Onde ficar em Ubatuba: melhores bairros e dicas de hotéis

Onde ficar em Ubatuba: melhores bairros e dicas de hotéis

Com tantas praias e ilhas para conhecer, decidir onde ficar em Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, pode gerar muitas dúvidas sobre os melhores bairros, hotéis e pousadas, incluindo até os que se encaixam para todos os tipos de viajantes e bolsos.

Antes de bater o martelo, faça uma leve reflexão e veja o seu roteiro pela cidade, quais praias estão inclusas nele e qual o objetivo da sua viagem. Com as respostas já em mente, é possível eleger o principal, que é o bairro onde você vai se hospedar, deixando por último a escolha do hotel.

Eu, particularmente, optaria por um bairro com alguma atração caso o clima mude, a cidade é conhecida pelos moradores do Vale do Paraíba como “Ubachuva”, sendo um dos melhores destinos litorâneos do Brasil.

Para isso fiz uma lista com os principais bairros e as melhores sugestões de onde ficar em Ubatuba, levando em consideração a região central, Sul e Norte, e elencando o que cada estabelecimento oferece  além de quais são os pontos turísticos mais próximos.

Planeje sua viagem => Hotéis em Ubatuba

Seguro viagem no Brasil »

 

Onde ficar em Ubatuba

  • Praia do Itaguá
  • Praia Grande
  • Praia do Lázaro
  • Perequê- Açú
  • Itamambuca
  • Praia do Félix

Com tantas opções de onde ficar em Ubatuba, dê preferência para os hotéis e pousadas localizados na região central, que engloba bairros como o Itaguá, Praia do Cruzeiro, Praia Grande, Praia Vermelha do Centro e Perequê-Açú.

Afinal, é esta área que conta com maior estrutura para receber turistas com restaurantes e bares renomados. Além disso, como algumas praias de Ubatuba não são próprias para o banho, os valores geralmente são mais em conta.

Nesta lista, irei elencar os melhores bairros em Ubatuba levando em consideração a sua localização geográfica: dois bairros no centro da cidade; dois bairros na região Sul, com sentido a Caraguatatuba e mais dois bairros ao Norte do município, como quem vai para Paraty.

CLIQUE AQUI para encontrar hotéis em oferta em Ubatuba »

 

Melhores regiões de Ubatuba para turistas

Praia do Itaguá

praia do itaguá ubatuba
Praia do Itaguá fica bem no centro da cidade | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

O bairro de Itaguá é, sem dúvidas, uma das melhores opções de onde ficar em Ubatuba, pois é o que mais se aproxima dos pontos turísticos de Ubatuba, como o Shopping Porto Itaguá, o Projeto Tamar e a Praça da Baleia. Além disso, a região conta com grande diversidade de lojas à beira-mar, restaurantes, bares e quiosques com música ao vivo.

  • Hotel barato na praia do Itaguá | Pousada Vila Luiza: conta com localização privilegiada, tendo o Projeto Tamar e a Praia Grande como “vizinhos”. Todas as acomodações contam com varanda, banheiro privativo e TV com canais por assinatura. O local ainda tem piscina coberta e ao ar livre, ar condicionado, aceita pets e foi avaliado pelos hospedes como Fantástico e uma das melhores opções baratas de onde ficar em Ubatuba.
  • Hotel com bom custo-benefício na praia do Itaguá | Pousada Mar Azul: ela pode ser considerada à beira- mar, já que está a menos de 50 metros da Praia do Itaguá, garantindo uma vista panorâmica para todos os quartos, que contam com varanda, ar-condicionado, TV com canais por assinatura, frigobar e serviço de quarto disponível todos os dias e recepção 24 horas. O Projeto Tartarugas Tamar fica a 5 minutos de caminhada e o Shopping da cidade a menos de 2 minutinhos.
  • Melhor hotel na praia do Itaguá | Pousada Beira Mar: fica realmente de frente para a Praia do Itaguá. Como esta localização é tida como privilegiada, temos supermercado, cafeterias, farmácias e restaurantes. A pousada investe também no aluguel de bicicletas, aulas de mergulho, trilhas a pé e passeios guiados com um valor adicional, dando a seus hóspedes uma variedade de atividades fora do estabelecimento.

Descubra => Como chegar em Ubatuba

 

Praia Grande

praia grande ubatuba
Praia Grande é uma das mais procuradas de Ubatuba | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Além de ser um dos principais bairros da cidade, a Praia Grande é também um dos pontos turísticos de Ubatuba, tendo seu auge no Réveillon e Carnaval, onde você poderá conhecer muitas pessoas do Vale do Paraíba que vão até as praias do Litoral Norte de São Paulo.

A região oferece alguns restaurantes à beira mar, além de supermercados e muitos quiosques nos quase 2km de extensão.

Este bairro é sem dúvida um dos mais agitados na cidade durante o ano todo e um dos locais mais procurados para ficar em Ubatuba. Para quem se posicionar de frente para o mar, vai ver ao lado esquerdo da praia um caminho de acesso à praia do Tenório, no famoso Mirante em que é possível ver golfinhos e tartarugas marinhas; além de um pôr do sol magnífico.

  • Hotel barato na Praia Grande | Pousada Serrate: localizada a menos de 400 metros da Praia Grande, trata-se de uma ótima opção para quem procura onde ficar em Ubatuba gastando pouco e sem abrir mão da qualidade; o local conta com acomodações com terraço ou varanda, banheiro privativo e TV de tela plana. Outro destaque, fica por conta do polo gastronômico que se formou ao redor da pousada, tendo como vizinhos grandes restaurantes com o melhor da culinária caiçara.
  • Hotel com bom custo-benefício na Praia Grande | Pousada Vovozinho: a ideia da pousada é transmitir aconchego a todos os hóspedes que buscam um local onde ficar em Ubatuba que tenha um preço mais acessível e ao mesmo tempo uma gama de atividades, como piscina ao ar livre e também coberta. Os quartos possuem varanda ou terraço com vista panorâmica e uma área para relaxar.
  • Melhor hotel na Praia Grande | Hotel Coquille: situado a apenas 250 metros da praia, tem como grande diferencial ter como pano de fundo a Mata Atlântica e quartos com vista panorâmica. Em casos de chuvas e temporais na região, o Coquille conta com piscina aquecida panorâmica, sauna, terraço, jardim com parque infantil, bar junto à piscina e salão de jogos. Já com relação às acomodações, a decoração possui toque rústico e aconchegante com moveis em madeira e televisão com canais por assinatura, telefone e frigobar.

Arredores => Passeio de escuna em Paraty

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Brasil. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
   

 

Bairro do Lázaro

praia do lázaro ubatuba
Praia do Lázaro fica ao sul de Ubauta | Foto: Rafael Vianna Croffi, via Wikimedia Commons.

Localizado na região Sul da cidade, em direção a Caraguatatuba, o bairro do Lázaro é preferencialmente escolhido por famílias que vão viajar com crianças pequenas, já que a sua praia não possui ondas e é ideal para quem busca relaxar e aproveitar o mar com segurança.

O bairro também tem outras duas praias que são muito famosas e requisitadas por viajantes do mundo todo e que buscam locais onde ficar em Ubatuba com o máximo de pontos turísticos nas proximidades, podendo fazer o trajeto a pé. Descubra também quais os lugares para curtir a noite em Ubatuba.

Neste caso, temos a praia Domingas Dias, conhecida por ter mar tranquilo e ser considerada uma das mais bonitas da região e a Praia da Sununga, que já possui ondas mais fortes e é frequentada por surfistas e fotógrafos, que vão até o Lázaro para conhecer a ‘Gruta que Chora’.

  • Hotel barato na Praia do Lázaro | Encontro dos Mares Chalés Lázaro: localizado a 300 metros da Praia do Lázaro e com vista para a montanha Pico do Corcovado, dispõe de chalés equipados com TV a cabo, churrasqueira, varanda com vista panorâmica e banheiro privativo. Apesar de uma das opções baratas de onde ficar em Ubatuba, oferece atividades nos arredores como mergulho com snorkel, com cilindro e até mesmo uma boa pescaria.
  • Hotel com bom custo-benefício na Praia do Lázaro | Hotel Saveiros: fica a 3 minutos da Praia do Lázaro e oferece opções para os dias de chuva com piscina ao ar livre e climatizada, piscina com bar, salão de jogos com mesas de bilhar, pingue pongue e tênis. As acomodações contam com ar condicionado, serviço de quarto 24 horas por dia, frigobar e TV de tela plana com canais via satélite e área de recreação interna para as crianças. Entre os pontos turísticas da região, o mais próximo é a “Gruta que Chora”, que fica a menos de 10 minutos de caminhada.
  • Melhor hotel na Praia do Lázaro | Pousada Albatroz: ideal para quem tem dúvidas de o que fazer em Ubatuba com chuva, ela está localizada a 450 metros da praia do Lázaro, que é conhecida como a queridinha das crianças por mais parecer uma piscina natural e a praia Sununga, que já é mais frequentada por surfistas e mergulhadores. Os quartos possuem TV com canais por assinatura, área de bem-estar, lounge compartilhado para os hospedes, além de piscinas, churrasqueiras, um belo jardim e mesas de bilhar e pingue-pongue.

 

Perequê-Açú

pequerê ubatuba
Pôr-do-sol na Praia do Perequê-açu | Foto: Deyves Martins, via Wikimedia Commons.

Considerado como um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Perequê-Açú é um dos queridinhos dos turistas que buscam um lugar onde ficar em Ubatuba que possua uma estrutura completa, com postos de gasolina, farmácias, mercados, padarias, lojas e restaurantes em Ubatuba.

Além disso, a região é famosa por abranger as praias mais tranquilas de Ubatuba, onde as ondas são calmas e as famílias se sentem mais confiantes com seus filhos brincando na água. A praia é famosa também pelos esportes aquáticos como windsurf, caiaque e o stand-up paddle.

  • Hotel barato no Perequê-Açú | Green Haven Hostel: se é hotel baratinho em Ubatuba que você quer, é isso o que você vai ter! Ele tem quartos compartilhados e privativos também, com varanda com vista para o mar, ar condicionado e salão de jogos. O Hostel fica a apenas 3 km do Terminal Rodoviário da cidade e é uma boa opção de hostel pé na areia, já que fica em frente a praia do Perequê- Açú.
  • Hotel com bom custo-benefício no Perequê-Açú | Pousada Recanto da Traineira: é uma das melhores opções de onde ficar em Ubatuba, principalmente se sua viagem for em família, já que a hospedagem está a 100 metros da Praia do Perequê Açú e a menos de 1,5 km da Praia do Cruzeiro. As acomodações têm decoração rústica e aceitam pets também, o que rendeu a nota 9,0/10 por parte dos hospedes e o título “Fabuloso”.
  • Melhor Hotel no Perequê-Açú| Pousada Suítes Lorenzioutra opção de pousada pé na areia em Ubatuba, está a menos de 100 metros da Praia do Perequê Açú. Conta com acomodações disponíveis também para famílias numerosas e o que mais os hóspedes comentam é sobre a qualidade do atendimento por parte de todos os funcionários.

Saiba tudo => Dicas para alugar carro para viajar

 

Itamambuca

itamambuca ubatuba
Itamambuca, o paraíso dos surfistas em Ubatuba | Foto: Tatiana Sapateiro, via Wikimedia Commons.

Um dos bairros mais procurados por jovens em Ubatuba, Itamambuca está situada na região Norte da cidade e é famosa por conta das grandes ondas e por ser frequentada por surfistas do mundo todo.

Já para o banho de adultos e crianças, na lateral direita tem o Rio Itamambuca, com águas calmas. Assim, essa praia pode ser uma das melhores sugestões de onde ficar em Ubatuba, já que agrada tanto famílias com crianças, quanto jovens que vão até o Litoral Norte de São Paulo em busca de azaração e fazer novas amizades.

Para escolher bem onde ficar em Ubatuba, é bom saber que o bairro de Itamambuca tem duas regiões específicas para hospedagens: a de um condomínio fechado e com aceso liberado e a área do Recanto Itamambuca, localizado ao lado direito da praia e mais concorrido pelos viajantes, por fazer parte da parte calma da praia. Descubra quanto custa viajar para Ubatuba.

O Recanto está situado onde antigamente era antiga vila de pescadores, com o mesmo nome do atual bairro. Além disso, na grande maioria os preços dos hotéis e pousadas são mais acessíveis e ganham cada vez mais viajantes.

   
  • Hotel barato em Itamambuca | Mandacaru Chalés e Suítes: fica a menos de 150 metros da Praia de Itamambuca e é uma ótima opção de hotel em Ubatuba. Possui jardim e churrasqueira, além de TV com canais a cabo e terraço com vista para o jardim.
  • Melhor custo-benefício em Itamambuca | Chalés do Dado: está a menos de 700 metros da praia e conta com vista para o jardim da propriedade, quartos com ar-condicionado, TV via satélite e banheiro privativo. Há ainda uma cozinha compartilhada totalmente equipada com área reservada para refeições.
  • Melhor hotel em Itamambuca | Canto do Dado Praia de Itamambuca: fica perto da praia, com acomodações aconchegantes, varanda com vista para o jardim e equipada com TV via satélite, ar-condicionado e frigobar. A pousada dispõe de (por um valor adicional) passeios ou aulas sobre a cultura caiçara, passeios de bicicleta ou a pé com trilhas pelas praias de Ubatuba.

 

Praia do Félix

praia do félix ubatuba
Pôr-do-sol na lindíssima Praia do Félix | Foto: Gilmara, via Wikimedia Commons.

Assim como Itamambuca, a praia do Félix é uma das queridinhas dos surfistas de plantão e está sempre lotada de pessoas, que disputam cada centímetro da grande faixa de areia para tomar banho de sol. Saiba quais as cidades turísticas nos arredores de Ubatuba.

Os preços dos hotéis e pousadas nessa região são mais acessíveis e a localização é muito boa, com relação às praias no Norte da cidade, porém o bairro não dispõe de uma grande estrutura de restaurantes e mercados.

  • Hotel barato na Praia do Félix | Chalé do Félix: está a menos de 2 km da Praia de Itamambuca. Os chalés contam com internet, churrasqueira, cozinha totalmente equipada e terraço ao ar livre e coberto também.
  • Melhor custo-benefício na Praia do Félix | Pousada Bawa: fica a menos de 100 metros da Praia do Félix e tem acomodações com mesas de trabalho, TV com canais por assinatura, banheiro privativo e terraço com vista para as montanhas. Um detalhe importante sobre essa região, a Mata Atlântica é preservada e rende as pousadas em Ubatuba um charme a mais. O local tem piscina ao ar livre, atividades complementares como passeios de bicicleta, a pé, aulas de mergulho, pesca e ciclismo, opções ideais para dias nublados e a praia não for um bom roteiro.
  • Melhor hotel na praia do Félix | Pousada Recanto Tangará: fica a poucos metros da Praia Félix e a menos de 3 km das praias de Prumirim e Itamambuca, que chamam a atenção pela vista exuberante para a Mata Atlântica. As acomodações incluem varanda com vista do jardim, TV com canais por assinatura, ventilador, mesa pequena de trabalho e banheiros privativos; a mistura entre a decoração rústica e a facilidade de transitar entre as principais praias de Ubatuba.

Incrível => Tour à vila de Trindade

 

Aproveite as dicas de onde ficar em Ubatuba

Com todas essas dicas de onde ficar em Ubatuba, abrangendo as principais regiões da cidade, fica mais fácil para você decidir qual o melhor local para se hospedar e contemplar sua viagem, sem desfalcar a sua carteira.

É sempre bom lembrar que você sempre deve prestar atenção nas atividades extras como trilha, mergulho, oficinas sobre a cultura caiçara e passeios de bicicleta para o famoso “plano B”; ou seja, naqueles dias que sol resolver não dar as caras.

Para finalizar, recomendo também o artigo roteiro em Ubatuba, com dicas de tudo o que fazer na cidade em até 3 dias de viagem.

E você, já decidiu onde ficar em Ubatuba? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

ESCRITO POR

Elisabeth Almeida

Jornalista, apaixonada por filmes clássicos e pipoca. Uma garota que nasceu no interior de São Paulo e em 2015 deu seus primeiros passos em direção ao Mundo, morando no País Basco, Espanha. Não contente em 2016 fui para Portugal, onde concluí meu curso de Mestrado em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Logo no primeiro dia de aula a professora disse a frase que definiria meu estilo de vida: "VIAJAR é um formador de identidade, hoje é mais importante dizer 'para onde se foi' do que 'o que se tem', é ser cidadão do mundo".

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *