São Paulo (Estado)

São Paulo (Estado)

Se engana, e muito, quem pensa que não existem boas opções de turismo no Estado de São Paulo. Tudo bem que “trabalho” poderia ser sobrenome dos paulistas, sobretudo moradores da capital, mas o turismo também é muito importante.

E, para quem não sabe, em São Paulo pode-se fazer de tudo um pouco. Do litoral ao interior, há muito o que fazer e não faltam cidades que oferecem excelentes atrações turísticas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o turismo de negócio é o principal contribuinte para deixar as taxas de ocupação dos hotéis elevadas, perto dos 70%, sobretudo durante a semana.

O estado de São Paulo tem opções de praia, serra, rios, cidades pequenas do interior e grandes e urbanizadas. Enfim, tem de tudo em São Paulo. Por isso, neste artigo, você fica por dentro de tudo para aproveitar São Paulo, essa cidade gigante do nosso Brasil.

Planeje sua viagem => Hotéis bem localizados em São Paulo

Saiba mais sobre Seguro viagem para o Brasil »

Vá direto ao ponto

Mapa do Estado de São Paulo

o que fazer em são paulo
No destaque mapa do estado de São Paulo. Foto: TUBS, via Wikimedia Commons
  •  Região: Sudeste
  •  Estados limítrofes ·Paraná (sul) Mato Grosso do Sul (oeste) Minas Gerais (norte, nordeste) Rio de Janeiro (leste)
  • Área  Total: 248 222,362 km²
  • População: 45 919 049 hab.
  • Clima: Subtropical, tropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

O que mais atrai os turistas em São Paulo?

o que fazer em sp

O estado de São Paulo possui a maior cidade da América Latina, sua capital, São Paulo. E os paulistanos fazem dessa grande cidade uma das metrópoles mais agitadas de todo o mundo. Há opções de atrações de de segunda a segunda e a cidade não para nem mesmo nos feriados e no final de ano. Pelo contrário, parece sempre cheia.

Mas, entre os 645 municípios no estado há muitas paisagens diferentes, desde aquelas mais urbanas às várias praias. No estado, há diversos lugares para viajar a dois em SP, em família ou com os amigos.

Rumo ao interior, há outros cenários e outros ritmos. É possível praticar rafting em Brotas e Juquitiba, saltar de paraquedas em Boituva.

Além disso, tem diversas estâncias turísticas e festas culturais, como a do peão em Americana, Jaguariúna e Barretos, só para citar as mais famosas do estado. Cidades colonizadas ou religiosas também fazem parte do mapa do interior de São Paulo. Acrescente a isso, inúmeros outros destinos comerciais, gastronômicos e rurais.

Em direção ao litoral norte, a Via Dutra separa as Serras da Mantiqueira e do Mar. A primeira, muito procurada como destino de inverno dos paulistas, principalmente na cidade de Campos do Jordão.

Na segunda, basta descer a serra para encontrar as praias mais bonitas de São Paulo e do Brasil, em cidades como Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. No litoral sul, o destaque é Santos, eleita uma das cidades com melhor qualidade de vida de todo o país.

São tantas cidades que só é possível conhecê-las por meio de descrições e relatos minuciosos. Abaixo, um resumo de tudo o que você encontra neste blog de viagem sobre o estado de São Paulo e todo o seu potencial turístico.

E para comprar sua passagem para São Paulo e descobrir todos esses destinos incríveis é só clicar no link.

Mapa do interior de São Paulo

[mapa]

Cidades turísticas do interior de São Paulo

As cidades do interior de SP vêm atraindo os olhares dos turistas a cada dia, principalmente de quem mora na capital e quer fazer uma viagem curtinha para fugir da correria e a poluição do dia-a-dia.

Situadas a poucos quilômetros da grande São Paulo, cidades voltadas para o ecoturismo e construções centenárias, com muitas histórias que permeiam momentos marcantes do desenvolvimento do Brasil.

Esses municípios estão, em sua maioria, a menos de 3 horas de viagem e são muito requisitadas para passeios de final de semana e feriados prolongados.

Montanhas, serra, cachoeiras, praias, igrejas, rota do vinho, cavernas, balonismo, flores e construções tombadas pelo patrimônio histórico nacional: estes são alguns dos atrativos que trazem tantas pessoas para as cidades charmosas perto de São Paulo.

São dezenas de cidades que valem a visita. Abaixo, apenas 3 destinos imperdíveis. Para mais opções, veja o post completo sobre estâncias turísticas de SP:

Eldorado

Cidades do interior de SP naturais
Eldorado | Foto: Bjørn Christian Tørrissen, via Wikimedia Commons.

Localizado a aproximadamente 140 quilômetros da capital paulista, Eldorado é o paraíso pra os amantes da natureza e atividades radicais.

Ela é a quarta maior cidade do estado em questão de território e começou a atrair os olhares ainda na época do Brasil colônia por conta da procura pelo outro e outros metais preciosos.

O maior atrativo da região é o Parque Estadual Intervales criado em 1995, com uma área de 41.700 hectares e abrange as cidades de Iporanga, Ribeirão Grande e Sete Barras.

Já o Parque Estadual da Caverna do Diabo é um dos mais importantes e disputados parques do Estado, famoso pela Caverna do Diabo e a Gruta da Tapagem.

O Circuito Quilombola de Eldorado é um dos mais tradicionais entre as cidades do interior paulista, abrangendo até hoje as comunidades: Nhunguara, Ivaporunduva, Galvão, São Pedro, André Lopes e Poça. Durante seu passeio pelo Circuito, você vai ver como é feita a organização dessas comunidades.

Além de visitar cachoeiras, participar de trilhas ecológicas, acompanhar o preparo de comidas típicas e aprender a ler e interpretar o patrimônio histórico-cultural atual com os contadores de história, podendo viver ativamente as raízes africanas que existem dentro da cultura brasileira.

Pedra Bela

cachoeiras em pedra bela
Pedra Bela | Foto: joao batista Shimoto, via Wikimedia Commons.

Situada a menos de 120 quilômetros da capital paulista, Pedra Bela é referência no ecoturismo e parada obrigatória na sua viagem pelo interior do estado de SP, além de ser procurada para passeios de final de semana.

Da lista de cidades do interior de SP, Pedra Bela é um município une “o melhor dos dois mundos”, já que está localizada próxima a cidade grande e ao mesmo tempo mantém o estilo de vida que só se encontra no interior.

A grande atração para os turistas é a Mega Tirolesa de 1.900 metros de extensão ligando o topo de uma montanha à cidade, dando assim o título de maior tirolesa do Brasil. Para quem quer relaxar, a melhor opção é o Templo Taikanji situado em uma área de proteção ambiental.

Atibaia

Cidades do interior de SP grandes
Atibaia | Foto: Lampiao3, via Wikimedia Commons.

Localizada a apenas 70 quilômetros da grande São Paulo, Atibaia é famosa pelos esportes radicais.

O Lago do Major é a grande referência da cidade, por ser uma área verde preservada que oferece trilhas, parque infantil e quadras de areia.

Ainda seguindo os roteiros mais leves para ir com a família, a Paróquia São João Batista vale a visita por suas histórias, já que foi construída em 1719, essas curiosidades são ditas também pelos habitantes, que se reúnem na porta da antiga Igreja Matriz para conversar (atitude comum em cidades pequenas).

O Parque Edmundo Zanoni é o antigo Clube de Campo de do município e hoje sedia a maior parte das festas de Atibaia, além de ter um pavilhão de exposições, parque infantil, jardins, bosques e um lago com gansos.

O local abriga também o Museu de História Natural, que possui em seu acervo mais de mil vertebrados taxidermizados, dando origem a uma exclusiva coleção de espécimes de todas as regiões do país, incluindo os animais: quati, bugio, sauá, tucano de bico verde, gavião, carancho, pavó, guira-juba, tesourinha.

Além disso, estão a disposição do público, mais de 400 mostras de rochas e material indígena.

Já o Museu Ferroviário Dinâmico, fundado em 1988, mostra com réplicas perfeitas como funcionava a Maria Fumaça, principal meio de locomoção no início do século. Tem muitas outras atrações em Atibaia para você conhecer, é só clicar no link sobre o que conhecer em Atibaia.

Maior cidade do interior de São Paulo: Campinas

Campinas é a maior cidade do interior de São Paulo, localizada a cerca de 90 quilômetros da capital paulista.

Chegando na cidade há diversos atrativos para curtir, tanto de dia quanto à noite. Entre os pontos turísticos mais famosos estão diversos parques como o Parque Portugal, o mais famoso da cidade, também conhecido como Taquaral, por conta da lagoa de mesmo nome.

No parque há uma réplica da Caravela Anunciação, usada por Pedro Álvares Cabral na sua primeira viagem à Índia em 1500 e também para chegar ao Brasil. Destaco ainda outros parques como o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim; o Bosque dos Jequitibás; a Pedreira do Chapadão.

E ainda o Museu de História Natural, o Museu Dinâmico de Ciências, a Torre do Castelo, que tem 27 metros e era uma antiga torre de água, a Estação Astronômica de Campinas, o Mercado Municipal de Campinas, a Estação Cultura. Você pode ainda fazer um passeio de Maria Fumaça até Jaguariúna, visitar fazendas cafeeiras, entre outros passeios.

Quem gosta de futebol tem passeios garantido também, uma vez que a cidade é sede de dois famosos clubes brasileiros – a Ponte Preta e o Guarani. Os dois possuem estádios na cidade, sendo o mais conhecido o Brinco de Ouro da princesa, casa do Guarani.

Aproveite para conhecer as melhores pousadas de Campinas.

Passeios no interior de São Paulo

Existem muitos destinos no interior de SP para passeios de bate-volta. A começar pelo excelente litoral que te permite, em menos de 1 hora da capital, chegar a praias interessantes. Ademais, nesse mesmo curto espaço de tempo, é perfeitamente possível conhecer o que o campo e as montanhas têm a oferecer.

Para passeios rápidos no interior, sugiro: Boituva, Itu e Ilha Solteira. Veja os motivos a seguir:

Boituva

Tour de balão em Assis
Passeio de balão é o ponto forte desta estância.

Situada a cerca de 105 km de São Paulo, Boituva é conhecida como a “capital nacional do paraquedismo” e uma das cidades paulistas com turismo voltado para os esportes radicais.

Os principais destaques são as empresas de balonismo e as mais de dez escolas de paraquedismo, onde os alunos participam de saltos duplos, com acompanhamento de um instrutor, em um salto a mais de 4 mil metros de altura e 200km/hora.

Já quem não gosta de emoções tão fortes, os balões fazem a festa de todos os turistas, seja os que vão voar ou os que ficam em terra firme, vendo o céu ganhar novas cores. Os passeios acontecem todas as manhãs e custam em média 400 reias, tendo mais de uma hora de duração.

Quem prefere ficar bem longe das nuvens, não faltam atrações nesta estância turística de São Paulo, que mantém com muito apreço a cultura da região e o Museu do Tropeiro existe para resgatar e mostrar esta história para os viajantes.

O Parque Ecológico Eugênio Walter  conta com mais de 13 mil metros quadrados e vegetação típica da Mata Atlântica, onde vivem mais de 90 animais retirados do tráfico. Há muitas outras atrações na cidade.

Itu

estância climática significado
Praça Padre Miguel em Itu | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Conhecida nacionalmente como a “cidade dos exageros” e também como “Berço da República”, Itu fica a 100 km da capital paulista.

Ela se tornou uma das mais famosas entre as Estâncias turísticas de São Paulo por conta das várias igrejas centenárias, como a Matriz, ou Igreja Nossa Senhora da Candelária; Igreja do Bom Jesus e Igreja do Carmo.

A Praça dos Exageros é um dos atrativos mais procurados pelos turistas, por ter esculturas imensas em meio às arvores e flores, como formigas, tabuleiro de xadrez, soldadinhos de chumbo e lápis de cor. Para saber tudo o que fazer em Itu, é só ler todo o nosso conteúdo sobre a cidade.

Ilha Solteira

Estâncias turísticas de São Paulo naturais
Grêmio Recreativo dos Eletricitários | Foto: Carlos Alves, via Wikimedia Commons.

Localizada a cerca de 630 km da capital paulista e fazendo fronteira com o Mato Grosso do Sul, Ilha Solteira é muito mais do que uma Estância turística de São Paulo, mas também considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a 10ª melhor cidade para se viver.

O município foi planejado – assim como Brasília – em meados de 1965, para abrigar os trabalhadores responsáveis pela construção da Usina de Hidrelétrica da região, localizada à beira do Rio Paraná e se tornou a maior do Estado e a 6ª maior do mundo.

Trata-se de um local que vive basicamente do ecoturismo e passeios de rio e pesca esportiva, mas que investe em diversos eventos que atraem cada vez mais turistas, como o Beatles Weekend e o Festival Nacional de MPB.

Entre os principais pontos turísticos de Ilha Solteira, estão os monumentos em homenagem aos barrageiros e a estrela símbolo da cidade, além do Parque da Mantiqueira, também conhecido como Cidade da Criança, que recebe todos os dias da semana, das 8 horas às 20 horas e 30 minutos, crianças e viajantes que buscam tranquilidade em meio à natureza preservada.

Lugares para descansar no interior de São Paulo

Se fugir da capital e encontrar um lugar de paz no interior de São Paulo é o seu objetivo, saiba que o interior de São Paulo abriga muitos lugares para descansar, sem se distanciar tanto dos grandes centros urbanos.

Aqui no blog, existem diversos roteiros para você aproveitar e relaxar no interior de São Paulo, seja para um final de semana romântico ou em família, além de curtir um feriadão descansando em SP. Conheça agora as minhas sugestões:

São Luiz do Paraitinga

Estâncias turísticas de São Paulo mais procuradas
Conjunto Histórico e Paisagístico da cidade | Foto: Carlos Alkmin, via Wikimedia Commons.

Situada no Vale do Paraíba, a 99 km de Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga é uma das Estâncias turísticas de São Paulo mais visitadas do interior de SP.

Dentre os pontos turísticos de São Luiz do Paraitinga, posso citar a força da cidade do ramo de ecoturismo com principal carro chefe para atrair turistas do mundo todo que vão até o Centro Histórico; este tombado como Patrimônio Cultural Nacional por manter a cultura caipira em evidência e as celebrações religiosas.

Como toda boa cidade do interior, a maior parte dos cartões-postais de São Luiz do Paraitinga estão situados na região central que, a cada esquina, a história do município é contada por meio dos grandes casarões, como a de Elpídio dos Santos, um músico nascido na Estância turística e que hoje recebe artistas de todo o país para expor sua arte.

Outra opção de ponto turístico é a Capela das Mercês, construída em 1814 e reformada após a enchente que devastou São Luiz em 2010; ela se tornou um marco para os moradores por ser a primeira grande reinauguração após a tragédia.

Serra Negra

turismo no interior de SP
Foto: Turismo de Serra Negra.

Outro destino em São Paulo para descansar é a Serra Negra, que fica localizada a 156 km da capital. Trata-se de uma das mais importantes cidades com natureza perto de SP, que pode ser vista em lugares como o Alto da Serra, o Parque Fonte Santo Agostinho e o Parque dos Macaquinhos, ótimo para passear e navegar de canoa.

É um destino que proporciona lindas vistas, friozinho e muita natureza. A cidade do interior de São Paulo é uma das estâncias hidrominerais do estado e tem o turismo como principal fonte econômica com grande rede hoteleira, restaurantes, muitas lojas e pontos turísticos naturais para visitar. E o melhor, está a cerca de 2 horas da capital paulista.

Apesar de ter menos de 30 mil habitantes no local – Serra Negra é “gigante” em infraestrutura turística com muitas hospedagens, grandes lojas e shoppings, restaurantes e atrativos turísticos. Por isso, é um lugar para descansar em São Paulo sem abrir mão do conforto e comodidade das cidades maiores. Aproveite tudo isso em um dos chalés charmosos de Serra Negra.

Bananal

Fazenda Resgate
Fazenda Resgate | Foto: Silviolapinha, via Wikimedia Commons.

Situada a menos de 280 km da capital paulistana, a cidade de Bananal foi destinada a João Barbosa Camargo e sua esposa, que em 1783 começaram as obras para a construção de uma capela, o qual o povoado cresceu nos arredores.

O município está na rota do café de SP e conta com a maior porcentagem de cafeicultores, riqueza e mão de obra.

Bananal vive até hoje dos lucros dessa fama com o turismo cafeeiro, o que inclui visitas a fazendas importantes.

Eleita em 2016, como uma das Maravilhas da Região, a Fazenda Resgate foi construída em 1828 e reformada em 1848, quando o Comendador Manuel de Aguiar Valim herdou as terras após o falecimento do pai.

O estilo arquitetônico da sede tem referência de todas as escolas de arte, com referências europeias e até mesmo chinesas.

A fazenda, mais rica do ciclo cafeeiro possui 700 hectares e, em contraste com o requinte da sede, que também serviu de locação para diversas cenas da novela Sinhá Moça (2006), em nada se parece com a parte debaixo do casarão.

Também tem a Fazenda Boa Vista se tornou em uma das mais importantes do Vale do Café no interior de SP. Com sua morte, as terras foram herdadas por D. Maria Joaquina Sampaio de Almeida.

“A Matriarca”, como era chamada, recebeu a propriedade com 700 mil pés de café e conseguiu aumentar as lavouras, o número de escravos e também seu poder econômico.

Assim como a Fazenda Resgate, a Boa Vista também serviu de locação para várias minisséries e novelas como, Dona Beija (1986), Um só coração (2004), O casarão (1976), Cabocla (2004), Saramandaia (2013) e o filme O Coronel e o Lobisomem (2005).

Outro lugar a ser visitado, é a Fazenda Independência, datada do ano de 1822, por isso recebeu esse nome em homenagem à emancipação política do Brasil.

Sua relevância está não somente pelo ciclo do café, mas por ser de propriedade dos netos dos donos da Fazenda Três Barras, que, na época do Império, hospedou D. Pedro, que estava em direção à capital paulista para a Proclamação da Independência.

Bananal tem lugares super históricos que servem para ótimos passeios de descanso regados a uma deliciosa xícara de café. Quer conhecer mais? Clique no link abaixo e saiba tudo sobre a Rota do Café em SP:

Hotel fazenda no interior de São Paulo

Se você gostou da sugestão acima sobre os passeios que podem ser feitos por fazendas cafeeiras no estado de São Paulo, saiba que é possível se hospedar em diversos hotéis fazenda que proporcionam muito contato com a natureza e ambiente campestre.

Cidades como Brotas, Atibaia e Itatiba possuem alguns dos melhores hotéis fazenda do interior. Conheça-os a seguir:

Brotas Eco Hotel Fazenda (Brotas)

Foto aérea de Eco Hotel Fazenda em Brotas
Brotas Eco Hotel Fazenda | Foto: Booking.

O Brotas Eco Hotel Fazenda fica a 10 minutos de carro do Centro da cidade. O hotel-fazenda disponibiliza Wi-Fi gratuito, restaurante que oferece pratos típicos regionais, um buffet de sobremesas e uma variedade de bebidas do bar, além de buffet de café-da-manhã inclui frutas frescas, pães e bolos, bem como chá e café. 

O resort possui ainda diversas atividades esportivas, de lazer, entretenimento e bem-estar.

Todos os quartos do Brotas Eco Hotel Fazenda possuem ar-condicionado, varanda térrea e vista para o jardim. Também incluem TV LCD a cabo, frigobar e banheiro, além de roupa de cama e toalhas de banho.

Confira dicas de pousadas e resorts em Brotas.

Hotel Fazenda Hípica Atibaia (Atibaia)

resorts em atibaia all inclusive
Hotel-Fazenda Hípica Atibaia | Foto: Booking.

O Hotel-fazenda Hípica Atibaia possui diversas atividades de resort e ainda está classificado na categoria 4 estrelas. A hospedagem está localizada a 10km do Centro em uma grande área verde e tem ótima nota no Booking pela localização.

O Hotel Fazenda Hípica Atibaia oferece Wi-Fi gratuito, restaurantes com ar-condicionado, bar e diversos serviços e atividades. O local é petfriendly, aceita animais de estimação, mas é preciso informar na hora da reserva e checar se há algum custo.

Algumas atividades e serviços do resort estão incluídas no pacote da diária, como as refeições já que o hotel funciona com pensão completa, mas há algumas que possuem custo adicional.

O resort oferece suíte de núpcias e também quartos família, este último com capacidade para 5 adultos e 2 crianças. Os quartos dispõem de varanda térrea e banheiro privativo. As comodidades incluem ar-condicionado, TV LCD, frigobar e telefone.

Confira dicas de pousadas e resorts em Atibaia.

Hotel Fazenda Dona Carolina (Itatiba)

hotel de luxo no interior de São Paulo
Hotel-fazenda Dona Carolina | Foto: Booking.

No interior de SP, na cidade de Itatiba (83km de São Paulo) fica um dos hotéis-fazenda 5 estrelas com diversos serviços, digno de estar na lista de resorts em São Paulo. O hotel-fazenda Dona Carolina está situado em uma antiga fazenda colonial de café, a 15km do Centro, e oferece uma vista deslumbrante do campo e do rio.

Oferece Wi-Fi gratuito, estacionamento, bar e restaurante, onde é servido buffet de café da manhã, que inclui uma variedade de frutas da estação, pães e frios. Algumas atividades e serviços do resort estão incluídas no pacote da diária, outras possuem custo adicional.

Os quartos oferecem vista da natureza, apresentam decoração de bom gosto com lençóis e toalhas de 300 fios, bem como móveis de época, e dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana e produtos de banho da L’Occitane.

Para saber mais sobre as melhores resorts de São Paulo, clique no link.

Pousadas no interior de São Paulo

Entre os 645 municípios no estado há muitas paisagens diferentes, desde aquelas mais urbanas às várias praias. Por isso, vale a pena se aventurar pelo estado paulista e conhecer as diversas regiões e destinos que SP abriga. Uma boa escolha é ficar em uma das pousadas no interior de São Paulo.

Aqui neste blog de viagem, há um artigo com dezenas de pousadas no interior de SP. A seguir, as minhas três preferidas que ficam em Mairiporã, Campos do Jordão e Embu das Artes.

Pousada Refúgio Dinamarca (Mairiporã)

dicas de mairipora
Pousada Refúgio Dinamarca em Mairiporã | Foto: Booking.

A cidade de Mairiporã fica na Região Metropolitana de São Paulo, a menos de 40km da capital. Fica na cidade a Pousada Refúgio Dinamarca, a 2km do Centro de Mairiporã e a cerca de 15 minutos de carro da cidade de Atibaia, onde fica a próxima sugestão de pousada.

O local oferece restaurante, piscina ao ar livre, bar e lounge de uso comum, Wi-Fi gratuito, estacionamento privativo que pode ser providenciado por um custo extra, além de café da manhã continental.

Conheça a lista de melhores pousadas em Mairiporã.

Pousada Café Poesia (Campos do Jordão)

o que fazer em campos do jordão
Pousada Café Poesia em Campos do Jordão | Foto: Booking.

Queridinha dos paulistas, a cidade de Campos do Jordão, a cerca de 150km da capital, tem uma ótima infraestrutura turística e muitas opções de pousadas como a Café Poesia, que fica nos arredores do Capivari.

O local oferece wi-fi gratuito, estacionamento privativo de cortesia, recepção aberta 24 horas, aquecimento, além de ser uma hospedagem pet friendly.

A cidade também oferece um grande lista de chalés e hotéis.

Pousada Nossa Senhora Aparecida (Embu das Artes)

dicas de embu das artes
Pousada Nossa Senhora Aparecida em Embu | Foto: Booking.

A charmosa Embu das Artes é outra cidade do interior paulista com hospedagem na lista de pousadas em São Paulo. Na Terra dos Artistas, famosa por sua feira de antiguidades e que está a 30km de SP, fica a Pousada Nossa Senhora Aparecida.

O local oferece wi-fi gratuito, piscina ao ar livre, estacionamento privativo gratuito e lounge compartilhado, recepção 24 horas e buffet de café da manhã. É bem localizada, estando a cerca de 200 metros da feira de antiguidades, o que rendeu nota 9,2 para a localização no Booking.

Para ver todas as melhores pousadas do estado de SP clique no link.

Resorts no interior de São Paulo

Ficar em um resort no interior de São Paulo é unir dois prazeres: estar mais próximo à natureza e usufruir de todas as comodidades que esse tipo de hospedagem oferece.

Massagens, restaurantes, atividades de lazer e recreação, mobílias confortáveis e piscinas para relaxar são apenas algumas das vantagens que um resort disponibiliza para seus hóspedes.

Muitas cidades do interior paulista possuem resorts com infraestrutura incríveis. Apresento apenas 2 a seguir. O primeiro fica em Cesário Lange e o segundo em Sales. Para conferir, a lista completa é só acessar o artigo com os melhores resorts de SP:

Mavsa Resort (Cesário Lange)

resorts em SP
Mavsa Resort | Foto: Booking.

A 150km de São Paulo fica a cidade de Cesário Lange, onde está localizado o Mavsa Resort. A 1,6km do Centro de Cesário Lange, o resort fica em uma área cercada de verde e de lagos. A localização recebeu nota 9,1 no Booking. O Mavsa oferece Wi-Fi gratuito, bar e restaurante, estacionamento privativo e gratuito.

Os quartos do Mavsa são amplos e incluem ar-condicionado e TV a cabo. Para sua comodidade, a propriedade oferece roupões, produtos de banho gratuitos e secador de cabelo.

Resort da Ilha (Sales)

resort ilha Sales
Resort foi construído em uma pequena ilha na cidade de Sales | Foto: Booking.

Localizado na cidade de Sales, a 52 km de Lins, o Resort da Ilha é um dos mais incríveis do estado especialmente pela sua posição geográfica pois ele é praticamente uma praia no Rio Tietê.

É isso mesmo que você leu, o resort possui o formato e uma ilha e possui uma faixa de areia às margens do rio mais famoso do estado de São Paulo, que nessa região é absolutamente purificado e limpo.

Além disso, a propriedade dispõe de piscina, bar, salão de jogos, quadra de tênis, spa, sauna, academia e jantares temáticos.

Hospedagem no interior de São Paulo com pensão completa

Alguns resorts e hotéis-fazenda no interior de São Paulo possuem pensão completa ou sistema all inclusive.

Geralmente, você tem a opção de aderir ou não aos pacotes que podem incluir café da manhã, almoço e jantar (ou apenas 2 deles, chamado de meia-pensão) ou ainda o sistema com tudo incluído (até mesmo bebidas e lanches).

Selecionei apenas dois resorts com refeições inclusas para você conhecer (Ribeirão Bonito, Amparo e Atibaia). Para saber mais, é só ler o post com todos as hospedagens com refeições em SP:

Santa Eliza Eco Resort (Ribeirão Bonito)

ribeirao bonito
Piscina e hidromassagem ao livre agradam neste resort em Ribeirão Bonito | Foto: Booking.

Apresento o Santa Eliza Eco Resort, que fica localizado na cidade de Ribeirão Bonito, na região de São Carlos, a cerca de 200 km de Lins e a pouco mais de 3 horas de carro da capital.

Trata-se de um resort all inclusive, que é bem avaliado pelos hóspedes por conta da variedade de todas as refeições e também pelo atendimento primoroso por parte dos funcionários.

Além da piscina termal, divirta-se com a banheira de hidromassagem, a quadra de tênis, a mesa de bilhar, as noites de cinema e algumas atividades esportivas diferenciadas, como arco e flecha e badminton.

Na propriedade, há também serviços de spa, uma academia para manter a forma, jogos de tabuleiro e um parquinho para as crianças.

Canto da Floresta Ecoresort (Amparo)

hotel-fazenda em SP
Canto da Floresta Ecoresort | Foto: Booking.

A última hospedagem da lista de resorts em SP no interior é o Canto da Floresta Ecoresort, localizado na cidade de Amparo (126km da capital paulista). O resort fica a 9km do Centro de Amparo e faz jus ao nome, uma vez que está rodeado de florestas e áreas verdes.

A diária do resort é com pensão completa (café, almoço e jantar) e a hospedagem oferece ainda wi-fi, estacionamento, restaurante e bar, além de outro serviços.

Todos os quartos possuem ar-condicionado e vista para o jardim ou para a cachoeira, e alguns oferecem uma varanda. Além de uma decoração aconchegante, com piso em parquet, e dispõem de aquecimento, TV e frigobar.

Bourbon Atibaia Resort (Atibaia)

hotel fazenda em atibaia
Bourbon Atibaia Resort | Foto: Booking.

O Bourbon Atibaia Resort é uma opção 5 estrelas da cidade. Localizado a 2,5km do Centro de Atibaia (66km de SP), em uma área verde de 400.000 m². Com uma estrutura cheia de atividades e serviços, o resort é indicado tanto para casais quanto para famílias com crianças de qualquer idade.

O Bourbon Atibaia Spa Resort possui vários bares e restaurantes que servem cozinha internacional e local, bar, wi-fi e estacionamento gratuitos. O sistema de reserva é pensão completa (café da manhã, que é considerado fantástico, almoço e jantar), que não inclui apenas as bebidas alcóolicas.

O resort oferece suíte de núpcias e também quartos família. Todos os quartos do Bourbon Atibaia Spa Resort contam com frigobar e banheiro no quarto, TV a cabo, ar-condicionado, varanda com vista para montanha e aproximadamente 40m².

Chalés no interior de São Paulo

Chalés são sempre uma ótima opção para relaxar a dois ou mesmo com a família, curtir a natureza e tirar belas fotos da vista da montanha, que costuma ser espetacular, sobretudo no nascer e pôr do sol. E, em São Paulo, há uma infinidade deles.

As localizações são sempre o grande diferencial dessa categoria de hospedagem, pois aliadas ao conforto dos espaços, proporcionam experiências incríveis. No post com os melhores chalés nas montanhas em SP eu trago uma dezena de opções. Abaixo, apenas dois para atiçar a sua curiosidade, localizados em Socorro e São Bento do Sapucaí:

Chalé da Mantiqueira (Socorro)

chalés na Serra da Mantiqueira
Chalé da Mantiqueira, em Socorro | Foto: Booking.

Se você busca um local para aproveitar bem o ecoturismo e as atividades de aventura junto à natureza, vá para Socorro, também conhecida como Cidade da Aventura, no interior de SP. Em Socorro fica o Chalé da Mantiqueira, distante cerca de 7 quilômetros do Centro da cidade.

A localização é elogiada pelos hóspedes do Booking que recomendam o chalé para hospedagem a dois (nota 9,5), mas a pousada aceita crianças de qualquer idade e é uma boa pedida para famílias também. Oferece wi-fi, estacionamento privativo gratuito, jardim e churrasqueira.

Chalé Refúgio da Pedra (São Bento do Sapucaí)

chalé alpino em SP
Chalé Refúgio de Pedra, em São Bento do Sapucaí | Foto: Booking.

Na cidade de São Bento do Sapucaí, ao pé da Pedra do Baú e com vista para esta montanha, fica o Chalé Refúgio da Pedra. Ele está a aproximadamente 7 quilômetros do Centro da cidade em uma área com muito verde. Se você passar mais que um fim de semana no local pode fazer passeios bate-volta a Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, distantes cerca de 30 quilômetros do pousada.

A hospedagem oferece aos hóspedes bar, jardim e terraço coberto, Wi-Fi e estacionamento privativo gratuitos, área para piquenique, recepção 24 horas. É possível fazer trilhas a pé nos arredores do chalé. O local aceita animais de estimação e não impõe limite mínimo para hospedagem de crianças.

Hotel no interior de São Paulo

Além dos resorts, pousadas, hotéis-fazenda e chalés, no interior de SP também há hotéis muito bons. Com serviços de spa e comodidades estreladas, você pode se hospedar muito bem tanto em cidades menores, como em destinos turísticos mais famosos.

A seguir, trago três exemplos de hotéis no interior de São Paulo super bem avaliados por hóspedes do Brasil inteiro. Eles estão localizados em Campos do Jordão, Mairiporã e Brotas.

Hotel Toriba (Campos do Jordão)

Resorts em SP Campos do Jordão
Hotel Toriba | Foto: Booking.

A 180km da capital paulista está o Hotel Toriba em Campos do Jordão. A hospedagem 5 estrelas tem estilo alpino e está situada em um belo parque com vista da floresta, a 6km do Centro. Oferece wi-fi gratuito e estacionamento.

Possui dois restaurantes: o Restaurante Pennachi é especializado na cozinha nacional e internacional, enquanto o Toribinha oferece fondues e racletes.

Os quartos apresentam decoração em tons de creme, móveis elegantes de madeira, aquecimento, varanda, TV a cabo, telefone e frigobar. Todos possuem guarda-roupa, banheiro privativo e produtos de banho L’Occitane.

Unique Garden (Mariporã)

Resorts em SP interior
Unique Garden | Foto: Booking.

O Unique Garden fica a 13 km do Centro de Mariporã e tem 5 estrelas. Oferece wi-fi gratuito, jardim, estacionamento gratuito, acomodações projetadas pelo arquiteto Ruy Ohtake e o Healthy Holistic & Wellness Centre.

Há 3 restaurantes na propriedade: Victor Chez, Relais Jardin e Kitanda, além de um bar. O local aceita a hospedagem de animais de estimação (há taxa).

Com TV, DVD e terraço com espreguiçadeiras, todas as villas disponibilizam produtos de banho Acqua di Parma. Algumas unidades dispõem de banheira de hidromassagem de estilo ofurô, lareira e mezanino. Há opções de suítes para noite de núpcias.

Hotel Boutique Frangipani (Brotas)

brotas eco resort
Hotel Boutique Frangipani | Foto: Booking.

Classificado com categoria 5 estrelas, o Hotel Boutique Frangipani está rodeado de natureza em Brotas, na região do Caminho das Cachoeiras a cerca de 12 km da região central da cidade e da estação rodoviária. O local é indicado no Booking para viagens em dupla e casal e tem a localização muito elogiada – nota 9,1.

O Wi-Fi e o estacionamento privativo são gratuitos, há restaurante e bar, piscina, terraço com lareira. Um buffet de café da manhã generoso e variado é servido diariamente no restaurante luxuoso do hotel com uma grande variedade de pães, frutas da estação, frios, itens de confeitaria e bebidas quentes e frias.

O resort possui ainda diversas atividades esportivas, de lazer, entretenimento e bem-estar.

Os quartos oferecem ar-condicionado, mesa de trabalho, frigobar, telefone e TV a cabo, banheiro com chuveiro, produtos de banho gratuitos e secador de cabelo. Algumas unidades maiores também dispõem de banheira de hidromassagem, jardim privativo e varanda térrea.

Parque aquático no interior de São Paulo

Localizada à noroeste da capital paulista, a Estância Turística de Olímpia é famosa e tida como referência no seguimento desses parques com águas termais desde 1950, quando os governantes acreditavam ter uma grande quantidade de petróleo no seu subsolo.

À época fizeram grandes perfurações, mas ao invés de petróleo acharam águas que variam entre 26ºC e 38ºC, descobrindo então que cidade está localizada na região do Aquífero Guarany, o maior manancial de água doce subterrânea do mundo!

Assim nasceram os parques aquáticos mais famosos do interior de SP: o Hot Beach Olímpia e os Thermas dos Laranjais.

Hot Beach Olímpia

O Hot Beach Olímpia é bem eclético e conta com atrações que agradam desde os jovens mais radicais e aventureiros; viajantes que vão a procura de atividades mais leves, sem muita adrenalina; e até mesmo para os pequeninos.

Um dos grandes diferenciais é que existem vários brinquedos projetados especialmente para crianças de até 10 anos e também para os menores, de 3 a 4 anos de idade, como piscinas e tobogãs infantis.

Além disso, o controle da água é 100% computadorizado e o parque conta com sistema de “auto check-out” (pagamento da consumação é feito em totens eletrônicos).

O complexo utiliza pulseiras inteligentes, como as usadas nos parques da Disney e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, para compras extras dentro das dependências.

Thermas dos Laranjais

O Thermas dos Laranjais, em Olímpia, interior de São Paulo, tem uma área de mais de 260 mil m², com mais de um 1,1 milhão de visitantes por ano. Isso dá ao local o título de parque aquático mais visitado do Brasil e da América Latina, além de ser o 4º mais procurado do mundo, perdendo apenas para os parques temáticos da Disney.

Todo esse prestígio se deve ao grande investimento que o local recebeu, oferecendo mais de 55 atrações, divididas entre “família”, “melhor idade”, “infantil”, “radical” e vários brinquedos que são inéditos no país. O parque aquático está localizado na Estância Turística de Olímpia.

O Thermas dos Laranjais nasceu em 1987 como clube social, virando apenas um parque de fato em 2002 e a cada ano recebe mais investimentos. O complexo conta com mais de 240 câmeras, além de equipe de profissionais, salva-vidas e um ambulatório.

Cachoeira no interior de São Paulo

São Paulo é rico em recursos naturais, tanto que o estado tem diversas estâncias que atraem os viajantes.

No total, são 67 municípios contemplados como estâncias e que são divididos entre quatro categorias, que são denominadas de acordo com as características de cada um.

A Estância Balneária, por exemplo, é caracterizada por cidades litorâneas, com ilhas e praias com grandes porções de floresta de Mata Atlântica preservada.

Já uma Estância Turística são cidades que mantêm as tradições culturais do povo responsável pela fundação da cidade e que foi passada de geração em geração, como as cidades colonizadas.

Por sua vez, uma Estância Climática tem como principal característica as baixas temperaturas e o charme das cidades serranas.

Já a Estância Hidromineral tem como principal característica o uso de águas termais como principal atração, além das cachoeiras que são as responsáveis por atrair um grande número de visitantes para o interior de São Paulo.

Sugiro algumas cidades para você aproveitar as cachoeiras e também os diversos atrativos turísticos naturais e históricos:

Brotas

cidade com cachoeiras em São Paulo
Rafting em Brotas/SP | Foto: Rangelpalma, via Wikimedia Commons.

Brotas é considerada a capital do esportes de aventura, pois desde os anos 90 investe muito na infraestrutura para quem deseja praticar rafting, bung jump, rapel e outras modalidades radicais.

Cheia de atrativos naturais e áreas para atividades, a cidade se tornou um dos destinos mais procurados perto da capital de São Paulo. Suas cachoeiras são famosas Brasil à fora. E visitá-las, em sua maioria, é fácil e divertido.

O Parque dos Saltos é repleto de boas opções de lazer. As inúmeras quedas do parque rendem ótimos banhos. Também há o Ecoparque Cassorova, com a Cachoeira Cassorova e a Cachoeira dos Quatis. Minhas duas últimas recomendações são as cachoeiras Roseira e Santo Antonio, que ficam no Recanto das Cachoeiras. Mas há inúmeras outras opções.

Para você ter uma ideia, tem até hospedagem com cachoeira em Brotas, para você ficar a pouco metros das quedas d’água:

Botucatu

Importantes cidades do interior de SP
Botucatu | Foto: Prefeitura de Botucatu, via Wikimedia Commons.

Localizada a cerca de 200 quilômetros da capital paulistana, Botucatu é conhecida nacionalmente como uma das grandes cidades do interior de SP com cachoeiras e grande investimento no ecoturismo regional.

Entre as cachoeiras da cidade, a mais famosa é a Véu da Noiva, por está localizada próxima ao centro da cidade e ser de fácil acesso, sem que os visitantes tenham que fazer longas trilhas para chegar, o que agrada quem vai com crianças e idosos.

Além da posição estratégica para os turistas, que ficam fascinados ao ver a cascata do Véu da Noiva, com uma queda d’água de 6 metros de altura, e desfrutar da infraestrutura do local, que conta com quiosques, banheiros, fraldários, churrasqueiras e o Tobogã Aquático com 50 metros de altura.

Cachoeira da Marta, da Pavuna, da Pedreira, da Indiana, da Demétria, Boa Esperança, da Canela e a do Rio Hortelã são só algumas sugestões de cascatas em Botucatu que devem ser incluídas no seu roteiro pelas cidades do interior de São Paulo.

Santo Antônio do Pinhal

onde tomar banho de cachoeira em SP

Não tão badalada como sua vizinha Campos do Jordão, a cidade de Santo Antônio do Pinhal também é conhecida por seu clima de montanha. As temperaturas podem variar de 2º a 32º, sendo uma opção perfeita para quem quer curtir um friozinho no inverno.

Uma ótima opção de fim de semana para viagem de casal no interior de SP, Santo Antônio do Pinhal fica a menos de 180 km da capital. No verão, o auge são os passeios de ecoturismo, como o Pico Agudo e a Cachoeira do Lageado.

Como está pertinho de Campos, um destino super badalado no interior paulista, procure visitar também a  Trilha da Cachoeira e a Ducha de Prata.

Veja a lista de pousadas em Santo Antônio do Pinhal.

Socorro

Cidades do interior de SP para ir com a família
Socorro | Foto: Eduardo Shiroma, via Wikimedia Commons.

A menos de 138 quilômetros da capital, Socorro é a cidade mais procurada por oferecer atrações ecléticas, agradando quem deseja descansar, praticar esportes radicais e fazer compras. Perfeita para todo estilo de viajante em busca das cidades do interior de SP.

O Parque dos Sonhos, no hotel fazenda de mesmo nome, abre para visitantes que pagam pelo ‘day use’, quando se pode desfrutar das instalações durante um dia.

Entre as atividades estão 6 cachoeiras, tirolesa com 1 km de extensão e outra menor, com apenas 200 metros.

Na cidade, também tem o Parque Monjolinho com 40 mil metros de área verde e o Rio do Peixe. No local, você pode fazer trilhas, tirolesa e rapel. A Pedra da Bela Vista é a melhor opção para quem gosta de esportes radicais e é o ponto mais alto da cidade.

Águas de São Pedro

Embora, não tenha cachoeiras famosas, se você gosta de água, essa cidade também é um destino para você, por conta das suas águas termais.

Localizada na região de Campinas e 185 km distante de São Paulo capital, ela é uma cidade turística no interior muito charmosa. Um bom destino em qualquer época do ano. Além das águas termais, que são uma delícia para curtir com quem se ama, a cidade oferece diversas atrações.

A Fonte da Juventude (com águas medicinais), o Relógio do Sol e o Monumento das Águas são ótimos pontos turísticos. E engana-se quem pensa que é lenda que as águas da cidade possuem valor terapêutico. Esse é um fato comprovado por análises em laboratórios, sendo que elas possuem temperaturas de 27°C a 32°C  e são úteis no tratamento de doenças como diabetes, asmas, reumatismo, intoxicação e muitas outras.

Descubra as melhores pousadas em Águas de São Pedro.

Águas de Lindoia

Cidades do interior de SP
Águas de Lindoia | Foto: Vilamir Azevedo, via Wikimedia Commons.

Situada a aproximadamente 160 quilômetros da capital paulista, Águas de Lindoia é uma das 11 cidades paulistas com o status de Estâncias Hidrominerais e é famosa por fazer parte do Circuito das Águas. Assim, não ia ficar fora da lista de cidades do interior de SP.

O Balneário Municipal é o principal ponto turístico nos dias de calor, conta com mais de 30 tipos de atividades na água como banhos de imersão, ducha escocesa, piscinas de água mineral e banho de argila. Para conhecer as cachoeiras, visite o Sítio Sete Quedas.

Conheças as melhores pousadas de Águas de Lindoia.

Plantação de girassol no interior de São Paulo

Se você é apaixonado por girassóis, em São Paulo você encontra alguns campos de girassóis. Um dos mais famosos é o que fica na cidade de Pirassununga. Para ver o auge da floração, vá na época certa que ocorre entre os meses de junho e agosto.

Outro lugar para apreciar os girassóis é em uma propriedade particular chamada Fazenda Quatro Mil Réis. Ela fica fica na SP-215, rodovia que liga Casa Branca a Vargem Grande do Sul, próxima à base da Renovias.

E, por fim, a cidade mais famosa por suas flores, Holambra, que apresento a seguir:

Holambra

Lista de cidades do interior de SP
Holambra | Foto: Fabricio de Souza Menegildo, via Wikimedia Commons.

Localizada próxima a Campinas, a menos de 130 quilômetros da capital paulista, Holambra é conhecida, principalmente, pela influência holandesa e por ser o maior centro de produção de flores da América Latina.

É um ótimo exemplo de cidades charmosa perto de São Paulo com uma agenda cultural repleta de eventos e festas, como a ExpoFlora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais do Brasil e que atrai anualmente mais de 300 mil turistas.

Além das festas típicas, Holambra é um verdadeiro refúgio em meio a natureza, cultivando ao mesmo tempo a cultura dos Países Baixos como cartões-postais. O Moinho dos Povos Unidos é um bom exemplo disso. Inaugurado em 2008, para a festa em homenagem aos 60 anos de imigração holandesa em Holambra.

Para ver os girassóis é só visitar os parques da cidade da Holambra, lembrando que no inverno as possibilidades são enormes.

Confira dicas de pousadas em Holambra.

Cidade do vinho no interior de São Paulo

Para os amantes do vinho, o estado também conta com um destino pra lá de especial. É a cidade de São Roque, considerada a cidade do vinho no interior de São Paulo.

São Roque

considerada a cidade do vinho SP

São Roque está localizada a apenas 69 km da capital. Ela atrai centenas de viajantes durante a Festa do Vinho, uma das celebrações mais tradicionais da região e que a cada ano homenageia uma personalidade da música brasileira.

Realizada entre os meses de outubro e novembro, a Expo São Roque (como é chamada oficialmente a Festa do Vinho) foi criada para que os produtores locais tivessem mais reconhecimento no país.

Ao chegar, você pode comprar uma taça do evento (que já pode servir de lembrancinha da cidade) e com ela terá direito a visitar diversos estandes de vinícolas da região.

Durante a festa, os turistas também podem fazer parte da produção de um vinho no molde “raiz”, ou seja, com os pés, como era feito antigamente.

Vale muito a pena conhecer a Expo São Roque, que também oferece pratos típicos feitos com alcachofra, também muito abundante na região.

Confira dicas de pousadas e também bons chalés em São Roque.

Mapa do litoral de São Paulo

Agora que você já sabe tudo do interior de SP, vamos partir para o litoral! Abaixo, um mapa com algumas das que são consideradas as melhores praias de São Paulo.

Dividi o litoral de SP em três regiões: Litoral Norte (Vale do Paraíba), Litoral Central (Baixada Santista) e Litoral Sul (Vale do Ribeira).

Praias de Ubatuba (Litoral Norte)

  • Lagoinha
  • Praia Vermelha do Norte
  • Praia do Félix

Praias São Sebastião (Litoral Norte)

  • Maresias
  • Toque-Toque
  • Calhetas

Praias de Ilhabela (Litoral Norte)

  • Bonete
  • Castelhanos
  • Feiticeira

Praias de Caraguatatuba (Litoral Norte)

  • Tabatinga
  • Massaguaçu
  • Centro

Praias do Guarujá (Baixada Santista)

  • Astúrias
  • Do Tombo
  • Pitangueiras

Praias de Santos (Baixada Santista)

  • José Menino
  • Gonzaga
  • Ponta da Praia

Praias de Cananéia (Litoral Sul)

  • Ilha do Cardoso
  • Ilha do Bom Abrigo
  • Ilha Comprida

Melhores praias de São Paulo

As mais belas praias de São Paulo estão presentes neste post. A seguir, trago um resumo de apenas 5 para você conhecer. Lembrando que, para quem mora no estado, sobretudo na capital, chegar às praias é facilitado por São Paulo possuir as melhores rodovias do país, basta fugir dos feriados ou ter muita paciência com o trânsito intenso.

Lagoinha (Ubatuba)

principais praias de São Paulo
Proximidade entre rio e mar na praia da Lagoinha.

Uma das praias mais conhecidas do município de Ubatuba, Lagoinha também é uma das mais extensas; são quase 3 quilômetros de areia e, junto com as praias do Sapê e Maranduba, forma a maior faixa de praia da região – são 7 quilômetros, no total!

Aqui, você encontra águas mais calmas, perfeitas para esportes aquáticos de remo e banhos de mar. Quem curte passeios de barco também pode aproveitar: a foz do Rio Lagoinha é o lugar de onde saem embarcações para os arredores, incluindo algumas ilhas.

Lagoinha é perfeita para quem busca tranquilidade e calmaria. Sem muitos quiosques ou comércio, é um espaço que fica longe do agito, mas que garante também passeios históricos interessantes.

Toque-Toque (São Sebastião)

Praias para pescar em São Paulo
Praia Toque-toque-em São-Sebastião | Foto: Tiago Pompeu, via Wikimedia Commons.

Dividida em Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequena, a Praia do Toque-Toque oferece vilas de pescadores que balanceiam a cultura da ilha com casas de veraneio.

Mais calmas e tranquilas, têm uma boa infraestrutura para os turistas e é uma opção para os fãs de mergulho e da pesca esportiva – o stand up paddle também é comum por aqui. É uma ótima ideia pra quem busca um fim de semana relax.

Bonete (Ilhabela)

Praias mais bonitas de São Paulo
Paradisíaca praia do Bonete em Ilhabela | Foto: Eduardofebronio, via Wikimedia Commons.

Ilhabela é famosa por um motivo: suas praias são consideradas algumas das mais bonitas do país – e a praia do Bonete é uma forte representante desse título. Além de ser um centro de preservação da cultura caiçara, é famosa pelo surf e destino de grandes nomes do esporte, incluindo Gabriel Medina.

O acesso é só pelo mar – através das canoas boneteiras ou lanchas de passeio – mas a dificuldade de acesso compensa. Principalmente se você decidir deixar os barcos de lado e fazer a trilha de 12 quilômetros pelo Parque Estadual Ilhabela, que também desemboca no Bonete.

Praia do Tombo (Guarujá)

Praias para surfar em São Paulo
Vista da famosa praia do Tombo no Guarujá | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

A combinação da areia fofa, a beleza exuberante e as ondas constantes transformam a praia do Tombo no point dos jovens e daqueles que amam o surfe. Não à toa, esse é o local preferido para a prática do esporte – o que significa que os momentos em família são melhor passados na areia, por conta da agitação do mar.

Mesmo assim, a praia tem uma infraestrutura incrível para quem busca ficar na orla, com muitas barraquinhas e quiosques, que oferecem também cadeira e guarda-sol para dar mais conforto para os visitantes.

José Menino (Santos)

praias para jovens em São Paulo
Praias de São Paulo: Praia do José Menino em Santos | Foto: I'm, via Wikimedia Commons.

Localizada no canal 2, bem na divisa com São Vicente, a Praia José Menino, em Santos, é uma das favoritas dos jovens.

Ideal para o surfe por conta das boas ondas, que equilibra com um lado mais calmo do mar para os banhistas se divertirem, esta praia tem uma vista de tirar o fôlego da Ilha de Urubuqueçaba, um parque de skate e ainda fica próxima do Orquidário de Santos, um passeio incrível para toda a família.

Vale lembrar que Santos é uma cidade de praias urbanas, ou seja, onde o mar e a areia se misturam com toda a estrutura de uma cidade bem desenvolvida – isso significa que serviços não faltam por aqui. Vale a pena visitar em José Menino a Pizzaria Van Gogh, uma das mais tradicionais da região, e a Sorveteria Royal.

Praias de São Paulo no litoral Norte

O Litoral Norte é caracterizado pela boa conservação da Mata Atlântica com belas casas de veraneio. Ele é destacado com as Praias em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. A seguir, uma praia em cada cidade dessas. Para conhecer todas, veja o artigo com as praias do litoral Norte de SP.

Praia da Almada (Ubatuba)

Melhores prais de São Paulo
Praia Brava da Almada | Foto: Gustavo Asclutti, via Wikimedia Commons.

A praia da Almada é bastante procurada por famílias, devido às claras e tranquilas ondas; o local possuí bons quiosques e muitas opções de casas para temporadas. Aproveite para se deliciar com a comida local e observar beleza da praia.  

São oferecidos passeios de barco para a Ilha das Couves, Ilha de Prumirim e Ilha dos Porcos. Se você quer aprender a remar de SUP (Stand-up Paddle) esse é o lugar certo!

Excelente lugar para curtir o verão, ela é perfeita para caminhadas; além de ter acesso à praia do Engenho, trilha para a praia Brava da Almada (uma das oito praias de Ubatuba em proteção ambiental).

Praia de Maresias (São Sebastião)

Praias mais famosas de São Paulo
Vista do alto de Maresias | Foto: Jorge Morales Piderit, via Wikimedia Commons.

A praia de Maresias é uma das mais famosas em São Sebastião, e ganhou gosto pelos surfistas. Uma das praias que faz parte da história de vida do nosso querido Campeão Mundial de Surf –  Gabriel Medina. Não é a toa que além de ser uma das mais famosas, é a sede do Instituto Gabriel Medina que prepara os jovens na modalidade.

Além de boas ondas para a prática do esporte (surfe), a natureza emoldura a belíssima região com aproximadamente 5km de areia fofa e clara, sem contar o mar cristalino que é uma beleza a parte. Existem ótimas opções de quiosques e restaurantes, além de pousadas e hotéis, especialmente no verão.

Ilha das Cabras (Ilhabela)

Lugares para conhecer no Litoral Norte
Ilha das Cabras é ideal para contato com a natureza | Foto: Rafael Borges Mundim, via Wikimedia Commons.

A Ilha das Cabras é muito visitada e uma excelente opção que vai além das melhores praias em Ilhabela. Isso se deve ao seu belíssimo Santuário Ecológico Submarino, onde é possível encontrar uma boa diversidade de tartarugas, estrelas do mar, peixes e até cavalos marinhos; o que acaba atraindo muitos curiosos e mergulhadores. Se você tem interesse na vida marinha não esqueça seu snorkel!

Devido a sua ótima infraestrutura com restaurantes locais, e uma vista de tirar o fôlego,  acaba atraindo muitos turistas na região. Localizada a apenas 2km do centro, e têm fácil acesso através da Praia das Pedras Miúdas.

Praia Tabatinga (Caraguatatuba)

Praias mais frequentadas em São Paulo
Tabatinga é sempre muito frequentada | Foto: Silvio Ferna, via Wikimedia Commons.

A Praia de Tabatinga chama atenção pelo mar calmo e raso, areia fina e perfeita para entreter crianças e famílias.

O lugar possuí ótima infraestrutura, com excelente variedade de restaurantes e quiosques, além da possibilidade de alugar embarcações. Um fato interessante é que em seu lado direito, encontra-se o rio Tabatinga que dá encontro ao mar azul com a água doce.

Existem diversas opções de pousadas e hotéis localizados na proximidade  de um luxuoso condomínio residencial na região sul, contraste com a região norte, onde muito tempo atrás, pescadores se estabeleceram por ali, tornando o local uma vila.

Praias de São Paulo no litoral Sul

As praias do litoral Sul são excelentes para viajar em família. As mais famosas estão no Guarujá e Santos. Abaixo três opções de praias do São Paulo no litoral Sul.

Praia da Enseada (Guarulhos)

Praia da Enseada
Praia da Enseada é a maior do Guarujá | Foto: Jorge Morales Piderit, via Wikimedia Commons.

A Praia da Enseada é considerada a melhor infraestrutura praiana da cidade. De todas, é a maior em extensão (aproximadamente 7 km) e oferece um largo calçadão e ciclovia. 

Com infinitos quiosques, a praia atrai banhistas durante o dia todo. No Carnaval e Ano Novo, a Prefeitura organiza eventos e shows.

Ela atrai muitas famílias e atletas, e para ambos os públicos existem boas opções de lazer. O canto direito da praia oferece boas ondas para a prática de surf.

Já o canto esquerdo é mais calmo e ideal para a prática de esportes náuticos. Com rampas de acesso ao calçadão, fica ainda mais fácil para aqueles que querem fazer os passeios de lanchas e  jet skis.

Como se não bastasse, a Praia da Enseada conta uma ótima feirinha de artesanato. Vale a pena a visitar! 

Pela ótima estrutura, localização (a apenas 2 km do centro) e bons hotéis ela é muito movimentada durante boa parte do ano. A dica é: tente chegar cedo para aproveitar ainda mais e se divertir.

Gonzaga (Santos)

Praias famosas de São paulo
A Praça das Bandeiras é um marco no Gonzaga | Foto: Ismaelsantos, via Wikimedia Commons.

Uma das praias de Santos preferidas dos turistas por conta das facilidades, a Praia do Gonzaga fica entre os canais 2 e 3, próximo a avenida Ana Costa, uma das mais famosas da cidade. Aliás, essa é uma área nobre de Santos, portanto, espere por restaurantes incríveis, shoppings super bem estruturados e ótimos hotéis.

Com duas praças importantes nas proximidades, a das Bandeiras e da Independência, além de uma feira de artesanato, ela é ponto de encontro dos moradores locais e turistas que querem aproveitar o beira-mar além de tomar sol ou nadar – quem disse que assistir ao pôr do sol não é um programa e tanto?

Ilha do Cardoso (Cananéia)

Paisagens paradisíacas em São Paulo
Nascer do sol na Ilha do Cardoso | Foto: Luiz Rebello, via Wikimedia Commons.

O que você busca são paisagens paradisíacas, áreas de preservação ambiental e turismo ecológico? Então, precisa conhecer as ilhas de Cananéia, o primeiro povoado do Brasil. Na Ilha do Cardoso, por exemplo, você encontra uma região de Mata Atlântica praticamente intacta e acessível apenas de barco.

Com toda uma estrutura pensada para os turistas, conta com roteiros de trilhas e visitas a cachoeiras e praias – ah, e fique de olho por golfinhos! É comum cardumes inteiros serem avistados por lá durante a primavera.

Resort no litoral de São Paulo

O litoral de São Paulo conta com resorts super bem estruturados onde você pode usufruir do melhor em relação às praias e aos serviços que essa categoria de hospedagem proporciona. Conheça dois resorts no litoral paulista:

Itamambuca Eco Resort (Ubatuba)

resort ubatuba pé na areia
Itamambuca Eco Resort em Ubatuba | Foto: Booking.

Localizado na Praia de Itamambuca, um dos cantinhos mais bonitos de Ubatuba, o Itamambuca Eco Resort é uma opção de hospedagem 5 estrelas pé na areia localizada em meio a Mata Atlântica e no encontro do mar com o rio. O local é realmente lindo, com ótima infraestrutura e um café da manhã delicioso.

Oferece wi-fi gratuito, terraço, bar e restaurante, estacionamento gratuito, jardim, mini-mercado, biblioteca, lounge compartilhado, serviço de quarto e serviço de babá. O resort possui ainda diversas atividades esportivas, de lazer, entretenimento e bem-estar.

Há diversas opções de quartos, inclusive quartos família que acomodam 4 adultos e 3 crianças (são aceitas crianças de qualquer idade). Os quartos do Itamambuca Eco Resort incluem uma sala de estar e um terraço. O resort não aceita a hospedagem de animais de estimação.

Wyndham Ilhabela Costa Di Sirena (Ilhabela)

Praia do Veloso Ilhabela
Resort Fica na tranquila Praia do Veloso em Ilhabela | Foto: Booking.

O resort Wyndham Ilhabela Costa Di Sirena vem se tornando cada vez mais o desejo de quem deseja se hospedar em um lugar luxuoso nesse que é um dos destinos mais bonitos do Brasil.

Situado na Praia do Veloso, o primeiro resort de Ilhabela possui uma decoração toda inspirada nos melhores resorts de Bali, paradisíaca ilha da Indonésia; isso pode ser visto nos móveis, cadeiras, espreguiçadeiras e artefatos.

Quem nele se hospeda elogia bastante o conceito da arquitetura, todo potencializado para que se tenha uma bonita vista para o mar e também o atendimento dos funcionários, bastante solícito.

Outro diferencial que agrada muito aos hóspedes nas avaliações do Booking é que trata-se de um resort pet friendly, tanto que possui até camas de praias personalizadas para animais de pequeno porte.

Localiza bem ao lado da Praia do Curral, a Praia do Veloso é o oposto em termos de badalação e presença de turistas, sendo frequentada por moradores locais e, claro, pelos hóspedes do Wyndham Ilhabela Costa Di Sirena.

Saiba mais sobre todos os resorts em Ilhabela.

Pousadas em praias de São Paulo

Neste blog de viagem você encontra um post só com as melhores pousadas de SP. Já adianto que são inúmeras bem localizadas e pertinho das praias mais incríveis do litoral paulista. As opções a seguir são apenas algumas delas para você conhecer:

Kaliman Pousada (Ubatuba)

resort litoral norte sp all inclusive
Kaliman Pousada | Foto: Booking.

A Kaliman Pousada é uma hospedagem 4 estrelas localizada em frente em ao mar da Praia do Sapé, em Ubatuba. Mesmo sendo pé na areia, é considerada uma pousada campestre uma vez que está cercada pela Mata Atlântica, a 18km do Centro de Ubatuba. Nos arredores também estão as praias da Lagoinha (450 metros) e Maranduba (1km).

A pousada disponibiliza aos hóspedes Wi-Fi gratuito e estacionamento de cortesia, café da manhã que inclui frutas da estação, sucos naturais e bolos preparados no dia, restaurante e bar, piscina, serviço de limpeza e de concierge, recepção 24 horas.

Pousada Jamboo (Ubatuba)

Quais são as melhores pousadas em Ubatuba?

A Pousada Jamboo é uma acomodação de 4 estrelas e nota 9,1 segundo avaliações dos hóspedes através do site Booking.com, uma das mais bem avaliadas entre as pousadas de Ubatuba. Localizada na Praia de Itaguá, no centro de Ubatuba, fica perto da rodoviária e de pontos turísticos famosos da cidade, como o Projeto Tamar e o Aquário Municipal.

Os quartos são bem completos, a área da piscina é incrível e o café da manhã super elogiado. A pousada fornece aluguel de bicicletas, uma vez que a região é propícia para passeios devido ao calçadão revitalizado e faixas exclusivas para ciclistas.

Vila Toro Guest House (Ilhabela)

Melhores pousadas em Ilhabela

A Vila Toro Guest House é, sem dúvidas, uma das melhores pousadas de Ilhabela, de frente para o mar e com todo o conforto para uma estadia de luxo.

Está localizada em São Pedro, no lado sul da ilha, a 2,5 km da Praia do Veloso. Todos os quartos têm vista para o mar, a decoração é impecável e os espaços aconchegantes. Café da manhã maravilhoso, feito com carinho e todo o capricho.

Pousada do Almirante (São Sebastião)

juquehy la plage hotel
Pousada do Almirante oferece um excelente custo-benefício | Foto: Booking.

Outra opção bem avaliada entre as pousadas em Juquehy é a Pousada do Almirante localizada a 150 metros do mar. Inclusive, o local oferece serviço de praia, disponibilizando guarda-sóis, cadeiras/espreguiçadeiras de praia e também toalhas de praia.

A pousada tem serviço de quarto, recepção 24 horas, serviço de transfer e concierge, terraço, restaurante, bar e vista para o jardim. Além de wi-fi em todos os ambientes e estacionamento privativo no local, ambos gratuitos.

Os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana via satélite e frigobar. Alguns têm terraço ou varanda. As comodidades adicionais incluem produtos de banho gratuitos e secador de cabelo.

Hotel pé na areia no litoral de São Paulo

Se a sua ideia é ficar a pouquíssimos metros da praia, em hospedagens pé na areia, o litoral de SP conta com muitas alternativas. Abaixo, trago três deles, mas há muitas pousadas em SP à beira mar.

Chalés Four Seasons (Ubatuba)

pousada família Praia de Maranduba
Pousada Chalés Four Seasons é uma opção de hospedagem pé na areia | Foto: Booking.

Os Chalés Four Seasons é uma opção pé na areia já que está localizada a apenas 70 metros da Praia de Maranduba. A localização recebeu muitos elogios dos hóspedes, que recomendam a pousada para viagens a dois. Outras praias nos arredores são a do Sapê, do Pulso e da Lagoinha.

Oferece aos hóspedes comodidades para fazer churrasco, salão de jogos e acomodações com cozinha, Wi-Fi e estacionamento, ambos gratuitos, lounge compartilhado com TV, terraço ao ar livre e terraço coberto, jardim.

Chalés Four Seasons possui acomodações nas seguintes categorias: quarto triplo acessível, quarto triplo superior, quarto quádruplo, quarto família superior para 5, 6, 7 ou 8 pessoas. Todos possuem cama de casal e de solteiro, este último conforme a capacidade da acomodação.

Pousada Pé na Areia Guarujá

Melhores pousadas do Guarujá
Spa da Pé na Areia | Foto: Booking.com

A Pousada Pé na Areia Guarujá, sem dúvidas, está entre as melhores pousadas do Guarujá, localizada a apenas 90 metros da Praia de Pernambuco.

A pousada é maravilhosa, funcionários atenciosos e localização privilegiada. É possível agendar massagens e tratamentos no SPA exclusivo para os hóspedes. Quartos limpos e bem arejados, colchão macio e lençóis limpos. A troca da toalha é feita diariamente. O café da tarde cortesia é fabuloso!

A limpeza da piscina é feita com todo cuidado e higiene. Outra comodidade são os mimos de banheiro com produtos da Natura.

Pousada DiMari

pousadas em boiçucanga pé na areia
Pousada DiMari | Foto: Booking.

Abro a lista de pousadas em Boiçuganga, na cidade de São Sebastião, com a opção mais bem avaliada pelos usuários do Booking – com nota 9,5 – a Pousada DiMari. Está localizada a 3 minutos a pé de diversos bares, lojas e restaurantes.

A pousada oferece piscina com aquecimento solar, um terraço ao ar livre e suítes com vista do mar, além de wi-fi gratuito, buffet de café da manhã, restaurante, recepção 24 horas, toalhas de praia, espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Todas as suítes possuem ar-condicionado, área de estar e TV. Algumas unidades dispõem de sacada ou varanda privativa, enquanto outras contam com uma banheira de hidromassagem. Há serviço de quarto disponível diariamente.

O que fazer no estado de São Paulo?

Assista o vídeo logo abaixo do site oficial do Ministério do Turismo do Brasil sobre São Paulo. Em seguida, veja os principais destinos turísticos do estado, além dos já citados acima:

São Paulo (capital)

dicas de viagem sp
Avenida Paulista.

Como uma das maiores metrópoles do mundo, São Paulo está sempre agitada. Também com centenas de opções para moradores e turistas como restaurantes, bares, casas noturnas, shows, museus e tudo mais o que você quiser fazer na cidade. De dia ou de noite! Só podia que ser uma das maiores mesmo.

Para te ajudar a organizar sua viagem para a capital paulista tenho artigo sobre como ir dos aeroportos de São Paulo para o Centro e como se locomover em São Paulo utilizando o transporte público. Procure aqui também por dicas de onde ficar em São Paulo e onde comer em São Paulo com melhores restaurantes e pratos típicos.

Também é importante conhecer os pontos turísticos de São Paulo, os mais visitados da capital; os melhores museus em São Paulo: gratuitos, pagos e dicas de visita; e também saber o que fazer em São Paulo com crianças; as melhores baladas em São Paulo e dicas de compras em São Paulo com ruas, bairros e shoppings.

Veja todas essas sugestões de roteiro pela capital paulista e seu arredores clicando no link abaixo:

Ubatuba

Praias do Estado de São Paulo
Ubatuba | Foto: NiltonLeme, via Wikimedia Commons

No litoral norte de SP a lista de praias aumenta (e a beleza também). Somente Ubatuba possui mais de 100 praias e minhas preferidas são a Praia do Pulso e a famosa Itamambuca. Em São Sebastião, Maresias é a mais badalada, mas todas as praias merecem a visita. Já em Ilhabela, entre as 41 belíssimas praias, destaque para a tranquila e deserta Praia de Castelhanos e para a Praia do Bonete.

Aqui neste blog você encontra um guia super completo sobre a bela Ubatuba. Na cidade, sugiro visitar o Centro Histórico, o Parque Estadual da Ilha Anchieta e o Projeto Tamar.

Se você tem poucos dias na cidade, dá para explorar bem o Mirante entre praias, o Farol da Barra e a Praça da Baleia. Com mais tempo, não deixe de conhecer e a Ilha das Couves, as Ruínas da Lagoínha, a Trilha do Pico do Corcovado e dá para incluir ainda 2 museus bem interessantes: o Museu Histórico Washington de Oliveira e o Museu do Automóvel.

Para você saber tudo desse destino do litoral norte de SP, como como chegar, onde ficar, arredores, o que fazer à noite e até o que fazer com chuva em Ubatuba, é só clicar no link abaixo:

Leia todos os posts sobre Ubatuba

Santos

Litoral do Estado de São Paulo
Santos | Foto: Chrisporto, via Wikimedia Commons

No litoral sul, entre as praias mais bonitas estão Santos e Guarujá, que misturam atmosfera urbana com belas praias, mas você não pode deixar de visitar Ilha do Cardoso, um paraíso perdido e isolado no extremo sul, Ilha Comprida e a Praia da Juréia.

Em Santos é claro que muitos atrativos estão relacionados ao mar, mas a cidade, uma das mais antigas do Brasil (fez 473 anos em 2019) tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Desde igrejas históricas, museus de diferentes temas, orquidário, bondes, futebol, atividades de ecoturismo, porto e muito café.

Seja na parte continental da cidade ou na ilha, Santos encanta quem deixa um pouco as praias de lado e conhece seu Centro Histórico.

Vale as visitas também à Basílica Menor de Santo Antonio do Embaú, Pinacoteca Benedito Calixto, Orquidário de Santos, Parque Municipal Roberto Mário Santini (Parque do Emissário) e inclua ainda 3 museus:

  • Museu Pelé/Memorial das Conquistas/Vila Belmiro
  • Museu do Café
  • Museu de Pesca

Saiba mais o que fazer em Santos. Confira ainda o guia sobre a baixada santista e Guarujá:

Leia todos os posts sobre Santos

Campos do Jordão

interior de SP
Campos do Jordão é o destino de inverno favorito dos paulistanos.

Fora do eixo capital-litoral, há muitas cidades turísticas em São Paulo. Algumas voltadas para o descanso, outras para o esporte de aventura. Enfim, são muitas opções para todos os tipos de viajantes. Na região da Serra da Mantiqueira, a estrela é Campos do Jordão.

A cidade com clima e arquitetura europeia, chamada de Suíça Brasileira, fica lotada de viajantes no inverno (quando os preços também aumentam) que aproveitam os pontos turísticos, como a Pedra do baú, o Morro do Elefante, os festivais de música e a gastronomia local, com as cervejarias e chocolaterias. Campos está na minha lista de melhores lugares para lua de mel.

O mais essa cidade tem a oferecer? Muitas coisas! A Vila Capivari é o coração da cidade onde você encontra os melhores restaurantes, hotéis e lojas para compras.

Para curtir o clima montanhoso, pegue o teleférico até o Morro do Elefante, ande de bondinho e conheça o parque Amantikir e o Horto Florestal.

Se tiver mais tempo pela região, sua viagem a Campos do Jordão pode de estender para 4 cidades interessantes no seus arredores: São Francisco Xavier, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e a cidade mineira de Monte Verde.

Essas são só algumas dicas. O guia completo incluindo posts sobre onde ficar, como chegar, preços dos passeios, compras, noitadas e o que fazer com chuva em Campos do Jordão, você lê abaixo:

Leia todos os posts sobre Campos do Jordão

Aparecida do Norte

O que fazer em Aparecida do Norte
Saiba o que fazer em Aparecida do Norte.

Impossível não começar essa lista com a mais famosa das cidades: Aparecida.

O município é mundialmente conhecido graças ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A grandiosa construção teve como objetivo aumentar o espaço do templo para receber um número maior de romeiros, já que a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida, ou Basílica Velha, já não comportava mais tamanha demanda.

O Santuário Nacional de Aparecida é o ponto turístico religioso no interior de São Paulo e já recebeu três Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, este último em 2013. Além das autoridades religiosas, a santa também atrai milhões de fiéis.

Leia mais sobre Aparecida do Norte

Areias

Areias Estado de São Paulo
Areias | Foto: Halley Pacheco de Oliveira, via Wikimedia Commons.

Historiadores e estudiosos dizem que em 1748 chegaram os primeiros bandeirantes à região e que eles teriam sido os primeiros habitantes de Areias. Por isso, ela é um destino turístico diferente e interessante no interior de São Paulo.

A Igreja Matriz é a maior prova do poder dos “barões” do município, sendo construída com duas torres, uma prova da prosperidade do local.

No interior da igreja é possível ver imagens de Nossa Senhora Sant’Ana e São Miguel, o sino é um capítulo à parte, com cerca de 1,50 metros e mais de 1 tonelada.

A cidade era uma das maiores em extensão do Estado e, posteriormente, teve sua área desmembrada em outros 5 municípios: São José do Barreiro, Cruzeiro, Queluz, Silveiras e Bananal.

A Fazenda Vargem Grande é a maior produtora e uma das principais fazendas de café de SP, ela foi erguida em 1837 e seus donos eram conhecidos como “reis do café”, dado o grande investimento em terras e compra de escravos para trabalhar nas lavouras.

Logo, a cidade é uma parada interessante na Rota do Café. Hoje, a Fazenda Vargem Grande é destaque no setor hoteleiro e é palco de visitações de grupos escolares, que tentam manter a cultura do poder econômico que a região já foi um dia.

O programa inclui conhecer o casarão, passear pelas muitas trilhas da fazenda, banho de cachoeira ou nas piscinas naturais, além de um café feito no forno à lenha. Vale a pena a experiência!

Salto

Interior do Estado de São Paulo
Rio Tietê, em Salto | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

A cidade oferece passeio pelo seu principal atrativo: o Complexo da Cachoeira e Memorial do Rio Tietê. Além da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Monte Serrat e o Marco Zero da cidade, essa região possui uma pequena praça e escultura em homenagem aos pioneiros da região.

Voltando ao Complexo da Cachoeira e Memorial do Rio Tietê, existem alguns mirantes e também um acesso pela ponte, uma espécie de museu. Aqui, você encontra o Parque Natural Ilha da Usina.

Em Salto, também são atrativos turísticos o Parque da Rocha Moutoneé e o Parque das Lavras.

Barretos

Estâncias turísticas no Estado de São Paulo
Parque do Peão, Barretos | Foto: FML, via Wikimedia Commons.

Situada entre Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Barretos era cidade de desembarque de bois, que eram levados por dezenas de peões; neste meio tempo eles faziam disputas entre eles de quem conseguia ficar mais tempo em cima do animal.

A atitude se tornou tão famosa, que pessoas de outros lugares se dirigiam até Barretos para competir com o campeão e tirar seu “reinado”, assim nasceu a Festa do Peão de Boiadeiro, que já conta com mais de 60 anos e tornou-se uma marca do turismo no interior paulista.

A Estância turística de Barretos é conhecida internacionalmente como a cidade do rodeio, onde a cultura sertaneja não somente é mantida como é super valorizada, com diversas lojas no calçadão principal, composta por quatro quarteirões com os mais variados itens, que vão de souvenirs e botas de couro a celas feitas sob encomenda.

Além de tudo isso, a cidade é sede do Barretos Country Thermas Park, o único parque totalmente temático do Brasil, com todo o estilo sertanejo e piscinas naturais com águas em até 30ºC.

Mais sobre o turismo no interior de SP

cidades do interior do estado de são paulo
Holambra

Perto, no Vale do Paraíba, há a charmosa São Luiz de Paraitinga que tem um centro histórico charmoso e um famoso Carnaval de Rua. Por falar em charme, Holambra, no interior, tem forte influências holandesas, além de ser uma grande produtora de flores. Tudo é lindo e florido na cidade.

Um tour interessante no interior de São Paulo é conhecer as 10 cidades produtoras de frutas, como Atibaia, Jundiaí e Vinhedo. Para quem gosta de turismo de aventura, as opções são conhecer Brotas, onde há atrações como trilhas, canoagem, rafting, entre outros; Petar, que é cheia de cavernas; São Roque, onde há uma pista de esqui; Paranapiacaba, a vila inglesa onde há várias trilhas.

Uma sugestão de viagem para feriados, Embu das Artes fica bem perto de São Paulo e é uma cidade linda e uma ótima opção de passeio tipo bate-volta. Além disso, há muito o que fazer em Embu das artes como a Feira de Artes e Artesanato, o mais famoso atrativo do local.

Se tiver tempo, fique uns dois dias em Embu, assim além da Viela das Lavadeiras, as lojas de artes e antiguidades, museus.

E para quem quer correr da agitação das cidades, pode encontrar lugares para a prática do camping selvagem em SP.

Dicas de turismo no estado de São Paulo

Apesar de ter explorado muitas cidades no interior de São Paulo, principalmente em chácaras e casas de amigos, ainda falta muito para conhecer. Quero muito visitar as cavernas do Petar, um sítio arqueológico no sul do estado, mergulhar nas cachoeiras e curtir as praias que ainda não pisei no litoral.

Além dos lugares que cite acima, ainda há várias cidades paulistas com muitos atrativos turísticos e que valem a visita. Por isso, aproveite bem a capital, mas não deixe explorar tudo o que puder, seja no litoral ou no interior do estado.

Perguntas frequentes sobre o estado de São Paulo

O que fazer no final de semana no interior de SP?

O interior de SP é repleto de boas atrações. São dezenas de recursos naturais e lugares históricos para visitar. Em várias cidades há cachoeiras (Brotas), montanhas (Campos do Jordão), rios (Águas de Lindóia), museus (Embu das Artes) e parques (Eldorado) para conhecer.

Qual a melhor cidade do interior de SP para passear?

São Paulo certamente tem uma cidade para cada perfil de viajante. Portanto, a cidade do interior para passear é aquela que atende às suas preferências. Sugiro Boituva para passeios de aventura,
Itu para um passeio histórico e Ilha Solteira para passeio de relaxamento em meio às águas.

Quais são as cidades turísticas do interior e litoral de São Paulo?

São Paulo (capital), Ubatuba, Santos, Ilhabela, Campos do Jordão e Aparecida do Norte são alguns das cidades mais turísticas de São Paulo.

Onde relaxar no interior de SP?

Se a ideia é ir para o interior, você pode relaxar em São Luiz do Paraitinga, Serra Negra ou Bananal. No litoral, conheça Lagoinha (Ubatuba), Toque-Toque (São Sebastião), Bonete (Ilhabela), Praia do Tombo (Guarujá) e José Menino (Santos).

Onde fazer turismo no interior SP barato?

Para economizar na sua viagem pelo estado de São Paulo existem cidades baratas, como Botucatu, Santo Antônio do Pinhal, Socorro e Águas de São Pedro.

Qual a melhor época para viajar para São Paulo?

O estado de São Paulo tem época boa o ano inteiro para viajar. Se você estiver indo no outono ou inverno, escolha cidades serranas para curtir tudo o que essas estações mais frios oferecem. Se for na primavera ou verão, aproveite as belezas do litoral paulista.

Quanto custa uma viagem para São Paulo?

Essa é uma dúvida comum, mas muito difícil de ser respondida. Depende muito da seu perfil de viajante. Para começar, veja quanto custa uma passagem para São Paulo e também o valor das hospedagens em SP.

Onde curtir a natureza no interior de São Paulo?

Tem muitos destinos para curtir a natureza no interior de São Paulo. Cidades como Brotas, Eldorado e Campos do Jordão oferecem muitas atividades de ecoturismo.

Quais são os seus lugares preferidos de São Paulo? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até + !!!

Background Tickets
São Paulo (Estado)
Promoções de Passagens
Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
São Paulo (Estado)

Lazer e Diversão

Background Acomodação
São Paulo (Estado)

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.