São Paulo (Estado)

São Paulo (Estado)

Se engana, e muito, quem pensa que não existem boas opções de turismo no Estado de São Paulo. Tudo bem que “trabalho” poderia ser sobrenome dos paulistas, sobretudo moradores da capital, mas o turismo também é muito importante.

E, para quem não sabe, em São Paulo pode-se fazer de tudo um pouco. Do litoral ao interior, há muito o que fazer e não faltam cidades que oferecem excelentes atrações turísticas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o turismo de negócio é o principal contribuinte para deixar as taxas de ocupação dos hotéis elevadas, perto dos 70%, sobretudo durante a semana.

O estado de São Paulo tem opções de praia, serra, rios, cidades pequenas do interior e grandes e urbanizadas. Enfim, tem de tudo em São Paulo. Por isso, neste artigo, você fica por dentro de tudo para aproveitar São Paulo, essa cidade gigante do nosso Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis bem localizados em São Paulo

Saiba mais sobre Seguro viagem para o Brasil »

 

Mapa do Estado de São Paulo

o que fazer em são paulo
No destaque mapa do estado de São Paulo. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  •  Região: Sudeste
  •  Estados limítrofes ·Paraná (sul) Mato Grosso do Sul (oeste) Minas Gerais (norte, nordeste) Rio de Janeiro (leste)
  • Área  Total: 248 222,362 km²
  • População: 45 919 049 hab.
  • Clima: Subtropical, tropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

O que mais atrai os turistas em São Paulo?

o que fazer em sp

O estado de São Paulo possui a maior cidade da América Latina, sua capital, São Paulo. E os paulistanos fazem dessa grande cidade uma das metrópoles mais agitadas de todo o mundo. Há opções de atrações de de segunda a segunda e a cidade não para nem mesmo nos feriados e no final de ano. Pelo contrário, parece sempre cheia.

Mas, entre os 645 municípios no estado há muitas paisagens diferentes, desde aquelas mais urbanas às várias praias. No estado, há diversos lugares para viajar a dois em SP, seja na praia ou no interior. Rumo ao interior há outros cenários e outros ritmos. É possível praticar rafting em Brotas e Juquitiba, saltar de paraquedas em Boituva.

Ou ainda curtir as estâncias hidrominerais em Águas de Lindóia ou as festas do peão em Americana, Jaguariúna e Barretos, as mais famosas do estado.

Em direção ao litoral norte, a Via Dutra separa as Serras da Mantiqueira e do Mar. A primeira, muito procurada como destino de inverno dos paulistas, principalmente na cidade de Campos do Jordão.

Na segunda, basta descer a serra para encontrar as praias mais bonitas de São Paulo e do Brasil, em cidades como Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. No litoral sul, o destaque é Santos, eleita uma das cidades com melhor qualidade de vida de todo o país.

 

O que fazer em São Paulo

Assista o vídeo logo abaixo do site oficial do Ministério do Turismo do Brasil sobre São Paulo:

 

São Paulo

dicas de viagem sp
Avenida Paulista.

Como uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo está sempre agitada. Também com centenas de opções para moradores e turistas como restaurantes, bares, casas noturnas, shows, museus e tudo mais o que você quiser fazer na cidade. De dia ou de noite! Só podia que ser uma das maiores mesmo.

Para te ajudar a organizar sua viagem para a capital paulista tenho artigo sobre como ir dos aeroportos de São Paulo para o Centro e como se locomover em São Paulo utilizando o transporte público. Procure aqui também por dicas de onde ficar em São Paulo e onde comer em São Paulo com melhores restaurantes e pratos típicos.

Também é importante conhecer os pontos turísticos de São Paulo, os mais visitados da capital; os melhores museus em São Paulo: gratuitos, pagos e dicas de visita; e também saber o que fazer em São Paulo com crianças; as melhores baladas em São Paulo e dicas de compras em São Paulo com ruas, bairros e shoppings.

Veja todas essas sugestões de roteiro pela capital paulista e seu arredores clicando no link abaixo:

Leia todos os posts sobre São Paulo aqui

 

Praias de São Paulo

lugares para visitar em SP
Ilhabela

Sou paulistano, nascido e criado na capital, mas eu gosto mesmo é de praia. Conheço muitas, a maioria das praias mais bonitas de São Paulo, mas infelizmente ainda não escrevi sobre todas elas no blog. Gosto tanto do litoral paulista que inclui algumas das praias do litoral norte de SP em minha lista das melhores praias para conhecer no Brasil.

Para quem mora no estado, sobretudo na capital, chegar às praias é facilitado por São Paulo possuir as melhores rodovias do país, basta fugir dos feriados ou ter muita paciência com o trânsito intenso.

 

Ubatuba

praias de SP
Ubatuba. Foto: NiltonLeme, via Wikimedia Commons

No litoral norte de SP a lista de praias aumenta (e a beleza também). Somente Ubatuba possui mais de 100 praias e minhas preferidas são a Praia do Pulso e a famosa Itamambuca. Em São Sebastião, Maresias é a mais badalada, mas todas as praias merecem a visita. Já em Ilhabela, entre as 41 belíssimas praias, destaque para a tranquila e deserta Praia de Castelhanos e para a Praia do Bonete.

Aqui neste blog você encontra um guia super completo sobre a bela Ubatuba. Na cidade, sugiro visitar o Centro Histórico, o Parque Estadual da Ilha Anchieta e o Projeto Tamar.

Se você tem poucos dias na cidade, dá para explorar bem o Mirante entre praias, o Farol da Barra e a Praça da Baleia. Com mais tempo, não deixe de conhecer e a Ilha das Couves, as Ruínas da Lagoínha, a Trilha do Pico do Corcovado e dá para incluir ainda 2 museus bem interessantes: o Museu Histórico Washington de Oliveira e o Museu do Automóvel.

Para você saber tudo desse destino do litoral norte de SP, como como chegar, onde ficar, arredores, o que fazer à noite e até o que fazer com chuva em Ubatuba, é só clicar no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Ubatuba aqui

 

Santos

litoral paulista
Santos. Foto: Chrisporto, via Wikimedia Commons

No litoral sul, entre as praias mais bonitas estão Santos e Guarujá, que misturam atmosfera urbana com belas praias, mas você não pode deixar de visitar Ilha do Cardoso, um paraíso perdido e isolado no extremo sul, Ilha Comprida e a Praia da Juréia.

Em Santos é claro que muitos atrativos estão relacionados ao mar, mas a cidade, uma das mais antigas do Brasil (fez 473 anos em 2019) tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Desde igrejas históricas, museus de diferentes temas, orquidário, bondes, futebol, atividades de ecoturismo, porto e muito café.

Seja na parte continental da cidade ou na ilha, Santos encanta quem deixa um pouco as praias de lado e conhece seu Centro Histórico.

Vale as visitas também à Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú, Pinacoteca Benedito Calixto, Orquidário de Santos, Parque Municipal Roberto Mário Santini (Parque do Emissário) e inclua ainda 3 museus:

  • Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro
  • Museu do Café
  • Museu de Pesca

Saiba mais o que fazer em Santos. Confira ainda o guia sobre a baixada santista e Guarujá:

Leia todos os posts sobre Santos aqui

 

Campos do Jordão

interior de SP
Campos do Jordão é o destino de inverno favorito dos paulistanos.

Fora do eixo capital-litoral, há muitas cidades turísticas em São Paulo. Algumas voltadas para o descanso, outras para o esporte de aventura. Enfim, são muitas opções para todos os tipos de viajantes. Na região da Serra da Mantiqueira, a estrela é Campos do Jordão.

A cidade com clima e arquitetura europeia, chamada de Suíça Brasileira, fica lotada de viajantes no inverno (quando os preços também aumentam) que aproveitam os pontos turísticos, como a Pedra do baú, o Morro do Elefante, os festivais de música e a gastronomia local, com as cervejarias e chocolaterias. Campos está na minha lista de melhores lugares para lua de mel.

O mais essa cidade tem a oferecer? Muitas coisas! A Vila Capivari é o coração da cidade onde você encontra os melhores restaurantes, hotéis e lojas para compras.

Para curtir o clima montanhoso, pegue o teleférico até o Morro do Elefante, ande de bondinho e conheça o parque Amantikir e o Horto Florestal.

Se tiver mais tempo pela região, sua viagem a Campos do Jordão pode de estender para 4 cidades interessantes no seus arredores: São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e a cidade mineira de Monte Verde.

Essas são só algumas dicas. O guia completo incluindo posts sobre onde ficar, como chegar, preços dos passeios, compras, noitadas e o que fazer com chuva em Campos do Jordão, você lê abaixo:

Leia todos os posts sobre Campos do Jordão aqui

 

Mais sobre o turismo no interior de SP

cidades do interior de sp
Holambra

Perto, no Vale do Paraíba, há a charmosa São Luiz de Paraitinga que tem um centro histórico charmoso e um famoso Carnaval de Rua. Por falar em charme, Holambra, no interior, tem forte influências holandesas, além de ser uma grande produtora de flores. Tudo é lindo e florido na cidade.

turismo religioso sp
Basílica de Aparecida.

Um tour interessante no interior de São Paulo é conhecer as 10 cidades produtoras de frutas, como Atibaia, Jundiaí e Vinhedo. Para quem gosta de turismo de aventura, as opções são conhecer Brotas, onde há atrações como trilhas, canoagem, rafting, entre outros; Petar, que é cheia de cavernas; São Roque, onde há uma pista de esqui; Paranapiacaba, a vila inglesa onde há várias trilhas.

Uma sugestão de viagem para feriados, como 12 de outubro, é visitar Aparecida do Norte, que faz parte da rota de romeiros brasileiros. Conheça o guia do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Embu das Artes fica bem perto de São Paulo e é uma cidade linda e uma ótima opção de passeio tipo bate-volta. Além disso, há muito o que fazer em Embu das artes como a Feira de Artes e Artesanato, o mais famoso atrativo do local.

Se tiver tempo, fique uns dois dias em Embu, assim além da Viela das Lavadeiras, as lojas de artes e antiguidades, museus.

E para quem quer correr da agitação das cidades, pode encontrar lugares para a prática do camping selvagem em SP.

 

Dicas de turismo em São Paulo

Apesar de ter explorado muitas cidades no interior de São Paulo, principalmente em chácaras e casas de amigos, ainda falta muito para conhecer. Quero muito visitar as cavernas do Petar, um sítio arqueológico no sul do estado, mergulhar nas cachoeiras e curtir as praias que ainda não pisei no litoral.

Além dos lugares que cite acima, ainda há várias cidades paulistas com muitos atrativos turísticos e que valem a visita. Por isso, aproveite bem a capital, mas não deixe explorar tudo o que puder, seja no litoral ou no interior do estado.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em São Paulo, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

Quais são os seus lugares preferidos de São Paulo? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até + !!!

 

Background Tickets
São Paulo (Estado)

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
São Paulo (Estado)

Lazer e Diversão

Background Acomodação
São Paulo (Estado)

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *