21 praias de São Paulo: mapa com as melhores do litoral

por Guilherme Tetamanti

21 praias de São Paulo: mapa com as melhores do litoral

Você sabia que as praias de São Paulo têm muito a oferecer para quem quer aproveitar um fim de semana de descanso ou um feriado prolongado? Pois é, se você ainda não conhece o litoral paulista, esse é o momento de aprender como tirar o máximo proveito do estado – e ainda recuperar as energias junto ao mar.

Além de todas as belas praias de Ilhabela (algumas, aliás, consideradas as mais bonitas do país), cidades como Ubatuba e o próprio Guarujá, tão conhecido de quem frequenta o litoral de São Paulo, tem belezas de sobra para oferecer; além de serviços de beira mar que garantem uma estada incrível em cada uma delas.

Sejam praias mais tranquilas e calmas, como a do Félix, ou mais agitadas e cheias de vida, como as de São Sebastião, você vai encontrar o destino perfeito para tomar um banho de mar, praticar o surf, descansar com a família ou conhecer lugares diferentes do roteiro comum.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis de São Paulo

Seguro viagem para viajar no Brasil »

 

Melhores praias de São Paulo

Parece simples pensar que o litoral paulista possui apenas algumas grandes cidades de destaque, mas ele é bastante grande. Tanto, que é dividido em três regiões: Litoral Norte (Vale do Paraíba), Litoral Central (Baixada Santista) e Litoral Sul (Vale do Ribeira).

Por isso, selecionei as três principais praias de algumas das cidades mais famosas:

 

Praias de Ubatuba (Litoral Norte)

  • Lagoinha
  • Praia Vermelha do Norte
  • Praia do Félix

 

Praias São Sebastião (Litoral Norte)

  • Maresias
  • Toque-Toque
  • Calhetas

 

Praias de Ilhabela (Litoral Norte)

  • Bonete
  • Castelhanos
  • Feiticeira

 

Praias de Caraguatatuba (Litoral Norte)

  • Tabatinga
  • Massaguaçu
  • Centro

 

Praias do Guarujá (Baixada Santista)

  • Astúrias
  • Do Tombo
  • Pitangueiras

 

Praias de Santos (Baixada Santista)

  • José Menino
  • Gonzaga
  • Ponta da Praia

 

Praias de Cananéia (Litoral Sul)

  • Ilha do Cardoso
  • Ilha do Bom Abrigo
  • Ilha Comprida

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »

 

Praias mais bonitas de São Paulo

Pronto, agora que você já tem uma ideia da extensão (e quantidade!) das praias de São Paulo, vou falar mais sobre cada uma delas. Dessa forma, você consegue escolher mais facilmente qual gostaria de visitar primeiro! E para te ajudar, leia também o post sobre o que fazer nos arredores de São Paulo.

 

Lagoinha (Ubatuba)

principais praias de São Paulo
Praias de São Paulo: Proximidade entre rio e mar na praia da Lagoinha.

Uma das praias mais conhecidas do município de Ubatuba, Lagoinha também é uma das mais extensas; são quase 3 quilômetros de areia e, junto com as praias do Sapê e Maranduba, forma a maior faixa de praia da região – são 7 quilômetros, no total!

Aqui, você encontra águas mais calmas, perfeitas para esportes aquáticos de remo e banhos de mar. Quem curte passeios de barco também pode aproveitar: a foz do Rio Lagoinha é o lugar de onde saem embarcações para os arredores, incluindo algumas ilhas. Inclusive, leia o post sobre as melhores praias de Ubatuba.

Vale o aviso: a Lagoinha é para quem busca tranquilidade e calmaria. Sem muitos quiosques ou comércio, é um espaço que fica longe do agito, mas que garante também passeios históricos interessantes. Por lá você encontra as Ruínas de Lagoinha e a famosa fábrica de vidro, onde eram feitas garrafas para a aguardente produzida na região.

 

Praia Vermelha do Norte (Ubatuba)

Praias de tombo em São Paulo
Praias de São Paulo: Natureza é predominante da praia Vermelha do Norte.

Uma praia de beira de rodovia (o que significa fácil acesso para quem vem de carro), a Praia Vermelha do Norte é o paraíso dos surfistas. Por ser uma praia de tombo, é pouco indicada para banhos de mar, principalmente para banhistas inexperientes, mas um sucesso quando se fala na prática do surf – não à toa, vive recheada de turistas que amam as ondas.

Apesar de ponto de encontro dos jovens, é uma praia sem muito comércio, bastante convidativa para quem quer passar um dia relaxante ouvindo o mar e observando a paisagem. No mínimo, vale sair do comum e fazer um piquenique na areia com a família para, pelo menos, conhecer essa beleza local.

Prático => Hotéis para ficar em Ubatuba

 

Praia do Félix (Ubatuba)

Praias para banhistas em São Paulo
Praias de São Paulo: Banhistas adoram a praia do Félix | Foto: Oscar Fava, via Wikimidia Commons.

Pense em uma praia que une tudo o que qualquer pessoa busca. Essa é a praia do Félix, de um lado, uma verdadeira piscina natural, ótima para banhos de mar e prática de esportes de remo, como o stand up paddle; do outro, ondas propícias para o surfe.

É muito frequentada por turistas, principalmente famílias e fãs de esportes aquáticos. Ao mesmo tempo, é uma praia com pouca infraestrutura: os quiosques e restaurantes são escassos e as barracas de praia funcionam só nas épocas mais movimentadas do ano.

Mesmo assim, é uma praia com tantas atividades diferentes que vale a pena ficar por lá mais do que um dia, para tirar máximo proveito.

 

Maresias (São Sebastião)

Praias famosas de São Paulo
Praias de São Paulo: Areia branca é um dos atrativos da famosa praia de Maresias.

Você é do agito? Então, vai gostar da praia de Maresias, em São Sebastião. Isso porque ela é referência quando o assunto são baladas – e também é famosa pelo surf! É uma das praias mais completas em infraestrutura para turistas também, o que a faz tão conhecida e destino de muitos.

Com aproximadamente 5 quilômetros de extensão, Maresias é palco de competições internacionais de surf e destino de celebridades no verão, contando com hotéis renomados, muitas pousadas e bons restaurantes nos arredores. Confira mais das belezas de São Sebastião no vídeo abaixo feito pelo Ministério do Turismo do Brasil com um resumo das belezas da cidade:

Quem prefere um pouco mais de calmaria também pode se beneficiar da praia: o Canto da Moreira é o seu lado mais tranquilo, de mar menos agitado, e que atrai famílias e crianças para passar o dia no mar.

 

Toque-Toque (São Sebastião)

Praias para pescar em São Paulo
Praias de São Paulo: Praia Toque-toque-em São-Sebastião | Foto: Tiago Pompeu, via Wikimedia Commons.

Uma experiência local é o que oferecem as praias de Toque-Toque. Divididas em Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequena, são vilas de pescadores que balanceiam a cultura da ilha com casas de veraneio.

Mais calmas e tranquilas, têm uma boa infra-estrutura para os turistas e é uma opção para os fãs de mergulho e da pesca esportiva – o stand up paddle também é comum por aqui. É uma ótima ideia pra quem busca um fim de semana relax.

 

Calhetas (São Sebastião)

Praias desertas em São Paulo
Praias de São Paulo: Exuberante natureza de Calhetas | Foto: Larissa Fraga, via Wikimedia Commons.

Que tal passar o feriado em uma ilha paradisíaca e remota? Essa é a ideia por trás de Calhetas, uma praia acessível apenas a pé, por meio de um condomínio fechado à beira da rodovia.

Com uma beleza de tirar o fôlego, a trilha de dez minutos até o mar garantem uma vista exuberante e um mar calmo, ideal para a prática do mergulho.

Ah, fica a dica: no caminho até a orla você encontra um desvio que leva à uma cachoeira, e, na própria praia, no canto esquerdo, existe também um mirante perfeito para admirar o pôr do sol.

 

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Bonete (Ilhabela)

Praias mais bonitas de São Paulo
Praias de São Paulo:  paradisíaca praia do Bonete em Ilhabela | Foto: Eduardofebronio, via Wikimedia Commons.

Ilhabela é famosa por um motivo: suas praias são consideradas algumas das mais bonitas do país – e a praia do Bonete é uma forte representante desse título. Além de ser um centro de preservação da cultura caiçara, é famosa pelo surf e destino de grandes nomes do esporte, incluindo Gabriel Medina. Saiba mais sobre a Praia do Bonete no post exclusivo.

O acesso é só pelo mar – através das canoas boneteiras ou lanchas de passeio – mas a dificuldade de acesso compensa. Principalmente se você decidir deixar os barcos de lado e fazer a trilha de 12 quilômetros pelo Parque Estadual Ilhabela, que também desemboca no Bonete.

 

Castelhanos (Ilhabela)

Praias para aventura em São Paulo
Formato único da areia de Castelhanos | Foto: Luri Bertolini, via Wikimedia Commons.

Ilha remota e aclamada por ser uma das mais bonitas do Brasil, Castelhanos é famosa pelo off road: para chegar lá, só com a ajuda de um veículo 4×4, moto ou bicicleta específica para esse tipo de trilha.

Ao final, a recompensa: mais de um quilômetro e meia de areia, águas cristalinas e ondas incríveis para quem ama surfar – não à toa, essa é a praia preferida dos aventureiros. Quem prefere só observar a movimentação, pode se beneficiar dos serviços locais, com bares e restaurantes de qualidade, e aproveitar o mirante para ver o pôr do sol.

 

Feiticeira (Ilhabela)

Praias para relaxar em São Paulo
Mar em contato com as pedras resume a beleza da Feiticeira.

Destino preferido de famílias e daqueles que buscam calma e tranquilidade, Feiticeira não pode ficar fora da lista de quem visita Ilhabela. Mais remota e calma, essa pequena praia do tombo é muito procurada por quem espera recuperar as energias à beira-mar.

O acesso acontece pelo casarão colonial, sede da Fazenda São Mathias; o mar é propício para quem curte esportes de remo (como o stand up paddle) e o mergulho de flutuação. Vale lembrar que, por ser menor e pouco povoada, essa praia não conta com  muita estrutura para turistas, sem a presença de quiosques ou restaurantes.

 

Tabatinga (Caraguatatuba)

Praias de águas rasas em São Paulo
Tabatinga é sempre muito frequentada | Foto: Silvio Ferna, via Wikimedia Commons.

A aproximadamente 17 quilômetros do centro de Caraguatatuba, esta é uma das praias mais bonitas da região. Aqui, você encontra uma ótima infraestrutura para aproveitar o dia na areia – seja com as crianças ou com os amigos – com várias opções de quiosques e restaurantes próximos.

A boa notícia para quem curte banho de mar é que as águas são rasas e tranquilas, perfeitas para banhistas de primeira viagem ou quem prefere não ter que lidar com a agitação de um mar bravo e repleto de ondas.

 

Massaguaçu (Caraguatatuba)

Dicas de praias em São Paulo
Areia fofa e mar agitado são marcas registradas em Massaguaçu.

De Massaguaçu é possível ver Ilhabela – o que, por si só, é um motivo para visitar esta praia em Caraguá. Cercada de quiosques que oferecem os serviços básicos para uma estada proveitosa, é uma boa opção para aqueles que buscam agito e uma paisagem memorável.

Porém, segue o aviso: por ser uma praia de tombo, o mar mais agitado não é indicado para os pequenos, já que a correnteza é forte. Apesar disso, aqueles que amam o surfe ou a pesca recreativa podem aproveitar – e muito! – a passagem por lá.

 

Centro (Caraguatatuba)

lugares para tirar férias em São Paulo
Imagem rara da praia do centro vazia em Caraguatatuba.

Como diz o nome, a Praia do Centro fica na região central de Caraguá, o que significa que ela está cercada pelo burburinho da cidade. Além de um parque de diversões, uma praça de eventos e até uma pista de skate, é possível aproveitar o ambiente para fazer esportes aquáticos.

O mar tranquilo e a presença de muitos quiosques na orla tornam esta uma ótima escolha para um dia em família sob o sol – fora que o fácil acesso pelas avenidas principais da cidade transformam esta em uma das praias queridinhas da região.

 

Astúrias (Guarujá)

Praias populares de São paulo
A praia das Astúrias é a mais famosa do Guarujá | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

Uma das mais famosas praias do Guarujá, a praia das Astúrias é super requisitada na alta temporada, principalmente por conta do mar calmo e cristalino, ótimo para um mergulho com a família.

Localizada na região central da cidade, ela possui um quilômetro de extensão, o que a torna tanto famosa entre os esportistas (que tal uma corrida ou caminha pela orla?), quanto entre aqueles que amam passar o dia no sol, já que quiosques e opções de comes e bebes não faltam por lá.

 

Do Tombo (Guarujá)

Praias para surfar em São Paulo
Vista da famosa praia do Tombo no Guarujá | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

A combinação da areia fofa, a beleza exuberante e as ondas constantes transformam a praia do Tombo no point dos jovens e daqueles que amam o surfe. Não à toa, esse é o local preferido para a prática do esporte – o que significa que os momentos em família são melhor passados na areia, por conta da agitação do mar.

Mesmo assim, a praia tem uma infraestrutura incrível para quem busca ficar na orla, com muitas barraquinhas e quiosques, que oferecem também cadeira e guarda-sol para dar mais conforto para os visitantes.

 

Pitangueiras (Guarujá)

Praias no litoral de São Paulo
Praias de São Paulo: Beleza do pôr-do-sol na praia de Pitangueiras.

Praia central e de maior circulação da cidade, espere muito agito na praia das Pitangueiras. É aqui, também, que ficam localizados alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como o Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont.

Tudo o que você precisa para aproveitar a passagem por lá está disponível: de quiosques a barraquinhas, passando por duchas e cadeiras e guarda-sóis, e o mar possui tanto um lado mais calmo, ótimo para as crianças brincarem, quanto um mais agitado e cheio de ondas (sentido Morro do Maluf), ideal para surfistas.

 

José Menino (Santos)

praias para jovens em São Paulo
Praias de São Paulo: Praia do José Menino em Santos | Foto: I'm, via Wikimedia Commons.

Localizada no canal 2, bem na divisa com São Vicente, a Praia José Menino, em Santos, é uma das favoritas dos jovens. Ideal para o surfe por conta das boas ondas, que equilibra com um lado mais calmo do mar para os banhistas se divertirem, esta praia tem uma vista de tirar o fôlego da Ilha de Urubuqueçaba, um parque de skate e ainda fica próxima do Orquidário de Santos, um passeio incrível para toda a família. Inclusive, ela é uma das opções para réveillon em SP.

Vale lembrar que Santos é uma cidade de praias urbanas, ou seja, onde o mar e a areia se misturam com toda a estrutura de uma cidade bem desenvolvida – isso significa que serviços não faltam por lá. Vale a pena visitar em José Menino a Pizzaria Van Gogh, uma das mais tradicionais da região, e a Sorveteria Royal.

   

 

Gonzaga (Santos)

Praias famosas de São paulo
Praias de São Paulo: A Praça das Bandeiras é um marco no Gonzaga | Foto: Ismaelsantos, via Wikimedia Commons.

Uma das praias de Santos preferidas dos turistas por conta das facilidades, a Praia do Gonzaga fica entre os canais 2 e 3, próximo a avenida Ana Costa, uma das mais famosas da cidade. Aliás, essa é uma área nobre de Santos, portanto, espere por restaurantes incríveis, shoppings super bem estruturados e ótimos hotéis.

Com duas praças importantes nas proximidades, a das Bandeiras e da Independência, além de uma feira de artesanato, ela é ponto de encontro dos moradores locais e turistas que querem aproveitar o beira-mar além de tomar sol ou nadar – quem disse que assistir ao pôr do sol não é um programa e tanto?

 

Ponta da Praia (Santos)

Lugares tranquilos no litoral de São Paulo
Praias de São Paulo: Na Ponta da Praia é possível ver o mar de perto | Foto: I'm, via Wikimedia Commons.

Santos é um importante porto de São Paulo e, claro, tem uma praia onde é possível ver os transatlânticos e navios de passeio indo de um lado para o outro. Esse lugar é a Ponta da Praia, mesmo de onde saem as balsas com direção ao Guarujá.

Apesar de não ter uma faixa de areia muito extensa, tem um calçadão que é alegria das famílias que gostam de passear por ali e observar a paisagem. Ah, e com mais um atrativo, como é uma região ampla e bastante tranquila, é perfeita tanto para passar o dia com o pé na areia, quanto para nadar.

Quem curte pescaria pode fazer morada entre os canais 6 e 7, região perfeita para a prática. Já quem prefere o contato com a natureza vai adorar a quantidade de praças e parquinhos que permeiam a orla, assim como os empórios e restaurantes com peixes frescos para consumo imediato.

 

Ilha do Cardoso (Cananéia)

Paisagens paradisíacas em São Paulo
Praias de São Paulo: Nascer do sol na Ilha do Cardoso | Foto: Luiz Rebello, via Wikimedia Commons.

O que você busca são paisagens paradisíacas, áreas de preservação ambiental e turismo ecológico? Então, precisa conhecer as ilhas de Cananéia, o primeiro povoado do Brasil. Na Ilha do Cardoso, por exemplo, você encontra uma região de Mata Atlântica praticamente intacta e acessível apenas de barco.

Com toda uma estrutura pensada para os turistas, conta com roteiros de trilhas e visitas a cachoeiras e praias – ah, e fique de olho por golfinhos! É comum cardumes inteiros serem avistados por lá durante a primavera.

 

Ilha do Bom Abrigo (Cananéia)

Principais ilhas de São Paulo
Praias de São Paulo: É preciso pegar um barco pra chegar até a ilha | Foto: Dsamt, via Wikimedia Commons.

Com uma pequena cachoeira e muitas ruínas, a Ilha do Bom Abrigo é um mistério a ser desvendado apenas com a visitação.

Área de preservação ambiental, onde a pesca é proibida e as visitas só podem ser feitas com a presença de um monitor, a ilha é praticamente deserta, mas a visita vale a pena por paisagens que são quase uma fotografia. Como não possui estrutura, é um lugar para uma visita guiada de um dia, e muito interessante para os amantes do ecoturismo.

 

Ilha Comprida (Cananéia)

Ilhas do litoral sul de São Paulo
Praias de São Paulo: Visual do mar em Ilha Comprida | Foto: Mayckon.trudes, via Wikimedia Commons.

Para chegar às praias de Ilha Comprida, é preciso pegar uma balsa ou ir de carro pela ponte de Iguape. Além de todas as belezas naturais, você encontra regiões incríveis para a prática do surfe e outras para fazer passeios de dunas.

Bom manter em mente que essas ilhas, por serem preservadas por leis ambientais rigorosas e da cultura caiçara, contam com locais específicos para alimentação e hospedagem, sendo poucos os serviços de beira de praia. Ainda assim, os passeios são apaixonantes e promete conquistar você.

 

Aproveite as melhores praias de São Paulo

Deu para perceber que São Paulo é muito mais do que uma capital urbana? Pois bem, agora que você já conhece algumas das suas melhores praias, o momento é de escolher quais você quer conhecer primeiro. Aqui, é muito importante você definir, antes de mais nada, o foco da sua viagem:

  • Ecoturismo: Cananéia é o destino perfeito.
  • Praia com agito de cidade: Santos pode ser a sua escolha.
  • Descanso: Ilhabela é uma ótima opção.
  • Surfe: Guarujá e Ubatuba podem ser o seu lugar.

E assim por diante! Algumas praias são tão pequenas e remotas que não valem uma viagem de mais de um dia por conta da falta de estrutura (áreas de preservação ambiental, principalmente, não permitem camping), por isso, às vezes o ideal é escolher um município bem estruturado e visitar as praias vizinhas para tirar o máximo proveito da região.

Confira agora um vídeo publicado pelo site oficial de turismo do Brasil apresentando Santos, cidades de algumas das melhores praias de São Paulo:

E você, qual a sua praia favorita em São Paulo? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Cidades do Interior

Conheça as cidades no interior do Estado

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Litoral Norte

Conheça as praias mais bonitas do litoral de SP

#04
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#05
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#06
Icone
Viagens para Casal

Conheça destinos para viajar a dois no Estado de SP

#07
Icone
Rota do Café

Não deixe de conhecer o roteiro nas fazendas de café

#08
Icone
Estâncias Turísticas

Conheça as cidades desse roteiro com crianças

#09
Icone
Camping

Explore as regiões para fazer camping selvagem

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *