pintado e jaú.
Experiência => Flutuação no Rio da Prata em Bonito
Época chuvosa
Já no período chuvoso, de outubro a maio, você verá uma vegetação mais verde e enxuta, as famosas plantas subaquáticas, além de animais como jacarés, cegonhas e patos que procuram lugares mais elevados para se refugiar e se alimentar.
Muitas vezes, pode ser necessário se locomover de barco ou monomotor para fazer o passeio selvagem nesse bioma encantador. Aventuras a cavalo e de 4×4 podem deixar o passeio com mais adrenalina e emoção.
Mas, lembrando que por ser um período de muito alagamento, o acesso a algumas pousadas e hotéis fica mais desafiador, o acesso muitas vezes só é feito com barco ou avião particular. Logo, o ideal é verificar quais locais possuem melhor acesso e opções de transporte.
Duas dicas é aproveitar a ida ao Pantanal e visitar algumas regiões tão lindas quanto. No Mato Grosso do Sul, é possível visitar a cidade de Bonito, uma região de natureza exuberante, águas cristalinas e abundância de animais silvestres.
Bonito fica distante 350 km de Corumbá e cerca de 150 km de Miranda, considerada a porta de entrada do Pantanal.
As duas cidades são as mais visitadas para conhecer o Pantanal. Já no Mato Grosso é possível visitar a Chapada dos Guimarães, há 65 km de Cuiabá. O visual das montanhas e cachoeiras vão te deixar de boca aberta.
Vale lembrar que na alta temporada (junho, julho, dezembro e janeiro) os hotéis e pousadas ficam mais caros. Se você só puder ir nesses períodos, o ideal é se antecipar seis meses para fazer a sua reserva com preços melhores.
Se for para resumir as dicas principais do que levar para esses locais seria: leve óculos de sol, chapéu, repelente, calça comprida e protetor solar. Durante o inverno, capriche nos agasalhos.
Curtiu como é o Pantanal? Aproveite!
No geral, saber como é o Pantanal é descobrir que esta região é destinada para quem se amarra na natureza. Todos os roteiros e passeios são voltados a contemplar a natureza em suas mais variadas formas.
Tanto no norte como no sul, os passeios são de ecoturismo, por meio da conscientização do meio ambiente e do turismo cultural, com passeios em museus, feiras de artesanato e festas culturais. Além do turismo de pesca esportiva.
Tem passeios a cavalo, passeios de canoa, de jangada, safári fotográfico, trilhas, passeio de trem, passeios noturnos, banhos de rio e tudo que envolve contemplar a fauna e flora local.
E você, encara um passeio selvagem para o Pantanal? Deixe a sua opinião nos comentários sobre se você já conhece o Pantanal ou quer conhecer!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *